Canções de Deus

Resenhas - Canções de Deus

Carla.Parreira 21/10/2023

?Canções de Deus
??
O autor explica cada frase de alguns dos salmos bíblicos. Fiz um apanhado de trechos destacando o principal do livro: Creia no mais elevado e no melhor, enquanto espera o melhor da vida, e inevitavelmente o melhor de tudo virá até você. Uma atitude soberba, arrogante, desdenhosa para com os outros indica que você despreza a si mesmo. Você se degrada e rebaixa, e quando sente isto na própria pele, a tendência é projetar sua hostilidade e autodepreciação sobre os outros. A pessoa que tem complexo de inferioridade ou rejeição está sempre desfazendo dos outros e criticando-os. Procura fazê-los baixar ao seu próprio nível. O invejoso calunia o bem sucedido. Caminhar com Deus significa que a qualquer lugar aonde vai. Você tem consciência de que o Amor Divino vai à sua frente, tornando seu caminho alegre, feliz e bem-sucedido. Passa a trilhar o caminho dos pecadores quando sua mente é governada pelo medo que atrai o mal, o fracasso e tudo o que é negativo. Lembre-se que a impressão dominante que você tem de si mesmo controla todos os pensamentos, ideias, ações e reações menores. Deixe que sua impressão dominante seja: "Deus me ama e protege." Lembre-se desta verdade tão simples ? deixe que mergulhe no mais profundo de sua mente. Crer é aceitar algo como verdadeiro, viver sendo o que você quer ser. Também significa estar vivo - vivo para as verdades de Deus, que são as mesmas ontem, hoje e para sempre. A Bíblia diz: Faça-se conforme a sua fé (Mateus 9:29). Não diz conforme a sua fé protestante, católica, judia, hindu ou boxista. Não; significa apenas que tudo acontece a você de acordo com sua fé nas leis criativas de sua própria mente, leis essas que você pode aprender e aplicar. A vida é um princípio. Aprenda tudo o que puder sobre ele e utilize este princípio com sabedoria. Você não pode esquivar-se, esconder ou fugir das leis da mente. A Presença Divina não tem preferências pessoais nem usa de favoritismo. Não lidamos com um Deus caprichoso, e ninguém conhece tudo sobre o Absoluto; ao contrário, há muito que aprender, pois não há limite para a glória e as infinitas possibilidades dentro do homem. A lei da vida é de uma progressão infinita. Suas raízes estão em Deus e você pode extrair desta Presença Divina a inspiração, diretrizes, poder, sabedoria, riqueza e tudo de que precisa para levar uma vida plena e feliz. Há uma sabedoria subjetiva nas raízes da árvore que lhe possibilita sugar toda a água necessária à alimentação desta árvore. Da mesma maneira, você pode refrescar-se, rejuvenescer e aumentar suas energias clamando pelo Espírito Vivo que há dentro de você para inspirar, guiar e vitalizar todo o seu ser. Você ama sua aspiração ou objetivo quando acredita sinceramente que o Poder do Infinito há de sustentá-lo e tornar realidade este objetivo, desde que, é claro, você persevere na fé e espere com confiança que o seu desejo se materialize. O inimigo, o medo, está em sua mente consciente, e o meio de aniquilá-lo é suplantar o medo por meio da afirmação: "Deus é, e Seu amor preenche minha alma." Todas as riquezas do Infinito estão a seu dispor, mas você precisa saber recebê-las. Abra sua mente e seu coração e deixe que o rio da vida, amor, verdade e beleza de Deus flua através de você. Contemple a Presença Divina, o Ser Inalterável, que governa as batidas de seu coração e todo o cosmos, e sua mente prosperará na calma e no silêncio. Reconcilie-se, pois, com ele, e fique em paz; assim lhe virá o bem (Jó 22:21). O Senhor conservará em perfeita paz aquele cujo pensamento permanece nele; porque ele confia no Senhor (Isaías 26:3). Ao contemplar a paz, a ordem, a beleza e a precisão matemática dos céus sobre sua cabeça, e da terra sob seus pés, você será imbuído de serenidade e invadido por uma espécie de respeito místico ao se deter sobre as maravilhas de tudo isso. Quando começa a discorrer sobre o que o aflige, e à medida que elabora suas preocupações e temores, você os amplifica excessivamente, porque o seu subconsciente amplifica tudo aquilo em que estiver focalizada sua atenção. O fim do mundo virá quando não mais permitirmos que a mentalidade massificada (ou seja, o pensamento negativo de quatro bilhões de pessoas) nos governe e quando deixarmos de acreditar na falsa propaganda do mundo. Quando