O Lobo do Centeio

O Lobo do Centeio Janaina Tokitaka

Resenhas - O Lobo no Centeio

isabela906 29/10/2023

O lobo e o centeio
Uma graphic novel curtinha e com a história interessante, li em questão de 5 minutos. é bom, mas poderia ser melhor.

Camis 13/09/2013

Aquela seria somente mais uma vila pacata, se não fosse pelo misterioso animal que tem atacado seus habitantes e fugido para o meio da floresta após a matança. Cansados de serem vitimas de um lobo cruel, os homens da vila decidem que é hora de caçar o lobo da mesma maneira que ele os tem caçado.

Eles só não imaginavam que ao finalmente conseguirem matar o poderoso animal, uma maldição cairia sobre os campos de centeio do lugar, e, pior do que isso, todos aqueles que participaram da caçada ao lobo estariam agora sujeitos a sua vingança cruel.

O Lobo e o Centeio pode ser lido em questão de 5 minutos, de tão curtinho e simples que é. O livro é super fino, mas tem uma altura consideravelmente acima da que estamos habituados a encontrar, e além disso possui, em sua maioria, cerca de apenas um parágrafo por página, sendo o restante da folha preenchido com gravuras que representam aquela determinada cena narrada.

Pra mim o livro se assemelhou bastante ao que estamos acostumados a ouvir como folclore ou “história pra criança dormir”. Como o enredo não se prolonga por muito tempo, não foi possível que eu fizesse uma análise mais profunda sobre o livro sem soltar algum spoiler da resenha, mas posso garantir que se você procura algo pra se distrair ou para distrair seu filho, este livro é pra você.

Quanto a diagramação do livro não há muito o que falar já que o ponto principal mesmo são as gravuras. As imagens presentes na obra não são do tipo de cores vibrantes e traços geométricos ou bem marcados. Pelo contrário, cada um das gravuras tem um toque um tanto sombrio, com cores intensas e obscuras, e se parecem muito com pinturas feitas com aquarela em o papel que sofreu algum acidente e acabou molhado, borrando o desenho. Não são figuras feitas, mas também não são do tipo “fofinhas”.

Em resumo, o livro é voltado para o público infantil, e como eu não sou mais criança o efeito em mim não foi o esperado. Ele não me prendeu, nem atraiu, apenas foi uma leitura leve que pude usar para intercalar leituras mais pesadas e que teria sido melhor usado se eu tivesse um filho pra escutar a estória na hora de dormir.

site: http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/2013/09/o-lobo-do-centeio.html

Cristiano Rosa 21/11/2012

Diário CT: O Lobo do Centeio
O livro O Lobo do Centeio é uma graphic novel que faz uma releitura do clássico lobisomem, com ilustrações e textos de Janaina Tokitaka. A obra, uma cortesia publicada pela Editora Escrita Fina, tem 64 páginas e narra em primeira pessoa acontecimentos em uma vila de camponeses que cultivavam plantação de centeio.

Durante a noite, a escuridão assolava os moradores, pois um lobo estava atacando um novo camponês a cada madrugada que passava da Lua Nova, deixando o vilarejo com medo e todos desejando vingança ao animal.

Decididos a honrar a morte dos companheiros, alguns homens vão atrás do bicho por dentro da mata e conseguem acertá-lo, tranquilizando principalmente as mulheres do local.

Uma nova fase se inicia na vila e logo chega a época da colheita, em que se comemora a prosperidade das plantações. Porém, algo estranho chama a atenção dos camponeses: os grãos de centeio nasceram negros.

A problemática maior da história começa quando então um jovem resolve investigar o ocorrido e, quando retorna, ataca quem vê pela frente como um animal voraz. Os moradores da vila conseguem acorrentá-lo, mas não podem conter o medo que volta a assombrar todos que vivem lá. Mas na noite que a Lua ficou cheia, ele escapa e corre para a floresta. De lá, os homens são atraídos e assassinados um a um, deixando o vilarejo deserto, apenas mulheres e um misterioso bebê.

A narrativa é permeada por ilustrações – em tons verde e preto – de todos os tamanhos ao longo das páginas, contribuindo e forma expressiva para a compreensão do enredo. As falas são poucas, a maior parte do texto é narra a lenda e sempre com um tom um pouco sombrio.

