O Caso da Borboleta Atíria

O Caso da Borboleta Atíria Lucia Machado de Almeida

Resenhas - O caso da borboleta Atíria

Claudia 15/06/2012

Descobri que tinha prazer na leitura com este livro quando tinha 10 anos de idade.
É uma historia deliciosa com suspense, mistério e romance no mundo dos insetos.
Foi o meu primeiro livro e recebe a classificação como um dos meus favoritos sem sombra de duvidas.
Priscila Melo 06/09/2012minha estante
Este também foi meu primeiro livro. Fui meio que obrigada a ler na escola, mas isso mudou minha vida, porque a partir deste livro nunca mais parei de ler. Concordo plenamente com seu ponto de vista.

Marcos 01/10/2012minha estante
Sempre lia o que a escola recomendava, mas foi com o Caso da borboleta Atíria que meu mundo se transformou em puro encanto literario.

MindFields 17/11/2013minha estante
Eu descobri esse livro na biblioteca da escola, quando eu estudava no ensino fundamental. Se não me engano, foi na quarta série.

Quando eu li o mesmo, simplesmente fiquei apaixonado pela história, e acabei descobrindo o quanto a literatura era mágica. Até hoje não esqueço da história e de quanto ela mexeu comigo.

Guacira.GonAalves 05/04/2020

E vamos a mais uma leitura finalizada!

Para começar bem esse domingo, nada melhor que uma história tão fofa quanto essa!

"O caso da borboleta Atíria", de Lúcia Machado de Almeida (mesma escritora de O escaravelho do diabo), conta uma fábula que se passa numa floresta governada pelo Príncipe Grilo. Atíria é uma espécie de borboleta preta e amarela, singela e delicada. A Atíria dessa história tem uma asa deficiente e, por essa razão, tem dificuldade para voar e ela passa por algumas situações difíceis por causa disso. Mas todos da região adoram a borboletinha que é muito inteligente e prestativa.
Porém nem tudo são flores nesse lugar. Há um mistério a ser desvendado que vem rondando o príncipe: sua noiva e logo depois sua nova amiga foram assassinadas. Para investigar esses crimes, ele irá contar com a ajuda do investigador Papílio.
Adorei essa história, principalmente, por trazer uma série de notas de rodapé, onde podemos encontrar explicações relacionadas com o universo dos insetos. Vale a pena ler!

Obs.: Nessa edição da editora ática para a série vaga-lume a capa brilha no escuro.

Maitê 26/09/2022

Resenha o caso da borboleta atíria
Eu acabei esse livro rápidinho por ele ser bem
curto apesar de ter uma história contando
cada detalhe, som, cores etc.
eu não achava que teria uma pegada tão boa
Porém a forma que a autora explica é um jeito
que faz querer ler cada vez mais. E esse
foi meu primeiro livro
com gênero de suspense e mistério, no final a história me surpreendeu muito.ele também não é o melhor
livro do mundo mas ganhou um espacinho na minha
estante(pena que eu tenho que devolver ele pra escola).
????
4 estrelas.

Ana 20/07/2020

Uma aventura misteriosa no mundo dos insetos
Esse livro a princípio me pareceu meio bobo, por ser uma história que humaniza insetos, mas logo percebi que não é uma historinha tola para crianças, e sim, um livro bastante inteligente que há décadas vem encantando até mesmo trintões como eu.
Há muitos motivos que tornam esse livro um verdadeiro clássico. Um deles é que instiga os leitores a se interessarem, por incrível que pareça, pelos variados tipos de insetos. É sério, não sabia que haviam tantos escaravelhos e borboletas interessantes! Haha. Brincadeira. É óbvio que a história não é entomologia pura, claro que não, senão seria muito chato. Na minha opinião, um motivo forte que tornou O caso da borboleta Atíria um sucesso tão grande e um livro tão amado, é o mistério instigante que faz o leitor devorar os capítulos do livro na ânsia de descobrir o mistério das mortes das borboletas o mais rápido possível.
Enredo: Helicônia era querida por todos. Noiva do príncipe Grilo, certa vez aparece morta. Todos , em especial o próprio príncipe, Papílio, o detetive, e Caligo, amigo do príncipe, unem forças para solucionar o mistério. Atíria é uma modesta e tímida borboletinha da asa defeituosa, uma borboleta querida por todos.
Ela e o príncipe possuem uma especial conexão entre si. Grilo conhece Vanessa, outra borboleta que também pouco depois é encontrada morta. O mistério se intensifica e Atíria corre perigo sem saber, por estar ligada ao príncipe. Quem seria o culpado?
Achei muito interessante a criatividade da autora, ao inserir os insetos em cenas tipicamente humanas. Em algumas passagens do livro, me senti lendo uma história de Monteiro Lobato. Gostei muito mais do que achei que fosse gostar. Gosto muito de livros que me surpreendem positivamente.

iza 27/07/2020

É uma obra encantadora! Li quando criança e reli após uns anos e continuou com toda a magia de antes ^.^

Kleber 20/12/2021

Uma história fabulosa e muito criativa
O Caso da Borboleta Atíria acompanha uma simpática borboletinha que se depara com misteriosos assassinatos que estão aterrorizando todos os insetos da floresta. E para piorar, logo a Atíria se torna um dos próximos alvos, e sua vida passa a correr perigo.

