Para sempre Alice

Para sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

Cida Zientarski 14/02/2023

Este livro é a melhor representação da jornada de uma pessoa com Alzheimer que já li na vida
Muito importante, pois é de muito aprendizado a respeito da doença de Alzheimer, que toda família deve conhecer. Esse livro retrata a realidade dura de Alzheimer precoce, onde Alice ainda tão jovem tem sua carreira profissional interrompida, pois é diagnosticada com a doença. O livro nos deixa o exemplo da família de Alice, que toda envolvida e entra também na luta. Ao meu ver, chega uma hora que é necessário um cuidado maior além da atenção familiar. É ai que entra uma enfermeira preparada pra esse tipo de enfermidade. Vê-se que apesar da doença podem surgir solo fértil para luzes no fim do túnel, como no caso a reaproximação da Alice com a filha caçula.

site: https://abookaholicgirl.wordpress.com/2020/06/02/resenha-para-sempre-alice-de-lisa-genova/ https://www.alz.org/alzheimers_disease_clinical_studies.asp

Isadora 10/02/2023

Recomendo esse livro a todos, é simplesmente perfeito ?? não me arrependo de nada foi uma leitura super dinâmica e envolvente apesar de ter sido muito triste foi um dos melhores livros que eu já li ??

Kellys 04/02/2023

Para sempre Alice
Alice uma professora de Harvard com PhD livros escritos, um currículo invejável, vê sua vida desmoronar após o diagnóstico de alzheimer precoce, ela tenta não acreditar, ela persiste que aqueles lapsos de memória e por causa da menopausa do cansaço da rotina exaustiva.

Ela tenta por tudo fazer com que aquelas informações não sejam verdadeiras que o diagnóstico seja outro, mas cada dia a sua situação piora.

Seu marido quer cuidar dela, porém ele não sabe como ele precisa tocar uma vida corrida que por vezes Alice nao entende e acha que está sendo esquecida ela já não faz mais as suas corridas, ela já não sai sozinha e agora ela já não se vê mais como era antes.

Quando ela ainda estava com sua sanidade intacta ela escreveu um arquivo que intitula se borboleta, e sempre que ela se vê perdida ela precisa responder algumas perguntas e a falta dessas respostas sempre a leva a esse arquivo que pode conter informações fortes.

Alice uma mulher forte e destemida, parada por um doença sorrateira que não admite acordos, que não admite nada além de o agora nem o ontem e nem se sabe se o amanhã apenas o agora.

Alessandra170 02/02/2023

Um dos top 3
Um livro inesquecível. História que mesmo depois de anos lidas, pode ser empregada e lembrada em momento cotidianos.

NathalySoul 24/01/2023

livro para chorar, pensar na vida, para de reclamar e agradecer a Deus pela sua saúde, pelas suas memórias.

Crisssique 23/01/2023

Sensacional
Que livro lindo, sensacional e ao mesmo tempo triste. É uma história e tenta a ser apreciada, a aprender a se colocar no lugar do outro e entender que nessa vida nunca estamos sós. Eu ameeeeei!

Mari Souza 15/01/2023

maravilhoso... excelente, a historia para sempre alice, retrata uma paciente adoecida,profissional, mãe,mulher. a realidade que não prestamos atenção e descriminamos totalmente, mal de alzahner. tenho minha adimiração por tudo....

Tolotto0 14/01/2023

Muito bom!
Não tem como não gostar da personagem desse livro, achei incrível a proposta do livros sobre o alzheimer, que não é algo comentando muito nesse meio por ficções, ainda mais mostrando alguém mais jovem passando por isso.
O jeito que a história de Alice vai desenvolvendo juntamente com a doença deixa as coisas mais explicáveis e mostra a dificuldade não só dela, mas das pessoas que estão ao redor por não saber lidar e mostra como as pessoas podem ser péssimas também, por não saberem e não quererem entender as pessoas que passam por isso.

Mariana 13/01/2023

Até q é bm , a historia para sempre alice, retrata uma paciente adoecida,profissional, mãe,mulher.
O livro tem umas partes chatas

Leandra 12/01/2023

Conta a historia de Alice q descobre q tem Alzheimer precoce e com isso ela perde sua carreira desconhece ela mesma com o tempo

Um livro forte e emocionante, é bom para as pessoas q querem algo diferente além de fantasia ou romance, o livro conta uma história real e q acontece com as pessoas ao nosso redor, o livro fala sobre a doença coisas q você nem imagina q realmente acontece com as pessoas q tem o Alzheimer

Uma história muito boa recomendo vocês lerem, é um pouco cansativo ler por ser um assunto um pouco pesado mas vale a pena é muito bom.

