A Queda

Resenhas - A Queda

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Patyys2 23/03/2024

Paralisia cerebral
O livro traz bastante questões históricas, portanto não é muito o meu estilo de leitura, porém o livro é extremamente interessante.
Esse livro foi escrito por um pai cujo filho tem paralisia cerebral decorrente de uma erro médico durante o parto. Ele conta desde antes do nascimento de Tito até os dias atuais (quando foi publicado), data quando o hospital onde ele nasceu foi criado, por quem foi criado e toda a história desde então, incluindo as dificuldades da paralisia, os tratamentos, os gastos, o amor e as quedas.
É um livro que indicaria a todos que tem interesse ou que tem contato com alguém com paralisia cerebral, mas já aviso que algumas partes do livro são chocantes e difíceis de ler, mas vale a pena.

Aline 20/01/2024

Incrível
Um livro muito muito bom e extremamente sensível. O autor trás analogias e metáforas incríveis e mostra as coincidências e como tudo funciona em círculos.
Triste e muito lindo.

Isis Costa 22/11/2023minha estante
Gostei muito da resenha!

e-zamprogno 12/11/2023

Um tema tenso tratado com leveza
Que o livro é sobre o filho que desenvolveu paralisia cerebral por um erro médico no parto talvez você já saiba pela sinopse ou outras tantas resenhas. Então o que eu posso acrescentar é falar do que eu particularmente gostei.
Ele tem um estilo de escrita diferente, eu diria inovador, pois mesmo não sendo um poema é escrito em forma de "estrofes", que nada mais são que os 424 "passos" do subtítulo. É cheio de referências, falando muito de medicina, mas também de arte, de história, de cultura de um modo geral, de viagens… ele liga todos estes assuntos, sempre trazendo muitas referências, à experiência pessoal de criar o filho com deficiência, que poderia ser um tema tenso e pesado, mas se torna leve e fácil com esta abordagem.

moacircaetano 24/09/2023

Pungente, dorido, por vezes chocante.
O passeio pela dor e pela tristeza de um pai é ainda mais excruciante para quem também é pai...

Gabi 14/07/2023

Nesse livro podemos conhecer a história de Tito, um menino com paralisia cerebral por conta de uma conduta errada durante o parto e também um outro lado do jornalista Diogo Mainardi. Diogo é um pai que não mede esforços para melhorar a vida do seu filho. Uma história que, ao ser apresentada de forma circular, se entremeia a eventos históricos que antecederam ao nascimento de Tito.

Wanderley 12/04/2023

Aprender a cair para voltar a levantar-se
Ganhei num desses amigos secretos de final de ano, o livro A Queda – As memórias de um pai em 424 passos, do polêmico escritor e jornalista Diogo Mainardi. Trata-se de um relato sobre Tito, filho do autor, que nasceu com paralisia cerebral devido a um erro médico. Ia deixar na fila de livros que tenho, mas manuseando o presente, resolvi conferir as orelhas e a contracapa. Depois, sem maiores pretensões, li o primeiro parágrafo. Fui fisgado. Terminei a leitura das 150 páginas em pouco mais de um dia. Não há no relato de Mainardi momentos de autocomiseração barata, lições generalistas de como lidar com o infortúnio, mensagens de esperança e de perseverança afetando impressões de bondade, lamentos inúteis, homenagens religiosas ou apelos sentimentalistas. Pelo contrário, em muitas passagens, o texto alterna o impacto da força do amor paterno com trechos de ironia e certo estoicismo. A narrativa é uma habilidosa construção onde a experiência pessoal do autor, às voltas com os desafios impostos pela enfermidade do filho, é costurada a uma série de referências culturais (sobretudo a pintura, a escultura e a literatura), históricas (do Renascimento ao nazismo) e do pop (da banda U2 a jogos de videogame), demonstrando uma erudição refinada e agradável. É leitura enriquecedora, com certeza. Em A Queda, Mainardi consegue adaptar para a literatura o estilo desenvolvido em seus artigos: a capacidade de sintetizar conceitos complexos em frases curtas e diretas. A estrutura narrativa é feita de forma semelhante, com passagens breves sobre variados temas, sempre ligados, de maneira inesperada e bonita, aos desdobramentos da paralisia cerebral de Tito e da relação entre pai e filho. A meu ver, o maior desafio de um escritor é ter um estilo próprio. Isso é resultado de leitura, de absorção de outros estilos, de prática, até que se feche um modo literário capaz de expressar uma marca de identidade própria. No fim, o que prevalece da leitura é o amor incondicional de um pai por um filho. Incondicional porque não cobra reconhecimento, não espera retorno, não exige nada em troca; porque não lamenta, em momento algum, o destino, porque é doação que não se entende como doação. Mainardi revela, de forma indireta, que a gratidão é dele para com o filho enfermiço, que o fez ver como a família é o centro da vida e tudo o mais é passageiro e fugaz. A Queda é uma referência às tentativas que Tito faz de caminhar sozinho. Ao pai, resta-lhe cuidar para que o tombo não se faça doloroso, sua missão é a de acudi-lo sempre. "Suas quedas recordam-me permanentemente da precariedade e da transitoriedade de tudo o que eu tentei construir", confessa Mainardi. Encerro a resena com a transcrição de uma passagem na qual o autor explica o motivo do livro: "... Marcel Proust pensa em escrever um livro sobre o seu passado, porque para interpretar os sentimentos era necessário, antes de tudo, transformá-lo em ideias, 'convertendo-os em sem equivalente intelectual'. O livro que ele pensa em escrever é o próprio Em Busca do Tempo Perdido. (...) O livro que converte meus sentimentos em seu equivalente intelectual é este aqui".

