O Que é Dialética

O Que é Dialética Leandro Konder

Resenhas - O Que é Dialética

Dydimo 01/04/2010

Importante na formação do cidadão.
O Historiador e Filósofo, Leandro Konder, descreve o processo histórico do pensamento dialético desde Eráclito de Efeso, na antiguidade clássica perpassando por Hegel e Marx.
É uma propedêutica sobre o pensamento dialético materialista que teve seu ápice com Marx, e que até hoje tentam-se tanto superar.
Esse livro é muito importante para a formação do pensamento político do cidadão, para começar a enxergar a realidade de maneira transformadora.
Fundamental para quem pretende começar a estudar o pensamento marxista.

esquadroz 07/02/2023

"O método dialético não se presta para criar cachorrinhos amestrados. Ele é, como disse o argentino Carlos Astrada, 'semente de dragões'".

daleriku 18/09/2022

Tem que se ter bastante atenção enquanto lê o livro, senão vai se perdendo na escrita e nos termos. Algumas opiniões dos filósofos não foram tão bem explicadas e isso me confundiu, passei mais tempo fazendo anotações e relendo os capítulos do que qualquer coisa
Verdmais 23/09/2023minha estante
Pra mim que não tem hábito de ler livros de filosofia e tão teóricos, foi bem complicado também, mas é muito explicativo

nanaths 27/04/2023

Em alguns momentos o Leandro Konder escreveu alguns eufemismos chamando o Stálin de burro e eu soltei arzinho pelo nariz

Sickboy 19/04/2022

Tentei não trazer livros lidos obrigatoriamente pela faculdade aqui como minhas leituras, porém este é uma exceção por se tratar de uma leitura optativa de uma matéria optativa. Já havia lido outros temas da coleção "primeiros passos" porém sempre achei que saia da leitura com muito mais dúvidas do que no começo, em que eu sabia sobre o livro apenas seu título interrogativo. Essa questão vêm cerceando todos os conhecimentos que eu tenho adquirido com o tempo, quanto maior a profundidade, maior as dúvidas. Porém, este livro é muito Didático em trazer a concepção de da Dialética para seus principais autores, sendo estes, Hegel e Marx.
Este último, formulou o Materialismo Histórico Dialético, responsável posteriormente pela sintetização por Lev Vygotsky da Psicologia Histórico-Cultural.
Duas citações me marcaram muito durante a leitura, são elas:

"O que é, exatamente por ser tal como é, não vai ficar tal como está" - Brecht

"Os filósofos têm se limitado a interpretar o mundo; trata-se, no entanto, de transformá-lo" - Marx

Dukharloz 15/08/2021

Dialética é a base para compreensão do pensamento marxista. Nesta obra, Konder apresenta de forma muito agradável a concepção do pensamento dialético - dos filósofos gregos aos marxistas modernos.

Carlos Aglio 29/01/2013

Só a dialética pode semear dragões bons, afinal ela se baseia na contradição...
KONDER, Leandro. O que é a dialética. Brasiliense, 2006.

Só a dialética pode semear dragões bons, afinal ela se baseia na contradição...

É bem difícil entender o que é a dialética - que na Grécia antiga era a arte do diálogo e hoje seria o modo de pensarmos e compreendermos as contradições da realidade, essencialmente contraditória e em permanente transformação. Imagine os temas: tese, antítese e síntese ou seus respectivos sinônimos como afirmação, negação e negação da negação. Use estes conceitos com espírito crítico e autocrítico, duvidando de tudo, revendo o passado a luz do que se passa no presente, conscientizando-se da inevitabilidade da mudança e da impossibilidade de se furtar das contradições e etc e tal...

"O que é, exatamente por ser como é, não vai ficar tal como está." disse um dia Bertold Brecht, um espírito agudamente dialético, como diz Lenadro Konder, autor desse livro.

os dragões semeados pela dialética vão assustar muita gente pelo mundo afora, talvez causem tumulto, mas não são baderneiros inconsequentes; a presença deles na consciência das pessoas é necessária para que não seja esquecida a essência do pensamento dialético enunciado por Marx na décima-primeira tese de Feuerbach: Os filósofos têm se limitado a interpretar o mundo; trata-se, no entanto, de transformá-lo. .

