A Loucura Sob Novo Prisma

A Loucura Sob Novo Prisma Bezerra de Menezes

Resenhas - A Loucura Sob Novo Prisma

Pirulit0o 26/06/2023

Chato demais
Os livros espiritas acabam sendo repetitivos, por que se importam em justificar as mesmas coisas em suas bases, como existência de espirito, reencarnação, etc. Muitas páginas relatando histórias. Cansativo.

Volnei 27/04/2022

A loucura sob novo prisma
A loucura foi um foco de estudo do Doutor Adolfo Bezerra de Menezes quando em vida . Uma particularidade que o fez estudar este assunto foi o diagnostico dado a um de seus filhos e que com o aprofundamento no assunto , descobriu-se que o caso tratava-se de uma obsessão e não de loucura e de acordo com o próprio doutor este fato se deu antes mesmo de seu contato mais aprofundado com a doutrina espirita . Esta obra foi publicada muito depois deste contato e aqui este fato é bastante explorado , mostrando que muitos casos dados como loucura não passam de obsessão . Nesta obra o medico faz a separação do que é físico e o que é espiritual , mostrando que é possível separar um do outro. Hoje com mais estudos sabemos que muitos casos de mediunidade são também diagnosticados como loucura

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Estante da Adri 08/04/2022

O livro tem tema delicado e complexo: A loucura por obsessão.
É um estudo psíquico-fisiológico.
Dividido em 3 partes:
1 🔸️Demonstra de forma racional e com rigorosas observações, a existência da alma, e que, o pensamento é pura função do Espírito.
2 🔸️Trata das relações do nosso Espírito com outros espíritos (a loucura por obsessão)
Como os espíritos desencarnados podem interferir no campo mental de um encarnado? Pode existir uma relação entre a obsessão e a loucura?
3 🔸️A Obsessão - dando a causa, mostrando os sintomas e o tratamento adequado.
Fica verificado que há loucura com e sem lesão corporal e que este diagnóstico é imprescindível para o tratamento adequado. Pois a ação fluídica do obsessor sobre o cérebro, o danifica.

Deixo aqui um trecho do livro, trazido pelo Espírito do médico alemão Hahnemann:

“Trabalhe cada um por elevar a atmosfera que o envolve, e breve, muito breve, as revelações do mundo dos espíritos elevados virão dissipar as trevas que ainda envolvem a Terra.”

Bezerra nos conta no último capítulo sobre como seu filho, saudável, estudante de medicina, foi tomado de súbito por alienação mental e como aconteceu a sua cura.

Aqui Dr. Bezerra nos afirma que “a ciência nadará em um oceano de incertezas, enquanto acreditar que a loucura depende exclusivamente do cérebro. A ciência precisa distinguir as causas físicas das morais, para poder aplicar às moléstias os meios correlativos.”

Este trabalho é pioneiro no estudo das perturbações da mente sob a ótica do espírito.
Vale muito a leitura.

site: https://www.instagram.com/p/CcEDWohvFzS/?utm_source=ig_web_copy_link

JanaAna90 20/03/2022

Alargando a ideia entre loucura e obsessão
Como o título do livro sugere, podemos ver, refletir e compreender a loucura à luz do conhecimento espírita.
O autor nos apresenta um belo trabalho, de experimentação e comprovação sobre a existência da alma após a morte e suas manifestações e interferência no mundo material, entre nós encarnados.
Traçando assim a ligação que há entre o mundo espiritual e o material, levando por terra as ideias materialistas de que não existe vida após a morte, de que a alma não sobrevive à morte. Aqui através de relatos de pessoas idôneas, o autor busca comprovar não só a existência da alma após a morte quanto a interação e interferência dos ?chamados mortos? na nossa vida.
Assim, por fim, a loucura é vista como uma questão orgânica, quando o cérebro é lesado; espiritual quando o cérebro mesmo não lesado a loucura se instala, o que aqui fica evidente a influência espiritual, denominado obsessão.
É um ótimo livro para compreendermos questões sobre a loucura e a importância da vigilância das nossas ações cotidianas e o quanto influência na vida futura.

jumorgensten 04/03/2022

Ao todo, a obra possui 3 grandes capítulos, além do prefácio, introdução, sobre o autor e depois apontamentos bibliográficos e bibliografia em ordem cronológica crescente. Durante toda a narrativa, o autor vai discorrendo sobre o estudo feito sobre a obsessão e a loucura via obsessão.

Sendo assim, o primeiro capítulo é Existe no Homem Um Princípio Espiritual? e aqui Bezerra aborda o princípio espiritual no indíviduo e também discorre sobre a demonstração racional e de autoridade da existência da alma, tradição popular, fatos autenticados pelos maiores vultos da ciência e fatos de observação do próprio Bezerra e de outros estudiosos da questão.

Já o segundo capítulo fala sobre o "Do Espírito Em Suas Relações" e nesta parte, o autor vai discorrendo sobre o assunto do livro, ou seja, a loucura sob um novo prisma e a luz dos estudos realizados durante um bom tempo e no terceiro capítulo é comentado sobre a obsessão em si. Com isso, existe uma grande interligação entre os dois capítulos.

Durante toda a narrativa, Bezerra mescla seus estudos com pesquisas realizadas por outros estudiosos e cientistas, também com questões já existentes sobre obsessão e loucura e fatos e histórias cotidianas com estes temas na prática.

O texto é de médio entendimento, a leitura não é para todo mundo e são necessárias pausas para absorver o tema. É uma ótima obra de estudo sobre obsessão ou complemento para alguma obra básica, principalmente nas partes relacionadas a mediunidade e obsessão. Também é ótimo para quem deseja entender melhor sobre questões obsessivas e sua diferença para problemas psicológicos graves.

Em Loucura Sob Um Novo Prisma, o autor já está totalmente ambientado tanto com as questões espirituais quanto com o Espiritismo como um todo e, com isso, presta um grande serviço a todos, principalmente para quem possui parente ou conhece alguém que esteja em dúvida, pois sempre ocorre uma simbiose entre esses dois temas.

site: http://hidratarvicia.com.br/2022/03/04/a-loucura-sob-novo-prisma-bezerra-de-menezes

Monalisa.Costa 24/04/2021

Livro espírita científico
A obra refere-se ao problema da obsessão como causa de loucura. Antes de tratar deste tema principal, porém, apresenta dois capítulos que buscam comprovar a existência do espírito, a vida após a morte, a pluralidade de existências, dentre outros temas. A abordagem de tais temas lembra bastante a forma como foi escrito o livro "O céu e o inferno", de Alan Kardec.

Para mim, esta leitura provocou confusão de sentimentos. Em alguns momentos achei os temas batidos e repetitivos, mas em outros, eram bastante envolventes e prazerosos.

Ao fim, considero que o livro é interessante, principalmente para quem se inicia na Doutrina Espírita. Se me for permitido, recomendo que se leia, após este livro, uma outra obra intitulada "A Crise da Morte", de Ernesto Bozzano, acho que complementa bem!

HARRY BOSCH 29/05/2015

Um Novo prisma nas distonias mentais
O Espiritismo,possuindo angulação cientifica,procura estudar e entender o conteúdo de relacionamento entre as dimensões físicas e espirituais,que são de todos os tempos da história da humanidade.São estudos do mais profundo interesse cientifico,de benéficos resultados no alargamento dos horizontes da psique humana,possuindo métodos com específicas adequações.