Invisíveis

Invisíveis Stef Penney

Resenhas - Invisíveis

Euflauzino 12/02/2013

O nomadismo como religião

Tenho um fraco por etnias marginalizadas. Sofri demais por seu uma criança calada. Nunca pertenci a grupos na escola e não tive amigos a quem eu pudesse confiar meus segredos. Por causa disso a atração por povos e pessoas perseguidas me fez ler mais sobre judeus e ciganos.

Os ciganos ou “roma”, em sua língua de origem, são uma etnia envolta em segredos, sempre orgulhosos de sua raça, são nômades que não possuem história escrita. Seus conhecimentos são transmitidos oralmente, através das famílias, núcleo este considerado sagrado. Existem diversos clãs ou hierarquias, sendo que eles procuram se casar entre seu próprio grupo. Em várias épocas foram discriminados e taxados de vagabundos e ladrões. Mas se você quiser ir mais a fundo descobrirá quão rica é sua cultura.

Mas por que esta introdução ao mundo cigano? Porque Invisíveis (Intrínseca, 384 páginas) mergulha fundo neste universo repleto de discrições, mistérios, ocultações. Stef Penney alterna capítulos dedicados a Ray Lovell, um detetive de descendência cigana e JJ, um adolescente cigano, confrontando suas angústias e opiniões; uma aula de construção literária com diálogos duros e pertinentes.

Rose Janko está desaparecida há mais de sete anos. Lovell é contratado por seu pai para localizá-la e segundo consta sumiu após dar à luz um filho com doença rara, fugindo com um “gorjio” (não-cigano). Lovell é escolhido justamente por ter sangue cigano, por conhecer os costumes e por ter solucionado um caso no passado em que nem a polícia havia tido sucesso. Rose, ao se casar, é incorporada à família de JJ e seu desaparecimento causa inúmeros transtornos. É através das dúvidas e vivências do adolescente, mais as investigações de Lovell, que o novelo irá se desenrolar. O problema é que os Janko são um clã muito fechado e não gostam de ninguém se intrometendo nos problemas da família. Como agir quando quem mais deveria estar interessado na descoberta do paradeiro de Rose torna-se obstáculo para a investigação?

São tantos assuntos abordados que me deixaram tonto. Atravessam e se inter-relacionam fatos históricos, crimes, costumes, relacionamentos mal resolvidos, puberdade e muito mais:

“...Durante o Holocausto, os ciganos eram exterminados a gás junto com os judeus. Mas, se você fosse 1/4 judeu, contava como não judeus e tinha permissão para viver. Mas, se fosse apenas 1/16 cigano, você ainda era um cigano e ia diretamente para a cãmara de gás. Dá para ver como odiavam os ciganos. E, na Romênia, durante séculos e séculos, os ciganos foram escravos de verdade, comprados e vendidos como gado.”

Leia mais em:

Sarah587 04/06/2023

Não consegui me conectar com a história. Achei a escrita muito arrastada, não gostei e não leria de novo.

Pandora 19/09/2014

Sabe aquele livro que você compra porque a sinopse te atrai, mas que fica meses na prateleira porque depois você acha que talvez não seja tão bom assim? Foi o que aconteceu com este aqui e no fim, em dois dias estava devorado. E como eu queria que os compromissos tivessem sido em menor número e que o café me segurasse acordada, porque eu não queria parar de lê-lo! Adorei a escrita da autora, que é simples, mas não idiota; os capítulos curtos e as várias possibilidades que a narrativa tem, mas que no curso da história vão sendo esclarecidas. Também achei bem interessante a temática do mundo cigano e tive bastante carisma pelo detetive Ray Lovell, um homem apaixonado por seu trabalho, mas ainda abalado com o fim do casamento, o que o torna um tanto instável. A ideia de alternar a 1ª pessoa entre Ray e o adolescente JJ contribuiu para deixar a história ainda mais dinâmica e interessante. Às vezes, quando uma história alterna entre personagens e um deles não é muito atraente, você torce para voltar logo para o outro, mas não foi o que eu senti neste livro: ambos me cativaram. Enfim, gostei bastante. Já estou ansiosa para ler "A ternura dos lobos".

