Tempos de Guerra

Tempos de Guerra Steven Pressfield

Resenhas - Tempos de Guerra

Digão Livros 14/06/2020

Ousadia e coragem não são iguais. Talvez nem sejam irmãs. Não sentam à mesma mesa.
A ousadia vem da imprudência, da impaciência, do desprezo pela vida ou pelo desespero.
O ousado muitas vezes não conhece o tamanho do seu feito ou desafio. Não planeja seus atos. O impulso, a sorte e a audácia os acompanham.
Não pode- se dizer que o ousado enfrentou o medo, pois o medo vem da autoconsciência, e o ousado não a possui.
Já a coragem possui valor elevado. Sua nobreza vem do planejamento, da paciência, da resiliência, da disciplina e treino extenuante. Do esforço e da labuta.
O corajoso não se vangloria do seu feito. Possui retidão de caráter.
O corajoso minimiza os riscos. Reconhece seu oponente, seus valores e pontos fortes. Planeja seus atos para minimizar o potencial de seu adversário, e domina seu medo perante o inimigo.
É mais fácil ser ousado do que corajoso. Demanda menos esforço, muitas vezes é mais intenso e provoca mais paixões. É mais fácil ser Nero do que Marco Aurélio. Contudo, nada é mais sólido e perene que a coragem.
Alcebíades era a encarnação da Ousadia. Inebriante, intenso, apaixonante. Sua chama iluminava o coração dos seus pares em uma Atenas que louvava a igualdade entre seus cidadãos, mas não conseguia disfarçar o fascínio provocado por seu filho mais querido.
Ciente do seu poder de sedução, a ansioso por deixar sua marca na história, Alcebíades convence sua Nação a enfrentar batalhas e a busca de conquistas grandiosas que conduziriam Atenas a um verdadeiro Império.
Nosso herói é impulsivo, conquistador e mulherengo. É erudito, inteligente e mulherengo.
Imprevisível - o melhor amigo, e o pior canalha.
Suas qualidades e defeitos o permitiram liderar Atenas, e ser temido por Atenas.
A linha entre o amor e o ódio é tênue. O filho amado de Atenas viu-se expulso de sua terra mãe. Seu ego, maior que suas virtudes, o colocou no comando dos soldados de Esparta. A dor do abandono ardia em seu peito, e só seria curado com vingança.
Alcebíades seduziu Esparta e também a esposa do Rei. Não demorou muito a fazer inimigos e ser expulso dessas terras também.
Alcebíades foi uma verdadeira metamorfose. Habitua-se aos costumes do povo a que servia, desde que conduzisse seus exércitos.
A sua inquietude foi a sua ruína.
O tempo passou e Alcebíades viu-se em meio a tribos selvagens, observado seu futuro algoz, Lisandro, espartano aliado dos Persas, impor seguidas e definitivas derrotas a Atenas.
A ousadia encontrou a coragem. A coragem foi paciente, resiliente e sistemática.
Atenas não aceitava Alcebíades pois temia a sua chama que era maior que os alicerces da Nação. Ao mesmo tempo, Alcebíades era a última esperança de Atenas e, quando Atenas caiu, eliminar a esperança foi preciso.
A Deusa da Necessidade foi responsável pelo assassinato desse gigante incompleto.

Shaftiel 26/01/2009

Uma das primeiras coisas que adorei em Tempos de Guerra foi o título belo sobre uma época da história grega em que se vivia a guerra desde criança. Esse momento de batalhas quase incessantes é descrito por Pressfiled na visão de alguns dos personagens mais importantes, porém principalmente de um soldado que começou a terminou sua vida em meio às batalhas, conhecendo gente como Alcibíades e Sócrates.

A narrativa é feita em primeira pessoa e é bem feita, no entanto confunde com a mudança do tempo presente e passado e de alguns pontos de vidas, tornando a leitura até chata em alghuns pontos. É por isso que esse livro não é perfeito como Portões de Fogo, mas ainda sim é um livro bonito e bem escrito sobre os dramas da guerra.

Leonardo.Fernandes 07/04/2021

Marés de guerra
Marés de Guerra é o título em inglês (tides of war), e faz mais sentido pois aquela guerra foi travada principalmente no mar

Como esparta era a grande potência terrestre com um exército imbatível, os atenienses preferiram não se arriscar em batalhas campais, por isso houve apenas duas grandes batalhas terrestres e várias navais

Dito isso, o livro é excelente, a obra prima de Pressfield, leitura fluida e lúdica

Aos amantes dos romances históricos, talvez essa seja o melhor deles

Léo Araújo 15/04/2010

Guerra do início ao fim! Quem será que venceu?
Em Tempos de Guerra não há só guerra; há política, há traição, há ardis para a sobrevivência, há estratégias e há liderança. O livro narra a ascensão e queda do grande líder do exército ateniense, Alcebíades, através da visão de um terceiro, Polemides, soldado de confiança de "estadista".

A história é cheia de detalhes das guerras, das articulações de Alcebíades para financiar suas conquistas, ardis para trocar de lado, ora liderando Atenas, ora se tornando espartano, ora se debandando para o lado da Pérsia. O fato é que sua forma de agir, sua política o tornava um homem com credibilidade perante a "demos" - como berço da democracia não podia faltar as passagens onde as pessoas morriam, viviam ou ascendiam ao poder pela vontade da "demos" - e com total isonomia na liderança dos exércitos nas batalhas, diga-se de passagem, que nunca fora derrotado!

O livro é recheado de exemplos de liderança, tirania, política, ambição, ousadia e coragem. Há discursos memoráveis, bem retóricos, dignos de serem relidos. A narrativa é fantástica, contado por um soldado que relembra os momentos vividos ao lado de Alcebíades.

Deve-se ter uma certa atenção na leitura, pois há fatos do passado e do presente se entremeando. No entanto, há diferenciação das letras para cada momento.

Recomendadíssimo!!!

PS: vou relê-lo em breve!

Nil 10/11/2014

Guerra, Política, Vida
Acredito que nunca tenha lido um livro com frases tão potentes que me fizeram pensar,
com batalhas bem descritas e temas políticos da época sempre mostrando como deveria ser viver onde a democracia era tão diferente e ora ou outra
tudo poderia mudar pois tudo era motivo de guerra e orgulho.
Mesmo a escrita sendo favorável muitas vezes me perdia com as mudanças temporais, me deixando meio perdido e tendo que voltar sempre um pouco para me situar no que estava acontecendo mas isto não retira o brilho do livro que possui uma excelente narrativa e te faz se envolver com todos os personagens da trama.

Para quem gosta de romances misturados a fatos históricos é um prato cheio.

Biblioteca Álvaro Guerra 09/04/2024

Em tempos de guerra , Steven Pressfield, com a precisão histórica e a angustiante escala humana que fizeram de seu romance anterior ,portões de fogo , um sucesso internacional ,cria uma saga ainda mais épica de guerra e conflito na Grécia antiga

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8573025808