Apaixonada por Palavras

Apaixonada por Palavras Paula Pimenta

Resenhas - Apaixonada por palavras

Jaine.Rosa 30/03/2020

Apaixonada é por essa autora *_* !
Aqui contamos com um livro de crônicas da Paula, e nele viajamos em diversos anos, acompanhando seus pensamentos, amigos, amores, familiares... !
Acompanhamos suas evolução na vida e como escritora.
O livro é tão fininho, tão bem feito, com uma atenção linda aos detalhes, como frases em outro estilo de fonte e na cor vermelha e completando com um rico coraçãozinho... e a diagramação do livro que está perfeita.

MEU PARECER:
Eu ia separar por crônicas e falar de cada uma individualmente, mas é tão aquecedor o livro ao todo, tão transparente, tão verdadeiro, com toda aquela opinião já decidida e aquela personalidade que ficaria muito dificil não ser repetitiva, então serei breve.
Comecei e logo me apaixonei pela autora e por sua escrita, percebemos a delicadeza, e principalmente percebemos o título... ahh isso mesmo, ela realmente ama o que faz, realmente é apaixonada por palavras, percebi enquanto lia o quão ela ama escrever, e mais que isso, ama proporcionar lazer a nos, leitores.
Em suas crônicas nos viajamos junto com ela, conhecemos seu lado romantico, seus mais sinceros pensamentos, conhecemos seu mundo... e nos divertimos, nos distraimos... é um ótimo livro para uma descontraída tarde de domingo, ou uma noite de insônia, é um ótimo livro para pensar em como mudamos, como tudo muda e muitas vezes para melhor.
E obrigado Paula Pimenta por me fazer sentir alguém normal, compartilho muito dos pensamentos seus, e sempre me taxaram de "querer ser a diferente" , na verdade todos somos diferente, cada um de sua maneira, que tem direito a suas emoções, opiniões e pensamento.

ALGUNS TRECHOS:

"Porque as palavras registradas no papel permanecem congeladas, enquanto o autor delas continua vivendo, aprendendo, mudando, crescendo. Por isso mesmo, minha autocrítica teve vontade de editar várias dessas crônicas, mas preferi apenas inserir a data, pois, apesar de atualmente pensar diferente sobre algumas coisas, aqueles pensamentos foram os que estavam comigo em cada uma das fases que vivi e foram importantes para que eu chegasse a quem hoje sou."

"É indescritível a sensação de ler um texto e me identificar totalmente com as palavras do escritor. É como se ele tivesse roubado a ideia que eu ainda não havia tido, mas que já existia em mim. Emocionante perceber, na medida em que meus olhos vão descendo por sobre o texto, que existe alguém que pensa exatamente como eu."

"Antes derramar lágrimas do que um rosto constantemente seco e um coração sem sentimentos. Antes atravessar uma tormenta que nos sacode e nos faz pensar do que passar pela vida anestesiados. Porque só quem sente a tristeza tem vontade de obter a felicidade. E os poucos momentos em que a alcançamos compensam todas as lágrimas que derramamos no caminho."

"Sempre acreditamos naquilo que queremos acreditar. O fato pode ser completamente inverossímil, mas, se por acaso cismamos que aquilo é real, nem com toda ciência provando o contrário mudamos de opinião."

"Sou muito ciumenta para ficar me estressando com a concorrência, e, por experiência própria, preocupar-se demais com a aparência só para ficar à altura do galã é perda de tempo que poderia ser bem melhor aproveitado malhando a inteligência."

"Seja causando felicidade ou tristeza, amor é coisa que influi para valer no humor, na vida e até no peso de qualquer pessoa."

Léia Viana 18/08/2012

Apaixonante!
“A vida ensina que conteúdo vale bem mais do que embalagem.”

E foi exatamente conteúdo que eu encontrei em “Apaixonada por Palavras”. Eu sou apaixonada por crônicas. Gosto tanto desse tipo de texto porque normalmente o escritor sempre coloca um pouquinho de si nele, ao comentar sobre um filme, seus gostos, seus dias, livro, música, tem quase sempre algo da pessoa que escreve, e sempre é possível pegar boas dicas e até mesmo refletir a respeito do tema abordado.

