O fazedor de velhos

O fazedor de velhos Rodrigo Lacerda

Resenhas - O Fazedor de Velhos

Paulo 28/02/2018

“Lançado originalmente em 2008, O Fazedor de Velhos conta a história de Pedro, um garoto que acabou de passar por uma desilusão adolescente e, as portas da faculdade, espera começar uma nova etapa em sua vida. Mas, após um tempo, Pedro acaba sentindo que seu coração está no lugar errado e que está desperdiçando sua vida no curso que escolheu. Ele pede ajuda a um ex-professor, que o coloca em contato com um idoso meio amalucado chamado Nabuco, que supostamente pode ajudá-lo. Pedro já tem uma opinião formada acerca do excêntrico gênio e historiador: o velho é maluco. Mas, como não tem nada a perder, nosso protagonista decide receber os conselhos de Nabuco, e assim começa a jornada de auto-conhecimento de O Fazedor de Velhos.”
Confesso que comprei O Fazedor de Velhos esperando que o livro fosse algo diferente. Estou naquela famosa transição de jovem adulto para adulto, e buscava um livro que pudesse dialogar comigo. Esperava me ver no protagonista, me envolver com seus dilemas, e me inspirar em suas passagens. Porém, O Fazedor de Velhos dialoga com um público um pouco mais novo.
Apesar de não corresponder as minhas expectativas, o Fazedor de Velhos foi uma viagem nostálgica. E das boas. Desde os tempos de escola eu não pegava pra ler um romance juvenil.
A escrita de Rodrigo Lacerda é fácil e envolvente, e por mais simples que seja a história, você se pega envolvido pelos acontecimentos e tocado pelos dilemas juvenis de Pedro (é impossível não revivermos durante a leitura, com um quê de nostalgia, nossas próprias experiências e desilusões da adolescência).
Há de se destacar o fato de Lacerda usar da literatura para contar a história de um adolescente se descobrindo, percebendo seu lugar no mundo. Através de personagens e histórias clássicas, Pedro descobre o amor, a inveja, o livre arbítrio, etc., ou seja, descobre o que é ser humano.
Enfim, o Fazedor de Velhos é um romance simples, curtinho, mas extremamente envolvente e sensível. Apesar de não ter sido uma leitura que tenha mudado a minha vida nem me feito mergulhar em reflexões, foi uma viagem nostálgica pela minha própria adolescência, e uma experiência muito gostosa. É o tipo de livro que eu adoraria ter lido no Ensino Médio.
Recomendo a leitura principalmente para quem ainda está no colégio e procura por uma leitura contemporânea, que dialogue consigo.

Gabriel 10/06/2018minha estante
Curti muito sua resenha, me fez ter vontade de ler o livro! Vou adicioná-lo aos que quero ler! Hahaha :)

Paulo 11/06/2018minha estante
Opa, que bom Gabriel! Continue me acompanhando então! Estou sempre postando resenhas. E em breve estarei com uma página na internet toda semana dando dicas de filmes, séries, livros, quadrinhos!

Gabriel 11/06/2018minha estante
Pode deixar que irei continuar te acompanhando Padu! Olha, gostei disso da página na internet! Quando lançar me envie o link, por favor! Sou fanático por filmes, séries, livros e quadrinhos também hahaha! Abraços! ;)

Camila 31/07/2011

A Vida
O Fazedor de Velhos não é o tipo de livro viciante com ideias loucas. É uma obra que nos falará sobre nosso dia a dia e sobre problemas casuais da vida. Rodrigo Lacerda me conquistou com seu jeito pacato de ver a vida. O livro possui apenas 136 deliciosas páginas e foi editado pela Cosac Naify.
Pedro é um jovem que, como muitos outros da sua idade, está com dificuldade para escolher seu curso superior. Pensava que queria ser historiador, mas não se mostrou compatível o suficiente com seus colegas no curso de história. Mas, se não servia para ser historiador, o que seria, então? Quando a incerteza surgiu em sua cabeça, procurou um velho homem que talvez pudesse o ajudar. Esse velho, Nabuco, com seu jeito estranho e peculiar iria mudar sua vida para sempre.
Foi muito interessante ver a habilidade do escritor de entender os sentimentos humanos. O livro fala muito sobre isso. Afinal, em que trabalho um menino que só gosta de livros e sorvete pode exercer? Que tipo de contribuição ao mundo pode dar cada tipo de pessoa? Será que nós nos conhecemos o suficiente para saber que tipo de contribuição se encaixa no nosso tipo de pessoa? E, se não nos conhecemos o suficiente, quem conhece?
São perguntas como essas que vocês farão ao ler a obra de Lacerda. Além disso, passarão a ver a vida de uma forma muito menos complicada, ao experimentar da simplicidade do autor. Pelo menos, eu passei a ver.
Apenas um detalhe não me agrada no romance: Pedro é muito sem senso crítico, chega a ser irritante em alguns momentos. E ele é apegado demais ao seu jeito de ser, como se não pudesse mudar nunca. Claro que foi interessante conhecer junto com ele sobre a personalidade das pessoas, mas o autor pareceu ignorar o fato de que as pessoas mudam.
Fora isso, recomendo muito o livro, muito pacato e gostoso de ler.
Rafa 26/08/2017minha estante
o que notei é que ele é como a gente, aceita tudo o que o narrador fala, as vezes eu me sentia como Pedro, um analfabeto literário, sem senso crítico. rs