morrermos para o medo, a ignorância e a superstição, e ressurgirmos para as verdades eternas da vida, do amor, da verdade e da beleza, e decidirmos ser governados pelas verdades de Deus, ai então será o fim do mundo para nós e o nascimento de um novo tempo e uma nova vida. O mundo na linguagem bíblica significa a mentalidade massificada, a mentalidade preconceituosa, a lei da maioria. O Espírito Santo significa o espírito da totalidade. A própria palavra espírito significa sopro, vida, graça. Pecar é perder pontos, falhar na conquista de seus objetivos na vida, ou falhar no encaminhamento de uma vida plena e feliz. Com esta atitude mental, não será possível para o Espírito Santo, ou o espírito da totalidade e da paz, penetrar em sua mente e curá-la. Tudo que a pessoa deve fazer é abrir mão de seu orgulho espiritual, de seu egoísmo, e reconhecer que existe um Poder Supremo e uma Sabedoria Divina que fez todas as coisas e governa o Universo inteiro infinita, incessante e eternamente. Tudo o que tem a fazer é alinhar-se ao oceano infinito de amor, verdade, beleza, e deixar que este bálsamo saudável penetre em seu coração e a cura perfeita se seguirá. Qualquer pessoa pode ser perdoada se decidir perdoar-se a si mesma. A Presença Divina não condena nem castiga. Nós castigamos a nós mesmos fazendo mau uso da lei e mal interpretando os princípios de vida. Se um homem se fecha sobre si mesmo e recusa o amor Divino e a inspiração Divina, este pode ser considerado um pecado imperdoável. Há uma vasta multidão de pessoas que ficam de marcação consigo mesmas, e que se aviltam e degradam. Elas recuam, retrocedem e falham em louvar e identificar Deus dentro de si próprias. A resposta a todas elas é reconhecer Deus no interior, o Espírito Vivo e Onipotente, o Pai de tudo, e recorrer a Ele. Deus responde sob a forma de guias, diretrizes, saúde, riqueza e paz mental. Á Inteligência Infinita responde conforme a natureza de nossas solicitações. Cheguem-se a Deus e ele se chegará a vocês... (Tiago 4:8). Ao nos voltarmos para esta Presença e Poder, e recorrendo a Ela, a resposta virá, pois Sua natureza é receptiva. O homem voltado para o espiritual é o pastor que cuida de suas ovelhas (pensamentos divinos, ideais construtivos) e o que tudo faz para que seus pensamentos, ideais, planos e propósitos construtivos sejam alimentados e mantidos pela fé e pela confiança na Presença de Deus dentro dele. Uma saúde enfraquecida quer dizer separação da Origem, que é totalidade, beleza e perfeição. Uma saúde enfraquecida é discórdia, confusão, fracionamento. O que a gente não consegue se amar e se perdoar psiquicamente, o físico manifesta, por meio do que chamamos de doença ou desarranjo físico, como forma de compensação. Você está no caminho da retidão quando fica em silêncio interior. Sua paz e confiança íntimas são a prova de que a Infinita sabedoria de Deus é seu pastor. O mal é a compreensão ou utilização errônea das leis da mente. Pense no bem, que o bem acontece; pense no mal, que o mal acontece. Seja o que for que acreditar, o subconsciente tornará realidade. Deus é para você o que você acredita que Deus seja. Nunca lute contra os pensamentos negativos; supere-os com as verdades de Deus, que são eternas. Os pensamentos negativos ou o negativismo da mentalidade massificada não poderão atingi-lo se você se deleitar na harmonia, totalidade, beleza, amor e diretriz divina. Estas são as verdades acalentadoras de Deus que trazem consolo à mente perturbada. Sempre que lutar contra o que considera inimigo em sua mente, você amplia o problema. As pessoas que começam uma campanha para combater o câncer, as doenças cardíacas, a paralisia infantil, etc., encarando-as como entidades independentes, na verdade multiplicam os males contra os quais lutam. A vontade do Infinito, para você, é em grande parte a saúde, felicidade, paz, alegria, beleza e um ambiente harmonioso. Você está aqui para expressar sempre mais a Presença Divina dentro de si. A Bíblia diz: Eu vim para que tenham vida, e que a tenham em abundância (João 10:10). Aprenda a sintonizar-se com esta Presença, por meio da qual você suplantará toda a sensação de necessidade ou privação, porque esta Presença é a nascente viva da qual fluem todas as bênçãos e que abastece tudo que existe. É com grande prazer que o Pai lhe entrega o reino da harmonia, da