Eu e Você

Eu e Você Niccolò Ammaniti

Resenhas - Eu e Você

Tathi (@Doidosporserieselivros) 12/03/2024

Olá querida amigos leitores! Esse ano uma das metas que estabeleci é a de ler a maior quantidade de autores ao redor do mundo que eu conseguir. E ontem foi a vez de carimbar meu passaporte na Itália, lendo Niccolò Ammaniti, um escritor italiano ganhador de vários prêmios e que tem alguns de seus livros disponíveis pelo Kindle Unlimited.

??????????????

Com adaptação cinematográfica disponível no @amazonprime , o livro conta a história de Lorenzo, um jovem considerado estranho, sem amigos, apegado a mãe em excesso e que não entende muito bem como as relações de amizade e familiares funcionam.
Ele é levado ao psicólogo que em diagnóstico precipitado começa a falar a seus pais sobre psicopatia.
Para escapar das consultas o garoto começa a fingir sentimentos e relacionamentos, iniciando uma gama de mentiras para seus pais que acreditam que ele finalmente se encaixou.
Na Semana Branca (semana em que os estudantes italianos recebem uma semana de folga) Lorenzo mente aos pais que foi convidado para uma excursão da escola, mas na verdade ele prepara suas coisas para passar uma semana em completo silêncio em seu porão com seus jogos e a paz que ele só tem quando está sozinho.
Porém, ele receberá uma visita inesperada que despertará seus instintos mais destrutivos.

??????????????

Esse livro me lembrou a premissa da série The End of 🤬 #$%!& *** World, onde o adolescente que não sabe lidar com a raiva e as emoções se autodiagnostica (ou é diagnosticado como psicopata) mas que na verdade não tem um pingo de coragem de matar alguém sem danos colaterais a sua saúde mental.

A narrativa também traz uma meia-irmã que é viciada em heroína, e suas relações perturbadoras com o pai.

Esse é um daqueles livros que você começa a leitura achando que será uma coisa e acaba sendo outra totalmente diferente, não necessariamente de uma forma ruim.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita do autor, mas pretendo ler outras obras dele que foram traduzidas para o português ( e posteriormente quando evoluir no @duolingobrasil até leia algo no idioma original) .

Me contem nos comentários de qual país vem a maioria das leituras que você faz.
Caio 12/03/2024minha estante
Gostei da tua ideia e da resenha. Parabéns!

Herick 05/01/2024

Assisti ao filme mais de 10 anos atrás e desde então sou apaixonado na história dos irmãos Cuni.
O livro foi perfeito, conseguindo me tocar tanto quando o filme, apesar de ser bem mais raso em alguns aspectos, o livro me deu uma visão maior e melhor da mente de Lorenzo, o que compensa em parte pela rapidez com o que o livro é narrado.
O final do livro é de partir o coração.

Manú 26/02/2023

Adolescente antissocial, desde pequeno prefere brincar sozinho, não tem amigos.
Para evitar aborrecimento com os pais inventa convite para passar semana com amigos, se esconde no porão do prédio com a intenção de ficar em paz.
A chegada da meia irmã em seu esconderijo põe seus planos em risco.

Sara.Motta 15/01/2023

uma leitura bem fluida e rápida, não dava nada por esse livro, gostei do tema, mas fiquei muito frustrada com o final, esperava mais, eles mereciam mais, sei lá, não fez sentido nenhum

Thiaguinho 04/05/2022

Uma leitura cativante
Eu me surpreendi com o final desse livro, eu devorei cada página! Era como se Lorenzo e Olivia fizessem parte da minha família.

zach 16/04/2022

Eu e ela, voando rumo aos peixes coloridos
Eu comecei a ler esse livro e as primeiras páginas dele não me prenderam, o que me fez deixar ele de lado por algum tempo. Lorenzo é um menino auto centrado e chega a ser irritante como ele se tranca no próprio mundo, evitando as pessoas por as achar estúpidas. Ele é irritante e foi isso que me fez dar a minha pausa.

Mas as coisas mudam quando ele entra no liceu, que é uma espécie de ensino médio na Itália. Ele percebe que quer se enturmar e ao mesmo tempo evitar as pessoas. E é na semana branca, uma espécie de férias no calendário acadêmico italiano, que ele resolve mentir sobre uma viagem com os amigos para esquiar e se tranca no porão. Ele pretende ficar recluso lá pelo resto da semana.