”Comecei a pensar que na vida tem gente que é mais presente, mais marcante. Tem pessoas que vivem exatamente da mesma forma todos os dias, com prudência, com um guarda-chuva na mochila, com uma caderneta de poupança para as emergências... Já outras vivem com brilho nos olhos, com aventuras planejadas (e também não planejadas), e, a cada vez que as encontramos, elas têm uma novidade, um motivo diferente para estarem felizes. São assim os que vivem cada dia como se não houvesse amanhã.”

As crônicas nos proporcionam refletir em assuntos que temos conhecimento de causa, e em outros que nem passava pela nossa cabeça, e ao tomarmos conhecimento começamos a pensar, ou, até mesmo, mudar algumas coisas em nossas vidas, principalmente quando retratam em palavras, fatos do cotidiano de qualquer pessoa, mas, que por culpa da rotina e até mesmo pela dinâmica da vida, acabamos por deixar despercebidos. Crônicas são sempre textos muito contemplativos.

A criatividade e o capricho, das páginas internas e a capa, cativam de imediato, aliás, essa é a marca de Paula Pimenta em suas obras, sempre muito bem apresentada ao leitor. Difícil resistir aos seus livros e, quando abrimos e iniciamos a leitura somos seduzidos pelo enredo de sua história.

Adorei “Apaixonada por Palavras”, não somente porque gosto muito de crônicas, mas pela beleza e pelo carinho com que foi desenvolvido o livro, pelos temas muito bem narrados, e, principalmente por contar, em formato de crônica, como surgiu o personagem “Fani” de FMF, uma das histórias mais admiráveis e apaixonantes que eu já pude ler.

Leitura recomendada!
Aman5dinha H 19/09/2012minha estante
Realmente Apaixonada por Palavras é um livro incribel, terminei no mesmo dia que comprei mas agora carrego ele na minha bolsa para todos os lugares (:

Thalyne 18/03/2013minha estante
Já estava querendo ler a muito tempo e agora, depois de ler a sua resenha, me deu mais vontade ainda!!

Anelise.Sobral 26/08/2012

Esse livro tem apenas um defeito: poucas páginas. Eu tive que enrolar muito pra ler, me segurando pra não acabar com ele de uma vez porque eu queria que durasse o máximo possível. Mas não dá. De repente você já leu 10 crônicas e nem percebeu.

Como fã da Paula, eu já estava com as expectativas BEM lá no alto com o livro. E ele conseguiu suprir todas! Engana-se também quem acha que nele só terão crônicas fofinhas e de amorzinho e mimimi (pelo menos era o que eu achava). Me surpreendi ao constatar que estava lendo uma crônica sobre violência nas ruas, por exemplo. Outra também sobre Harry Potter, hahaha. E não pára por aí, há várias outras que não são especificamente "românticas", e isso, pra mim, foi um ponto positivo para o livro.

Uma coisa curiosa foi ver o amadurecimento da Paula conforme os anos vão passando, pois as crônicas são organizadas cronologicamente, do ano 2000 até 2009. Ou seja, 9 anos da vida da autora que conhecemos. Seus mais profundos devaneios, sentimentos, e emoções reunidos em 157 páginas.

p.s.: fora a capa maravilhosa, vamos combinar, né?
Priscila Nonato 14/01/2014minha estante
isso que eu mais gostei do livro não é desvaneio só sobre "amorzinho" é sobre diversos momentos da vida que nos mulheres já passamos ou vamos passar ,gostei muito da escrita dela nesse livro e fiquei curiosa para ler Fazendo meu filme ,deve ser muito bom mesmo :)

Clara900 20/04/2023

Sempre bom reler Paula Pimenta. Um livro de crônicas, tanto banais quanto com temas importantes. Fácil e gostoso de ler.

naty284 02/07/2022

Apaixonada por palavras.
Comecei a ler esse livro pq percebi que era o único dela na minha estante que eu ainda não tinha lido, coloquei bastante expectativa no livro por ja estar acostumada com a escrita e imaginei que iria gostar muito. não achei ele ruim mas é bem cansativo as vezes.

