Alamut

Alamut Vladimir Bartol

Resenhas - Alamut

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 15/02/2020

Uma viagem ao passado !!
Alamut vai contar a história de uma fortaleza, e das pessoas que vivam ali, uma história riquíssima, que vai te fazer pesquisar sobre todos os lugares citados !

-marcela 07/01/2016

"Se Osama bin Laden não existisse, Vladimir Bartol o teria inventado".
Alamut é o sonho terrível de Vladimir Bartol, um escritor esloveno que recriou com maestria os mistérios do Irã do século XI e de uma das maiores ordens de assassinos que o mundo já conheceu, ao mesmo tempo em que o livro foi originalmente escrito em 1938 como uma alegoria ao governo fascista de Mussolini. (...)
A importância e grandiosidade da narrativa de Bartol dá-se pelo fato de que qualquer informação real sobre os Ismailis, aliás, toda a biblioteca de Alamut, foi destruída junto com a organização assassina durante os ataques mongóis à região. "O exército que poderia matar qualquer pessoa encontrou o exército que poderia matar todas elas".*
Para tapar este buraco na história, Bartol dá asas a sua imaginação e nos presenteia com uma narrativa brilhante e fria, nos colocando frente a frente com o ambicioso profeta Hassan ibn Sabbah, único possuidor de uma cópia das chaves dos Jardins do Paraíso de Allah. Hassan é mais de uma vez chamado de "o terrível sonhador vindo do Inferno", e a cada página ele se prova merecedor do título. Depois de viajar parte do mundo e aprender tudo o que cada país tinha a oferecer, ele usará de seus Jardins e de sua influência para ditar o caminho que o Oriente Médio trilhará, escondido atrás do manto do anonimato, da divindade e, sobretudo, de um exército de assassinos cegamente devotos.

A resenha completa pode ser encontrada no blog Sentimentaligrafia.

site: http://www.sentimentaligrafia.com.br/2016/01/eu-li-alamut-novel-vladimir-bartol.html