Antônio e Cleópatra

Antônio e Cleópatra William Shakespeare

Resenhas - Antônio e Cleópatra

1 | 2 | 3 | 4

Leonhard 30/03/2021

Tem Cleópatra, ne, gente?! Não dá pra reclamar.
Eu adoro as tragédias e com essa não foi diferente. Texto muito bonito e história envolvente.

Haylane.Rodrigues 14/06/2011

- De mim própria fui a conquistadora!
A sétima Cleópatra, grega, nunca escondeu sua origem macedônica, mas ficou conhecida como a última grande figura do Egito antigo, para mim e tenho certeza que para muitos, uma das mais fascinantes figuras femininas da história. Cercada de mitos sobre sua pessoa e principalmente sua extrema vaidade, os banhos de leite e pétalas de rosas que um grande número de escravos preparava em seus aposentos, seu exagero com o ouro e mesmo naquela época, diz-se que Cleópatra já pintava seus lábios e unhas de carmim. Mas sua maior profundidade foi entregar-se de forma apaixonada ao destino sob os cuidados e vontades da poderosa Ísis, aquela que seria, segundo ela própria, sua verdadeira mãe.

A divina filha de Ísis! Sedutora, enigmática, determinada e ainda reconhecida como genial estadista política. Que mulher não inspira em ter em si seus ares de Cleópatra? E que homem não se renderia a beber de bom grado o veneno de tão doce víbora egípcia?
O ponto alto da sedução será a imprevisibilidade da senhora do Nilo?
Seria o maior trunfo da mulher, fazer o homem se sentir no poder? Pois Cleópatra enchia Antônio de júbilos, levava-o sonhar e eloqüente se entregar com prazer a tais sonhos ambiciosos, dentre eles o de unir o império Ocidental e Oriental.

Marco Antônio abandona o posto de militar romano para viver aos caprichos de sua senhora, e torna-se motivo de chacota entre os romanos.

Como o homem, quando enlaçado por o desejo nada mais enxerga a não ser o objeto desejado? Onde a bravura e a honra apeteciam-no como o que lhe era de mais valoroso, deixou-se em deleite levar pelas ondas ardentes do velho Nilo, a princípio atordoado por uma estratégica encenação helênica da chegada de Baco aos vinhedos, e logo mais entregue as carícias no leito da Rainha do Egito. Apaixonado, confuso, intenso, assim é Marco Antônio; ainda fiquei com a impressão que ele não era firme em suas decisões quando ausente do governo dos Césares. Inseguro quando percebeu que seu status diminuía quando estava à presença de Octavio Augustos, talvez isso o tenha repelido e o tornado como um felino dócil para Cleópatra.

Vejo Antônio como um homem verdadeiro, atordoado com suas obrigações e desejos que não se vinculam, as fatalidades levaram-no ao desfecho.
Cleópatra, exótica como foi em vida, também não poderia deixar de ser ao partir de volta ao colo de Ísis.

Mesmo na realidade, o fim de Antônio e Cleópatra, parecia já ser moldado às tragédias Shakesperianas.

Maria18689 07/04/2024

Shakespeare sempre foi genial em pegar uma história real e adaptar pra realidade dele e criar uma tragédia clássica
maravilhoso

D'ow 06/12/2022

Chorei em posição fetal
Game Of Thrones do teatro, é isso!
Política, casamento arranjado para fazer aliança com outro reino, traição, morte, romance, reviravolta, guerra, morte, morte, sangue, muita treta... Kkkkk

A magia dessa obra não é só a trama principal, que aliás é meio que uma história de amor impossível, ala Romeu e Julieta, o que me chama mais a atenção é como tudo é contado. O jeito que Shakespeare escreve é perfeito, é genial. É uma aula sobre psicologia, filosofia e poesia.

São 5 atos (se não me engano), poucas páginas, se eu tentar explicar melhor vai ser um resumo do que aconteceu com spoilers e tal e sou péssimo com resenhas. Kkkkkkkk Só recomendo que leia, é uma vibe muito boa (apesar de ser um drama), um livro elegante...

Uma dica de como ler um livro em forma de peça de teatro: elas são contatadas pelos diálogos e perspectivas dos personagens; não tem discrição de cenas, tem apenas uma explicação de quem vai participar da treta, exemplo "EM UMA SALA ENTRA ANTÔNIO E CLEÓPATRA", a partir daí ela fala, ele fala e a cena vai se formando.
Quando comecei ler Shakespeare fiquei meio perdido, as vezes não entendia muito bem a passagem de tempo (por exemplo), mas a imaginação de leitor logo resolveu isso, a gente sabe deduzir certas coisas; se em uma cena a moça é virgem e está brincando de boneca e na próxima cena ela aparece com 4 filhos para criar e vivendo de bolsa família, é óbvio que se passou uns anos. Kkkkkk
Uma coisa que eu fazia e me atrapalhava um pouco, era pular o nome do personagem, os diálogos se misturavam e eu não entendia nada. As vezes acho meio cansativo ler os nomes o tempo todo, mas é essencial, ajuda 100%.
Outra dica é marcar as palavras que a gente não conhece, pelo menos eu não conheço algumas palavras que ele usa (burro é a vovozinha kkkkk), aprendi a terminar a frase mesmo não conhecendo alguma expressão e tal, no final, pelo contexto, a gente entende o que a palavra quer dizer; mas é sempre bom marcar e pesquisar depois.