Duda Oliveira 14/10/2012

Divertido e fofo
Estou sem palavras. Neste livro, Paula explicou que ela, juntamente com a editora, buscou algumas crônicas no grande acervo da autora (mais de 150 crônicas) e colocou apenas algumas em Apaixonada por palavras. Ela também comentou que ficou com muita vontade de modificar as crônicas, pois como não são muito atuais, sua opinião mudou. Mas achou importante deixar do jeito que estavam, porque, de alguma forma, aquelas opiniões contribuíram para o que ela é hoje, por isso as crônicas não foram mudadas apenas adicionadas datas. Então, cheguei a conclusão, que eu adoraria ter escrito este livro. Porque, querendo ou não, Paula reviveu todo seu passado. As inspirações para as crônicas, seus antigos amores... O livro é super rápido e divertido de ler. Com crônicas curtas e divertidas, que narram e dão opinião sobre fatos de nosso dia-a-dia.
E lendo páginas e páginas da opinião e cotidiano da autora, não pude deixar de lembrar da Fani. Aquela garotinha tão ingênua do primeiro volume da série até aquele mulherão do último. Paula é a Fani! Por mais que negue. A estória de Fazendo meu Filme pode não ser auto-biográfica, porém Fani é a própria autora e em Apaixonada por palavras podemos reparar isso.
Ou seja, se ainda está em dúvida na leitura, leia. Se curte crônicas, está perdendo tempo ai parado ainda lendo esta resenha, ok?!

Gostou da resenha? Conheça um pouco mais sobre mim e minhas opiniões aqui: http://dudaoliveira10.blogspot.com.br e não deixe de seguir para acompanhar o blog.

Link da postagem:

Twitter: @DDigitalDuda

Maah 03/07/2021

Contos e amores.
Um livro repleto de crônicas que nos leva ao mundo da Paula. Comovente, eu diria. Uma leitura leve e simples que nos cativa. Obrigada, @Paula!

Bárbara 20/09/2012

Apaixonada por Paula Pimenta
Se você ainda não sabe, em Apaixonada por Palavras, Paula Pimenta reúne um número de crônicas que escreveu durante um longo tempo. Em todas elas, há uma data (mês e ano) e isso nos ajuda a perceber a evolução da escrita da autora, já que ela não fez nada mais do que apenas acrescentar esta data. Não houve modificação alguma, o que é ótimo para os amantes da autora.

Eu, como fã da Paula e como amante de crônicas, não pude deixar o livro de lado e, ao começar a ler, já sabia que não passaria de um dia com o livro em minhas mãos. São crônicas rápidas, com uma média de 2 páginas, que nos fazem ver a Paula falando sobre assuntos do dia a dia que ela mais acha interessantes. Então vemos crônicas de amorzinho, assim como os filmes que a Fani gosta de assistir.

Outra coisa que achei bem bacana foi o fato de ela ter selecionado uma crônica em que ela fala sobre o lançamento de Fazendo Meu Filme 1. Claro que ela não descreve tudo minunciosamente porque nas crônicas as coisas acontecem de forma rápida, mas dá pra ter um gostinho de ver o nome da Fani nas páginas de Apaixonada por Palavras.

Pra quem gosta de crônicas e de Paula Pimenta, o livro é uma ótima pedida. Indispensável!

Luiza 24/10/2012

"Feministas de plantão, não me condenem"

Acabo de ler o livro 'Apaixonada por Palavras', da Paula Pimenta. O livro reúne crônicas que ela escreveu entre dezembro de 2000 e dezembro de 2008 sobre assuntos diversos (mas boa parte delas fala do mundo feminino).

Bom, as crônicas são bem voltadas para o público jovem (acho que de uns 13 a uns 17 anos está bom), apesar de muitas vezes eu ter tido a impressão de que a autora não tinha consciência ao escrever. Todas são muito pessoais, falando de namoro, viagem, luto, mensagens subliminares e até mesmo Big Brother. Li de ontem para hoje, numa fluidez que só - que deve-se principalmente à sensação de que a própria Paula Pimenta estava do meu lado, me contando as histórias (talvez pelo uso excessivo do gerúndio?). Devo confessar que ela tem um estilo muito dela, mas a narração oral também foi muito superficial (acredito que mesmo para um público mais jovem, ela poderia ter tido uma abordagem mais profunda. Espero que isso se deve a uma tentativa de deixar as crônicas mais leves, e não a uma 'imaturidade', por falta de palavras melhor).

De modo geral, um livro tranquilo. Entrementes, tem um grave problema. Paula Pimenta se mostra muito insegura e assume-se tímida até o limite, o que não é um problema, de fato. O problema é que, além disso, ela tem uma visão muito conservadora da mulher. Ela dá regras a serem seguidas para se conquistar uma mulher e vários exemplos de o que uma mulher faz e como é. Não é uma visão exposta, mas mostrada ao longo do livro, pedaço por pedaço. A mulher deve ser frágil, delicada, insegura, submissa ao homem. Deveria aceitar o corpo como é, mas na verdade faz dietas e se acha feia, se arruma para sair e vai especificamente ao bar do paquera, olhar ele (mas não muito, interesse demais assusta) e fazer as caras que ensaiou no espelho. Tudo bem, ela tem o direito de pensar isso, ou achar que as mulheres são realmente assim. Mas ela tem um público alvo muito influenciável, em sua maioria! Não gosto de pensar que tem meninas formando sua opinião e se identificando ao ler esse livro.

