Para sempre Alice

Para sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

Elaine.Cristine 17/12/2020

Interessante
Este livro é bastante necessário, pois mostra como uma pessoa e sua família são afetados quando o alzheimer começa a manifestar seus sinais. Nos faz refletir sobre a fragilidade humana e a importância de valorizar as pessoas e a saúde e ser resiliente no cuidado e atenção com as pessoas que sofrem com esse mau que infelizmente ainda não possui cura, apenas formas de "estacionar" ou "retardar" seus efeitos. Recomendo!

Mah 13/12/2020

Esperava mais,não consegui a me prender a nenhum personagem e mal me emocionei nos momentos mais tensos da doença com a protagonista.

Excelente
Não tenho palavras pra descrever a imensidão desse livro. O alzheimer, infelizmente, é uma doença que está se tornando cada vez mais comum. E ao ler esse livro, vemos em primeiro plano o quão degradante essa doença é. Alice perdeu tudo, de certa forma. Sinceramente, está é um leitura que vai ecoar por muito tempo em minha mente.

Mari 06/12/2020

Esse livro mostra como uma doença pode acabar com a vida de uma pessoa mesmo que ela ache que nada pode acontecer e como você pode ficar tão dependente.

Débora Bottega 02/12/2020

Para chorar
Da série de livros emprestados, lidos na pandemia, esse me surpreendeu, não o teria escolhido e comprado, mas para diversificar autores e tipo de leitura experimentei... é de chorar, pensar, empatia e de ter receio que um dia pode ser você ...
Não é viciante mas emociona...

Mada 10/11/2020

Esse é um livro emocionante!! Conta a história de uma mulher de 50 anos, professora, inteligente e bem sucedida, que desenvolve precocemente o Alzheimer. É um retrato muito comovente sobre a doença, tanto do ponto de vista dos familiares quanto e, principalmente, do paciente! A história é envolvente e é difícil parar de ler!

Aline 05/11/2020

Tocante demais
Alice sempre foi reconhecida por sua inteligência e sua memória. Sempre foi uma mulher de certezas. Uma doutora em Psicologia cognitiva, ocupando uma cadeira importante como professora titular em Harvard. Com seus 50 anos de idade, possui diversos livros publicados, influente em sua área de estudo, tem uma carreira de respeito. Sua vida começa a mudar quando percebe que está ficando esquecida das coisas. Começando sem saber onde deixou suas chaves, até surgir o mais preocupante, esquecendo do próprio caminho de casa. Seus lapsos de memória estão ficando tão recorrentes e cada vez piores, ela acaba procurando um neurologista e é diagnosticada com instalação de mal de Alzheimer precoce. E assim Alice começa a ser para sempre. Livro muito bem escrito e fácil de ler. Me deixou muito comovida, fazendo chorar em diversos momentos. Acompanhar o desenvolvimento da doença e o processo de perda de identidade da Alice me deixou muito, muito emocionada e tocada. O alzheimer não é só um "problema de memória". A doenc?a transforma totalmente a pessoa. Elas não conseguem mais desenvolver pensamentos lo?gicos, na?o se ha? mais nomes para as coisas, sequer palavras para formular uma frase. É triste saber que tem pessoas passando por isso, e não tem cura, apenas remédios para retardar os sintomas do alzheimer. Simplesmente leiam o livro, ele é maravilhoso.

Vitória Duarte 28/10/2020

Muito bom.
Um livro emocionante, recomendo pra todos. Uma história forte que me fez refletir bastante.

thapark 20/10/2020

Sim, ele é um filme, mas como muitos dos bons filmes, começou como um livro. Conta a história de uma mulher bem sucedida, que tem toda a vida sob controle: é uma profissional de destaque em sua área, é mãe de família, e gosta de praticar corrida. Tudo isso até ser diagnosticada com a doença de Alzheimer.
Para mim, este livro tem dois grandes méritos. O primeiro, mais óbvio, é justamente educar o leitor sobre a doença. A gente aprende que suas dificuldades vão muito além dos sintomas, e começam desde cedo, a partir do próprio diagnóstico. Ele fala também dos obstáculos que o paciente e a família enfrentam tentando lidar com a doença, a medida que ela progride.
O segundo grande mérito da autora @authorlisagenova foi o de optar por narrar o livro em primeira pessoa. Conforme o livro avança, também avança a doença da narradora e, consequentemente, a perda da sua capacidade cognitiva. Assim, o processo de pensar e falar da Alice, tornando-se cada vez mais rudimentar, vai expondo de maneira clara e crua os sintomas e processo do Alzheimer.
É um livro triste, mas lindo, que nos ensina a olhar o Alzheimer e seus pacientes com um novo olhar.

site: @livros_e_dicas

dialogonoslivros 16/10/2020

Aula de empatia
Para Sempre Alice é um livro que ganhei em 2015 e nunca tive tempo, ou coragem para lê-lo. Porém essa semana este livro foi meu companheiro e fonte de muitas lágrimas. Para Sempre Alice é um livro bastante simples, sem reviravoltas, e bastante direto. Mas nada disso tira dele sua genialidade e sensibilidade para falar sobre mal de Alzheimer.

Alice é uma mulher de 50 anos, professora PhD. em neurolinguística, tem uma carreira de peso como professora titular em Harvard. Vários orientandos, palestras, livros, artigos. Tem um marido tão inteligente quanto ela, biólogo PhD em biologia celular. Tem três filhos lindos que já estão seguindo seus próprios caminhos na vida. Porém tudo isso é atravessado por um diagnóstico de Alzheimer de instalação precoce.
Durante o livro acompanhamos a progressão da doença de Alice, e a forma como esta doença transforma uma mulher independente e brilhante em uma mulher frágil, abatida e triste. O livro inteiro tem algumas facadas no peito do autor, estamos na mente de uma mulher que sofre de Alzheimer e com isso sofremos juntos, participamos de seus lapsos de memória simples como perder chaves, até os mais graves como não saber quem é.
O livro traz a nós a reflexão de como devemos valorizar nossas vidas e aqueles que nos cercam, como tudo pode mudar rápido e que temos que aproveitar cada minuto. Também nos traz a reflexão acerca do medo de perder nossas próprias identidades, o que você faria se esquecesse quem é, o que gosta de fazer, como caminhar e se vestir?
Como profissional da saúde, vi inúmeros pacientes meus em Alice, me emocionei, relembrei suas histórias e dores e com isso me lembrei da importância de ser gentil sempre.

"Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo o presente (...) Esquecerei o hoje, mas isso não significa que o hoje não importa."
@so mais 1 pagina 16/10/2020minha estante
Que lindo!!! Eu assisti o filme e chorei tannnnto! Seu comentário foi tão profundo que me despertou uma vontade doida de ler o livro tb! Obrigada!

Emily 07/10/2020

Emocionante
Apesar do tema ser triste e pesado, é um livro lindo. Eu tenho ele faz alguns anos, mas só agora me senti pronta para ler e foi uma leitura bem gostosa, senti como se a autora morasse comigo e tivesse descrevendo as ações da minha avó (que foi o motivo de eu ter comprado esse livro) e agora parece que compreendo tudo bem melhor, consegui sentir as emoções de todos os personagens, principalmente do John e da Lydia, queria que todos ao meu redor lessem esse livro incrível!!