saúde, da paz, da alegria e da abundância na riqueza e em tudo que você precisa neste plano tridimensional. Conscientize-se de que a Presença Infinita dentro de você é ilimitada; e, portanto, não haverá razão, seja qual for, para limitar a extensão de seu aproveitamento e a experiência daquilo que você pode criar através deste poder. Você se abastece na Fonte Infinita, que é eterna e inexaurível. O grande engano de muitas pessoas é não se conscientizar das verdadeiras riquezas de dentro de si mesmas, e procurar no exterior o que lhes parece serem as verdadeiras riquezas, em vez do poder criativo de sua própria mente. Bemaventurados aqueles que têm o coração puro, pois eles verão a face de Deus (Mateus 5:8). Você não pode ver Deus com seus olhos, pois Deus é Espírito sem face, formato ou figura, nem está sujeito ao tempo, à forma ou à idade. Ver conforme a Bíblia é compreender, entender; significa o discernimento espiritual. O coração significa seu subconsciente. Quando preenche seu subconsciente com exemplos de doação de harmonia, amor, paz, alegria, bondade e retidão, você está purificando o mais profundo de sua mente. O puro de coração reconhece apenas a Presença e Poder Únicos, o EU SOU dentro de você, como supremo e onipotente. Sempre que ler um dos Salmos, peça que a Inteligência Infinita o inspire, que lhe revele o sentido oculto dos versículos, e que seja iluminado do Alto. Você descobrirá profundos significados e receberá novo e maravilhoso conhecimento a respeito de sua própria vida e seus problemas pessoais. Salvação significa a solução de todos os seus problemas. Você é salvo da doença pela concretização do poder benéfico de Deus saturando a totalidade de seu ser. Você é salvo da ignorância quando se dá conta de que a Inteligência Infinita, que é a Luz do mundo, tem resposta para todos os problemas. Você aprende que os pensamentos são coisas, que o que você pensa, você atrai; o que imagina, se torna realidade. A ignorância morre em você quando fica sabendo que cada pensamento é criativo, e você é o que pensa o dia inteiro. Sabendo disso, você poderá transformar em hábito meditar em coisas, sejam quais forem, verdadeiras, amáveis, nobres e divinas. Você é salvo da pobreza e da carência quando sabe que Deus é a fonte de seu fornecimento, indo de encontro a todas as suas necessidades, todas às vezes, onde quer que seja. Os macumbeiros sempre enviam à pretensa vítima um recado, informando-a de que está sendo feito um trabalho contra ela, e o medo produzido por ela própria é que a mata. Em outras palavras, a vítima se mata. Á magia negra é transformada em realidade pelos que creem nela. Mesmo que outra pessoa esteja trabalhando de maneira negativa contra você, rogando-lhe pragas e prevendo sua morte, na realidade ela é incapaz de fazê-lo, porque não deseja a morte para si própria. Quando você se conscientiza de estar imerso na Sagrada Onipresença e circundado pelo círculo sacro do eterno amor de Deus, você é firme como um rochedo. Isto significa que você é invulnerável a qualquer dano, intocável e invencível. Está cercado e revestido pelo escudo de Deus, e sua vida estará garantida a qualquer hora, em qualquer lugar. Quando o salmista fala em erguer sua cabeça acima dos inimigos, quer dizer que você reduz a cinzas os pensamentos negativos com o fogo do amor Divino. A cabeça simboliza o conhecimento, e agora que você tem consciência da Presença e Poder Únicos dentro de você, todos os pensamentos de medo serão expulsos de sua mente. Deus é onipresente e nunca se esconde de nós, pois Deus é a nossa própria Vida. Quando estamos temerosos e aflitos, e tentamos arduamente obter respostas, é como se Deus se ocultasse de nós. A coerção mental e o poder da vontade falham por completo. Só a mente calma, receptiva obtém respostas, já que a prece é uma ação passiva. Se estivermos descrentes ou cheios de medo, bloquearemos nosso próprio bem. Deus fala na paz, não na confusão. "Confiar no Senhor" não significa preguiça ou negligência, aguardando que Deus apareça para resolver todos os seus problemas. Ao contrário, significa que você crê numa solução Divina, conhece e espera, porque se voltou para a Presença e Poder Infinitos com fé e confiança, e sabe que a solução ou resposta virão. A confiança no Senhor significa oração sistemática e constante quando tiver uma dificuldade ou problema. Significa