Um Bom Tricô

Um Bom Tricô Debbie Macomber

Resenhas - Um Bom Tricô

Lu 26/03/2011

Eu peguei esse livro para ler graças ao Livro Viajante e confesso que não tinha grandes expectativas. Minhas duas últimas experiências com chicklits foram um pouco abaixo do esperado (para dizer o mínimo) e, confesso, estava um pouco desconfiada do livro da Debbie Macomber.

Bobagem. A autora conseguiu escrever uma história muito bonita sobre amizade e novos começos com muita leveza e sensibilidade. Sua narrativa é fluida e agradável.

Minha personagem favorita é a Alix, com seu jeito rebelde e de cabelos roxos. E que se mostrou uma verdadeira heroína em mais de uma passagem. Mas também adorei acompanhar as histórias da Lydia e da Jacqueline.

Só achei que a personagem da Carol ficou um pouco chatinha demais. Muito humana, creio eu, mas cansativa. No entanto, a forma como a história terminou mais do que compensou os momentos melancólicos. Eu terminei a leitura me sentindo feliz e satisfeita.

Recomendo.
*Rô Bernas 16/06/2011minha estante
Lu, ontem só consegui dormir quando acabei. Este livro me encantou desde a primeira página e continuei encantada até os fim. Gostei de todas as personagens e suas histórias, cada uma de um modo diferente...até de Margareth passei a gostar hahahah
Bjos

Rose 23/06/2014minha estante
Gostei da tua resenha Lu, vou add a minha lista de leitura. :)

Aline Memória 22/08/2014minha estante
Lu, ganhei esse livro de aniversário, adorei ver resenha sua dele!
Não dava muito pelo coitado, mas agora me animei a ler ;]
Beijos!

Cris Paiva 14/07/2014

Eu terminei de ler "A Pousada de Rose Harbor" e me deu bloqueio literário, fiquei com a história na cabeça e uma vontade enorme de ler algo do mesmo estilo. Lembrei que tinha esse livro há anos em casa e corri pra ler!

A história gira em torno da Lydia, uma sobrevivente do câncer, que resolve recomeçar a vida abrindo uma loja especializada em tricô (para quem não sabe, esta também é a paixão da autora), e como o movimento esta fraco, resolve dar aulas para reforçar o orçamento. Ela consegue três alunas que não podiam ser mais diferentes: Carol, uma dona de casa que quer desesperadamente ser mãe; Jacqueline, uma socialite mandona e metida que odeia a esposa de seu filhinho querido; e Alix uma garota de cabelo roxo, meio desajustada mas que no fundo é boa gente.

A Lydia serve de intermediaria entre as historias, mas as personagens tem vida própria, elas interagem e autora vai contando um pouco da historia de cada uma. Até a Lydia começa a desenvolver um romance com o carteiro, que vive batendo na sua loja para entregar as encomendas.

Também é uma serie, e se eu conheço bem a autora, ela com certeza vai dar uma pincelada da vida desses personagens nos próximos livros, então não me senti tão orfã quando a história terminou.

Alias, a leitura voltou a me fazer pegar os tricos abandonados. Fiquei doidinha para fazer a manta de bebe que é tema da aula do livro, tem até receita dela na primeira página.

Cristine 03/09/2014minha estante
adoro a Debbie, os livros dela sempre te deixam com uma sensação boa quando acabam...

Gabriela 24/09/2011

Um Bom Tricô - Debbie Macomber
Um Bom Tricô é o primeiro livro de uma outra série da Debbie Macomber, que nos EUA é chamada de Blossom Street Series. É escrito no mesmo estilo de Cedar Cove, com várias estórias que vão se entrelaçando. Debbie cria personagens bastante reais, com problemas comuns, não tem aquele dramalhão que algumas autoras usam.

O livro começa com Lydia abrindo uma lojinha com artigos para tricô, que é sua paixão. Ela já teve câncer duas vezes, perdeu o pai recentemente e tem uma relação complicada com a irmã. A loja é também uma tentativa de mostrar à irmã (e a si mesma) que é capaz de se virar sozinha.