Raul.Gustavo 27/01/2023

Uma história circular...
É muito bonito ver o trabalho que alguém é capaz de fazer com a cultura absorvida. Diogo Mainardi apresenta a história de sua vida, que atualmente é a vida de Tito, seu filho com paralisia cerebral. Assim como ele descobriu e narrou aqui, a história de Tito é circular, e aqui ela nos é apresentada com o drama necessário, humor e muitas doses de cultura. Vale muito a pena a leitura.

Ana 16/01/2023

Repetitivo
Nessa "autobiografia" Diogo conta sua experiência de, após um erro médico, ter um filho com paralisia cerebral e de como sua vida mudou a partir disso. Ele conta a história de Tito enquanto entrelaça ela a momentos históricos e da arte.
No começo é interessante a forma como ele liga os acontecimentos da história da arte e da medicina e como eles indiretamente afetaram / causaram a paralisia de seu filho, mas isso logo se torna repetitivo e cansativo.
Eu entendo a ideia de história circular, mas era realmente necessário voltar tantas vezes ao ponto inicial?
Foi legal descobrir mais coisas sobre essa doença e de como mudou a forma como isso é tratado, mas essa é realmente a parte mais interessante do livro, e talvez a única.

Adamastor Portucaldo 12/01/2023

A queda
A partir de um erro médico, o conhecido jornalista acaba faturando uma boa quantia. Em Vêneto, Itália. Mas é um belo depoimento do pai que se rendeu à doença e passou a conviver com o filho (vítima do erro médico).

Malu 27/12/2022

A Queda
Que livro lindo, acho que não tem outra palavra pra descrever. O dom do Diogo com as palavras é diferenciado! Amei o formato do livro, super diferente e uma leitura bem fluida. Você se conecta logo com ele e com Tito. Só soube admirar a trajetória deles dois, ele como pai e o Tito em seu crescimento, que história. Além disso, o que mais me tocou nessa leitura foi como o Diogo escolheu contar a história da vida deles através da história da cidade italiana. O uso dos elementos históricos deu uma mágica e uma nova perspectiva pra história deles, achei a coisa mais linda do mundo! Valeu muito a leitura!

Bruna 27/12/2021

Uma leitura comovente que me toca primeiramente pelo fato de se tratar de memórias entre pai e filho e eu como mãe me sinto completamente envolvida por esse amor tão gigantesco. Por outro lado, simplesmente amo a rapidez de raciocínio, o humor ácido e a forma em que com poucas palavras o Diogo Mainardi sempre consegue passar suas mensagens. Uma leitura leve e tocante.

Bruno.Defaveri 07/09/2021

Dedicação de um pai
Através de 424 relatos, mainardi nos relato sobre a vida de seu filho, que por um erro médico teve paralisia cerebral.

Ludmila 20/07/2021

Eu acho que gostei, não tenho muita certeza... a história é linda mas a forma da escrita não me prendeu.

Mage 26/06/2021

tive a impressão de que ao longo do livro o autor, e pai, só queria achar um culpado para a situação do filho dele, quando na realidade a culpa é tanto dele quanto dos fatores externos

1 | 2 | 3 | 4 | 5