Corrida Para a Glória

Corrida Para a Glória Tom Rubython

Resenhas - Corrida Para a Glória

Leonardo88 11/06/2023

Campeões
Mais uma biografia que leio após ver o filme! Neste caso o filme é muito bom e fiel ao livro e possivelmente ao ocorrido na vida real! Claro que o livro aborda com muito mais detalhes alguns fatos e principalmente as diferenças nas personalidades de cada Piloto sem esconder as derrapadas vamos dizer assim RS e valorizando as grandes virtudes que ambos possuíam ! Pra quem gosta de fórmula 1 e livros deste tipo meio biográficos de alguns momentos históricos é muito boa leitura!

Vinícius 15/02/2021

Não é somente sobre corridas de F1
Se você se interessa pelo mundo da F1 além das corridas, como por exemplo pela vida pessoal dos pilotos (o que eles fazem nas horas vagas? como viajam tanto?), vai adorar ler esse livro!
Logicamente as rotinas dos pilotos atuais são diferentes. Mas em tempos onde temos cada vez menos acesso aos bastidores e tão somente às transmissões oficiais, descobrir como era o dia-a-dia de dois ícones do esporte é delicioso.
Além disso, você vai se surpreender com as equipes que de certa forma fizeram bonito junto com Ferrari e McLaren naquele ano.

saturno 22/12/2020

Dois campeões em 76
Perfeito não só para os fãs, a linguagem clara torna acessível para todos os públicos. Descobri diversos detalhes que nem imaginava, me senti deslumbrada com a história como se nunca a tivesse visto antes, foi de longe um livro de ouro.
Conheci um Niki e um James que não vi por entrevistas ou coisas assim. A forma como lutaram dentro e fora das pistas, ler isso foi alucinante, pude sentir a velocidade. Guardo a temporada de 76, e esses pilotos, com muito carinho

jonas.franca.1238 24/11/2019

O Maior duelo da Formula 1
De longe um dos melhores livros q ja tive, ele cativa da primeira a ultima letra, não limitando as ações de todos os envolvidos do ano de 1976, da um otimo resumo da vida de Hunt e Lauda antes da temporada de 76 que entrou na historia da F1, claro que tivemos outras boas lutas pelo titulo, 86 (Prost, Piquet e Mansell), 89 e 90 (Prost e Senna) e 2008 ( Hamilton e Massa). Todas são especiais, mas o que aconteceu em 76 é tão inacreditável que nem um filme e vários livros podem explicar.

Claro que o filme desmotiva as pessoas de lerem, não por ser ruim, pelo contrario, vivemos numa cultura que a preguiça é maior mau da sociedade, e claro q muito vão usar a velha frase "pra quer ler se tem o filme?", bom o filme mesmo sendo otimo nao chega aos pes do livro, escrito de uma forma quase que romântica (faz justiça já que essa era a época romântica da F1).

Gostei muito como o autor montou e esclareceu vários fatos, a ida de Emerson Fittipaldi para a Coperçucar. As manobras feitas pela Malboro em colocar Hunt de volta a um carro de F1, as polemicas artimanhas de Enzo
Ferrari para se manter no controle de sua equipe, até as manobras de bastidores que prejudicaram ambos pilotos na luta pelo titulo.

Pessoalmente umas das melhores passagens do livro é o polemico GP da Inglaterra, onde mostra como a competição dos pilotos atingiu um patamar poucas vezes mostradas pelo publico, foi quase como um jogo de futebol, o publico se comportou de forma não logica e mostrou um carrinho e uma força de proteção a Hunt, coisa que eu nunca vi se repetir, vale lembra que essa euforia foi repetida de uma forma até vulgar pelos torcedores da Ferrari no GP da Italia.

Algo que achei estranho foi que o quase fatal acidente de Lauda não foi tão profundamente explorado, claro que ele é comentado, mas achei que seria mais apelativo, não é uma critica, so um apontamento, fale lembrar que o Lauda voltou as pistas mesmo assim e com todos os méritos esta na historia do automobilismo mundial.