NOTA: 9,5

FRASE HORRORSHOW: " O tempo faz o medo virar ódio"

Marcos606 23/03/2023

O enredo é baseado na tradução inglesa de Thomas North de 1579 das Vidas de Plutarco e segue a relação entre Cleópatra e Marco Antônio desde a revolta siciliana até o suicídio de Cleópatra durante a Guerra Final da República Romana. O principal antagonista é Otávio César, um dos companheiros triúnviros de Antônio no Segundo Triunvirato e o primeiro imperador do Império Romano. A tragédia se passa principalmente na República Romana e no Egito ptolomaico e é caracterizada por rápidas mudanças na localização geográfica e no registro linguístico, uma vez que alterna entre a sensual e imaginativa Alexandria e uma Roma mais pragmática e austera.

Mônica 20/05/2012

Confesso que ainda não me recuperei
Não encontro outra palavra para classificar a narrativa que não poderosa.

Está certo que a história começa a chamar a atenção por se tratar daqueles que trazem no nome a fama de terem conquistado e divido o mundo, mas sem dúvida a narrativa de Shakespeare foi a grande causadora de "Antônio e Cleópatra" ter atravessado séculos e ainda permanecer como atemporal.

Seus versos possuem uma vida que nunca havia conhecido em outro texto. Por diversas vezes fico relendo alguns trechos e tentando guardá-los dentro de mim, pois não merecem de modo algum o esquecimento, muito pelo contrário: deveria ser obrigatório lê-la e relê-la.

Comparam-no muito com Romeu e Julieta, devido ao fato de que o mesmo amor que os uniu torna-se causador da tragédia de ambos. Mas, com todo o respeito, acho que a trama do primeiro casal ganha disparadamente.

Nada contra o jovem par,mas é impossível não se encantar pelas cores apaixonadas com que Shakespeare pinta Cléopatra e Antônio, que se encontram após ter passado por tantas vicissitudes que a vida lhes impôs e que, a despeito de tudo, se entregam ao amor [descrito como sensual, mas que de modo algum vi um trecho que os preteriria ao amor pleiteado pelo casal mais famoso do autor].

Talvez por já serem grandes, ele tenha tido mais liberdade para expressá-los com a majestade que lhes era digna, mas não posso denominar a escrita aplicada por Shakespeare de outra forma que não magistral.

E também a complexidade de suas personalidades, como a de Marco Antonio, dividido pela vida que lhe trouxe o status de grande e essa nova existência, ao lado daquela que lhe ganhou a alma.

Essa sensação épica, de estar na mesma realidade do que aqueles que um dia tiveram o mundo na mão, é algo que não se encontra todo o dia e o autor soube incluir esse sentimento de forma natural e muito profunda.

É uma história de tragédia mas, que fala, acima de tudo, do amor e da honra.

E fica a pergunta: será que um dia lerei algo tão bom?

carlos 04/02/2020

E eu achando que os Macbeths eram o casal mais intenso da obra de Shakespeare. Me enganei. Cleópatra tem um temperamento muito forte (deve ser geminiana) e por várias vezes manipula Marco Antônio para que ele a bajule e faça sua vontade. Em determinado momento, ela pede para um personagem ir saber de Antônio e ordena que, se ele estiver triste, que diga que ela está dançando, e que se ele estiver feliz, que diga que ela está doente. Não acho que na Inglaterra jaimesca o termo “relacionamento tóxico” já tinha sido cunhado, mas fica a dica. Por outro lado, Antônio fica tão cego de amor que negligencia seus deveres políticos, mas também não demora a se virar contra Cleópatra quando acredita que ela o traiu por Otávio César – além de culpá-la por seu insucesso nas batalhas em um piscar de olhos.

Muita coisa acontece nessa peça. As cenas são demasiadas e às vezes duas ocupam a mesma página, de tão curtas. No quarto ato chega a ficar até um pouco difícil de acompanhar todos os acontecimentos – os em cena e os de fora de cena, reportados, também. Mesmo assim, é uma leitura bem rápida e emocionante.
Manoel 04/02/2020minha estante
(Deve ser geminiana) ???? Minha lua em gêmeos concordou!

carlos 04/02/2020minha estante
Sem ofensa! HAHAHAH

Vanessa 07/01/2022

história antiga, drama, fofoca...
muito legal acessar questões humanas, existenciais escritas em 1600 e tantos, e perceber que facilmente poderiam acontecer nos dias de hoje. fica mais legal ainda porque as personagens são figuras históricas reais, instigantes e poderosas - na peça elas ganham alma, contornos e vulnerabilidades

EvaíOliveira 10/04/2021

Publicada em 1607, essa peça narra o romance entre Marco Antônio, líder militar romano, e Cleópatra, rainha do Egito e ex-amante do falecido Júlio César.

Tiago Fachiano 15/03/2022

Tragédia classica
Mais um livro clássico do gênio Shakespeare! Impressionante a forma que ele consegue transmitir emoções nós diálogos e mostrar o quanto nossos conflitos internos estão sempre a flor da pele. Não morra antes ler livros do Shakespeare!

Keell 30/04/2020

Por se tratar de Shakespeare, pensei que a leitura seria lenta e complicada, mas foi surpreendente. Leitura fácil e em determinados momentos até engraçado.

1 | 2 | 3 | 4