Invasão Secreta

Brian Michael Bendis

Resenhas - Invasão Secreta

Luiz 20/08/2021

HQ Marvel - Invasão Secreta
Livro: Invasão Secreta (HQ Marvel)
Roteiro: Brian Michael Bendis
Ilustração: Leinil Yu

Fazia tempo que não parava pra ler uma história em quadrinhos, e essa foi bem legal. Acho que a última que li deve ter sido Injustice (DC), mas na época não cheguei a terminar de ler toda a saga.

Invasão Secreta é uma boa HQ, não somente pelas ilustrações que são muito boas, mas toda a trama possui elementos muito interessantes para serem refletidos sobre, principalmente por conversar com várias paltas políticas do nosso imaginário, como por exemplo a questão da inclusão social, mudanças de moral, ambientalismo e etc. Apesar de ser uma HQ, possui diversos elementos bem maduros pra serem criticados.

"[...] Numa guerra, numa luta, você tem que ser capaz de confiar naquele que está ao seu lado. Eles precisam confiar uns nos outros. E agora não podem. Em cima virou embaixo. Branco virou preto. Amigos são inimigos e inimigos são amigos. [...] O engraçado é que ... metade disso foi plantando por nós. A outra veio com eles mesmos. Eles já não sabiam em quem confiar. E nós apenas nos recostamos e esperamos até que toda a paranóia atingisse o ponto da histeria. Esperamos até que estivessem se atacando e se matando."
(Rainha Skrull Veranke, p. 104-113)

"Não estamos aqui para machucar vocês. Estamos aqui para salvá-los. Atravessamos o universo para salvá-los de si mesmos. [...] Vocês vão se submeter. Serão assimilados ao nosso modo de vida, porque nossos costumes funcionam. E porque não há outra escolha. E vocês farão o que estamos propondo, porque é a única coisa que salvará vocês e seu planeta. O Império tem tudo com que vocês poderiam sonhar, e coisas que nem mesmo imaginam. [...] Seus dias de pobreza, sofrimento, doenças e cobiça chegaram ao fim. [...] Abraçem a mudança."
(Império Skrull, p. 130-132)

Recomendo a leitura pra quem curte uma HQ Marvel, o único ponto negativo é ter resumido toda uma saga em um volume pequeno, ainda que a edição seja excelente em acabamento, como a arte, capa dura e etc.

Rodolfo 29/09/2022

Tô confuso ?
De antemão, a história é muito boa. Repleta de acontecimentos eletrizantes, a adrenalina fica nas alturas, com o leitor ansioso para o próximo passo do desenrolar da história.

Maaaaaas... Ainda não entendi se é uma história "à parte", fora do fluxo principal ou se está ligada de alguma forma; pois comecei a ler outro HQ dos poderosos vingadores, também ambientado dentre o arco Invasão Secreta, e essa história continua sem levar em conta os acontecimentos dessa que estou resenhando...

Se eu estiver confundindo tudo, desculpem. Como falei em outra resenha, tô meio perdido, é muita informação ?

Norb 31/10/2022

Muito inteligente e interessante
A história basicamente se faz valer porque ninguém mais sabe quem é quem. Os laços de confiança se rompem quando você não pode mais acreditar naquele ao seu lado. Gostei bastante.

Joel R. 11/03/2021

Abraçe o retcon ...ops ... a mudança !
Após adquirir uma certa bagagem "quadrinística" , decidi reler essa saga para ver como seria a experiência. E sim ! A estória conseguiu me agradar um pouco mais na segunda leitura, por conseguir notar alguns aspectos bem interessantes trazidos habilmente por Brian Michael Bendis (o queridinho da casa da ideias e da própria rival).

Em termos de narrativa, acredito que Bendis consegue desenrolar os acontecimentos de forma bem rápida, mas imprimindo as devidas consequências e discussões na medida certa. O plot é muito claro, e talvez batido, pois alienígenas se passando por humanos não devia ser tão inovador até pela época de lançamento da saga. Apesar disso, é bem interessante ver como o autor (e junto com todo editorial da Marvel) conseguiu empregar tal tema misturando sinergicamente com o momento heroico do universo Marvel naquela fase. Pois, apesar da estória servir minimamente para os leitores desavisados, a narrativa está ligada com toda desconfiança entre os heróis, mídia e própria população diante de grandes eventos já vivenciados tais como Vingadores a Queda, Motim e Guerra Civil.

Voltando para a estória ... foi legal ver alguma reviravoltas e presenciar alguns retcons que abalaram tanto os fãs na época (rsrsrs). Na liderança aparente de dois importantes vingadores, disfarçados de Skrulls, somos levado a desconfiar de todos e inclusive é interessante presenciar as crises existenciais de alguns super heróis que tanto prezamos. Existem momentos singulares de discussão entre a própria sociedade por meio de eventos televisivos e até entre os próprios heróis. Além disso, a porradaria "macho-véia" está presente e pode ser bem apreciada por meio dos traços de Leinil Yu, desenhista esse que sempre me agradou, pela representação exacerbada da fisionomia dos heróis e trazer sempre belíssimas splash pages (o que não falta nessa edição ... queria mandar fazer um pôster de várias páginas rsrs).

Existem alguns pontos da narrativa que me incomodaram, como a menção a um ser que aparentemente não foi mostrado (mas que poderia ficar como gancho para outra saga futura) mas que seria interessante te um prenuncio na edição. Além disso, senti falta de alguns diálogos mais "humanos" de Bendis, pois é o seu carimbo e é algo que sempre gostei muito nas estórias em que li tendo o mesmo como autor.

