A Alma dos Animais

A Alma dos Animais Irvênia Prada

Resenhas - A Alma dos Animais

Fabricio268 27/04/2024

Espiritismo: ciência, filosofia e religião.
O livro em si não é exatamente o que eu estava procurando. Provavelmente encontrarei em outro livro da autora "A questão espiritual dos animais".
Em a alma dos Animais, Irvênia faz uma abordagem bem científica. No decorrer de todo livro ela faz comparações entre o cérebro humano e dos animais, mostrando as enormes semelhanças no aspecto físico e emocional.

Ela faz um longo estudo a respeito da mente/inteligência e da alma dos animais. Veja bem, inteligência e não apenas instinto. Irvênia Prada defende e comprova a existência de inteligência e não somente instinto em todas as formas de vida, desde as mais primitivas.
O estudo baseia-se em descobertas científicas e em inúmeras obras de Emmanuel e André Luiz e em várias questões de O livro dos espíritos.

Os animais e todos os outros seres vivos são até onde inferiores ao humanos? O princípio espiritual necessita da experiências encarnatórias em inúmeras formas de vida para em algum momento, como espírito, passar pelo estágio humano. Nossa experiência de hoje iniciou-se bem lá no passado, um passado muito mais distante do que imaginamos.

Certa vez assisti uma palestra da autora e ela expôs algo que bem interessante. A doutrina espírita explica que uma das causas de certas doenças que temos ao longo da vida são necessidades encarnatórias como forma de expiar os erros do passado. A literatura espírita está repleta de exemplos. Ora, muitas dessas doenças acometem os animais: cânceres, doenças cardíacas, neurológicas e etc. Se eles não tem débitos de vidas passadas qual a necessidade de sofrerem desses males?
Foi por causa dessa palestra que resolvi entender um pouco mais sobre a vida animal. Principalmente para saber se os estamos tratando como devemos.
É muito comum ouvirmos sobre o instinto animal. Mas e sobre sua inteligência. A dos primatas são as mais estudadas. E a de outros seres: plantas, insetos, amebas...?
Ao pesquisar um pouco mais sobre o assunto, encontrei essa explicação de Frederico Vieira, presidente do Centro Espírita Mensageiros da Paz (Cemp), de Francisco Beltrão.

Sobre a relação entre entre os animais e a espiritualidade, ele explica:

"Quando falamos em espiritualidade, primeiramente há de considerar que os animais possuem alma. A alma é o elemento de integração do ser biológico com a espiritualidade. Em O Livro dos Espíritos, na pergunta 597a, Allan Kardec, o codificador da doutrina espírita, recebeu a resposta dos espíritos que os animais possuem uma alma. Todavia, ?É, porém, inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e a do homem distância equivalente à distância entre a alma do homem e Deus?. Isto significa que os animais evoluem, porém, de uma forma diferente do ser hominal. Eles não estão sujeitos à lei de causa e efeito, ou seja, não são educados pela dor por faltas anteriores (chamamos no Espiritismo de expiação), como nós. Todavia, segundo Emmanuel, por meio da mediunidade de Francisco Cândido Xavier, na obra ?Alvorada do Reino?, ?o animal caminha para a condição do ser humano, tanto quanto o ser humano evolui em direção do anjo?. Portanto, possui alma e, como toda criação de Deus, está fatalmente ligada à lei de progresso. Continua Emmanuel: ?No reino animal, a consciência, à feição de crisálida, movimenta-se em todos os tons do instinto, no rumo da inteligência, objetivando a conquista da razão sublimada pelo discernimento?. Eles evoluem, dentro dos limites que sua condição oferece, mas rumo à consciência universal."

Bia 18/12/2023

Espírita
Um livro que leva toda sua referência na doutrina espírita, principalmente nas obras de André Luiz. Para mim, só enfatizou o que eu já acreditava. Que tb são seres em contam-te evolução e conscientes, de certa forma. Nota dez! Para quem segue o espiritismos é uma boa pedida.

Mariana.Schmall 06/04/2021

Um bom livro.
Lembrar que esses seres iluminados tem alma e inteligência é sempre bom.
A autora cita pesquisas científicas e estudos espirituais. Realmente muito interessante.
E seguimos todos evoluindo.