Outra desmistificação é na relação Lauda x Hunt, o filme nos passa que eles eram inimigos mortais e é muito errado isso. claro que ouve uma rivalidade, mas diferente do comportamento entre Rosberg e Hamilton, Lauda e Hunt não perderam sua amizade e não deixaram de apoiar um ao outro. Essa é a diferença em homens e garotos.

O livro é um documentário quase que por completo do ano de 76 na F1, mesmo caso vc não goste de automobilismo vale muito a pena, é um estudo de comportamento de pessoas que são completamente diferentes nas escolhas, mas que se respeitam e que lutaram pelo objetivo, não de um titulo, mas sim de se provarem como o melhor de sua geração.

Fabio 18/12/2017

Incrivel!!!!
Tinha assistido ao filme antes e achei muito bom...mas o livro e espetacular!!!!

Lucas 30/05/2015

James x Niki: O maior duelo esportivo entre emoção e razão
Um livro fantástico, que funciona como um grande documentário da melhor temporada da história da F-1. Reviravoltas, politicagens, conflitos e dramas, são apenas alguns nuances desta temporada cinematográfica.
Importante destacar que este livro não deu origem direta ao famoso filme "Rush". Há certa confusão nisso, uma vez que ambos foram lançados na mesma época (especialmente no caso do Brasil, onde o livro e o filme foram lançados em 2013).
O autor Tom Rubython é um jornalista esportivo inglês, conterrâneo de Hunt, portanto. Esperava-se que o livro fosse um pouco "bairrista" e tendesse a defender veementemente as ações de James naquela temporada (havia e ainda há uma rivalidade gigantesca na Fórmula 1 entre ingleses e italianos, tanto que a McLaren e a Ferrari formam a maior rivalidade da F-1 ao longo da história). No entanto, Tom é surpreendente em destacar com muito louvor o talento de Lauda, sua força de vontade após o drama que viveu e mencionar as ações "anti-éticas" da McLaren (ações estas que também ocorreram na Ferrari).
Em suma, o livro é muito bom, por expor muitos detalhes que não aparecem no filme (e que, cujo alguns deles, são "forçados" na telona) e por explicar com muita perfeição um resumo rápido da vida de James e Niki antes e depois de 1976. Contudo, há de se discordar das justificativas defendidas pelo autor sobre o merecimento do título de Hunt. É importante colocar que James mereceu ganhar o campeonato, mas não teria ganho-o se não fosse o trágico acidente de Lauda em Nürburgring, na Alemanha. Niki ficou de fora da disputa por duas corridas, mas o grande prejuízo foi se revelando aos poucos, depois que ele voltou, como será visto pela leitura. James Hunt tinha um talento nato, nasceu com o "dom" e certamente teria ganho o campeonato em algum momento no futuro, caso não o tivesse vencido em 1976. Polêmicas à parte, é um livro perfeito para apaixonados pelo esporte e recomendadíssimo para indivíduos que desejam se aprofundar mais no dilema emoção (James Hunt) e razão (Niki Lauda).

Denise Pereira 23/07/2014

Logo depois de assistir ao filme, passei na livraria, e tinha um descontão na minha conta para compra-lo.
Comecei a lê-lo uma semana depois, e vi que bom, apesar de muitas semelhanças com a história real, Hollywood sempre modifica muito, para deixar, digamos, mais interessante. Não que eu tenha achado ruim, muito pelo contrário, as mudanças até que agradaram.

Para quem gosta de F1, tanto o livro, quanto o filme, são obrigatórios. Muita adrenalina em ambos.

Felipe B. Cruz 21/08/2013

Ótimo para os amantes de automobilismo
Quem gosta de automobilismo e especialmente de Formula 1 vai se deliciar com esse livro. Com um texto fluido e muita informação, o autor te transporta para dentro da obra. Recomendo!

site: www.bedelho.com