Hannibal - A Origem do Mal

Hannibal - A Origem do Mal Thomas Harris

Resenhas - Hannibal - A Origem do Mal

Gabriela Leite 02/01/2019

Ruim quando comparado com a Trilogia Hannibal
Os dois primeiros livros da série, " Dragão Vermelho" e " Silêncio dos inocentes" não tratam tanto do Psicopata, porém são os melhores. No pouco que Hannibal aparece, ele exerce domínio sobre o psicológico das pessoas e isso o torna admirável, ainda que seja um monstro. Já nos dois últimos livros, iremos encontrar outras vertentes do vilão, que está livre nas ruas, após conseguir fugir. A partir do terceiro livro já há um desgaste, a leitura se arrasta e o clímax apesar de surpreendente, choca por um aspecto intrigante que certamente não foi aguardado por nenhum fã dos personagens (particularmente, não curto séries longas, exatamente por acreditar que os autores podem se perder). Hannibal é um personagem fascinante, muito bem construído, acho que a série poderia terminar ali, mas vem o quarto livro pra explicar a origem da psicopatia do Doutor Lecter, bastante interessante se não fosse por uma gama de descrições exacerbadas que desde o terceiro livro aparecem, tornando a história cansativa. Tive a impressão que lia um roteiro de filme, certamente o Autor gostou de ver todos os livros retratados no cinema e esse último me parece perfeito, mas só para o cinema, porque a edição deixou muito a desejar. Concluí-o, pela curiosidade, a relação com o nazismo retratada é muito interessante e o clímax novamente assusta pela violência, mas em linhas gerais, não supera, nem empata com o nível didático e mais objetivo dos outros três.Talvez a edição (livro de bolso) tenha estragado a história, mas os outros três também li pela mesma editora e não houve maiores problemas.
Gabriela Leite 02/01/2019minha estante

Marcella 11/08/2021

A origem do mal
Apesar de algumas opiniões contrárias, o livro me prendeu e gostei bastante. Entretanto, alguns personagens poderiam ser mais aprofundados.

Amanda 19/03/2023

Gostei muito de de ler "Hannibal: a origem do mal" de Thomas Harris. A leitura fluiu bem do começo ao fim. Li ele todo nesse fim de semana. ? Recomendo!

Matheus 05/06/2021

Hannibal, a origem do mal.
"Hannibal havia entrado no longo inverno de seu coração. Dormiu tranquilamente e não foi visitado em sonhos, como os humanos costumam ser."

Eu tenho uma certa curiosidade sobre o tipo de patologia que se desenvolve no personagem desta obra, então talvez eu seja mais elogioso a obra do que ela merece. É uma história que se desenvolve bem, que em nenhum momento se deixa cair em lentidão, que caracteriza bem os personagens, embora eu ache que faça isso de uma maneira muito rápida, e que leva entretenimento ao leitor, sem sombra de dúvidas. Se você está procurando uma leitura despretensiosa e prazerosa, esta obra pode servir. Aos mais exigentes acredito que ela não seja suficiente. Enfim não entrarei em detalhes, eles ficam por conta de vocês.

Lili Machado 06/04/2012

Ele é uma das criaturas mais assustadoras da literatura... até que a evolução de sua personalidade maligna é revelada.
Descubra as origens de um dos vilões mais assustadores de todos os tempos, neste thriller de Thomas Harris, que promete revelar a evolução da personalidade maligna de Lecter.
Thomas Harris nos apresentou ao Dr. Hannibal Lecter, em O Dragão Vermelho (resenha no blog: http://houseofthrillers.wordpress.com/?p=1556&preview=true), o primeiro livro da trilogia - uma estória que versava ao redor do agente do FBI Will Graham (o homem que o capturou) e sua habilidade de entrar na mente dos criminosos. É aqui que a lenda de Lecter se inicia.
Na sequência, O silêncio dos inocentes (resenha no blog: http://houseofthrillers.wordpress.com/2011/02/12/o-silencio-dos-inocentes-thomas-harris/), Harris presenteia seus fãs, mas foi o filme ganhador do Oscar, de Jonathan Demme (melhor ator, melhor atriz, melhor diretor, melhor roteiro adaptado), e a extraordinária atuação de Anthony Hopkins, que transformaram Hannibal, num sucesso.
Hannibal, o terceiro livro da trilogia (resenha no blog: http://houseofthrillers.wordpress.com/?p=1565&preview=true), o transformou numa presa ao invés de predador, mas ainda não tinha revelado a origem dos dons malignos do psiquiatra.
Os fãs da série esperaram 25 anos para descobrir como ele tornou-se o mestre da morte e A origem do mal foi o livro mais esperado de 2006, e o filme de 2007.
Nas primeiras páginas, Hannibal Lecter sai de um pesadelo – um garoto na neve, mudo, com uma corrente no pescoço. Ele parece muito sozinho, mas trouxe seus demônios com ele.
Mas o livro começa, mesmo, durante a 2a Guerra Mundial. A família Lecter, Um Conde e uma Condessa muito cultos (de onde vem a sofisticação e a cultura do monstro) e seus filhos talentosos, Hannibal e Mischa, foge para uma cabana numa floresta da Polônia, para escapar da invasão dos nazistas que pilharam sua mansão.
É claro que tudo dá errado, quando um avião de caça cai perto da tal cabana, queimando os pais de Hannibal e deixando as crianças por sua própria conta.
Um bando de soldados russos famintos chegam até o que restou da cabana e... sem nada mais para comer... eles descobrem Hannibal e sua irmã...
Os leitores de Hannibal, já sabiam desde o livro “Hannibal”, do trauma terrível que transformou o jovem Lecter: a morte de sua amada irmã Mischa, durante a Segunda Guerra Mundial.
A missão de Lecter é vingar-se dos responsáveis pela morte de Mischa.
O tio de Hannibal, um pintor famoso, o descobre num orfanato soviético e o traz para a França, onde vai viver com sua linda e exótica esposa, que o ajudar a tornar-se o rapaz mais jovem a entrar numa escola de medicina na França – além de tornar-se sua amante.
Mas os demônios de Hannibal continuam visitando e atormentando. Quando ele fica mais velho, a coisa muda – ele passa a visitar os demônios.
Hannibal descobre que tem outros dons além dos acadêmicos. E nessa epifania, transforma-se no prodígio da morte.
A porta de suas memórias da infância não está completamente aberta: são cenas fragmentadas em flashes luminosos acompanhados de gritos de terror.
A essas cenas podemos acrescentar registros policiais e interrogatórios forenses.
Lecter alterou seus documentos, para confundir as autoridades, mas, com esforço, podemos delinear como a fera saiu de dentro dele e ganhou o mundo.
Thomas Harris não é o autor indicado para as multidões que anseiam pelo “viveram felizes para sempre.”
E Hannibal a origem do mal não tem NADA em comum com suas outras obras anteriores.
O personagem Hannibal Lecter permanece fascinante, mas é um pouco mais humano do que o seu exemplar “adulto”, apesar de ainda ser brilhante. Pode não ser uma obra-prima, mas se aceitá-lo, simplesmente, como um conto sobre a vingança, não vai se arrepender.