Num dado momento, ela cita um casal. O rapaz foi transferido para o Acre, mas a mulher disse que não ia, ia ficar com seu trabalho no Rio. A Paula diz que ela teria ido com ele, afinal amor é maior que qualquer trabalho, e essa moça não deveria amar o rapaz de verdade. Em nenhum momento ela cogita que o próprio homem poderia ter recusado o trabalho e encontrado outro no Rio, para ficar com a amada. Ou, simplesmente, que o relacionamento entrou em conflito e eles decidiram que era melhor assim. Afinal, ela tinha não só o trabalho dela no Rio, mas a vida, as amizades, possivelmente a família...não são decisões fáceis, e muitas vezes, infelizmente, algumas coisas se mostram maiores que o relacionamento. Trsitemente, para Paula, as coisas não eram assim. A mulher simplesmente não amava o homem o suficiente, senão teria largado tudo para ir com ele.

O livro distrai, é o que eu já várias vezes fiz referência como Literatura de Entretenimento. Mas tem esse grande problema. Meu lado feminista te condena, Paula, perdão.
Monique 05/01/2013minha estante
"Num dado momento, ela cita um casal." meu Deus é EXATAMENTE o que eu pensei e estou pensando até hoje. Tirou as palavras da minha boca no trecho em que comenta essa crônica! É sério! Eu acabei de escrever minha resenha citando exatamente isso e vim para o Skoob dar uma olhada, ver se alguém partilhava da mesma opinião que eu e encontro sua resenha. Compreendi tudo, adorei e é verdade mesmo. Eu gostei de várias crônicas, mas discordei de muitas outras!

Bella Nine 08/02/2015minha estante
Nossa! Essa crônica simplesmente me irritou. Em que século ela vive? Não sou feminista, mas também não sou o tipo frágil. Mulher nenhuma deve largar tudo por causa de um namorado. Gente, homem vai, vem na mesma fluidez que um respirar. Mas um emprego? Tá cada vez mais difícil fazer uma carreira de sucesso.
Eu não sei, eu lia as crônicas e era como se eu lesse uma menina de 15 anos ao invés de uma mulher.

Yas 13/08/2012

Sem palavras!
Gente minha mãe é a Paula Pimenta (Haha), vocês não imaginam como elas se parecem. Se a Paula acha que deveria cobrar direitos autorais do Mauricio de Souza (Não me perguntem porque) minha mãe deveria cobrar dela. Em cada crônica fui descobrindo o quanto elas se parecem. Chega a dar medo. Se eu já gostava da Paula antes depois de descobrir, que ela é uma cópia da minha mãe, ou minha mãe é uma cópia dela, passei a gostar ainda mais.

Nesse livro, quem conta a história é a Paula, são crônicas escritas de 2000 a 2009 retratando momentos da vida dela, fases da adolescência. Aqui vemos Paula Pimenta como ela realmente é, não por trás da Priscila ou da Fani, mas sim por ela mesma. Não tem como não gostar desse livro, só de ser da minha autora favorita já é um bônus, e com histórias tão encantadoras que nós fazem morrer de rir melhor ainda.

Tentei escolher uma crônica favorita mais foi impossível, todas são especiais de um jeito diferente. Eu comprei esse livro na Bienal de Sp, e lá tive o prazer de conhecer essa mineira tão simpática, e ainda ganhar o meu autografado não é pra qualquer um. Se eu soubesse que o livro ia ser tão encantador tinha comprado pra todas as minhas amigas, porque toda garota (e garoto) merece se encantar com ela.

Eu assim que comprei já havia começado a ler mais como a Bienal, me deixou morrendo de dores, resolvi deixar para o outro dia. Quando li um trechinho de uma crônica para minha mãe ela me mandou continuar e meio que acabei lendo a crônica inteira - e o livro também. Nó´s morremos de dar risada com as aventuras da Paula, e pela primeira vez vi a Paula Pimenta não como uma escritora, mas sim como uma pessoa.

