O Que é Dialética

O Que é Dialética Leandro Konder

Resenhas - O Que é Dialética

Ravih 31/12/2020

Para o que se propõe é fantástico
É um livro curto, mas que consegue trazer noções introdutórias da dialética de uma maneira leve, didática e interessante. Com certeza vou ler mais livros do Konder.

Thiago Araujo 23/09/2020

A dialética como forma de agir no mundo
Gostei muito do livro, Konder escreve muito bem. Não irei dizer que vc sairá dessa leitura entendendo claramente o que é a Dialética, pois isso tbm diverge por períodos e autores, mas vc sairá com uma boa ideia do que seja e te dará mais vontade de buscar sobre, ótimo texto introdutório

Vitor Messias 13/05/2020

Excelente livro. Durante o livro o autor aborda as origens da dialética, passando por pensadores como Aristóteles, os iluministas e Hegel e Marx. Após, o autor trata sobre a contradição entre o trabalho e a alienação e por fim aborda alguns temas essenciais pra compreensão a dialética, como totalidade, contradição e mediação, fluidificação dos conceitos e etc.

Camila.Faria 19/01/2021

Gostei bastante pra introdução. Dá pra tirar umas dúvidas mas criar novas. Algumas coisas com certeza preciso de pesquisar mais. Foi uma boa leitura, rápida e fluída.

Ju Vignon 25/01/2022

Importante ferramenta
Livro muito bom, com boa didática e uma boa introdução ao método dialético, e ao pensamento de grandes filósofos que usaram dessa importante ferramenta para pensar o mundo, refletir nossa condição humana e buscar entendimento nas mudanças que ocorrem ao decorrer do tempo, dos anos e do avanço nas organizações da nossa sociedade. A dialética deveria ser obrigatória na educação, pois ensina a questionar e refletir sobre o mundo em que vivemos, suas constantes transformações e o contexto socioeconômico em que estamos inseridos, trazendo melhor entendimento sobre as injustiças que nos cercam, e que muitas vezes não enxergamos.

isado8ra 16/08/2022

livro bem didático e de fácil leitura, cada vez que leio mais sobre phc, mais eu fico interessada. o autor pontua bem o que é dialética, fazendo uma espécie de recorte histórico, finalizando com uma crítica!

Gabriel.CantuAria 29/07/2020

O livro cumpre bem o papel de trazer uma síntese e uma introdução da dialética. Quem se interessar pela forma mais avançada do pensamento humano, isto é, a dialética materialista, encontrará outras obras mais detalhadas. Fica a dica para introduzir o pessoal.

Miguel Corrêa 12/03/2023

Introdução a Dialética
Não há muito que comentar, o texto explica a dialética enquanto conceito histórico, começando na estrutura de diálogo que era na Grécia antiga, indo até Hegel e posteriormente Marx enquanto forma qualitativa "mais avançada" do método de pensamento dialético, então, o autor destrincha algumas categorias (o movimento, a contradição, a ideologia etc.) intrínsecas a essa parte essencial do pensamento marxista que é a dialética. Sinto que o texto é mais voltado à um público agente político que à estudos acadêmicos puros, o que tem suas vantagens e desvantagens. Definitivamente um livro para ler várias vezes sempre compreendendo cada vez melhor, a final: "Não é possível que um homem atravesse o mesmo rio duas vezes, pois na segunda já não será o mesmo rio nem mais o mesmo homem."

Lista de Livros 14/08/2019

Lista de Livros: O Que é Dialética – Leandro Konder
Parte I:

“Dialética era, na Grécia antiga, a arte do diálogo. Aos poucos, passou a ser a arte de, no diálogo, demonstrar uma tese por meio de uma argumentação capaz de definir e distinguir claramente os conceitos envolvidos na discussão. (...)
Na acepção moderna, entretanto, dialética significa outra coisa: é o modo de pensarmos as contradições da realidade, o modo de compreendermos a realidade como essencialmente contraditória e em permanente transformação.”
“As leis do mercado vão dominando a sociedade inteira: todos os valores humanos autênticos vão sendo destruídos pelo dinheiro, tudo vira mercadoria, tudo pode ser comercializado, todas as coisas podem ser vendidas ou compradas por um determinado preço.”
Mais do blog Lista de Livros em:
Parte II:

“A teoria é necessária e nos ajuda muito, mas por si só não fornece os critérios suficientes para estarmos seguros de agir com acerto. Nenhuma teoria pode ser tão boa a ponto de nos evitar erros. A gente depende, em última análise, da prática – especialmente da prática social – para verificar o maior ou menor acerto do nosso trabalho com os conceitos (e com as totalizações).”
“O método dialético nos incita a revermos o passado à luz do que está acontecendo no presente; ele questiona o presente em nome do futuro, o que está sendo em nome do que “ainda não é” (Ernst Bloch). Um espírito agudamente dialético como o poeta Bertolt Brecht disse uma vez: “O que é, exatamente por ser tal como é, não vai ficar “tal como está”.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2019/07/o-que-e-dialetica-parte-ii-leandro.html

Leitor 11/07/2019

Um excelente livro introdutório
Para aqueles interessados na teoria marxista e no próprio conceito de dialética, o livro é uma ótima introdução. Nele podemos entender parte da filosofia desde o seu início e os movimentos que nos rodeiam. O autor nao podia ser outro que não Konder, um brasileiro comunista muito amado e odiado, contraditório.

kiverdego 26/09/2018

dialetica: o duelo do contraponto
um excelente aprendizado do conceito

Volnei 12/02/2016

O que é dialética
A dialética foi por muito tempo matéria obrigatória em cursos onde saber expor suas idéias em publico era o grande segredo do sucesso. Suas origens remontam a Grécia Antiga. Aristóteles considerava Zenon de Eléia ( aprox.490-430 a.C.) o fundador da dialética. Outros já dão a Sócrates (469-399 a.C.) essa paternidade, mas seja lá quem a desenvolveu, ela nada mais é que a arte do dialogo e da discussão. Neste livro Konder explora a arte da dialética.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos