É o Primeiro Dia de Aula... Sempre!

É o Primeiro Dia de Aula... Sempre! R. L. Stine

Resenhas - É o Primeiro Dia de Aula... Sempre!

naniedias 17/09/2012

É o Primeiro Dia de Aula... Sempre!, de R. L. Stine
Artie Howard começará na nova escola. E ele sabe que é importante deixar uma boa impressão no primeiro dia. O primeiro dia de aula na escola nova é sempre o pior.

Mas as coisas não começam bem... continuam não indo bem e daí ficam ainda piores! Definitivamente o primeiro dia de Artie na escola nova não foi nada bom.

E então ele acorda. E está no primeiro dia de aula novamente. Só que não havia sido um sonho - as coisas estão acontecendo da mesma forma que ele havia sonhado. Ou ainda piores.
O segundo primeiro dia de aula, certamente, é ainda pior do que o primeiro primeiro dia de aula.

O que eu achei do livro:
Nunca havia lido nada de R. L. Stine, mas gostei demais desse encontro com o autor. A escrita leve, bastante dinâmica e extremamente divertida torna É o Primeiro Dia de Aula... Sempre! um livro impossível de se largar.

Aliás, o que você espera de um livro de terror? Terror, certo? Mas risadas? Eu não esperaria rir de um livro de terror. R. L. Stine é considerado um excelente autor de terror infantil - e eu tenho que concordar que o cara escreve mesmo muito bem. Existe uma aura de terror no livro, principalmente depois da passagem do primeiro primeiro dia de aula. Mas, ainda assim, o tom de humor está presente. Acho que nunca ri tanto lendo um livro.

Imagine tudo o que pode dar errado em um primeiro dia de aula. Agora, force a barra um pouquinho, mais um pouquinho, mais um pouquinho... ok, pode desistir - você nunca vai imaginar tanta coisa dando errada em apenas um dia quanto o que acontece com Artie. Sim, é exagerado, mas muito divertido!
"Você deve estar pensando que meu primeiro dia em Ardemorre não foi muito bom.
Mas não se preocupe: vai ficar pior. Muito pior."

Aliás, já faz um tempo - um BOM tempo - que não tenho um primeiro dia de aula numa escola nova. Ao menos, não no sentido normal de um primeiro dia de aula. Todavia, por algum motivo inexplicável, eu ainda consigo entender - e quase sentir - o pânico de entrar numa escola nova. Ainda mais se todos os outros alunos já se conhecem. Ser a menina nova sempre foi apavorante!
Quando se entra numa escola nova, mas se sabe que todos os outros estudantes também são novos por ali... bom, não é exatamente tranquilo, mas com certeza é menos preocupante. Mas ser o novato no meio de uma turma que já se conhece, já tem panelinhas formadas, amizades fortes e duradouras... é frustrante!
Mesmo não tendo mais que enfrentar a situação do protagonista, ela ainda me inspira algum terror. Acho que ler essa história deve ser ainda mais bacana para os adolescentes e pré-adolescentes que têm ou poderia ter a possabilidade de enfrentar tamanho desafio.

A explicação do final me desagradou um pouco... talvez seja mais divertida se você for uma garoto de 13 anos... mas para mim deixou um pouco a desejar. O único ponto negativo do livro. Não que não dê para comprar a explicação que o autor dá, eu só não gostei dela, preferia que fosse algo mais elaborado.

Um livro bastante curtinho, extremamente divertido e aterrorizante ao mesmo tempo!

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 4

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com

Paulo V. 07/09/2012

Mini-crítica
Artie Howard, de apenas 11 anos, está passando por um drama comum: o primeiro dia de aula em uma nova escola. Porém, o drama dele é um pouco mais forte quando várias coisas ruins acontecem no seu dia - e esse dia vai se repetindo e piorando em um looping infinito. O livro tem uma história legal e diferente combinada a um ritmo bem maneiro. Gostei da forma simples e direta que o autor construiu o livro e o final merece destaque por ter me surpreendido bastante. Uma ótima história para passar o tempo e se divertir.