Rita Nunes 20/01/2021

Bom livro. Escrito de uma maneira que torna a leitura muito agradável. Eu deduzi a solução, mas mesmo assim, foi um mistério muito bem criado.

Lívian 18/09/2014

Sim eu o comprei pela promoção e ele me surpreendeu!
Em um dos passeios pelos sites favoritos de compra online, em uma das muitas compras de livros, em promoções que você resolve ver o que dá afinal um livro a menos de R$10,00...se for ruim não perdi muito. É ai que você se depara com um livro com uma capa linda e que não te dá ideia exata do que você encontrará.
Em um livro que parece ter sido encadernado fora da ordem cronológica, e eu admito tenho um fraco por estes, me prendem ,me instigam. Um universo totalmente desconhecido, ciganos e não ciganos "lendo a mão" nos centros comerciais, porque é assim que nós rotulamos, são ciganos no continente europeu. Onde quem narra são dois personagens muitos diferentes, um detetive de meia idade solitário, e um adolescente se descobrindo como qualquer outro,mas com situações atípicas.
Comecei a me perguntar no que daria isso...E não é que a liga é boa? Se você é um leitor que gosta de se surpreender, vai gostar muito da leitura, assim como eu gostei.

Tuca 21/01/2022

Poderia ser mais curto...
Mas achei bem interessante.
Um dos pontos que me chamou a atenção foi a representação das comunidades ciganas, não sei se foi retratado de forma correta, mas gostei de conhecer um pouco sobre essas pessoas.
Os personagens são todos bem problemáticos, e chega em alguns pontos que você se pergunta qual a necessidade daquilo e onde que aquilo vai influenciar no contexto geral.
No final o plot me surpreendeu, mas não sou parâmetro pq sou uma péssima investigadora.

Barbara Sant 12/09/2012

Resenha #323 – Stef Penney – Invisíveis
Oie Gente!
Um dos poucos livros que eu li em Agosto foi “Invisíveis”, da Stef Penney, publicado esse mês pela Editora Intrínseca.
Eu pedi esse livro para ler por ter uma característica bem diferente dos outros livros investigativos que li esse ano: tudo o que é investigado envolve uma família cigana.
Não é um livro policial, apesar de ser uma investigação.
Ray Lovell é um detetive particular e foi contratado para encontrar Rosse Janko, que desapareceu seis anos atrás da casa do marido.
Ela havia casado com um homem que não conhecia, de uma família cheia de tragédias e tinha a esperança de, com o casamento, ter uma vida melhor do que a que tinha em casa.

Nenhuma notícia foi dada por ela e todos acreditam que ela fugiu com um gorjio, um não cigano, abandonando o marido e o filho.
Eu comecei o livro tendo certeza que sabia o final. E cada pequeno detalhe da investigação ia reforçando isso.
Uma coisa diferente nesse livro é que os capítulos são alternados. Em alguns momentos o Ray narra no presente, em outros ele está no passado. E para me deixar um pouco mais perdida O que, ainda tem os capítulos que são narrados pelo JJ, que é sobrinho da Rose.
Eu fiquei um pouco confusa com essa alternância nos primeiros capítulos, mas o texto vai ficando mais
Eu achava que teria alguma coisa mais profunda sobre os costumes dos românicos, mas fora uns pouquíssimos termos e algumas pinceladas pela cultura deles, como serem nômades e morarem em trailers, não matou muitas curiosidades.
Uma informação aqui e outra lá e ninguém tirava da minha mente que o final da Rose tinha sido um só.
Parece ser mais do mesmo, certo? Mulher desaparecida, família estranha… mas não é. Quando cheguei no final fiquei totalmente passada. Aquilo eu não imaginava. rs
Eu só achei que precisava de mais livro. rs Depois daquele final umas páginas extras seriam bem recebidas, porque eu fiquei com cara de ponto de interrogação olhando pra ele.
Sabem, quando você olha e diz “sim, e aí? E aí? O que mais? O que mais?”
Ela te pega desprevenida com a solução e depois passa a faca no livro.
Então mesmo tendo gostado da leitura, o desejo de mais livro, depois do final, me deixam na dúvida se eu gostei muito dele ou se eu detestei muito ele. hihihihihih
Beijos!