também paciência e persistência. O efeito de sua constante reiteração das verdades de Deus lhe dará forças e uma crença mais firme. Finalmente, se seguir realizando o Poder de Deus que opera em seu benefício, o dia nascerá e todas as sombras serão dissipadas. A oração científica é a prática da Presença de Deus, e implica luta contra o que existe de negativo na mente e que tende a persegui-lo e irritá-lo. Muita gente traz à tona a questão dos mártires. Você precisa entender que o conhecimento deles sobre as leis da mente e os caminhos do Espírito era incompleto. Muitos deles fixavam sua atenção no martírio, encarando-o, como o fez um grande número de santos, como o mais alto bem. E tudo aquilo que você espera acontecer, e a que dedica sua atenção, acontecerá sob a forma de experiência. A palavra "manso", em termos bíblicos, representa a mente aberta aos ensinamentos, receptiva e possuidora de fé em Deus, além da consciência de que o Desígnio do Infinito para consigo é algo magnificente, glorioso, festivo e vital. Esta atitude mental é a chave do sucesso, prosperidade e paz interior. Lembre-se do velho provérbio oriental: "A mansidão conduz ao Próprio Deus". É verdade que se vê pessoas más prosperarem e serem bem-sucedida na vida. Eles armazenam riquezas, prosperidade, dinheiro, ações, etc., mas os prejuízos são muitos, com a perda de saúde, paz de espírito, amor, prestígio e respeito. Todo mal destrói a si mesmo. As moendas dos deuses moem lentamente, mas moem muitíssimo bem. Qualquer um que faça mau uso da lei colhe automaticamente o que semeou, mas sua perda não precisa ser necessariamente em dinheiro. A doutrina de "não resistir ao mal" é uma estratégia espiritual soberba. Quando você antagoniza uma situação ou luta contra qualquer coisa em sua mente, você lhe concede poderes contra si mesmo, e seu pensamento é criativo. Ofereça a não resistência mental e espiritual e você se libertará. Ir de encontro às ilusões do mal, ao ressentimento e rancor com o amor Divino é o caminho certo para liberdade. Esta é a autêntica autodefesa espiritual, e assim você se torna invulnerável ao mal do mundo. A palavra "ira" na Bíblia representa a atividade do Poder e Presença Infinitos dentro de você, a atividade do poder benéfico que acompanha ou precede a cura. Através dos séculos, as pessoas ofereceram sacrifícios a Deus - mesmo crianças, em determinadas circunstâncias - sendo que a ideia era a de agradar a um Deus irado no céu, aplacar sua ira. E assim, ofereciam bois, cordeiros, cabras, incenso e crianças. A ideia é mais ou menos como a de satisfazer um bandido que ameaça assaltar sua loja, a menos que você lhe pague certa quantia toda semana em troca de proteção. Temos remanescentes desta crença primitiva ainda hoje em muitas partes do mundo, onde as pessoas se autoflagelam, vivem na pobreza, vivem sob as regras rígidas e austeras, etc., na esperança de aplacar um Deus que está em algum lugar no céu. Tudo isto é tolice. Isaías deixa-o bem claro e distinto: ?Qual o propósito desta quantidade de sacrifícios que me oferecem? - diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados, e não me agrada o sangue de bois, cordeiros ou cabras? (Isaías 1:11). O que você pode dar a Deus? Nada. Deus é tudo que existe. Nada existe, a não ser Deus e Suas manifestações. Deus tudo tem e tudo é. Deus é perfeito e nada Lhe falta. Deus é todo-poderoso, todo sabedoria e Presença e Poder únicos. Deus está em nós e nós n'Ele, pois a vida é a mente, ou consciência. Conscientize-se de que tudo passa; nada fica para sempre. Diante da doença, da penúria, dos problemas e dificuldades, afirme: "Também isto passará". O objeto de toda prece é elevar sua mente e coração à conscientização de que com Deus todas as coisas são possíveis. Você pode dar à Presença de Deus o reconhecimento, honra e exaltação ao poder que existe dentro de você. Assim estará oferecendo a Deus a dádiva certa. O perdão é uma alteração em seu modo de pensar, para que seja em conformidade com a lei Divina de harmonia e paz. A vida perdoa porque seu subconsciente inverte a ação dele em relação a você quando você passa a dominar sua mente consciente com os pensamentos semelhantes a Deus. Não importa quantas faltas ou erros você tenha cometido, a lei responde a partir do momento em que começa a pensar certo, fazer certo e agir certo. Mude sua maneira de pensar sobre uma pessoa a quem você odeia ou detesta, e tome consciência de que ela não é a causa de seu mal; volte-se então para o Espírito que existe dentro de você, pedindo harmonia, saúde, paz e alegria. Tudo aquilo que você pedir e sentir que for verdade, o Espírito levará em consideração, tornando válido e real em sua vida. O Princípio da Vida o perdoa para sempre. Você o experimenta quando se corta, e a Inteligência Infinita promove a cura. Quando se queima, Ela vem reduzir o edema e lhe dar uma nova pele. No minuto em que você entroniza os pensamentos semelhantes a Deus em sua mente consciente, a Inteligência Suprema flui em resposta, e a situação negativa é transformada. Isto é perdão, segundo as leis mentais e espirituais. Quando sua mente consciente está sintonizada com o Infinito e começa a se apropriar de todos os atributos e qualidades de Deus, tal atitude é chamada na Bíblia de ressurreição dos mortos. Á sepultura é nossa própria mente, onde enterramos nossas esperanças, sonhos, ideais e aspirações, porque ignoramos o Poder que tornaria todos os nossos desejos realidade. Está escrito que Daniel, quando foi preso no covil dos leões, deu-lhes as costas e voltou-se para a Presença de Deus dentro dele, sabendo que seria protegido de todo mal. Os leões, que eram mantidos famintos até a hora da festa, não maltrataram o profeta. Os leões significam de maneira simbólica qualquer problema grave, como as doenças chamadas incuráveis, a pobreza ou algum perigo iminente. Como Daniel, devemos nos voltar para a luz benéfica de Deus, sabendo que lá está a solução e a saída. A cobra significa complexos ocultos, tendências neuróticas e psicóticas, rancor oprimido e ódio reprimido. A cobra ou serpente o ataca nas sombras, quando você menos espera. O complexo é um grupo de ideias carregadas de emoção destrutiva e ocultas no recesso do subconsciente. Quando você toma conhecimento de que o interior (seus pensamentos e sentimentos) controla o exterior, não permite que o mundo de acontecimentos e pessoas o perturbe e incomode. Se tiver problemas de visão, pergunte-se a si mesmo se existe algo em sua vida que você gostaria de excluir ou se existe alguma coisa ou pessoa que você gostaria que desaparecesse. Em outras palavras, pergunte a si mesmo por que o seu subconsciente está escolhendo seus olhos como bode expiatório. Os olhos são o símbolo da percepção espiritual. O ouvido na Bíblia é o símbolo da compreensão e audição. Você precisa ouvir a Verdade, conhecer a Verdade e compreender a Verdade. Deus fez seus olhos e ouvido e pode, por certo, refazer, curar e restaurar estes órgãos com perfeição, assim como qualquer outro órgão. A palavra terra na Bíblia não se refere apenas a este planeta. Na verdade, significa manifestação ou expressão resultante de uma causa. Em linguagem simples, sua "terra" é o conjunto de suas experiências e situações externas. As palavras "herdar a terra" mencionadas nas Beatitudes significam que você tem o domínio sobre todas as suas experiências externas. Quatro em linguagem simbólica significa o mundo objetivado. Dez é o número dos princípios masculino e feminino em você. Um é sua mente consciente. Zero representa o aspecto feminino, o ventre, seu subconsciente. Multiplique 10 por 4 e terá 40, o que significa que em qualquer estado mental que você habitar, será agora manifestado em seu mundo. Quarenta simboliza também o término de uma atividade em sua consciência. Este simbolismo está retratado por toda parte na Bíblia, onde vemos que os israelitas vagaram 40 anos pelo deserto antes de chegarem à terra prometida. A terra prometida significa harmonia interior, paz de espírito, prosperidade e preenchimento dos desejos de seu coração. Noé habitou na arca durante 40 dias e finalmente libertou-se e experimentou a alegria da prece respondida. Diz ainda que Jesus jejuou 40 dias no deserto e depois começou a pregar que o Reino do Céu estava para chegar. Todas estas histórias são meramente psicológicas, indicando uma transformação da mente. Quando o homem jejua das velhas ideias e falsas crenças do mundo e se alimenta das verdades eternas, que são as mesmas ontem, hoje e sempre, diz-se que jejuou por 40 dias. Suas crenças e convicções religiosas devem lhe trazer alegria e paz interior. Sua religião deve elevá-lo acima do ruído e confusão do dia, porque a