Logo se crê que a Dialética incomodou, incomoda e incomodará muita gente porque ela semeia dragões - Eu adoro dragões - Salve Marx! Salve Jorge!

By Carlos Aglio, em 29/01/2013

deadpoet 25/08/2023

O que é dialética?
?Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo.?

beca 18/04/2024

O que é dialética?
SURREAL DE BOM!!! O livro é super interessante, cativante e ler me trouxe muitas reflexões. Leandro Konder (autor) não escreve de uma forma maçante ou entendiante, na verdade ele torna tudo extremamente legal!

Élida Mercês 19/04/2020

Um livro que explica de maneira simples e didática o método dialético passando por Hegel, Marx, Engels, Georg Lukács, Antônio Gramsci, Walter Benjamin, Althusser, entre outros, para destacar a necessidade de "que não seja esquecida a essência do pensamento dialético, enunciada por Marx na décima primeira tese sobre Feuerbach: 'Os filósofos têm se limitado a interpretar o mundo; trata-se, no entanto, de transformá-lo.'"

30/04/2021

Encantadora a abordagem simples e profunda da dialética.
O livro começa contextualizando da onde surgiu esse conceito, como e por quem ele era usado. Depois, começa a explicar de maneira muito compreensível do que afinal se trata a dialética. Fala de suas "variações", passando pelo idealismo de Hegel e pelo materialismo de Marx. Trata também de como esse temo foi utilizado na prática, principalmente pelos teóricos e revolucionários, passando inclusive pela Revolução Russa.
Recomendo esse livro para todos que tem interesse no assunto pois ele não requer nenhum conhecimento prévio, traz muitas informações valiosas de maneira extremamente leve e fácil de entender.

Priscila 18/04/2011

Em "O que é Dialética", Leandro Konder consegue - em poucas páginas - construir uma obra realmente significativa e abrangente.
O autor inicia o livro falando da origem da Dialética e traz nomes conhecidos na filosofia: Aristóteles, Diderot, Rousseau. Passado esse primeiro capítulo, Konder faz um paralelo entre a Dialética e o trabalho, a alienação e traz conceitos fundamentais, como: o que é totalidade, as leis dialéticas, contradição e mediação, a fluidificação dos conceitos, entre outros.
Os dois últimos capítulos abordam a importância da Dialética para o indivíduo e a sociedade, trazendo questões bastante reflexivas. Konder recorre a dois filósofos para finalizar sua concepção: "A Dialética - observa o filósofo brasileiro Gerd Bornheim - é 'fundamentalmente conservadora' (...) É , como disse o argentino Carlos Astrada, 'semente de dragões'. Os dragões semeados pela Dialética vão assustar muita gente pelo mundo afora, talvez causem tumulto, mas não são baderneiros inconsequentes; a presença deles na consciência das pessoas é necessária para que não seja esquecida a essência do pensamento dialético".
Uma leitura que vale a pena para todos que têm interesse na dialética - antigamente tida apenas com a arte do diálogo -, hoje concebida como um intrigante processo para entender o que está em movimento no mundo.

Vitor Messias 13/05/2020

Excelente livro. Durante o livro o autor aborda as origens da dialética, passando por pensadores como Aristóteles, os iluministas e Hegel e Marx. Após, o autor trata sobre a contradição entre o trabalho e a alienação e por fim aborda alguns temas essenciais pra compreensão a dialética, como totalidade, contradição e mediação, fluidificação dos conceitos e etc.

Thiago Araujo 23/09/2020

A dialética como forma de agir no mundo
Gostei muito do livro, Konder escreve muito bem. Não irei dizer que vc sairá dessa leitura entendendo claramente o que é a Dialética, pois isso tbm diverge por períodos e autores, mas vc sairá com uma boa ideia do que seja e te dará mais vontade de buscar sobre, ótimo texto introdutório