Dimensões da Verdade

Dimensões da Verdade Divaldo Franco

Resenhas - Dimensões da Verdade

Rodrigo 19/02/2023

Obra fundamental
Mais uma obra com muitos ensinamentos da dupla Divaldo e Joanna de Ângelis. Fundamental para nosso processo de reforma íntima. Vale a leitura!

Priscila 28/10/2022

"Não deixes que os braços das sombras apaguem com mãos de trevas os painéis da tela das tuas aspirações. Aprofunda a mente na pesquisa da verdade e detém-te a examinar a história dos homens fortes. Não nasceram fortes: fortificaram-se na luta."

"Alguns vivem, é certo, mas poucos estão vivos para a vida..."

"Todo dia a experiência é lição significativa como bênção que não podes ignorar.
Erro da véspera, aprendizagem para o dia."

"Desatrela o carro das facilidades e aciona o dínamo dos nobres propósitos para que produzas com acerto. Os que se lamentam apenas queixam. Os que censuram somente verberam. Os que se demoram no pessimismo vitalizam deserção. Mas os que estão construindo a vida mais perfeita agem no culto do bem com acerto e devotamento."

"As criaturas são experiências no laboratório da evolução."

"O Espiritismo, por isso mesmo, é Doutrina de amor; no entanto, referendado pelos Emissários da Luz, o estudo merece regime de urgência e consideração especial para que a Doutrina, em si mesma, seja um sustentáculo à hora da amargura e do desespero,
do sofrimento e do desamparo, capaz de constituir-se fonte preciosa onde o crente, em qualquer época e a todo instante, encontre a
?água viva? a que se referia Jesus, em condições de dessedentá-lo em definitivo."

"Não há dúvidas de que testes e exames constantes fazem a verificação dos resultados evangélicos na mente e no coração do homem afeiçoado à lavoura cristã.
Com muita propriedade a Terra é considerada planeta de ?provas e expiações?.
A prova examina, experimentando o grau de preparação do educando.
A expiação ensina, rigorosa, a lição desperdiçada na inutilidade ou na viciação.
A prova lembra escolaridade.
A expiação solicita enfermagem.
O aprendiz estuda e se prepara para a vida.
O enfermo se reeduca e disciplina para continuar a vida.
Escola e Hospital são os valiosos recursos que se multiplicam para o discípulo sincero de Jesus, na jornada libertadora.
Exames e testes a todo instante.
Teste à paciência, exame da produtividade.
Teste à humildade, exame do amor.
Teste à bondade, exame da vigilância.
Teste à compreensão, exame da palavra.
Teste ao equilíbrio, exame do bem que jaz latente em todos os seres.
Por isso, a cólera, a intriga, a incompreensão e todo o cortejo de tentações que afligem o homem voltado para a luz de Cima são quesitos importantes, a responder com serenidade nas provas de hoje para evitar as expiações de amanhã.
A cólera produz para o manicômio.
A intriga trabalha para a guerra.
A incompreensão alicia para o crime.
O cansaço, a irritabilidade, a presunção, colaboram com egoísmo, tóxico destruidor de consciências e sentimentos.
Acautela-te, trabalhando na oração da confiança e do bem para a emancipação de ti mesmo.
A lâmpada acesa ilumina, mas não dispensa o combustível desta ou daquela natureza que lhe vitaliza o jorro de luz.
O servidor do Cristo deve deixar que ?brilhe a sua luz? com os combustíveis da renúncia de si mesmo e da abnegação incessante."

"Quanto possível evita contender mesmo que nominalmente convocado ao debate.
Contenda pode representar semeadura de espinhos para colheita de aflições futuras.
Há muitos companheiros que acreditam na eficácia da disputa verbal e o refrão popular assevera que: ?da discussão nasce a luz?, mas nem sempre. . .
Raramente a discussão é mantida no alto nível da exposição serena.
Os discutidores, quase sempre inseguros sobre o que debatem, pretendem, personalistas, impor opiniões não amadurecidas, antes nem mesmo pensadas, defendidas, no entanto, com vigor e entusiasmo apaixonado.
Raros são aqueles que conseguem, terminado o debate, guardar a paz íntima e alinhar o equilíbrio da emoção.
Quase sempre a contenda deixa fel nos lábios e desorganização mental, entorpecendo os centros do discernimento. Não poucas vezes, conduz os discutidores ao autoenvenenamento, absorvendo elevadas doses dos fluidos da ira ou da cólera imprevistas.
Contender não significa esclarecer.
Quem esclarece, examina com calma a questão, expõe o assunto e deixa a mensagem de que se faz instrumento.
Reserva ao outro o direito de digerir o conceito apresentado para aceitá-lo ou não.
A concorrência do ouvinte alegra o expositor, mas a recusa não o magoa.
O ensejo de elucidar é também ocasião de aprender, raciocinar na medida mental de quem escuta, conseguindo novas conclusões resultantes dos esclarecimentos examinados."

