Átila

Átila Éric Deschodt

Resenhas - Átila

Pedro.Vinicius 05/07/2017

Sobre os hunos, uma reflexão do ocidente aos seus valores.
O livro Átila, que aparenta ser, pelo menos a primeira vista, mais uma obra convencional sobre a figura histórica sem qualquer tipo de celtismo em relação as fontes apresentadas (que muitas vezes, romanas e gregas, desfiguravam o personagem). Na sua essência, o livro é muito diferente de algo usual sobre a persona de Atila, carregando um alto grau de ceticismo e em certos momentos, um favorecimento do homônimo.

Ele ultrapassa a fronteira de apenas apresentar um líder bárbaro que aterrorizou a civilização ocidental decadente sobre o manto dos romanos, explicando todos os aspectos culturais e sócio-políticos da época. Dentre essas questões, olhamos a triste queda do Império Romano do Ocidente e a "barbarização" das sua sociedade, cada vez menos romana de fato e passando por um processo que viria se tornar a sociedade medieval.

O livro não é muito longo, tem uma estrutura bem definida e aproveita a fantástica relação entre Aécio e Atila, que parece ter saído de um livro épico para homenagear a história do ultimo grande geral romano. Particularmente sempre me entristeço lendo sobre o fim de Roma e sempre tomo como um final amargo, aqui houve uma experiencia diferente devido a singular escrita do autor, que proporciona uma visão muito mais cética dos fatos, fazendo o leitor esmaecer a questão politica em detrimento de favoritismos históricos.

site: https://www.facebook.com/pedro.vancastro

Alexandre663 22/06/2016

gostei bastante
gostei bastante, apesar de ter um grande exagero em certa informação.

Inlectus 10/01/2015

Boa biografia.
Texto detalhado.

Yasmin 22/10/2012

Recomendo...
Eu particularmente me interesso pelo povo Huno, mas quando comprei o livro acreditei que seria uma leitura lenta e muita informativa, como aquelas você perde o interesse depois de um tempo, porém me surpreendi é um livro que segue um formato informativo mas ao mesmo tempo com um ritmo de historia o que deixa a leitura muito mais dinâmica e interessante. Acho que todos que admiram Átila devem pensar em ler, pois o autor deixa de modo claro , o que se acreditava que passava na cabeça de um dos maiores Generais já vivos.