Desejando atrair clientes, Lydia anuncia que dará um curso de tricô. Três mulheres completamente diferentes matriculam-se no curso. Alix é a mais nova e rebelde da turma e está fazendo as aulas para abater nas horas de serviço comunitário que ela deve prestar. Carol está prestes a fazer a terceira e última tentativa de inseminação artificial. Quando vê no anúncio do curso que o projeto é fazer uma manta de bebê, ela acha que é um sinal dos céus de que terá seu bebê dessa vez. Jacqueline também entra no curso por causa da manta, mas é para tentar provar ao filho e ao marido que ela não tem nada contra a nora, que anunciou a gravidez recentemente.

A única que não me conquistou no começo foi a Jacqueline, pois achei a antipatia dela pela nora sem cabimento algum. Porém, com o tempo, ela vai mudando e aprendemos a gostar dela. Aliás, todas as quatro "crescem" de alguma maneira e foi bem interessante ver a amizade delas evoluir também. Todas as mulheres do grupo de tricô têm um final satisfatório, não ficando coisas pendentes para o próximo livro. O que é bom, pois não se tem previsão do lançamento do resto da série aqui no Brasil.

Joice 25/01/2015

uma ótima idéia, tricotar é o melhor que à.
Nunca tinha sequer ouvido falar sobre a autora, até me deparar com a capa (sim eu me deixei levar pela capa) foi curiosidade a primeira vista, a capa o título e fui ler a sinopse, pronto me apaixonei e levei.

Leitura leve (sim, gosto de leituras que me prendam pela simplicidade)
A autora consegue unir suspense, romance, e nos faz querer está ali com as personagens, me vi um pouco em cada uma, me senti íntima, poderia ser um grupo de amigas minha facilmente.

Acabei de ler o livro e deu vontade de abrir um negócio próprio para poder fazer um grupo tal qual o do livro.

Não conhecia a autora, mas ao conhecer este livro não somente agora tenho como uma de minhas favoritas como recomendo a todos este livro é demais livros dela.
Nil 25/01/2015minha estante
Já estive para comprar esse livro, mas li uma resenha ruim e desanimei. Vou colocá-lo de novo na lista dos livros a serem lidos.

Fer Kaczynski 31/01/2015minha estante
Já li esse livro e senti o mesmo que vc, que delícia se desse para abrir uma loja parecida, ter com quem conversar as tardezinhas sobre o que gostamos de fazer, muito bom!

Mi Hummel 26/05/2014

Uma meada para quatro casos...
Olha, confesso que gostei bastante do livro.
Devorei em um dia. Gostei da premissa e da fluidez da narrativa. Precisava de um livro para espairecer a cabeça e encontrei exatamente isso na escrita de Debbie Macomber.

Não consegui largar o livro até chegar ao final! Confesso que gosto muito quando há várias personagens que se entrelaçam no enredo. A história pode até ser um pouco banal ou clichê, mas passei uma tarde divertida ao lado de Lydia, Jacqueline, Alix e Carol.

A história, basicamente, gira em torno destas quatro personagens que se encontram em um curso de tricô. Cada qual com um conflito, uma dificuldade e um sonho.

Recomendo Debbie Macomber. E atenção: se você terminar o livro com vontade de tricotar...Esse é apenas um efeito colateral de uma trama leve e divertida idealizada pela autora.

