O fazedor de velhos Rodrigo Lacerda

Resenhas - O Fazedor de Velhos

Elfa 29/09/2022

Resuminho ?
Sinceramente todas aquelas pessoas que pretende se escrito ou com curiosidade o suficiente sobre a vida e o que ela significa
Esse e o melhor livro para se ler
Extremamente educativo e bem reflexível recomendo para todos que tenha um dúvida até mesmo sobre a sua faculdade ?

letição 15/04/2021

O fazedor de velhos
Quando li a primeira frase do livro já fiquei curiosa para saber mais sobre a vida de Pedro em relação a literatura, que atualmente é um assunto que me interessa muito.
Confesso que não foi fácil para mim ler o primeiro capítulo por causa das citações de livros clássicos, isso fez eu me frustrar com essa leitura nos primeiros momentos do livro.
Pedro como muitos jovens mostrou dificuldade em decidir seu curso superior. Tentou ir para o lado historiador, mas não gostou muito da experiência.
Essa leitura me tirou da minha zona de conforto, eu normalmente leio sobre fantasia, ou romance policial. Este livro me trouxe a realidade, e eu simplesmente amei, quero ler mais livros que fazem eu me questionar se realmente aconteceu aquilo citado na história.
Não vou dar spoilers, quero que vocês leiam, é incrível!!

Rodrigo1001 24/03/2024

Bonitinho, mas... (Sem Spoilers)
Considero um livro fresco e jovial, com linguagem apropriada para o público a que se destina - basicamente, jovens leitores.

Do alto dos meus 40, porém, não dialogou muito comigo, principalmente porque começa bem, mas descamba para o sentimentalismo e a previsibilidade do meio ao fim.

Terminei a leitura me questionando se até mesmo os jovens não mereciam algo um pouco mais desafiador.

Mesmo assim, se você tem entre 15 e 20 anos, esse livro é pra você!

Talvez, at the end of the day, eu mesmo seja só mais um "fazedor de velhos"... ?

Leva 3 estrelas de 5.

Camila 31/07/2011

A Vida
O Fazedor de Velhos não é o tipo de livro viciante com ideias loucas. É uma obra que nos falará sobre nosso dia a dia e sobre problemas casuais da vida. Rodrigo Lacerda me conquistou com seu jeito pacato de ver a vida. O livro possui apenas 136 deliciosas páginas e foi editado pela Cosac Naify.
Pedro é um jovem que, como muitos outros da sua idade, está com dificuldade para escolher seu curso superior. Pensava que queria ser historiador, mas não se mostrou compatível o suficiente com seus colegas no curso de história. Mas, se não servia para ser historiador, o que seria, então? Quando a incerteza surgiu em sua cabeça, procurou um velho homem que talvez pudesse o ajudar. Esse velho, Nabuco, com seu jeito estranho e peculiar iria mudar sua vida para sempre.
Foi muito interessante ver a habilidade do escritor de entender os sentimentos humanos. O livro fala muito sobre isso. Afinal, em que trabalho um menino que só gosta de livros e sorvete pode exercer? Que tipo de contribuição ao mundo pode dar cada tipo de pessoa? Será que nós nos conhecemos o suficiente para saber que tipo de contribuição se encaixa no nosso tipo de pessoa? E, se não nos conhecemos o suficiente, quem conhece?
São perguntas como essas que vocês farão ao ler a obra de Lacerda. Além disso, passarão a ver a vida de uma forma muito menos complicada, ao experimentar da simplicidade do autor. Pelo menos, eu passei a ver.
Apenas um detalhe não me agrada no romance: Pedro é muito sem senso crítico, chega a ser irritante em alguns momentos. E ele é apegado demais ao seu jeito de ser, como se não pudesse mudar nunca. Claro que foi interessante conhecer junto com ele sobre a personalidade das pessoas, mas o autor pareceu ignorar o fato de que as pessoas mudam.
Fora isso, recomendo muito o livro, muito pacato e gostoso de ler.
Rafa 26/08/2017minha estante
o que notei é que ele é como a gente, aceita tudo o que o narrador fala, as vezes eu me sentia como Pedro, um analfabeto literário, sem senso crítico. rs

ray 01/12/2022

Relembrando alguns livros que já li para atualizar o skoob, me lembrei de ?O fazedor de velhos?. Li este livro em 2019, já que era umas das obras necessárias para a prova de seleção de uma escola técnica onde queria estudar um dia. Confesso que não coloquei muita expectativa, mas esse livro me surpreendeu bastante na época.
Creio que esse livro foi muito bom para mim, justamente por conta da idade que eu tinha quando o li. Ele fala de incertezas e, enfim, dificuldades que você passa na fase da adolescência, e era justamente isso que estava acontecendo comigo na época.
È uma leitura bem rápida e fluida, daquelas que você faz em uma tarde. Recomendo bastante e pretendo reler este livro :)

toricarvl 28/08/2023

Memorável
Com certeza envelheci uns 5 anos depois dessa leitura. É o tipo de livro que me faz lembrar o porque eu gosto tanto de ler. Sempre trazendo referências de clássicos, jovens leitores, uma atmosfera de aconchego e reflexões sobre a vida, amor, solidão, futuro, passado.

É um livro que me faz querer ler outros livros.

Calíope 28/01/2021

Intenso e significativo

Julinye 16/12/2023

O fazedor de velhos
Percebi que não havia resenhado esse livro ? bem a gente leu ele no clube do livro, foi uma das nossas leituras de 2023 e eu particularmente gostei muito da história e de acompanhar a vida do Pedro.
É um ótimo livro para se ler entre adolescentes e por adolescentes.
Eu recomendo bastante

Marie 19/09/2021

O fazedor de velhos
Bom, não sei nem por onde começar, esse livro me impresionou muito positivamente no final! Devo dizer que é um pouco massante no início PORÉM ao decorrer do livro fica perfeito, por isso que estou dando 4,5 estrelas? Outro motivo é como a Mayumi foi representada, foi um preconceito mascarado que não gostei, e como estou lendo na escola, até fizemos um debate sobre isso! Pedro, o principal é meio machista mas o que é legal de ver é que ele aprende ao longo da história. Recomendo muito a leitura!! E quando vc terminar, se questione, no livro o velho Nabuco é o único fazedor de velhos?

Pauliana 27/06/2023

Eu gostei muito do protagonista, ele sempre sabe muito bem o que quer (mais as vezes se faz que não). Fiquei tristes pelo velhinho, e muito satisfeita pelo Pedro ter esperado, casado e viver muito feliz com a sua Namorada. :)

Lara.Bia 19/09/2023

Um livro muito sensível, até com um fundo poético. Me identifiquei muito com o Pedro, gosto da maneira como ele enxerga o mundo e tbm do Nabuco, afinal, quem não tem um velho chato preferido?

Bela 07/07/2020

concordo com o Pedro, é um desafio e tanto ler Shakespeare em inglês; achei muito bonita a trajetória do protagonista e também toda a relação com o professor. Acho que todos nós gostaríamos de ter um mentor, uma espécie de guia particular nessa vida. mas acho que a boa notícia é que às vezes esse guia está mais perto do que a gente imagina, ou mesmo dentro de nós mesmos. o caminho é mais tortuoso, mas acho que a trajetória acaba sendo tão bonita quanto ter um "fazedor de velhos" físico ao nosso lado.

bia07 15/06/2023

Me fazendo velha
Se sentir é envelhecer, envelheci pelo menos 5 anos com esse livro.

gostei muito. talvez releia no futuro.