Sobre as leis da física

Sobre as leis da física Richard Feynman

Resenhas - Sobre as leis da física

Leonardo1254 13/04/2024

Uma abordagem diferente
Richard Feynman pode ser considerado como um dos primeiros físicos a pensar no ensino dessa ciência tão complexa.

Feynman traz uma abordagem diferente daquela a qual estamos acostumados a ver no ensino médio. Focando na modelagem e na epistemologia das leis da física, os capítulos se mostram recheados com tentativa de explicar como funciona e quais são as limitações das teorias e tentativas de explicar a natureza.

É uma excelente apresentação ao método Feynman de se ensinar e abordar a Física. Seguimos agora ao próprio Lições de Física.

DistintoFelps 13/06/2022

Um gênio e suas geniosidades
Richard Feynman, um dos maiores cientistas americanos de toda a história, reserva o seu precioso tempo para nos dedicar esta maravilha da física.
Contudo, o livro "Sobre as leis da física" nos Introduz ao universo da física avançada, colocando um pé na mecânica quântica mesmo conversando com, provavelmente, leigos no assunto.
Ademais, Richard se preocupa com o grau de entendimento que o leitor possui para introduzir os assuntos, já que ao longo dos mistérios da física, Feynman nos apresenta através de trocadilhos e brincadeiras, para tentar amenizar a densidade do assunto e entrar de maneira tranquila na mente do leitor.
Portanto, digo que "Sobre as leis da física" de Richard Feynman, é um ótimo livro introdutório para o campo da física, indicado por mim para qualquer interessado no ramo.

Pires 29/05/2022

Feynman, talvez o físico mais importante da segunda metade do séc. XX, criador da eletrodinâmica quântica, discute as características comuns das leis físicas, ou melhor, debate sobre o que uma afirmação sobre a natureza deve ter em particular para ser considerada uma lei da física.

Nathan. 15/03/2021

Da relatividade geral á mecânica quântica.
Ja se perguntaram o porquê de o tempo seguir sempre para frente? Ou melhor, por que parece haver uma seta do tempo. Por que o passado nunca mais é acessível e o futuro virá independentemente do que se fassa? É possível parar ou retroceder no tempo? Essa e varias outras questões de aspectos profundos da existência são transcorridos por Feynman. É muito difícil escolher uma de suas palestras pra expressar o brilhantismo nela presente, ao final de cada uma delas vc precisa dar um tempo pra respirar e é inevitável não ficar pasmo com cada uma das conclusões ou com os paradoxos inerentes juntamente a falta dessas conclusões. Se vc tiver oportunidade de ler esse livro o faça! Mesmo que não seja um aficcionado pela física e pela matemática, garanto que esse livro despertará em você a curiosidade, mostrará o que há de crível na criatividade científica, uma vontade do saber, epifanias intelectuais e até filosóficas, além de claro, a admiração por seu interlocutor/escritor. Ao final da leitura terá de fato se engrandecido, é plenamente satisfatório, é como uma rara oportunidade de participar de uma aula dada por um gênio excecionalmente singular!

Nimrod 01/02/2021

Um gênio despojado.
Devido a aversão à formalidade em geral, esta transcrição de palestras/aulas do físico Richard Feynman carregam uma leitura divertida e engraçada do próprio ponto de vista do autor.
Logo você vê a capacidade intelectual do renomado físico quanto sua capacidade de palestrar conteúdos complexos de físicas dando exemplos maravilhosos inimagináveis sobre assuntos que parecem complicados a primeira vista.
Por ser despojado e engraçado (claro não tirando a seriedade deste assunto) este livro te traz para uma física jamais vista, melhor dizendo, explicada por alguém antes.

Truga 06/09/2019

Richard Feynman (1918-1988) um dos mais ilustres físicos americanos. Suas contribuições para a eletrodinâmica quântica lhe renderam o prêmio Nobel em 1965. Chegou a lecionar no Brasil, Rio de Janeiro no início dos anos 50. Professor laureado da Caltech, membro do Projeto Manhatann e da comissão investigativa do acidente do ônibus espacial Challenger, autor de um dos mais conhecidos livros de física para a graduação, Feynman é um nome de peso. Sempre com o seu jeito bem-humorado e informal, ele era destaque por onde passava e suas palestras lotavam auditórios ao redor do mundo.

Com isso, este livro compila 7 de suas ilustres conferências. O livro vai para muito além de seu título, transpassando diversas situações do mundo natural e das ciências.
Dos assuntos que mais gostei incluem a explicação da relação entre a gravidade e a maré, a análise da matemática e da física, seus axiomas e suas bases para a dedução, o princípio de ação na física e a relação passado e futuro que temos tão intrinsecamente ligados aos nossos sentidos.

>>>Review no link

site: https://www.youtube.com/watch?v=dhisIM1mUdc

F. C. Gonçalves 22/12/2017

O físico outra vez!
O estilo de Feynman é inconfundível. A sua didática e a sua capacidade de explicar assuntos extensos e profundos da física utilizando metáforas e exemplos do cotidiano é realmente incrível. O livro é uma compilação de palestras que Feynman deu em meados de 1960 sobre diversos temas da física, desde a lei da gravitação universal, passando pela simetria até a discussão sobre a natureza do tempo. Por vezes, os assuntos abordados, pela profundidade dada por Feynman, pode parecer complicada demais, mas com calma e leitura atenciosa, é possível compreender os princípios básicos de suas explicações. Para os apaixonados e curiosos sobre a física, é um prato cheio.

cthadeusantos 02/10/2012

Boa leitura
Um excelente compilação das palestras de Feynman, mas definitivamente não foi escrito para leigos.