Texto retirado do In Death. Leia mais em: Resenha #323 - Stef Penney - Invisíveis - In Death http://indeath.com.br/2012/09/resenha-323-stef-penney-invisiveis/#ixzz26GXs7cyX
Aline Ramos 27/01/2014minha estante
Senti da mesma maneira! A conclusao do caso foi chocante, nao imaginava, mas queria ler mais fatos concretos, entender melhor tudo o que aconteceu. Sera que era tudo da forma que o Ray imaginou que fosse mesmo?!! Enfim, agora fica pra nossa imaginação!

Matheus 05/01/2013

Apesar do preconceito inicial que eu tive em relação ao tema do livro - pelo simples fato de ser bastante abstrato para mim -, a excelente narrativa da autora fez com que eu quisesse persistir na leitura. Com o desenvolver da história me reparo com personagens cativantes e muito bem feitos que te guiam ao final da trama de uma forma surpreendente. O mistério em sí não é solucionado até as últimas páginas do livro, o que gera um frenesi para desembaralhar logo a charada proposta pela autora... O que me incomodou foi a troca de pontos de vista ao longo da narração, o que me desmotivou a não desgrudar do livro, mas nada que não seja adaptável. Enfim, excelente leitura, estava certo em julgar o livro pela capa.

Mauricio Brilli 18/01/2013

Invisíveis, facinantes e intrigantes
"Quando acordei, não me lembrava de nada. - exceto de uma coisa..."

Terminei mais uma leitura! =)

Primeiramente gostaria de falar um pouco do livro em si. Ganhei-o em um sortei realizado pela Editora Intríseca via twittet ( ver o post aqui no blog).

O livro é muito lindo! Capa muito atraente aos olhos, diagramação boa, folha amarelada. Enfim, não quero puxar o saco da Intríseca, mas eles sabem produzir um belo livro e merecem ser reconhecidos por isso!

Sinopse do livro: " Rose Janko desapareceu. Faz sete anos que ela sumiu e ninguém diz uma palavra sobre o assunto. Quando Rose se casou com Ivo Janko, tornou-se parte de uma família de ciganos nômades. Na época, muito se perguntava o que os dois tinham em comum. Rose é quieta e tímida. Ivo é taciturno, porém carismático. Os boatos dizem que ela fugiu depois de ter um filho que naceu com o problema genético da família. Mas o pai de Rose, Leon, não tem tanta certeza disso. Ele quer saber a verdade, e contrata um detetive particular para dercobri-la.
É aí que entra Ray Lovell, um detetive que, embora pouco renomado, tem a vantagem de ser descendente de ciganos. Lovell concorda em pegar o caso. No entanto, sete anos após o desaparecimento de Rose, ele teme que tenha se passado tempo demais. Além disso, sua investigação é dificultada pelas únicas pessoas que poderiam ajudá-lo: a família Janko. Trata-se de um clã fechado, e a última coisa que desejam é um estranho se metendo em assuntos particulares.
Ray não consegue entender a relutância deles em ajudar. Qual seria o motivo de não quererem que Rose Janko seja encontrada?".

Sobre a história: A história é contada em primeira pessoa, e é dividida entre duas personagens: Ray - o detetive e JJ Janko - um adolescente da família Janko. É bastante envolvente em todo o decorrer do livro, não fica cansativa em nenhum momento. Um ponto que marco aqui para o livro fruir tanto é a estrita - muito fácil de se entender, não sendo "fraca", apenas atual.

Confesso que me surpriendi com o rumo que a história tomou! Final muito legal. ( não comentarei nada da história para não soltar spoilers.).

Recomendo, para quem está sem nenhuma leitura, ler esse livro! Leitura boa e muito atrativa!

( Um dos melhores livros que já li? Não, visto que "Dostoiéviski", "Tolkien", "C. S. Lewis" e " Shakespeare" já passaram por esse olhos aqui e não há como comparar - esses foram os melhores, rsrs!)