verdadeira religião é a prática da Presença de Deus. Santo significa total ou na totalidade. Tudo que não é santo se deve ao fato de ser contrário ao princípio da totalidade, que é Deus Uno e Indivisível. Dê-se conta de seu próprio lugar na totalidade universal, como manifestação individual do Espírito. Somos todos filhos de Deus, e vivemos, nos movimentamos e temos nosso ser no Princípio de Vida Única, que nunca nasceu e nunca morrerá. As ovelhas, em linguagem simbólica, representam os pensamentos semelhantes a Deus e os conceitos espirituais chamados na Bíblia de pão do céu. Todos nós precisamos do pão celestial da coragem, equilíbrio, paz, fé, confiança e amor. Justiça, na Bíblia, significa decidir sobre a verdade ou falsidade de qualquer pensamento. Isto se processa em sua mente em todas as horas do dia. Julgamos com justiça quando pensamos, falamos e agimos sob o ponto de vista das verdades eternas. Rejeitar totalmente os pensamentos negativos e a crença em outros poderes, afirmar o que é agradável, nobre e semelhante a Deus, isto é escolher com justiça, e provoca felicidade e harmonia. Precisamos ter cuidado para não condenar os outros porque tornamos realidade o que eles aparentam, e tudo aquilo que tornamos realidade também demonstramos em nossas próprias vidas. Misericórdia significa que, ao instalarmos a Presença de Deus onde existe doença ou dificuldade, a situação começa a melhorar. Se você não consegue obter resposta para sua prece que pede prosperidade ou a cura de um problema físico, isto pode se dever ao fato de não ter perdoado alguém. Decrete uma anistia geral assim: "Desejo sinceramente para todos saúde, felicidade, paz e todas as bênçãos da vida. Decido isto em nível consciente e subconsciente. Irradio amor, paz e boa vontade a todos. A Presença Infinita e Benéfica está agora focalizada naquele ponto de meu subconsciente onde reside o problema, e eu o expulso, abrindo caminho para o Espírito Santo entrar, trazendo-me a totalidade e perfeição". O sacerdote, em linguagem bíblica, é o mediador entre a Presença Invisível e o visível. Não se trata de um homem físico. É o seu estado mental, sua fé e confiança, que o liberta da miséria, dor ou limitação e serve de mediador entre os dois estados. Qualquer que seja o seu problema, você tem o desejo de encontrar a solução, ou resposta que o libertará. Mediar significa equacionar a diferença entre estes dois estados, e trazer paz a sua mente. Todo nosso sofrimento se deve à ignorância das leis da mente. Deve-se ao mal uso a má interpretação que fazíamos das leis da vida. Despeça-se das velhas crenças e dê as boas-vindas às eternas verdades da vida, e você não sofrerá mais. Os mortos, na Bíblia, são os que não conhecem as leis da mente e o caminho do Espírito Infinito. Não sabem que Deus habita neles e que são filhos do Infinito e candidatos a todas as riquezas de Deus. Não sabem que seu pensamento é criativo, que cada pensamento é uma prece, e que o homem é aquilo que pensa durante todo o dia. A palavra "salvação" significa harmonia, saúde, paz e liberdade de todo medo. Se você leva uma vida plena e feliz, se você se expressa maravilhosamente, se seu tempo é preenchido com atividades alegres e úteis e se cresce a cada dia no entendimento de Deus, você experimentou o que a Bíblia chama de salvação. O diabo é Deus, do modo como Deus é entendido pelas pessoas ignorantes. Seu subconsciente é como um gravador. Ele grava seus pensamentos silenciosos, sua conversa interior, e se manifesta em todas as etapas de sua vida. Vale a pena reler: ?...É possível encontrar em tudo um ponto de alegria, mesmo que para isso seja preciso se envolver de um clima obsessivamente feliz... Ao mesmo tempo em que um fato pode parece banal e tolo, também pode transparecer uma grande naturalidade de viver e ser feliz, pois se formos analisar bem, as vivências banais e tolas acabam sendo as mais especiais, únicas e inesquecíveis. São vivências que você não programou, nem sequer desejou, mas que soube aproveitar com sabedoria e boa vontade de ser feliz. Então não se trata de falsidade, de viver algo chato e dizer que foi bom, mas se trata simplesmente do dom incrível de conseguir fazer da chatice uma diversão inusitada e exclusiva. É olhar para as coisas desagradáveis com os olhos da comicidade que suaviza e barra o surgimento de sentimentos negativos...?