O instinto de morte

O instinto de morte Jed Rubenfeld

Resenhas - O Instinto de Morte

Mari Sync 12/09/2023

Não sei se recomendo ?
A ideia principal que é o atentado à bomba no prédio da wall street estava muito interessante, ainda mais com o que estava ocorrendo no momento em que a bomba explodiu. Só que tem mais dois casos a parte que não achei que se encaixavam com a proposta do livro.
Sendo que a construção do texto foi uma bagunça, uma desorganização horrenda, isso acabou deixando a história muito confusa e sem sentido.
O desfecho foi ok, aceitável!

Elizangela 08/05/2019

História e ficção
Jed Rubenfeld traz em seu livro uma mistura de fatos históricos e ficção que nos farão duvidar de muitas coisas... Fica implícito a gana do governo americano pelo petróleo dos seus vizinhos mexicanos e o quanto os EUA são inescrupulosos quando se trata de ouro, petróleo e poder. Leitura válida. Meio chata, meio interessante.

Gladston Mamede 19/11/2017

Uma leitura gostosa, uma história fascinante. O pecado é que, n'algumas passagens, o autor parece estar pensando no cinema, com aquelas cenas de ação inacreditáveis. Mas uma história que cativa, prende. Entre os personagens, destaque para Sigmund Freud.

Sheila 12/07/2014

Resenha nova no Dear Book
Por Sheila: Oi pessoas! Fiquei um tempo sem escrever e deu saudades de vocês ... também andei enrolando um pouquinho nas leituras, principalmente por que as últimas não vinham chamando muito a minha atenção.

Assim, foi com surpresa - e alegria - que terminei a leitura de "O Instinto de morte". Afinal, preciso confessar que ainda não conhecia o autor, e saber que ele também havia escrito o Best Seller "A interpretação do assassinato" não ajudou - por que eu também não conhecia esse.

Outro fator que fez com que eu ficasse com um pouquinho de "má vontade" em lê-lo, foi o fato deste ser um romance histórico, que tem como pano de fundo um acontecimento real - o atentado à bolsa de Wall Street que aconteceu em 1920 (vocês sabiam disso? eu não fazia idéia!).

É que as vezes tenho dificuldade em acompanhar os nomes de lugares e os acontecimentos quando sei que tudo aconteceu "de verdade", fora que alguns autores tentam explicar o que de fato teria acontecido, criando as situações mais mirabolantes e se utilizando de personagens históricos de forma algumas vezes pouco lisonjeira.

Mas já vou me retratando: realmente gostei muito do livro, denso, tenso e bem escrito. Tanto que resumi-lo ficou um tanto quanto difícil ... e vou "roubar" a sinopse do skoob para passar para vocês.
Sinopse - O Instinto de Morte - Jed Rubenfeld
Tendo como pano de fundo um dos grandes mistérios da história americana - o atentado à bomba que pôs abaixo Wall Street, em 1920 -, O Instinto de Morte é a volta de Jed Rubenfeld ao universo literário de A Interpretação de um assassinato, romance que o consagrou mundialmente. O Instinto de Morte contém todos os elementos do melhor thriller policial, mas também a recriação histórica acurada e a percepção sombria e densa da mente humana, que fizeram de seu livro anterior um best-seller internacional. Costurando ficção e realidade, psicanálise e suspense, o autor coloca Sigmund Freud e Marie Curie no cerne de uma trama de consequências devastadoras, conforme um quarteto de heróis tão improváveis quanto ambíguos tenta resolver seus conflitos pessoais e desvendar um dos maiores e mais incompreensíveis ataques terroristas já vividos em solo americano.
E aí se empolgaram? Eu fiquei um tanto cética a princípio - sou psicóloga por formação, com ênfase psicanalítica, e fiquei com um "pé atrás" pelo envolvimento de Freud na trama do livro - mas a forma como o autor constrói sua narrativa é tão elaborada e envolvente, que não há como não se empolgar com a história.

Teremos ação, aventura, suspense, romance, tramas diabólicas, vilões improváveis, mocinhos nem sempre politicamente corretos e personagens secundários que - confesso! - me encantaram por completo, fiquei com muita vontade de ler o livro anterior deste autor, "A interpretação de um assassinato".

Além disso, a narrativa é cheia de reviravoltas, becos sem saída, idas e vindas, e um final totalmente imprevisto e surpreendente! Também gostei bastante das explicações psicanalíticas - um pouquinho "resumidas" e distorcidas à favor da história, mas mesmo assim estas partes da narrativa demonstram uma apropriação por parte do autor do tema. Enfim... recomendo!

site: http://www.dear-book.net/2014/07/resenha-o-instinto-de-morte-jed.html
Joao.Vitor 11/09/2017minha estante
Se você gostou, porque deu 3 estrelas? Estou querendo comprar na Saraiva este livro, pois ele está apenas míseros 3,90 de preço. Vale a pena?

Leandro 26/10/2012

Recomendo
Um bom livro com uma boa trama fictícia saindo de um pano de fundo real e bastante interessante.
Achei o livro muito bem escrito, tanto pelos acontecimentos quanto pelos personagens.
Seus personagens são bem elaborados e há uma bela homenagem aos personagens reais como Freud e madame Curie.
Os cenários são muito bem trabalhados com os detalhes das atividades de cada personagem.
Recomendo para quem gosta de uma boa leitura.