Nzinha 30/12/2022

Eita garoto shakspereano
Muito bom, maravilhoso, esplêndido, apaixonante, competente, saboroso, confortável, benévolo , agradável..
Esse livro é muito bom e esta na risca de ser o melhor de 2022. Li por indicação de im amigo que disse que seria minha cara e realmente é!! Obrigado @João cajueiro ?
Um tipo de livro que eu quero que meus pais leiam, meus primos, meus tios, meus amigos, meus inimigos, meus vizinhos e sei lá. Virou meu confort book????
Manuela222 10/01/2023minha estante
NOSSA AMIGA SIM TE ENTENDO

bibia 30/08/2022

se reconhecer é extremamente difícil, mas extremamente libertador
Eu estou há algum tempo parada pensando no que escrever sobre esse livro, porque ele me pegou totalmente de surpresa. Eu comecei por recomendação e nem li a sinopse, mas ele me tocou de uma maneira impressionante.
A forma como o personagem vai se tornando adulto e como os pensamentos e as atitudes dele vão mudando, fazem a gente se sentir crescendo com ele... crescer e envelhecer são coisas muito difíceis e o livro retrata isso de uma maneira incrível. O romance e a amizade entre os personagens também são lindos e muito bem escritos, mas a evolução e a forma como o Pedro se descobre e cresce são...uau
É um livro que todo mundo deveria ler e que é extremamente tocante, quase que um tapa na cara, para quem tem a mesma idade que o Pedro ou está passando pela mesma situação que ele
horanzita! 31/08/2022minha estante
SIM MEU DEUS, esse livro é uma obra de arte em seu mais puro estado, deveria ter mt mt mais reconhecimento

Carol @leitoraflorida 29/01/2018

Adorável
"Se eu pudesse dar um conselho a vocês, eu diria: não queiram nunca ser eternamente jovens; gostar de viver é gostar de sentir, e gostar de sentir é, necessariamente, gostar de envelhecer."
De forma terna e gentil, Rodrigo Lacerda nós deixa impactados e reflexivos com sua escrita belíssima, mas com pitadas de sarcasmo e ironias.
Então temos Pedro, no auge de seus vinte anos, cursando história " com o ânimo de um hipopótamo num manguezal"; tendo que lidar com uma crise existencial, que todos nós passamos em algum momento, o famoso "O que fazer da minha vida"
Durante a leitura foi gratificante me descobri em Pedro, e me envolver com seu dilemas, como um reflexo meu nas palavras de Lacerda.
O Fazedor de Velhos, é um carinho de vó; uma conversa com quem de gosta numa tarde de janeiro; é o resgate das coisas que realmente importam, e seu real valor.
Acredito que em palavras é impossível expressar o que realmente o autor nos passa com essa narrativa, espero que muitos tenham a oportunidade de ler essa tão premiada obra!
Álvaro 30/01/2018minha estante
Amei sua resenha!!

Louise 02/07/2011

O que eu achei sobre esse livro
Gente é muito boa a história, tenho que ser sincera e dizer que logo de início não gostei, mas depois fui lendo e gostando da história, você também vai gostar, principalmente se estiver em dúvida em que profissão seguir como eu, ele pode ajudar você mas não ajudou a mim, mas cada pessoas pensa diferente. O enredo em si é bom e o jeito em que o Pedro explica as coisas é muito bom e tem até uma pitada de romance.

Kleber 28/05/2012

O fazedor de velhos
Todo ser humano já cogitou sobre o seu próprio futuro,moldando-o no cerne de sua mente,porém, quando nos é concedida a oportunidade de construí-lo somos tomado por um medo que nos imobiliza. Medo de que nossas escolhas não seja a escolha certa e que o tempo gasto nos faz idealizar que o que fizemos foi inútil. Muitas vezes essa insegurança acaba por nos estagnar, impedindo-nos de conquistar àquilo que poderia ser nosso se não fose o medo de arriscar.