San... 22/08/2013

Faz tempo que não leio alguma coisa sem empacar na leitura. Parece que tudo que tenho escolhido não está me cativando... Aí recebi esse livro num empréstimo e, para não ficar com ele parado muito tempo resolvi iniciar a leitura. Em dois dias eu havia lido e apreciado bastante o enredo. Não é nada muito sofisticado intelectualmente, entretanto, é uma leitura que flui legal, prazerosa. De alguma forma acabei me identificando com as protagonistas, que na verdade são pessoas bastante comuns, com seus problemas, suas mazelas e suas alegrias e conquistas. Uma leitura que terminei desejando muito mais páginas...
sonia 24/09/2013minha estante
gostei deste livro, despretencioso, agradável de ler, é atual e nos surpreende que ainda haja mulheres que se reúnam para fazer trico, juntas, como na era medieval - a necessidade de nos aproximarmos, de fazer contato, neste mundo tão mecanizado e cheio de cobranças de hoje. Leve.

Virgínia Macêdo 28/07/2013

Um Bom Tricô (Debbie Macomber)
Foi o primeiro livro que li da Debbie Macomber.
Li muitooooo por acaso e confesso que me encantei.
A forma com que a escritora traça a histórias dos personagens é muito bacana. E hoje vejo que ela gosta de trabalhar com um cenário único e, no caso deste livro, quarto personagens diferentes, com vidas e problemas totalmente diferentes e que não vão se resolver da noite para o dia, mas que através da amizade e da força que uma dá para a outra elas vão conseguindo se entender melhor para então lidar com os problemas pessoais da melhor forma possível. Como se fosse uma terapia de grupo envolvida com muito afeto das personagens.
Eu, particularmente, gostei bastante.
Uma leitura leve, tranquila e muito gostosa.
Vale a pena sim. Também é um ótimo presente!!

NayB 28/10/2010

Para quem gosta de história água com açúcar recomento Um bom tricô. Uma história com quatro histórias, visto que conta a vida de quatro mulheres em diferentes momentos de suas vidas e se vêem atreladas umas às outras através de um curso de tricô. Leitura fácil e muito agradável, daquelas que quando se começa é difícil parar.

Maria Faria 08/11/2010

Tricô e histórias interessantes
"Um Bom Tricô" é uma loja aberta recentemente por Lydia. Lydia é uma pessoa meiga que ama tricotar e encontra na sua loja uma forma de compartilhar sua paixão pelo tricô. Ela já passou por momentos difíceis na vida: 02 tumores malignos; a perda do pai, seu ponto de referência; as dificuldades no relacionamento com a irmã e os vários projetos de vida que abandonou por causa do câncer. Lydia abre sua loja como forma de reafirmar sua vontade de viver, apesar de tudo o que já enfrentou.

Juntamente com a abertura do armarinho, ela abre inscrição para um curso de tricô. É assim que conhece três futuras amizades, com experiências de vida totalmente diferentes: Carol, Jacqueline e Alix.

Carol é uma mulher moderna, que deixou uma carreira no mercado financeiro para se dedicar à tarefa de engravidar. Uma tentativa após outra e o livro relata a luta e a frustração de Carol por não conseguir ser mãe. Como leitora me perguntei até o final se haveria um bebê para Carol.

Jacqueline é uma socialite que vive um casamento em crise e uma decepção pela nora que o filho escolheu. Os acontecimentos lhe mostram uma realidade que seus olhos se negavam a enxergar.

Alix é uma moça rebelde na aparência e nas palavras que diz. Não teve pais dedicados e divide apartamento com uma moça de caráter duvidoso. Alix se inscreve no curso de tricô apenas para cumprir horas de serviço social por determinação do juiz.

Tricotando, as quatro personagens entrelaçam suas vidas como os pontos de tricô. E ao longo desta convivência, aparece Brad para balançar o coração de Lydia, Jordan para desafiar a rebeldia de Alix, uma neta para questionar e desafiar a postura de Jacqueline e frustrações para testar a resistência de Carol.

O livro é um romance leve, sem grandes enredos e expectativas, mas com histórias interessantes que nos fazem crer que qualquer uma pode estar na pele de Lydia, Jacqueline, Carol ou Alix.