O estilo da autora e ilustradora em seus desenhos é singular, uma vez que os personagens se sobressaem das paisagens criadas para a ambientação, e não há delimitações de espaço. A capa já proporciona algo que nem todo leitor consegue perceber, brincando com o título e o personagem dele. Já o desfecho nos permite prosseguir com a trama além do livro – o que, para mim, é ponto a favor. O Lobo de Centeio surpreende aos que esperam apenas mais uma história de lobisomem com figuras, pois é uma obra de qualidade e completa, que encanta e envolve o leitor.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=19616

patyalgayer 24/08/2012

Leia no blog: http://www.magicaliteraria.com/resenha-o-lobo-do-centeio-de-janaina-tokitaka/

O Lobo do Centeio é mais uma das Graphic Novels lançadas recentemente pela editora Escrita Fina, e que abordam em sua trama algum dos quatro elementos – terra, fogo, água e ar. Nesta obra, Janaina Tokitaka se aproveita do elemento terra para recriar uma das lendas mais conhecidas do folclore mundial: a lenda do lobisomem. Com um tom bem sombrio, e contando com ilustrações muito bem feitas, O Lobo do Centeio com certeza agradará os fãs de literatura sobrenatural!

Assim como A Travessia, O Lobo do Centeio é uma obra relativamente pequena (88 páginas), porém com uma história bem desenvolvida e uma experiência visual bem interessante. Porém, ao contrário da outra Graphic Novel (que apresenta apenas diálogos, sem descrições), esta é puramente descritiva, sem um diálogo que seja. Achei este modo de conduzir a história bem diferente, mas mesmo assim muito gostoso de ler; a autora foi muito feliz em seu texto! Para completar a obra, as ilustrações – feitas pela própria Janaina – são bem expressivas, mantendo bem o tom mais sinistro da história… meus parabéns a autora, pela qualidade do texto e das imagens!
Nada pode ser falado de ruim a respeito da edição em si, que como sempre foi muito bem feita: capa bem desenhada, e com material de boa qualidade, folhas de boa gramatura e levemente “reflexivas”, como na maioria das Graphic Novels, uma bela diagramação, cuidado com as cores e qualidade de impressão das ilustrações… enfim, o acabamento da obra é perfeito! É um livro que certamente recomendo, e que provavelmente agradará aos fãs deste estilo literário… nota 9, altamente recomendado!!

naniedias 19/07/2012

O Lobo no Centeio, de Janaina Tokitaka
A vida não é nada fácil para os moradores dessa pequena cidade. O trabalho é árduo nos campos de centeio e as diversões são escassas - e sempre as mesmas. Mas é preciso trabalhar.
As coisas continuavam quase sempre as mesmas até que um lobo desconhecido começa a dizimar os habitantes do local. O lobo ataca durante a noite e a cada dia pega uma nova pessoa. Até que os homens da vila decidem que já é hora de ir atrás dessa ameaça.

O que eu achei do livro:
Gosto demais do trabalho da Janaina Tokitaka e a cada novo livro dela que leio tenho uma grata e maravilhosa surpresa.
Dessa vez, ela participa de um projeto de Graphic Novels da Escrita Fina, baseado nos quatro elementos: água, terra, fogo e ar. A autora explora o elemento terra, falando das plantações de centeio e fazendo uma releitura de uma conhecida lenda: o lobisomem. A visão da escritora sobre essa lenda é bem diferente, e um tanto perturbadora, impossível não agradar os leitores.
O projeto da Escrita Fina não é uma série - os livros não têm ligação entre si (leia aqui a resenha do livro A Travessia, que lida com o elemento água - http://www.naniesworld.com/2012/07/a-travessia-de-camila-torrano.html). Até o momento foram lançados dois livros e a editora faz mistério sobre os próximos dois. Seria uma delícia encontrar as duas autoras e ilustradoras novamente nas próximas histórias, mas também seria bacana encontrar pessoas diferentes à frente dos novos livros. Confesso que estou bastante curiosa quando às próximas duas histórias, que deverão tratar dos elementos fogo e ar; se seguirem a mesma linha de qualidade dessas duas que li agora, tenho certeza que serão maravilhosas.
Com ilustrações muito bonitas, mas completamente diferentes das de Camila Torrano, Janaina conta sua história. Assim como A Travessia, o livro tem um formato bem maior do que os tradicionais - 28 cm x 20 cm - e é todo colorido. O tom também é sombrio, e as cores das ilustrações ajudam nessa ambientação.
Apesar de ser uma história de terror, O Lobo do Centeio é uma história encantadora e deliciosa. Vale a pena conferir.

Nota: 7
Dificuldade de Leitura: 3

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com