Abraços
Mauricio Brillinger

Mari M. 21/02/2017

Comprei em uma promoção á 9,90 , e lá ele ficou quietinho esperando sua vez...
Como é maravilhoso descobrir que tinhamos um tesouro em casa e nem sabiamos !
Historia surpreendente , misterio inimaginavel !! Mais um que vou reler nesta vida com certeza !

naniedias 10/09/2012

Invisíveis, e Stef Penney
Ray é um detetive particular, mas não está sendo muito acionado ultimamente. Então, quando um cigano bate à sua porta com o caso de garota desaparecida, ele simplesmente não pode negar. Ray foi escolhido justamente por ser meio-cigano e por ter tido êxito em um caso similar no passado. Bom, para a mídia ele teve êxito, mas ele sabe, em seu íntimo, que foi o seu maior fracasso - um fantasma que ainda o persegue.

Depois de relutar, Ray acaba aceitando o peculiar caso de Rose Wood. Ninguém parece ter visto a mulher em quase sete anos - desde que ela se casou. Não acham estranho que ela não tenha entrado em contato - e pensam que a família do marido pode tê-la matado, embora eles neguem veementemente e digam que ela fugiu com um não-cigano.

Ray, então, é levado a investigar a família Janko - uma família de ciganos vinda do leste europeu e que ainda dá importância ao "puro sangue negro" - o sangue cigano. Assim ele conhece Ivo, o ex-marido; Christo, o filho doente; Tene, o ex-sogro e a família que agora vive com eles, mas que não teve contato com Rose diretamente: a irmã e o irmão de Tene, sua filha e o neto.

O que eu achei do livro:
Invisíveis é uma história incrível! Uma trama maravilhosa, contada com uma narrativa envolvente e personagens extremamente cativantes.
A narrativa de Stef Penney é linda. Não é muito dinâmica, nem simples, mas é tão bonita que prende o leitor às páginas do livro - eu realmente tive dificuldades de deixar o livro de lado na hora que precisava fazer alguma coisa. Se o tivesse lido em um dia de folga, acho que teria passado o dia inteiro por conta dele.

Os capítulos são intercalados pelos pontos de vista de dois personagens: Ray e JJ, o sobrinho-neto de Tene, e contados em primeira pessoa pelos dois.
Ray é um homem de meia-idade que está tendo algumas dificuldades no trabalho, pela falta de casos, e ainda mais dificuldades na vida pessoal: ele se separou há mais de um ano, mas ainda não conseguiu superar. É um homem determinado, bastante obstinado no trabalho. Entretanto, completamente perdido e atrapalhado em outros assuntos. Achei muito bacana a forma como a autora desenvolveu esse personagem - as tentavidas de Ray de se aproximar de uma mulher chegam a ser patéticas, ele não consegue seguir em frente. E eu quase podia me ver no personagem. É irritante, mas muito real. Gostei demais de Ray e da sua evolução durante a história. Ele não termina como um homem maravilhoso - em contrapartida ao perdedor que era no início do livro, mas o leitor tem a sensação de que ele continuará crescendo.
JJ é apenas um garoto de 14 anos. No início do livro é bastante ingênuo, não consegue enxergar muitas coisas - talvez até mesmo pela sua criação fechada no mundo cigano, embora ele frequente a escola - e chega a ser infantil para a idade. Mas com o decorrer da história, há um visível amadurecimento do personagem, muito bem desenvolvido pela escritora.

O enredo se passa nos anos 80 - fato fundamental para corroborar a forma como as coisas são feitas. Não há internet, não há telefone celular. A vida nos trailers ciganos é algo realmente solitário - ainda mais para uma família que sofre com uma doença hereditária que afeta os homens. Portanto, há poucas crianças no acampamento (na verdade, apenas duas: Christo, que sofre da tal doença, e JJ, que é saudável).
Todo esse lado da cultura cigana é muito bem explorado através da figura de JJ - que conta um pouco sobre a vida que ele leva e como as coisas são para ele, mesmo que não saiba que está mostrando fatos diferentes. Aliás, achei isso muito bom no livro, a autora explora JJ muito bem. Ele nos mostra a cultura cigana sem se dar conta de que está fazendo isso. Não são ciganos conforme o século XIX - que é a imagem que está perpetuada em nossa imaginação -, mas conforme o final do século XX - o que deixa tudo bastante realista e ainda mais intrigante.