Luciane 28/12/2010

O livro é muito bom. São quatro mulheres que se encontram em um curso de tricô e como a amizade que se forma entre elas muda a vida de cada uma. A história é comovente e supreendente. Algumas partes são bem emocionantes. Adorei. Achei interessante as frases sobre o tricô no início dos capítulos referentes à Lydia, pois se aplicam à vida. Este foi mais um livro viajante que passou pela minha casa. Recomendo.

Mah 13/01/2012

Desde o momento que vi num site, me interessei. Não, eu não sei tricotar, bordar ou nada do gênero, mas como o livro não tenta ensinar nada disso, me interessei. Comprei, e valeu a pena.
Um Bom Tricô é daqueles livros em que você não acredita muito, mas acaba se envolvendo como enredo e fica feliz em ter lido. Lydia é uma mulher que venceu o câncer por duas vezes e agora está realizando o sonho de um negócio próprio envolvendo algo que ela ama: a arte de fazer tricô.
Um Bom Tricô nada mais é do que o nome de sua loja de linhas e aviamentos que também oferece curso de tricô para as clientes. E é graças a loja que a vida de quatro mulheres se cruzam e se completam. Além de Lydia, temos Carol, uma jovem que sonha em ser mãe faz disso sua meta de vida; Jacqueline, uma socialite madura que atravessa uma crise nas relações com seu marido, filho e nora e a minha preferida: Alix, uma jovem rebelde por quem é impossível não se apaixonar.

De leitura fácil e capítulos curtos, Um Bom Trico pode não ser aquele livro que te levará as lágrimas a todo instante, o que não significa que não seja uma ótima companhia. Um livro que fala de amizade e de como muitas vezes baixar a guarda e dar uma chance pode a melhor coisa a se fazer.
Um Bom Tricô... uma leitura leve e despretensiosa que tem tudo para te conquistar.

Lili 26/09/2013

Sabe aqueles livros que terminam bem, com final feliz pra todo mundo? Pois é, este foi um desses. Amei!!

Eu sei que está na moda personagens mal-humorados, dramas homéricos e tal. Ou finais insatisfatórios. Porém eu gosto mesmo é de um final feliz. É claro que Um Bom Tricô teve sua carga de drama, mas no final tudo se ajeita.

A autora conta a história de quatro mulheres de diferentes idades, mas que acabam se conhecendo através de aulas de tricô na loja chamada Um Bom Tricô, de propriedade de Lidia, uma das personagens. Lídia já teve câncer, então tem medo de entrar em relacionamentos, pois não sabe o que a vida lhe reserva.

Jaqueline é de classe endinheirada e tem o nariz em pé. Porém, junto com suas recém conhecidas, que acabam se tornando suas amigas, ela acaba mudando o seu pensamento sobre as pessoas.

Carol é uma executiva que para de trabalhar para ter um filho, porém há está sua dificuldade. Me emocionei com sua história.

Alix é pouco mais que uma adolescente, mas que tem que lutar para conseguir manter seu apartamento e quer realizar um sonho: ser chef de cozinha.

Amei todas as personagens, embora em alguns momentos ficasse enervada por suas atitudes. Porém no decorrer da história, cada uma delas vai mudando, vão amadurecendo e encontrando novos caminhos.

Enfim, amei a história e super recomendo para aquelas(es) que adoram finais felizes!

site: http://leiturasdeeliane.blogspot.com.br/

Deyse 09/11/2011

Olha esse livro me impressionou...sabe aquela história que vc acha que é igual a todas as outras, pois é, ele me surpreendeu por não ser. Amei a história e o final foi surpreendente. Em alguns momentos até chorei com os dramas, mas valeu a pena.

Recomendo muito essa leitura.

Ade 17/05/2012

Uma história fácil de ler e impossivel de não se sentir envolvido com a trama de vidas que se entrelaçam de uma forma que só um bom trico consegue. Faz a gente perceber que o diagnostico de cancer, não é incapacitante, e mesmo que o cancer retorne ainda assim existe vida após o tratamento doloroso, basta não se entregar, ir atras dos sonhos. Terminei o livro com vontade de montar uma loja de armarinho e cursos de trico.