Mary.james 31/03/2024

Li com medo de não gostar, mas acabou que gostei muito, me senti abraçada por esse livro, me lembrou Vianna do Billy Joel o tempo todo

Tati 02/08/2012

O Fazedor de Velhos
Rodrigo Lacerda narra neste livro a passagem de Pedro para a vida adulta. O adolescente descobre que a vida pode não ser tão doce quanto a primeira paixão, e encontra na literatura um caminho para buscar suas respostas. Mas o que torna 'O Fazedor de Velhos' uma novidade do gênero é sua capacidade de reavivar a ternura e o afeto como sentimentos que também participam do processo de amadurecimento. Neste romance de iniciação, Rodrigo traça o retrato de um artista quando jovem. O personagem Pedro tem dúvidas sobre seus caminhos, o que o leva a pensar em desistir...

uyara 22/01/2014

A literatura envelhece-nos, afinal.
A linguagem do livro é simplista e direta, sem preâmbulos ou grandes jogadas narrativas, mas acredito que isso atende ao público a que se dedica, já que é um livro infanto juvenil.
Gostei muito de o livro contar a história de um adolescente se descobrindo, percebendo seu lugar no mundo. Mas o que realmente me impressionou é o escritor usar a literatura para isso.
Pedro sempre descobre na literatura e poesia como viver plenamente. E a história vai descrevendo obras literárias e autores através dos olhos do protagonista. Temos I-Juca-Pirama, temos Eça de Queiróz e até Shakespeare.
Para professores, adotem a leitura aos seus alunos. Muito bacana.

nic_okumura 18/06/2015

Amei!
Pedro é um garoto apaixonado, extrovertido e amável, o que faz com que a leitura seja maravilhosa!

No início ele conta certas partes de sua vida, como : sua infância, como era sua irmã, sua primeira desilusão amorosa e os primeiros momentos em que Pedro se encontra com o misterioso fazedor de velhos e o que o faz conhecer esse homem...

É certamente um livro maravilhoso, que há momentos em que é impossível parar de ler, ele é pequeno, mas não há palavras que o possam descrever, talvez esteja falando tão bem do livro porque eu esperava que ele fosse terrível ( li ele para a escola) , mas de qualquer maneira , mesmo que eu esperasse que ele fosse bom, não deixaria de ser um ótimo livro!

Rodrigo Lacerda não escreve somente um livro, mas sim uma filosofia de vida, depois de ler é impossível não parar para pensar um pouco para pensar.

Talvez o livro sofra um pouco por ser simplesmente escrito por um autor brasileiro ( eu mesma não costumo pegar livros brasileiros para ler por diversão) mas ele realmente vale a pena, a escrita é simples e qualquer um pode ler o livro

Alexandre Melo @livroegeek 16/05/2016

Pensei que fosse melhor...
Lacerda narra em seu livro a história de Pedro, e alguns fatos interessantes de sua vida. Vemos a influência de seus pais no gosto pela literatura brasileira, passando pelo momento de sua formatura, um amor do colégio, ingresso na universidade e o dilema de escolha de seu rumo profissional . (Pedro cursa História na faculdade, mas sente que seu amor pelo curso não realiza sua vida pessoal integralmente - me identifiquei na hora!)
Logo no inicio de O Fazedor de Velhos, Pedro ainda adolescente conhece um senhor no aeroporto, que se mostrará peça fundamental no desenrolar da trama.
Apesar de ser uma pessoa bastante criativa, o protagonista é rodeado por incertezas e imaturidade. É ele quem narra a sua própria saga, que a inicio nos oferece uma narrativa meio engasgada, mas que aprimora-se da segunda parte da obra em diante.
Confesso que vi muitas críticas positivas ao livro, mas ao concluir a leitura da obra de Lacerda, senti que faltou algo que não sei bem explicar... A ideia é boa, mas talvez a execução não foi tão prodigiosa. Há durante a narrativa, em minha opinião, um excesso de parágrafos explicando outros livros, e isso, mesmo em um livro curto, enfada. (Se você pretender ler O Rei Lear, de Shakespeare, não leia antes O Fazedor de Velhos, pois há muitos spoilers.) De toda forma, O Fazedor de Velhos tem seu brilho, e pontos altos que lhe fazem uma obra interessante.

site: http://www.doqueeuleio.com.br/2016/03/o-fazedor-de-velhos.html

Luiza 02/09/2016

Ótimo
legal

Mel 04/09/2016

Um livro inesquecível
O Fazedor de Velhos foi um livro que me tocou do início ao fim, e fazia muito tempo que não pegava um livro na escola que me fazia o que este livro me fez;
A escrita é fácil e envolvente, pois Rodrigo Lacerda - do qual tive a imensa sorte de conhecer pessoalmente - deixa cada página ainda mais gostosa de se ler, e quando você menos percebe, quer saber sobre tudo a respeito da história de Pedro, seu personagem principal.
Sobre o livro no geral: Perfeito! A história como um todo é muito interessante, e embora o livro seja curto, você acaba tendo cada vez mais empatia pelos personagens, e até se emocionando com os demais acontecimentos. Lacerda através desse livro me cativou por completo por livros e a leitura, então sou suspeita para falar rs. Acredito que deveria ser leitura obrigatória à todas as idades.