O final do livro é totalmente surpreendente! Eu não podia pensar em algo daquele jeito nunca. Há a resolução de um mistério bem antes do final, mas outros são introduzidos pela escritora, que cria um ótimo clima durante a passagem de seu livro - conseguindo deixar o leitor envolvido e muito curioso.
A resolução da trama é um tanto quanto mirabolante, mas eu achei que Stef Penney conseguiu conduzir os fatos de maneira bastante verossímil - comprei o final e achei-o incrível!
Como o próprio Ray diz, há muitas especulações e hipóteses, mas poucas informações, fatos e provas. Ou seja, há um final, mas não há provas do que realmente é verdade e o que são apenas hipóteses furadas. Não costumo gostar de finais em aberto, mas gostei muito desse. Não é exatamente aberto, porque os casos são resolvidos, mas sem provas concretas. Como o livro é narrado pelos personagens e não em terceira pessoa, sabemos tanto quanto eles sabem - e nada além disso.

Depois da leitura de três livros dessa editora que não me agradaram, me deparo com um livro maravilhoso, falando de uma cultura que muito me intriga. Invisíveis é uma história deliciosa, recheada de mistérios. Uma leitura super recomendada!

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com

Sarah 05/05/2014

Resenha no blog Sincerando.com, escrita por Sarah Sindorf
Rose Janko é uma jovem cigana de 19 anos que se casou com Ivo Janko, um atraente e carismático cigano, pertencente a um clã fechado. Isso aconteceu há sete anos, e algum tempo depois do casamento Rose desapareceu. Segundo rumores, seu desaparecimento se deu graças ao nascimento de um filho com um problema genético que persegue a família. Entretanto seu pai, Leon, não está convencido disso.

Leon contrata então Ray Lovell, um detetive particular que é descendente de ciganos para cuidar do caso. Ray enfrenta o problema do desaparecimento ter se dado há 7 anos, pode ter se passado tempo demais. Além disso, a família Janko, única testemunha do que aconteceu, não é muito receptiva. O que os motiva a não querer ajudar?

Gosto muito de romances policiais ou de detetives particulares, tenho uma quedinha por um bom suspense, com uma boa reviravolta. E esse isso conseguiu cumprir essas expectativas. Um detetive com um passado que o atormenta, um bom suspense, testemunhas misteriosas, tudo está lá. E a escrita da autora é de tirar o fôlego. Não consegui largar o livro.

Rose é uma menina tímida e introspectiva, que se casa com um homem de uma família fechada, misteriosa. Sua família perde contato com ela logo depois do casamento, e só tem notícias quando se ouve que ela fugiu com um homem gorijo, um não cigano. O livro traz algumas coisas da cultura cigana que eu desconhecia, então não sei o quanto é fiel nesse sentido, mas que trouxe um novo nível de interesse para mim. O suspense é intensificado pela falta de vizinhos, de interação com a sociedade. Os ciganos, por serem uma comunidade isolada e com sua própria cultura, não mantinham um contato aonde moravam, e se mudavam constantemente.

O núcleo da família Janko, Tene e Ivo, é mais fechado ainda dentro de si. E ficamos na dúvida sobre o que realmente aconteceu. Tene é descrito como o cigano que se popularizou: um homem forte, moreno, carismático. Um contador de histórias ciganas. Ivo já é um homem taciturno, reservado, mas descrito como muito atraente, chamando a atenção feminina por onde parassem.

Junto a eles temos mais alguns personagens da família: Kath (irmã de Tene), Jimmy (marido dela), Sandra (filha deles), JJ (filho de Sandra) e Christo (filho de Rose e Ivo). Christo é um menino com uma deficiência que afeta sua família na parte dos homens e da qual muitos já morreram. JJ é um adolescente de 14 anos, saudável, que narra a história junto com Ray.

