Pensageiro frequente

Pensageiro frequente Mia Couto

Resenhas - Pensageiro frequente

Gaitista 11/08/2022

Me senti em Moçambique
Embora a ideia do livro não fosse trazer conhecimentos ou trazer uma narrativa muito detalhada de Moçambique, por vários momentos me senti lá.
É um livro leve e incrível

LETRAS e VEREDAS 16/06/2021

Pensageiro Frequente
“Pensageiro frequente” é uma reunião de pequenos textos difundidos na revista Indico, publicação dedicada aos passageiros e passageiras das Linhas Áreas Moçambicanas que pretendem “vencer o tempo e, tantas vezes, o medo”. São contos e crônicas leves que buscam - conforme nos alerta Mia Couto na Nota Introdutória – “fazer com que o meu país voasse pelos dedos do viajante, numa visita às múltiplas identidades que coexistem numa única nação”.

As pessoas que lerem esse pequeno livro evidenciarão que seus textos são repletos de imagens que propagam as belezas naturais e a riqueza cultural e humana de Moçambique. É impossível ler essas páginas sem querer cruzar o Oceano Índico e atravessar os paralelos e meridianos de Moçambique, cujas cidades não são lugares, mas um chão de vivências e memórias; praias cuja cor das águas são inomináveis e areias "peneiradas por mãos divinas"; homens e mulheres que desfiam histórias que nos afastam do absurdo do mundo como contas de um infinito rosário.

Ao optar por uma escrita leve que não se debruça sobre os problemas sociais e econômicos de Moçambique, não significa que o autor despreze a dura realidade que assola seu povo. Mas, a adoção de uma postura que prefere valorizar Moçambique pelos encantos de sua geografia e de sua herança cultural e humana, tenta mostrar que seu país não é apenas um lugar que foi assolado pelas guerras de libertação e civis, mas um país belíssimo dotado de uma riqueza cultural e humana de valor incomensurável.

Em tempos de isolamento e de fronteiras interditadas, a leitura desse agradável livro é uma forma de viajar pelas lindíssimas paisagens de Moçambique e enxergar a humanidade que moldura a complexa cartografia desse lugar.