Foi uma releitura maravilhosa, amo demais os livros da Série Vaga-Lume, eles têm gosto de infância. E este livro especificamente me lembrou muito a escrita do Monteiro Lobato, onde a Lúcia Machado de Almeida demonstrou imensa habilidade em escrever para um público infanto-juvenil, com uma história semelhante a uma fábula que é de fato fabulosa!

Nana Lopes 04/03/2009

Esses livros da editora ática me marcaram muito na minha infância, era leitura obrigatória na escola...

Foi lendo essa série que me apaixonei pela leitura...

Muito bom!!!
Agda 03/09/2013minha estante
Sim, os livros da editora sempre foram meu estímulo para ler, cada um melhor do que o outro.

Luciana 15/06/2009

Uma fofura!
Ainda não consegui descobrir o motivo, mas não fico sem ler este livro, é só passar um intervalo pequeno de tempo e lá vou eu de novo reler. É bem infantil mas é impossível não gostar! Muito fofo!

Evy 25/04/2014

Clássico infantil
Nossa!!! Boas lembranças voltam a minha memória enquanto eu faço essa resenha. Meu primeiro contato com este livro foi no ano de 1995. Eu estava cursando a 5ª série e a professora de literatura escolheu este livro para ler para a turma. Lembro da sala em silêncio, atentos enquanto ela lia a estória. Tínhamos duas aulas de literatura por semana (se eu não me engano era terça e quinta) então batia uma ansiedade para saber o que ia acontecer. Nunca me esqueci deste livro. Com certeza a estória vai agradar adultos e crianças. Recomendo como primeira leitura de crianças na faixa de 7/8 anos, pois o texto tem uma linguagem fácil, simples, encantadora e inocente, que vai marcar para sempre a vida dessas crianças. Uma aventura pelo fantástico mundo dos insetos.

maria 08/04/2022

fofo
me deixou um pouco abalada mas foi o livro q me fez começar a gostar de ler me marcou muito, enfim é muito bom e a leitura é bem rápida

Flávio Augusto 01/08/2010

Mais indicado para crianças
O Caso da Borboleta Atíria é um livro feito para crianças, com uma linguagem simples e que em minha opinião deve ser mais encantador quando lido na infância, pois achei a história meio bobinha. Talvez se tivesse lido o livro há alguns anos atrás minha opinião fosse diferente... O fato é que o mundo dos insetos está vivendo uma onda de acontecimentos estranhos em que ocorrem alguns assassinatos. As pretendentes do Príncipe Grilo são assassinadas e o matador está disposto a matar todas as que tiverem seu coração pulsando pelo Príncipe, e uma delas é a Borboleta Atíria. Quem será o assassino? Qual o motivo das brutalidades? Qual o interesse em acabar com as candidatas ao amor do Príncipe? As respostas são essenciais e algumas imprevisíveis.

Gi Salles 30/04/2021

Livro de infância
Confesso que li esse livro numa versão antiga que era do meu pai quando criança, achei um PDF na internet e não resisti a nostalgia de ler de novo.
O livro é de uma leitura super simples apesar do uso de alguns termos mais difíceis ou nomes não tão conhecidos de insetos. É uma história também simples, mas como ensinamentos e enrredo muito bons.
Confesso que a escrita e o desenvolver da história me deixaram a desejar um pouco e não me encantaram como quando era criança. Se trata de um mistério "raso" dividido de forma muita rápida entre os capítulos, sem muitas explicações ou real mistério.
Mas, para mim, não deixa de ser um bom livro. Para crianças ou pré-adolescentes que gostariam de começar a ler mistérios, os livros da coleção Vagalume são ótimos.
Enfim, acho apenas que se trata de um livro para encantar as crianças e não os adultos, sendo bom para despertar o interesse direto pela leitura. Se como eu você leu esse livro quando criança, vale a pena pela nostalgia, não digo que será a mesma experiência incrivel da primeira vez, já que a história parece ser "bobinha", mas definitivamente traz de volta bons sentimentos.

Sudan 10/05/2009

O Caso da Borboleta Atíria
Helicônia sempre foi estimada por todos e não tinha inimigos de espécie alguma. Então, quem matou a noiva do Príncipe Grilo, o Senhor das Florestas? Que motivo alguém teria para executá-la? Descobrir as respostas destas perguntas é a tarefa de Papílio - amigo de infância de Sua Alteza e detetive do bosque. Para decifrar o enigma, ele vai contar com a colaboração da borboleta Atíria. Mas os dois nem imaginam o que os aguarda no interior da Gruta dos Horrores.
Solte sua imaginação! Faça de conta que você ficou pequenininho e venha para as matas do Príncipe acompanhar o caso da borboleta Atíria.

Ciceli 15/01/2009

Coleção Vaga-lume
Relembrar desse livros da coleção vaga-lume que li na infância, só me fizeram gostar ainda mais de fazer parte dessa comunidade! Será que esses autores sabem o quanto eles foram importantes na formação do gosto pela leitura de muitas pessoas?