O suspense dá algumas reviravoltas e temos algumas cenas futuras misturadas com coisas que se passam antes, mas nada que estrague o que vai acontecer ou que deixe o leitor confuso. Estou ansiosa para ler o outro livro da autora, The Tenderness of Wolves, e acompanhar seu trabalho futuro.

site: http://www.sincerando.com/2014/01/invisiveis.html

LER ETERNO PRAZER 27/11/2015

Invisíveis
Resenha do livro: Invisíveis – Stefe Penney

Invisíveis conta a história de Ray Lovell, um investigador particular! Ray é contratado por Leon pai de Rose! Seu trabalho é investigar o sumiço de Rose, sua filha! Detalhe: Rose já esta desaparecida a mais de seis anos e nesse tempo todo não se sou nada de seu paradeiro ou se ela está ainda viva!
Rose Janko é uma jovem de !9 anos que casou com Ivo Janko , um cigano pertencente a uma família de um clã muito fechado. Com pouco tempo de casado Rose engravida! Após a criança nascer, de repente, Rose desaparece, deixando o marido e o filho para traz! Segundo rumores, o que levou Rose a sumir foi justamente o nascimento do filho. A criança nasceu com um problema genético, que, segundo os ciganos é uma maldição! Um menino é portador de uma doença degenerativa que ninguém sabe o que é e todos alegam ser esse um dos motivos da fuga de Rose, além de dizerem que ela fugiu com outro homem!
Ray então parte para a investigação (detalhe: Ray é descendente de cigano). Ray enfrenta muitas dificuldades na investigação, pois, as únicas testemunhas do desaparecimento de Rose é a família e Ivo e Ray percebe que existe muito mais do que é revelado por todos da família. Ray tem certeza que eles escodem alguma coisa. Fica o mistério no ar.
Paralelo a isso, mas dentro da investigação de Ray, em um antigo acampamento onde as famílias de Ivo, a seis anos atrás, passaram uma temporada acampados é encontrado em uma escavação restos de uma ossada humana. Surgi a suspeita de que essa ossada possa ser de Rose! Mais um ingrediente misterioso para ser solucionado por Ray!
A família de Ray é muito fechada de seu círculo e ficamos sempre na dúvida se o que eles relatam de todos os acontecimentos envolvendo Rose é realmente verdade. A parti da descoberta da ossada humana a história começa a dar muitas reviravoltas, a autora vai nos mostrando coisas e detalhes que faz com que a gente fique criando em nossa cabeça várias situações para chegar a verdade sobre Rose.
A narrativa do livro é bastante interessante, temos dois personagens narradores.Ray e JJ um adolescente de 14 anos que é sobrinho de Ivo. Assim temos duas formas de ver a história. Uma pelo lado investigativo de Ray e outra pelo lado da família de Ivo.
Em algumas situações temos uma narrativa trazendo flashes do passado e depois retornamos, mas isso não atrapalha nem confunde o leitor. Pouco a pouco vamos tendo uma ideia de tudo que aconteceu. A autora deixa para as páginas finais a elucidação de todo o mistério que envolve Rose e a família de Ivo! No desfecho a autora nos surpreende com fatos e verdades sobre todos os mistérios que envolvem a família de Ivo Janko!
Muito bom! Recomendadíssimo! Logico o gosto pela leitura é muito relativo, relato aqui apenas o que achei da história, sem nenhuma pretensão! Apenas par vocês terem uma pequena ideia e se ficarem curioso para ver os detalhes dessa história, coram para as livrarias e comprem o livro. Abraços literários!

Silvia 18/08/2020

Sabe aquele livro que vc leva anos pra ler? Foi esse aqui, e quando comecei a deslanchar na leitura faltando menos de 50 páginas o final é besta. Nem sei porque dei 3 estrelas. Deve ser porque consegui terminar a leitura! O personagem mais legal foi o JJ então foi ele que salvou o livro. No mais ...mas que final ehn? 🤣🤣🤣