Mas a meia irmã dele, a Olívia, acaba aparecendo. Veja bem, Olívia é onze anos mais velha que ele e não fala com o pai há anos (e consequentemente não tem contato com o Lorenzo). Ela é dependente química e está passando por uma crise de abstinência quando acaba no porão com o meio irmão.

E a beleza dessa história é como o Lorenzo, no mundo pequeno e fechado dele, abre espaço para o caos que é a Olívia. Como ele percebe que era ele e ela em outros momentos da vida dele, como ele passa a se importar com ela nesse curto espaço de tempo.

Esse é um livro curto, não tem tantas páginas. E depois que você engata na leitura, ela é bem fluida. O final dele é avassalador - e só consegue esse efeito por causa de toda a história que veio antes, porque você vê o crescimento do carinho e da cumplicidade deles. A obra tem uma beleza única que eu não sei apontar exatamente, mas eu senti quando li.

Karoll 10/12/2021

Confesso que comprei esse livro pq estava bem barato, me surpreendi bastante, ele conta a história de um garoto de 14 anos que não consegue se encaixar na sociedade, o final partiu o meu coração.

Roger 12/06/2021

Spa para o cérebro
Livro que você consegue ler em uma tarde.

É o estilo de livro que costumo chamar de "Spa para o cérebro": livros que você lê, que não precisam prestar tanta atenção e que servem de relaxamento/descanso cerebral de uma leitura de um livro complexo para outro complexo.

O final recompensou a simplicidade da história.

Dilalilac 03/02/2021

Esse é aquele livro que não vou recomendar, porém gostei
Esse é aquele tipo de livro que é bem curto, letras grandes, poucas folhas. Parece até um conto, mas simples. Uma história bem real, não muito impressionante e cheia de linhas sem nó. A gente quase não tem resposta nenhuma e... O final vai desagradar muita gente.
Mas eu gostei dele. Me lembrou uma versão bem simples de O Apanhador no Campo de Centeio.
Estou meio desnorteada pela forma que acabou, então acho que fui surpreendida, mesmo que não saiba dizer se foi uma boa surpresa. Enfim... Gostei, porém não me arrisco a recomendar.

Nathan Soares 21/12/2020

Lorenzo é um jovem antisocial que vive em seu mundo que os outros não entendem. Porém, Lorenzo consegue se adaptar as situações que ocorrem ao seu redor. Um dia tudo isso muda quando Olivia, sua meio-irmã, aparece e estraga os planos que Lorenzo tinha. Mas o que seria um desastre passa a ser um momento de reencontro e descobertas.

cris.leal 04/07/2017

Bom!
O adolescente Lorenzo é tímido, solitário e antissocial e para conviver com os demais adolescentes, lança mão da interpretação e finge ser um personagem que fala, anda e se veste como os demais de sua idade. Assim, ele consegue conviver bem o bastante para não sofrer bullying. Mas, na realidade, Lorenzo não gosta de ninguém, além de seus pais e de sua avó, e seu grande desejo é se isolar do mundo.

Um dia, Lorenzo inventa uma grande mentira. Diz aos pais que foi convidado por amigos da escola para uma viagem de uma semana para esquiar, e se esconde no porão esquecido do seu prédio. Ele acredita que terá os melhores sete dias da sua vida, pois estará escondido de um mundo que é incapaz de aceitá-lo do jeito que realmente é. Seu plano dá certo até a chegada de sua meia-irmã, Olívia, ao esconderijo. A garota é problemática e ao ajudá-la, Lorenzo acabará ajudando a si mesmo.

"Eu e Você", de Niccolò Ammaniti, é uma história às vezes suave, às vezes ingênua, às vezes comovente, por vezes irritante e dolorosa, assim como é a própria adolescência.

É um livro de leitura rápida, muito bem escrito e com um desfecho de partir o coração. Recomendo.

site: http://www.newsdacris.com.br/2014/04/eu-li-eu-e-voce.html

Pietra 02/11/2016

O começo estava bastante instigante, imaginei que fosse uma história mais pesada, mais reflexiva, porém do meio pro final tomou outro rumo e terminou inesperado, que no caso não foi bom. Mas de resto é uma leitura agradável e que flui bem.