A dor dorme com as palavras

A dor dorme com as palavras Mariana Camilo de Oliveira

Resenhas - A dor dorme com as palavras

edercamilo 18/07/2012

Paul Celan, um realista singular
Mariana Camilo de Oliveira nos introduz com uma mão segura e delicada neste universo poético que provoca vertigem, mas também apresenta uma poesia única, talvez mesmo inimitável. Eventualmente essa singularidade tenha a ver com o que Celan declarou em uma carta (de 23.06.1962) ao seu amigo Erich Einhorn: “Ich habe nie eine Zeile geschrieben, die nicht mit meiner Existenz zu tun gehabt hätte – ich bin, Du siehst es, Realist auf meine Weise” (“Eu nunca escrevi uma linha que não tivesse a ver com a minha existência – eu sou, você o vê, realista ao meu modo”). Sobre esse “realismo” e sobre muitos outros aspectos da poética de Paul Celan, temos muito a pensar a partir deste belo texto de Mariana Camilo de Oliveira. (p.16)

[Trechos de: SELIGMANN-SILVA, Márcio. Paul Celan, um realista singular. In: CAMILO DE OLIVEIRA, Mariana. “A dor dorme com as palavras”: a poesia de Paul Celan nos territórios do indizível e da catástrofe. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.]