Adri 10/01/2023

Que livro maravilhoso, recomendo a leitura principalmente para os leigos, que neo sabem nada sobre a doença.

Que doença devastadora, a pessoa perde completamente sua identidade. Lendo esse livro, lembrei do meu trabalho? trabalho como técnico de enfermagem na área de demência. Eu vejo todos os dias tudo isso que Alice passou, sua angústia, seus medos, sua alegria por cousas que pra nós é trivial mas para eles não. Eles não reconhecem nada, somente a nós e confiam em nós, pois estamos com eles todos os dias, muitos são abandonados pela família, muitos não tem ninguém.

Luiza 09/01/2023

que tistreza
facilmente um dos livros mais tristes que já li
é muito difícil (revoltante, injusto) acompanhar enquanto a Alice vai se perdendo dentro de si mesma, enquanto seu corpo está saudável e o seu ser morre
apesar disso, a leitura é muito gostosa e linda, a autora sabe muito bem como prender a gente no livro e mesmo sabendo que eu ia chorar muito, eu só queria continuar lendo
eu achei muito interessante como podemos acompanhar a reação da família dela pelos olhos dela mesma e mesmo assim parece muito profundo
e por isso é muito difícil aceitar algumas decisões tomadas por personagens. mesmo sabendo que é uma situação delicada, a gente sente raiva, porque estamos vendo na perspectiva da portadora da doença, que quando perde seus conhecimentos e ocupações, tudo que quer é aproveitar o resto da sua vida lúcida com quem ela ama
o livro é muito sensível e triste, mas é incrível poder acompanhar essa mulher tão especial (que dá até pra acreditar que existiu de tão bem escrita)

Nii 06/01/2023

Emocionante
É emocionante acompanhar a narrativa de uma pessoa com Alzheimer, entender como a cabeça dessa pessoa funciona e como é o avanço da doença. Muito emocionante.

VictAria 04/01/2023

tristeeeeeeee (e muito real)
Na real esse livro é pura tristeza, não tem nada de feliz nele, mas isso porque ele é real. A autora promete contar a história de uma mulher brilhante que recebe o diagnóstico de alzheimer precoce, e é isso que o livro entrega, e não tem como isso ser feliz. É triste, profundo e muito cru. Até a metade do livro eu tava achando razoável, porque eu tava achando que faltava falar mais sobre os outros personagens, aprofundar maks em outros assuntos, esperava um plot twist, ou sei la, minhas expectativas eram outras, e o que o livro entrega é um retrato cru do Alzheimer, desde quando Alice recebe o diagnóstico e a progressão da doença. Esse é o tema e o livro todo é focado nisso, focado principalmente no que a Alice sente, como ela enxerga, processa e passa por tudo isso.
Achei muito interessante que a autora realmente pesquisou, leu, conheceu pessoas e te mostra a realidade mesmo, de uma pessoa com Alzheimer.
É um livro bom, na minha opinião poderia ter mais paginas, aprofundando os outros personagens, fazendo o final ser mais devagar, mostrando mais o passado de Alice e desenvolvendo mais outros acontecimentos do livro. Acho que faltou detalhes e algo pra gente se conectar ainda mais com tudo e ser algo mais pessoal, sinto que apesar de ser muito real, foi contado de forma superficial demais, por isso tirei algumas estrelinhas. Mas apesar disso recomendo bastante, te faz entender e olhar para pessoas com demência com mais compaixão.
P.S: odeio o john

?Sou esposa, mãe e amiga, e logo serei avó. Ainda sinto, compreendo e sou digna do amor e da alegria dessas relações. Ainda sou uma participante ativa da sociedade. Meu cérebro já não funciona bem, mas uso meus ouvidos para uma escuta incondicional, meus ombros para que outros chorem neles, e meus braços para abraçar outras pessoas com demência. (?) Não sou uma pessoa moribunda. Sou alguém que vive com a doença de Alzheimer.?