"Seja o objetivo ajudar e não vencer. . .
Vencer é apelo seguro para vencer-se a si mesmo.
O homem que sabe, compreende a relatividade das coisas que conhece e o incomensurável do que ignora. Silencia para meditar, examina para aprender melhor e, quanto mais sabe, mais se compenetra da humildade de que necessita para considerar a vida."

"Creem diversos obreiros cristãos da atualidade, na impossibilidade de viverem com retidão, quando triunfalmente campeiam a rapina, a ambição desmedida, a desonestidade, o abuso do sexo, a mentira, a leviandade e todo um séquito de ?maus exemplos? que, no entanto, já não produzem escândalos. Ao tempo do martirológio, de tão grandiosos testemunhos, a ocasião de servir ao Cristo não era diferente e as condições sociomorais da Terra não eram diversas. Sucede que os cristãos de hoje o são sem Cristo. Cidadãos do mundo, servem-se, apegados a ele. Por isso, produze tu o escândalo, dando fiel cumprimento aos impositivos da fé, que medra vitoriosamente no solo do teu espírito. Para ferir-te, argumentarão contigo que é loucura ser pobre, quando facilmente se pode aumentar as posses. . .
Dirão que os dias de honra já se foram... Afirmarão que a fé não deve interferir nas atividades da vida cotidiana... Não os ouças. Demora-te seguro e porfia. Nos Atos dos Apóstolos, capítulo vinte e seis, versículo vinte e quatro, consta a anotação: ?E aduzindo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: ? ?Estás louco, Paulo, muitas letras te fazem delirar?.
Na propagação, defesa e vivência da verdade muitos pereceram não se considerando o número colossal dos que passaram por dementes e loucos, não escapando à classificação o próprio Mestre e os seus discípulos. No entanto, graças a eles, respiras no clima mental de esperança evangélica, quando os escândalos da hora presente produzem crimes, conduzindo o homem pelos caminhos sombrios do desespero e do autocídio."

"O culto da personalidade, a adoração do "eu?, a seita do prazer são modernos meios de veneração às vacuidades em assinalado desrespeito à evolução e à civilidade."

"No entanto, o fanatismo religioso e a idolatria pagã, que ainda perduram em algumas fileiras do Cristianismo, constituem, nos dias atuais, chaga purulenta, aguardando o mercurocromo do "bom-senso? e da ?razão?."

"Com os ensinamentos espíritas que reproduzem as lições cristãs, o homem desperta para a adoração ?em espírito e verdade?."

JanaAna90 15/08/2021

Leitura Confortadora
O livro trás uma série de temas e mensagens reflexivas e consoladoras.
A cada leitura mergulhava num mundo de possibilidades e ideias de um viver melhor e mais próximo do Cristo. Com linguagem simples e clara o livro vai tecendo comparativos de ações nossas cotidiana com ações edificadoras.
Fiz uma meta de ler em torno de três mensagens por dia, para que eu pudesse pensar e aprender cada lição. Vale a pena essa leitura.

Fabio 28/06/2021

Complexo e enfadonho
Extremamente complexo, tem uma dificuldade que torna impossível a compreensão por leitores de baixo ou médio conhecimento da doutrina e da fé espírita. Infelizmente ainda estou em nivel mediano e não pude absorver nem 20% do conteúdo do livro.

Fabíola 27/07/2017

Dimensões da verdade
Minha primeira obra de Joanna de Ângelis e posso dizer que meu coração foi arrematado.
Nessa obra estão 60 capítulos , dentro os quais diversos marcaram-me profundamente, como o Serenidade; Médiuns em tormento; A sós com os outros; Cansaço; Auxílio agora; Mansos; Desespero injustificável; Mortos e Mortos; Pessoas, opiniões e Nós; Sutis e perigosos; Sob testes e exames; Contendas; Chorando para realizar.
Dentro de tal livro o que mais alcançou meu ser é que a cada final de capítulo, o fechamento era realizado com passagens bíblicas.
Com certeza uma das melhores leituras desse ano. Recomendo!
Um trechinho:
"(...) E, se por fim, a morte, que virá um dia, acercar-se do teu domicílio carnal, rompendo as paredes celulares que te vestem e o medo tentar assenhorear_se dos painéis da tua mente, não temas: confia, confia sempre. Logo depois, resplandecerá invencível madrugada dourada de luz e ressurgirás das cinzas, seguindo o Ressurgido pelo caminho formoso e perfumado da Excelsa Galileia Espiritual...