Essa é a minha mini-crítica do livro, para ler a resenha acesse: http://conversacult.blogspot.com.br/2012/09/resenha-e-o-primeiro-dia-de-aula-sempre.html

Babi 04/09/2012

Assustador, Absurdo...
É O Primeiro Dia de Aula... Sempre! http://tintapink.blogspot.com.br/

É O Primeiro Dia de Aula... Sempre! conseguiu roubar meu sono e me jogar, sem defesas, no louco mundo de Artie, que teve o pior primeiro dia de aula de todos os tempos e que por alguma razão começa a se repetir. Isso mesmo. Todo dia ele se vê acordando no mesmo dia, com as mesmas falas, com as mesmas situações, só que, cada vez piores...

R. L. Stine, escreveu a famosa série de livros Goosebumps que eu não li, mas pelo que pude perceber é uma especie de terror para o público infanto-juvenil. Ele é conhecido como o Stephen King da literatura infantil, concordo totalmente com esse título.

"Se eu estava triste? manteiga de amendoim gruda no céu da boca como se fosse cimento? Sim, eu me sentia totalmente rejeitado..."

Muita coisa ruim aconteceu com Artie, incluindo ser perseguido, ameaçado, humilhado... você poderia, certamente, confundi-lo com algum dos personagens da série Desventuras em Série.

A melhor parte de todo o livro é o final, pois conta com uma inacreditável reviravolta, tive que reler o último capítulo três vezes para ver se minha ficha caía.

No mais, recomendo este livro. É um ótimo entretenimento que prende da primeira até a última página e garante boas horas de diversão.

+Resenhas: http://tintapink.blogspot.com.br/

tiagoodesouza 02/09/2012

É o primeiro dia de aula... sempre! | @blogocapitulo
Através da Companhia das Letras, eu recebi a prova do livro É o primeiro dia de aula... sempre!. Foi a primeira prova de livro que eu recebi como blogueiro e eu acho muito bacana isso de conhecer uma história antes de seu lançamento.

O livro vai nos contar a história de Artie Howard, um garoto que acorda para o seu primeiro dia de aula na escola Ardmore. Mas desde cedo, tudo que poderia acontecer de errado acontece. Ele cai da cama, leva um choque ao colocar o celular para recarregar e seu irmão mais novo espirra calda de panqueca em seus cabelos na mesa do café da manhã. Ao sair de casa, um caminhão passa sobre uma poça d'água e molha sua calça. As coisas não ficam melhores quando ele chega à escola. Seu cachorro de estimação aparece e ataca o diretor, logo de cara ele já ganha um inimigo no garoto mais popular. Entre outras coisas desastrosas, ele acaba sofrendo um "acidente" que faz com que ele volte a acordar em sua cama, em casa. Achando que tudo não passou de um pesadelo, ele acaba percebendo que o primeiro dia de aula volta a se repetir. E tudo indica que será ainda pior que o anterior. Será que Artie sobreviverá a um novo primeiro dia de aula? E a outro e outro e outro?

Escrito pelo mesmo autor da famosa série Goosebumps, É o primeiro dia de aula... sempre! é direcionado para o público infantojuvenil. Os personagens não são profundamente explorados, mas a ação sempre está acontecendo fazendo com que as páginas passem num piscar de olhos.

A narrativa do livro é em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Artie. O tamanho da fonte é muito bom e ajuda na fluência da leitura. Só tem uma coisa que eu não gostei muito: aspas no lugar de travessão para marcar diálogos. A Companhia das Letras, de onde a Seguinte é selo, sempre opta por manter essas características do livro original. Mas como aqui somos acostumados a parágrafos, aspas podem causar uma estranheza para o público ao qual o livro é direcionado.

"Esse é o pior dia da minha vida, eu repetia para mim mesmo. É o primeiro dia de aula e todos os alunos já me odeiam. Não é fácil conseguir isso em apenas um dia."
Pág. 65.

É o primeiro dia de aula... sempre! vai agradar muito o público infantojuvenil que está começando a se aventurar nos livros. O lançamento está previsto para o dia 21 de setembro, com um preço médio de R$24,90. O livro já está em pré-venda na Saraiva e Travessa. Vocês podem curtir a página da Seguinte no Facebook e ficar por dentro de outros lançamentos da editora também. Vem muita coisa boa por aí!