Se eu já amava a Paula depois desse livro passei a fazer uma coisa ainda melhor por ela - admira-la. Pois acho que admirar uma pessoa é a melhor coisa que um ser humano pode fazer por outro. Se você já leu o FMF e MVFS, ótimo corra e leia esse livro. Mas se você não leu FMF e MVFS, ótimo corra e leia esse livro também, garanto que você não vai se arrepender...

Ana 26/10/2012

Apaixonada por palavras da Paula Pimenta
Eu já amava Fazendo Meu Filme e Minha Vida Fora de Série e eu sabia que eu era bem provável gostar de tudo que a Paula Pimenta escrevesse. Mas eu não imaginava que ia amar tanto Apaixonada Por Palavras! Fiquei muito feliz de me identificar com a Paula, de ver que ela pensa tão parecido comigo! Agora mais do que como autora, eu a admiro como pessoa! Além de sentir a Fani e a Priscila como minhas amigas, agora eu sinto essa amizade com a Paula também, gostei de saber um pouquinho do dia a dia dela, das opiniões, dos sonhos, da personalidade. O livro é fofo, dá vontade de morder, e eu sei que vou reler várias e várias vezes, exatamente como fiz com os outros livros dela! Hoje posso dizer que sou uma apaixonada por palavras...da Paula Pimenta!

Ana Karla 23/02/2013

Eita livro gostosinho de ler
Quando, antes do lançamento, li a crônica que intitula o livro e me deparei com: "É indescritível a sensação de ler um texto e me identificar totalmente com as palavras do escritor", esse trecho me chamou bastante atenção e foi exatamente isso o que eu senti ao terminar de ler o livro: identificação total com muitas das situações vividas e narradas pela Paula Pimenta.

Vocês não tem noção do quanto gostei da crônica "Inveja Transparente", porque o conceito de inveja que tinha era muito parecido com o da Paula, uma inveja boa que não deseja o mau do outro, me fez refletir bastante a respeito do assunto.

E também não posso deixar de dizer que amei as lindas crônicas de amor:

- Só pra você
- (Ainda) Só pra você

Só mesmo sendo uma apaixonada por Palavras para escrever do jeito que a Paula escreve. Não importa o gênero, seja romance ou seja crônica, a forma com que ela utiliza as palavras em seus textos torna especial o estilo da sua escrita. Recomendo a leitura deste livro! =)

itsmeclara 15/04/2022

um leitura pequena mas com grandes reflexões
"Apaixonada por Palavras" foi uma leitura tão prazerosa e cativante! foi maravilhoso poder adentrar nesse mundo da paula pimenta onde sentimentos tão lindos e intensos são expressos através de suas palavras e experiências tão lindas.
eu amei muito poder conhecer mais dessa autora que eu já apreciava e que passei a apreciar mais ainda, a paula é uma mulher incrível e que vale muito a pena tentar ver o mundo através, não dos olhos, mas das palavras dela.
"Apaixonada por palavras" aborda sobre amor, paixão, saudade, timidez, tristeza, e tantos outros sentimentos comuns em nossa vida que a paula resolveu compartilhar a maneira como ela vê e lida com eles.
enfim, foi uma leitura bem leve, dinâmica, simples porém não rasa, mas sim recheada de frases e ensinamentos lindos. ?

luiza 18/06/2022

Que obra prima!!!
Senti tudo de melhor enquanto lia esse livro, muita nostalgia quando a Paula comentava sobre o MSN, me identifiquei com tantos trechos, me senti acolhida.

E saber que eu tinha esse livro desde 2016, mas nunca tive a voia de pegar ele, achando que o gênero ?crônicas? não tinha nada a ver comigo.

Paula Pimenta sempre se superando, essa seria uma das autoras que eu leria até lista de compras. AMO DEMAIS!

Laisa.Mayrink 31/12/2022

Ótima leitura pra encerrar 2022
Eu amo tudo que a Paula Pimenta escreve, ela é minha autora favorita. Nesse livro, pude ver uma outra faceta dela: as crônicas. Estou mais acostumada com os romances (Fazendo meu Filme, Minha Vida Fora de Série, Cinderela Pop, etc...), que eu amo demais. No entanto, também amei as crônicas. Algumas eu me identifiquei bastante e é legal ver como ela pensa ou pensava (já que as crônicas são dos anos 2000 e como ela mesmo diz na introdução, ela já mudou de opinião sobre algumas coisas).