Gláucia 22/08/2011

Hannibal - A Origem do Mal - Thomas Harris
Amei o filme O Silêncio dos Inocentes e também gostei do livro Hannibal, mas esse realmente foi muito apelativo.

Afonso 25/02/2021

Foi bom conhecer a origem de um dos serial killers mais famosos da ficção. Mas a leitura não foi agradável, senti que demorava muito para acontecer alguma coisa e quando acontecia era pouco detalhado. Tinha tudo para ser bom, mas foi razoável!

Rudnick 15/11/2009

Belo Inicio
Muito boa a história. Nele conseguimos entender melhor os motivos que levaram Hannibal a se tornar o serial Killer perigoso. Muito bom o livro, assim como os outros.

@livrosdeanna 01/09/2020

@livrosdeanna
?O garotinho Hannibal morreu em 1945 lá na neve, tentando salvar sua irmã. Seu coração morreu com Mischa. O que ele é agora? Ainda não existe uma palavra para isso. Por falta de uma palavra melhor, o chamaremos de monstro.?
?Hannibal havia entrando no longo inverno de seu coração.?

Deca 03/08/2020

TAG 50% 2020
Falei sobre a leitura dessa série de livros no video TAG 50% de 2020.

site: https://youtu.be/vW30mAuQsFg

Karoll Brito 09/12/2014

problemas na edição
Ótima história, gostei bastante do desenvolvimento, da forma com que o autor te faz gostar de certa forma entender personagens que quando não se olha o contexto tem atitudes extremamente reprováveis. No entanto, a editora pecou muito, muitos erros no texto tanto de formatação quanto de ortografia.
Beatriz 27/04/2016minha estante
Gente, que edição porca! meu deus, dificultou a leitura muito, muita coisa que foi traduzida errado e coisas nesse sentido

Thay 15/06/2020

Um anjo inocente
Não o vejo como monstro, todas suas atitudes foram desencadeadas de um trauma, um trauma que ele guardou consigo e não fora tratado. Tanto que ele tinha os que o amavam.

Neto 03/01/2017

Não é impactante
É um livro com uma leitura muito boa e fluida e pretendo ler os outros 3 que fazem parte desse mundo que Thomas Harris criou. Vi um filme a muitos anos e tem umas coisas que não funcionaram tanto num como no outro. Para um livro de origem de um personagem tão icônico espera-se algo bem impactante, bem sangrento, mas este aqui é um livro sobre vingança. O autor não se aprofunda tanto na mente do Hannibal, terminei e senti que faltou algo, mas de jeito algum é um livro ruim, pelo contrário se você imaginar como tudo acontece com o grafismo usado na série Hannibal a experiência vai ser bem melhor. É uma pena que histórias do Dr. Hannibal Lecter estão esquecidas pelas editoras, tendo que recorrer à edição pobre de bolso. A minha é e-book mas merecia uma versão física belíssima.

Morfindel 15/04/2016

A origem
É bom por nos mostrar o nascimento do Hannibal que conhecemos há muito.
Beth 18/06/2016minha estante
Mas não explica como ele se transformou no monstro retratado nos demais livros.

Álisson Ferreira 02/02/2015

Palácio de Lecter
A forma que o autor Thomas Harris escreve nos convida a encher nosso palácio de lembranças com imagens, cheiros e gostos, de seu enredo e de seus personagens. Destaque para Margot Verger que tem um papel importante nesse livro, após Clarice Starling, sendo a queridinha, com intensidade e inteligência.
Claro, a maior parte de nosso palácio é preenchido pela figura de Hannibal Lecter, muitas vezes amedrontador, misterioso, inteligente e que nos confunde em amar ou odiar o monstro.
Muitos passagens do livro se distanciam do filme, diferente de Silêncio dos Inocentes.
Com um final que lembra muito um clássico conhecido por nossas infâncias o livro Hannibal é saboroso do início ao fim.
Pra quem vai acompanhar a terceira temporada da série na AXN é altamente recomendável a leitura, pois de acordo com o trailer vai ter muitos elementos do livro.