Invasão Secreta, sem dúvida nenhuma, é mas um dos gamechanges da Marvel que teve bastantes repercussões no próprio universo dos heróis. Não é a toa que estamos prestes a ter uma série adaptada para o streaming da Disney.

Gabriel 27/06/2023

Vou resumir qual a função dessa saga:
Ressuscitar personagem morto com desculpa tosca e (tentar) invalidar cagada que a marvel fez em guerra civil.

Vertinho0 29/07/2022

Releitura boa!
Um arco bem interessante e que faz melhar a primeira Guerra nas hqs da marvel (kree skrull). É empolgante mas oeca em algum momento. Agora irei fazer a releitura de Reinado Sombrio!

Vertinho0 31/07/2022

Boa versão!
Lendo novamente essa hq, mas dessa vez com outra editora! O texto teve uma leve alteração, mas nada que modifique a linha de raciocínio. Recomendo ambos! Cuidado com Norman Osborn

Doni dom 22/01/2023

Decepcionante
A história tem uma boa premissa, não é completamente ruim,mas não é totalmente bom pelo nome pensei que seria mais enigmática e as lutas são muito confusas

Adams Pinto 25/02/2019

Samba do Skrull Doido
Essa edição, quando lida separadamente do conteúdo adicional, não passa de um amontoado de batalhas entre heróis, fake-heróis e explosões dignas de um blockbuster padrão do Michael Bay. A paranoia de não saber quem é quem - algo que deveria ser o foco dessa saga -, dá lugar apenas a ação descerebrada.
É aprova que o Bendis também erra na mão.
O mérito fica por conta do Lenil Yu.

Kevin.Ferreira 15/09/2021

Sensacional!
Que saga incrível! Invasão Secreta é cheia de surpresas. E a batalha final é muito foda! Gosto muito desse arco e das consequências que ele traz ao seu final!

_Jorgeft 20/02/2024

Marvel da aos 2000 é muito boa
E diverti muito lendo essa HQ as artes e o dinamismo são sensacionais. Toda a trama te um teor político próprio da época, mas que se encaixa muito bem nos dias de hoje.

garrido79 02/03/2016

Vence o mais resistente
Com uma invasão sutil, já que os Skrulls se infiltram substituindo alguns heróis, fica difícil para os humanos vencerem, uma vez que não sabem que são os aliados e quem são os inimigos...
Ótimo enredo, com uma guerra onde parece que os Skrulls realmente pensaram em todos os cenários, e com um fim que eu não diria surpreendente, mas inimaginável, e com diversas possibilidades de futuro...
Realmente vale muito a pena ler!

Cecy 11/10/2018

Invasão Secreta - Secretíssima!
A maior parte dos heróis concordaram em se registrar no programa do governo e revelar suas identidades, certo? Mas ainda tinha um grupo de rebeldes que estavam no anonimato. Os Novos Vingadores precisaram resgatar uma agente infiltrada no Japão, mas, sofreram uma tocaia liderada por Elektra. Lutaram, lutaram e lutaram e a agente infiltrada matou Elektra, que assim que morreu, o corpo foi transformado, ou melhor, voltou ao normal, e na verdade, Elektra não era ela mesma, era uma Skrull disfarçada. Então, Tony Stark, Reed Richards e Hank Pym se reúnem para tentar descobrir como uma Skrull se passou por Elektra por tanto tempo sem ter sido identificada como alien. Foram reunidas todas as forças possíveis para tentar desvendar esse grande mistério.

Nesse meio tempo, uma nave Skrull caiu na Terra, Stark entrou em contato com alguns de seus aliados e partiram para o local da queda, e a Mulher-Aranha contatou Luke Cage e os Vingadores Secretos pedindo auxílio também, e lá se foi uma galera para o mesmo local, a Terra Selvagem. O problema maior começou quando de dentro da nave Skrull saíram vários super-heróis – clones ou sósias dos que já estavam lá - e agentes da SHIELD. Tudo cheirava a armadilha, e agora estava mais que certo que realmente era uma armadilha. Na Terra Selvagem, em meio aos dinossauros, um monte de heróis se dizendo os verdadeiros, mas, em quem confiar?

Enquanto os Novos Vingadores queriam prender os que eles achavam ser Skrulls e os Vingadores Renegados, descobrimos que Jarvis é um Skrull disfarçado, e de lá da Mansão ele aciona um botão que faz com que a armadura do Homem de Ferro entre em curto causando grande dor em Tony. E é nesse momento que vemos como os Skrulls estão espalhados pelo mundo todo, pois, até mesmo os mais confiáveis na verdade não são as pessoas que imaginamos. Celas são abertas nas cadeias, vilões escapam, explosões acontecem, Osborn se faz de louco e não deixa seus Thunderbolts entrarem em ação, um Skrull se passa por Susan, invade o Edifício Baxter e rompe a Zona Negativa fazendo com que Johnny e os sobrinhos se afastem de todos e o edifício inteiro fique prestes a ser engolido pela Zona Negativa, e enquanto isso, lá na Terra Selvagem, Stark se afastou, mas, ainda tem um monte de gente lá que não sabe quem é quem. O que acontece então? Pancadaria, claro! Capitão América aparece com mais uma galera, e nem o leitor consegue identificar mais quem é ou não Skrull.

E então temos uma certeza: um herói pode ser forte, mas, sozinho ele não é nada!

Bom, vou parando por aqui, lá no blog tem a resenha completinha, gente!

site: http://mundoliterariodacecy.blogspot.com/2018/10/resenha-85-invasao-secreta-brian.html

Flavio - @geekcorp303 26/04/2021

Estava ansioso para ler esse arco, gostei da história e da arte, e acredito que lendo os Tie-ins desse arco a história pode ficar ainda melhor!