Apaixonada por Palavras

Apaixonada por Palavras Paula Pimenta

Resenhas - Apaixonada por palavras

Anelise.Sobral 26/08/2012

Esse livro tem apenas um defeito: poucas páginas. Eu tive que enrolar muito pra ler, me segurando pra não acabar com ele de uma vez porque eu queria que durasse o máximo possível. Mas não dá. De repente você já leu 10 crônicas e nem percebeu.

Como fã da Paula, eu já estava com as expectativas BEM lá no alto com o livro. E ele conseguiu suprir todas! Engana-se também quem acha que nele só terão crônicas fofinhas e de amorzinho e mimimi (pelo menos era o que eu achava). Me surpreendi ao constatar que estava lendo uma crônica sobre violência nas ruas, por exemplo. Outra também sobre Harry Potter, hahaha. E não pára por aí, há várias outras que não são especificamente "românticas", e isso, pra mim, foi um ponto positivo para o livro.

Uma coisa curiosa foi ver o amadurecimento da Paula conforme os anos vão passando, pois as crônicas são organizadas cronologicamente, do ano 2000 até 2009. Ou seja, 9 anos da vida da autora que conhecemos. Seus mais profundos devaneios, sentimentos, e emoções reunidos em 157 páginas.

p.s.: fora a capa maravilhosa, vamos combinar, né?
Priscila Nonato 14/01/2014minha estante
isso que eu mais gostei do livro não é desvaneio só sobre "amorzinho" é sobre diversos momentos da vida que nos mulheres já passamos ou vamos passar ,gostei muito da escrita dela nesse livro e fiquei curiosa para ler Fazendo meu filme ,deve ser muito bom mesmo :)

Léia Viana 18/08/2012

Apaixonante!
“A vida ensina que conteúdo vale bem mais do que embalagem.”

E foi exatamente conteúdo que eu encontrei em “Apaixonada por Palavras”. Eu sou apaixonada por crônicas. Gosto tanto desse tipo de texto porque normalmente o escritor sempre coloca um pouquinho de si nele, ao comentar sobre um filme, seus gostos, seus dias, livro, música, tem quase sempre algo da pessoa que escreve, e sempre é possível pegar boas dicas e até mesmo refletir a respeito do tema abordado.

”Comecei a pensar que na vida tem gente que é mais presente, mais marcante. Tem pessoas que vivem exatamente da mesma forma todos os dias, com prudência, com um guarda-chuva na mochila, com uma caderneta de poupança para as emergências... Já outras vivem com brilho nos olhos, com aventuras planejadas (e também não planejadas), e, a cada vez que as encontramos, elas têm uma novidade, um motivo diferente para estarem felizes. São assim os que vivem cada dia como se não houvesse amanhã.”

As crônicas nos proporcionam refletir em assuntos que temos conhecimento de causa, e em outros que nem passava pela nossa cabeça, e ao tomarmos conhecimento começamos a pensar, ou, até mesmo, mudar algumas coisas em nossas vidas, principalmente quando retratam em palavras, fatos do cotidiano de qualquer pessoa, mas, que por culpa da rotina e até mesmo pela dinâmica da vida, acabamos por deixar despercebidos. Crônicas são sempre textos muito contemplativos.

A criatividade e o capricho, das páginas internas e a capa, cativam de imediato, aliás, essa é a marca de Paula Pimenta em suas obras, sempre muito bem apresentada ao leitor. Difícil resistir aos seus livros e, quando abrimos e iniciamos a leitura somos seduzidos pelo enredo de sua história.

Adorei “Apaixonada por Palavras”, não somente porque gosto muito de crônicas, mas pela beleza e pelo carinho com que foi desenvolvido o livro, pelos temas muito bem narrados, e, principalmente por contar, em formato de crônica, como surgiu o personagem “Fani” de FMF, uma das histórias mais admiráveis e apaixonantes que eu já pude ler.

Leitura recomendada!
Aman5dinha H 19/09/2012minha estante
Realmente Apaixonada por Palavras é um livro incribel, terminei no mesmo dia que comprei mas agora carrego ele na minha bolsa para todos os lugares (:

Thalyne 18/03/2013minha estante
Já estava querendo ler a muito tempo e agora, depois de ler a sua resenha, me deu mais vontade ainda!!

Yas 13/08/2012

Sem palavras!
Gente minha mãe é a Paula Pimenta (Haha), vocês não imaginam como elas se parecem. Se a Paula acha que deveria cobrar direitos autorais do Mauricio de Souza (Não me perguntem porque) minha mãe deveria cobrar dela. Em cada crônica fui descobrindo o quanto elas se parecem. Chega a dar medo. Se eu já gostava da Paula antes depois de descobrir, que ela é uma cópia da minha mãe, ou minha mãe é uma cópia dela, passei a gostar ainda mais.

Nesse livro, quem conta a história é a Paula, são crônicas escritas de 2000 a 2009 retratando momentos da vida dela, fases da adolescência. Aqui vemos Paula Pimenta como ela realmente é, não por trás da Priscila ou da Fani, mas sim por ela mesma. Não tem como não gostar desse livro, só de ser da minha autora favorita já é um bônus, e com histórias tão encantadoras que nós fazem morrer de rir melhor ainda.

Tentei escolher uma crônica favorita mais foi impossível, todas são especiais de um jeito diferente. Eu comprei esse livro na Bienal de Sp, e lá tive o prazer de conhecer essa mineira tão simpática, e ainda ganhar o meu autografado não é pra qualquer um. Se eu soubesse que o livro ia ser tão encantador tinha comprado pra todas as minhas amigas, porque toda garota (e garoto) merece se encantar com ela.

Eu assim que comprei já havia começado a ler mais como a Bienal, me deixou morrendo de dores, resolvi deixar para o outro dia. Quando li um trechinho de uma crônica para minha mãe ela me mandou continuar e meio que acabei lendo a crônica inteira - e o livro também. Nó´s morremos de dar risada com as aventuras da Paula, e pela primeira vez vi a Paula Pimenta não como uma escritora, mas sim como uma pessoa.

Se eu já amava a Paula depois desse livro passei a fazer uma coisa ainda melhor por ela - admira-la. Pois acho que admirar uma pessoa é a melhor coisa que um ser humano pode fazer por outro. Se você já leu o FMF e MVFS, ótimo corra e leia esse livro. Mas se você não leu FMF e MVFS, ótimo corra e leia esse livro também, garanto que você não vai se arrepender...