Vento Leste, Vento Oeste

Vento Leste, Vento Oeste Pearl S. Buck




Resenhas - Vento Leste Vento Oeste


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Nicole764 15/03/2024

Muito bom
Foi um livro que me prendeu bastante. Gostei muito de perceber o quanto a cultura e a ancestralidade é valorizada, não que isso seja bom, pois se rompem laços apenas porque você não seguiu o que seus pais queriam, o que é bem triste. Ao passo disso, mostra a evolução da personagem principal ao romper com algumas coisas culturas impostas, como enfaixar os pés. É bizarro como a cultura ocidental é vista como algo ruim pelos orientais mais velhos neste livro?
comentários(0)comente



Milene Wi 24/01/2024

Vento Leste Vento Oeste
O livro é interessante, mostra costumes de outra cultura, outro modo de enxergar a vida e o choque que acontece entre gerações dessa cultura, com o mais jovens incorporando costumes ocidentais que os antigos nem sequer cogitam adotar.
comentários(0)comente



Léa Diógenes 30/05/2022

Maravilhoso
Vento leste Vento oeste, foi uma grata surpresa e a escrita da autora conseguiu me envolver logo nas primeiras linhas. O enredo é simples, uma prova de que para uma história ser maravilhosa e inesquecível não precisa ter milhares de reviravoltas ou adotar uma linguagem complicada. Pearl S. Buck construiu um enredo em meio as diferenças culturais entre o ocidente e o oriente, uma história de amor entre duas pessoas que pertencem a mundos completamente diferentes e que apesar disso lutaram para ficarem juntos.

site: https://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com/2022/05/resenha-vento-leste-vento-oeste-pearl-s.html
comentários(0)comente



Ana 02/08/2020

Espetacular!
Ainda esse ano, me dei conta que nunca li nenhuma vencedora do Nobel, então resolvi fazer uma lista de livros "obrigatórios" dessas autoras. Vento Leste Vento Oeste, felizmente, estava nessa lista. E que descoberta maravilhosa!

Com sua linguagem simples, Pearl nos deu um livro tão rico culturalmente, tão tocante, singelo, poderoso. A história flui com facilidade apesar de todas as reflexões que traz, e isso o tornou inesquecível para mim. Recomendo a todo mundo (uma observação: até a durona aqui chorou!).

site: https://www.instagram.com/_literariana/
comentários(0)comente



Cheiro de Livro 06/03/2018

Vento Leste Vento Oeste
Pearl S. Buck é dessas autoras que sempre fizeram parte da minha vida e que descobri que quase ninguém lembra, infelizmente. Minha mãe é um fã da escritora americana e desde minha pré-adolescência li muitos de seus livros. “Vento Leste Vento Oeste” foi escrito em 1930 e é o livro de estreia de Buck.

Buck foi a primeira americana a receber o Nobel de literatura em 1938. Toda a sua obra é focada no conflito de costumes entre o oriente e o ocidente. Buck é filha de missionários e viveu a maior parte de sua vida no interior da China. Seus livros falam sobre as diferenças entre os orientais e os ocidentais e como se deu o contato entre ambos, lembrando que ela está escrevendo na década de 1930, quando o mundo era muito maior e mais distante do que hoje na era da internet. O que ela contava e relatava era novo, diferente e surpreendente para os leitores ocidentais. Ao longo da vida Buck tornou-se uma defensora de adoção de crianças orientais e de crianças de casais inter-raciais (orientais e ocidentais).

“Vento Leste Vento Oeste” é uma síntese de tudo que Buck escreveu. É contado em primeira pessoa por uma mulher chinesa, criada em todas as tradições milenares que se casa com seu prometido, mas seu noivo é um médico que estudou e se formou no ocidente e ela tem que lidar com as diferenças de costumes. Kwei-Lan, nossa protagonista, começa o livro vendo nos costumes dos bárbaros (os ocidentais) só estranheza e vai assimilando as diferenças aos poucos, a sua mudança do inicio do livro para o final é gritante. O seu enfrentamento das tradições começam como marido indo morar em uma casa ocidental e ela ficando longe do clã dele. A cena dela contando que uma mulher não pode ficar bonita em uma casa com tanta luz e sem as sombras das casas tradicionais é linda.

O grande enfrentamento da tradição chinesa é feita pelo irmã de Kwei-Lan que se casa com uma estrangeira e não com a noiva que lhe foi prometida, a filha de Li. É nesse momento que o contraste de tradições é mostrado com mais clareza e Buck explica sem didatismo como funciona a sociedade chinesa, suas superstições, suas crenças e sua hierarquia. O leitor vai absorvendo todas as informações sem que isso seja uma aula, está tudo dentro do enredo, da forma com que Kwei-Lan descreve e todos os seus espantos com as atitudes de sua cunhada Mary.

Ao terminar essa releitura, mais de 20 anos depois, vi novas nuances na escrita, encontrei novos significados, são as maravilhas da releitura. O que Buck conta é datado e ao mesmo tempo atual, aceitar as diferenças de culturas, de costumes, não demonizar o diferente é, infelizmente, um tema tão atual quanto era na década de 1930. Os livros de Buck não são muito fáceis de encontrar mas vale buscar em sebos e mergulhar em suas histórias.

site: http://cheirodelivro.com/vento-leste-vento-oeste/
comentários(0)comente



Marllon 13/02/2014

Quando dois ventos se encontram
Vento Leste, Vento Oeste é espetacular. Confesso que quando peguei esse livro na minha biblioteca, não imaginava que fosse tão bom. A chinesinha da capa foi o que me chamou a atenção primeiro. Pensava que era só uma simples história sobre a velha China, o que muito me interessa. Então fui pesquisar sobre Pearl S. Buck e descobri que foi ganhadora de um Nobel. Não tive mais dúvidas, valia a pena ler esse livro. E a leitura simplesmente flui muito bem, é um texto de linguagem simples, mas sem deixar de ter seu tom poético. A estória é sobre os conflitos culturais entre Kwei-Lan, nascida de uma família muito conservadora,e as novidades do Ocidente trazidas por seu prometido. Na verdade, a estória toda trata sobre a invasão cultural do países ocidentais na China do começo do séc. XX. Para não dar spoilers, acabo aqui com a simples recomendação de que leiam essa obra, não vão se arrepender.
Sandra 14/06/2014minha estante
Li e amei!


Marllon 09/12/2014minha estante
O texto é lindo, não é? É simples, mas tem uma beleza difícil de explicar.


Emylly.Costa 23/09/2015minha estante
Estou lendo,me perco no tempo,é perfeito!!!


Emylly.Costa 23/09/2015minha estante
Esta do face não sou eu é minha irmã pequena,hehehe,eu exclui o meu.



Rosiane.Oliveira 15/01/2021minha estante
Qual o ISBN desse livro? Onde vejo essa informação?




7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR