Os Mistérios da Coroa

Os Mistérios da Coroa Nancy Bilyeau

Resenhas - Os Mistérios da Coroa

Ivan Leite 28/07/2020

Os Mistérios da Coroa Nancy Bilyeau
Estive na Inglaterra no século XVI e vivi monumentos turbulentos. Entre os conflitos de Henrique VIII com o Vaticano, acompanhei Joanna Stafford, que armada com determinação e coragem confronta os traumas do próprio passado enquanto tenta concluir sua missão...
Foi preciso ter coragem para acompanhar Joanna.

Boa viagem... boa leitura...
@biblioteca.giratoria

Biblioteca Álvaro Guerra 12/12/2019

Armada com determinação e coragem, Joanna confronta os traumas do próprio passado enquanto tenta concluir sua missão. Acompanhada do jovem frade Edmund, Joanna visita castelos suntuosos e locais sagrados, como Stonehenge e a Abadia de Malmesbury, em busca da relíquia e de salvação para si mesma, sua família e o modo de vida sagrado de sua ordem religiosa.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580410822

Dâmares Dias 28/12/2016

Os mistérios da Coroa - Nancy Bilyeau
Comprei o livro porque achei interessante mudar um pouco de estilo e ler um romance histórico...
A sinopse me chamou a atenção, aqui está um trecho dela: "Na Inglaterra dos anos 1530, os dissidentes religiosos e os condenados por traição eram brutalmente torturados e executados. Quis o destino que Lady Margaret Bulmer tivesse o mesmo fim. Uma das líderes das rebeliões do norte do país contra o rompimento do rei Henrique VIII com a Igreja Católica, a nobre foi queimada em praça pública. Ao saber que sua prima enfrentaria a morte na fogueira, a noviça Joanna Stafford desafia a rígida regra da clausura e foge do Priorado de Dartford para assistir à execução e reivindicar o corpo, a fim de lhe dar um enterro digno."
Sinceramente, o livro pra mim foi decepcionante... Chato, de leitura lenta, arrastada, e com muitas descrições desnecessárias (até entendo que um romance histórico necessite de algumas descrições mais detalhadas, mas nem tanto)...
Duas coisas "salvam" um pouco o livro: o pano de fundo ambientado na Inglaterra, no período em que vários mosteiros são fechados; e o fato da autora demonstrar por meio de um personagem, o bispo de Winchester, a junção dos "poderes" conflitantes da política e da religião, centralizados nas mãos de um homem, e utilizados conjuntamente.
Mas a personagem principal, a noviça Joanna, é extremamente chata. Na primeira parte do livro, quando Joanna vai atrás de sua prima, e encontra o pai a história parece que vai decolar, depois seguem-se váaaaaarios capítulos entediantes e só mais pro final que a leitura volta a ficar boa...
Não conheço outros livros da autora, e pelo que pude pesquisar, a continuação dessa série (esse é o livro 1 da série Joanna Stafford) não chegou a ser publicada aqui no Brasil.
E por esse motivo, o livro ainda ficou com o final meio em aberto, não sabemos ao certo o que acontece a Joanna, e apesar de não ter gostado do livro, lamentei mais ainda não saber de forma mais definida o desfecho da personagem.

site: lifalei.blogspot.com.br

Lu 16/05/2014

Fascinante!
Eu descobri este 'Mistérios da Coroa" quase que por acaso, passeando preguiçosamente por entre as prateleiras de uma livraria. Por causa das Crônicas de Gelo e Fogo, ando numa fase de querer ler histórias sobre intrigas palacianas, jogos de poder e uma trama bem elaborada. E foi exatamente isso o que eu encontrei aqui.

Que linda esta estreia de Nancy Bilyeau na Literatura! Foi uma leitura que me capturou desde as primeiras páginas. A narrativa é suave, mas detalhada o bastante para que o leitor visualize a Inglaterra governada por Henrique VIII. Mas o grande destaque é, sem dúvida, a irmã Joanna.

Se tivesse nascido cerca de 300 anos depois, Joanna teria gostado de conhecer Jane Eyre, pois ambas tem o mesmo tipo de força gentil. A mesma alma rebelde e impetuosa. É sensacional acompanhar esse processo com a protagonista. Ver seu idealismo, a maneira como luta pelas pessoas que ama e por seu estilo de vida. Personagens assim geralmente são destinados à grandeza ( a não ser que seja um personagem criado pelo George R.R. Martin, é claro). Tenho orgulho de considerá-la uma personagem favorita!

Eu confesso que estava com um pouco com o pé atrás quanto à parte religiosa. Achei que o livro poderia se tornar maçante. Mas este medo se mostrou infundado, porque ele se insere no contexto dos personagens e da época. E há passagens muito bonitas.

Quanto à trama, confesso que consegui desvendar um dos mistérios, mas isso não prejudicou, para mim, o resultado final. Achei a trama bastante inteligente, com boas reviravoltas e surpresas. E, sim, um livro bastante triste.

Foi realmente uma surpresa maravilhosa. Parece que ele é o primeiro de uma trilogia e, sinceramente, mal posso esperar para ver que outras cartas a Nancy tem na manga.

Super recomendado!

Claire Scorzi 25/07/2013

Romance híbrido de respeito
Uma ótima surpresa, Os Mistérios da Coroa conseguiu: contar uma história ambientada no séc. XVI tendo como heroína uma noviça sem evitar as passagens 'religiosas' do dia a dia da protagonista e sem tratar com descaso essas passagens; criar uma heroína cujo centro de vida, cujo interesse maior, está em algo além de um homem; mesclar sentimento religioso, suspense, ironia, análise psicológica, romance histórico num todo coeso, equilibrado.
A trama é muito boa, os caracteres bem desenvolvidos, em especial a protagonista, e o romance até poderia terminar onde termina - mas eu já soube que tem uma sequência. Uma ficção que faz frequentes referências à fé cristã sem doutrinação e sem desrespeito. Proeza.
Os únicos senões estão em uma ou duas gírias que aparecem ao longo do texto - se erro da autora ou da tradutora, ignoro.
Silvia 17/03/2014minha estante
Estou lendo e gostando muito...

Elaine Cris 13/05/2014minha estante
Oi, Claire Scorzi...

Estou lendo e gostaria de saber se vc fez video desse livro. Estou completamente envolvida por romances históricos.

Aninha 19/02/2016minha estante
Eu li i livro em 1 dia e fiquei fascinada. Se tiver a continuação eu vou querer pq quero saber o desfecho, pois aquele final me deixou com um gostinho de quero mais

LER ETERNO PRAZER 06/07/2018minha estante
Boa noite Claire Scorzi!
Já há um tempinho estou com esse livro em minha estante para ler e sempre adiava sua leitura! Comecei a fazer uma pequena pesquisa aqui no Skoob e me deparei com o seu comentaria, uma grata surpresa, pois, tenho um enorme respeito por seus comentários e criticas a respeito de obras literárias. Vendo que você classificou com 4 estrelas "Os mistérios da coroa", com certeza não irei me arrepender da leitura! Obrigado Claire Scorzi.

Carissinha 15/05/2013

No século XVI Joanna Staford – uma jovem que família nobre que perdeu todo o prestígio – é uma noviça que depois de sair do seu convento para assistir a execução de sua prima Margareth, se vê envolvida em uma trama cheia de conspirações, traições e mentiras, tudo para achar uma relíquia sagrada que poderia mudar o rumo da história da Inglaterra.

Este é o livro de estréia de Nancy Bilyeau, e ela começou muito bem. A história começa morna, mas depois de alguns capítulos o livro fica viciante. Você fica preso, tentando descobrir quem está sendo sincero, quem está do lado da nossa protagonista, quem irá ajudá-la, ou não.

Como a narração é em primeira pessoa, nós temos a perspectiva da história através da visão de Joana, então as informações vão sendo dadas com o tempo.

A parte histórica do livro também é muito interessante. Não conhecia a situação das igrejas católicas na época que se passa o livro, nem como o rei lidou com a situação. Conheço um pouco a história dos Bolena e o que aconteceu depois; além disso, não muito.

É um livro muito interessante, bem escrito e que prende o leitor. Pelo menos minha atenção ficou presa à história. Os personagens são bem construídos, interessantes e com variadas nuances.

O final me deixou curiosa, alguns pontos ficam em aberto. Isso significa que mais uma série entra para a minha lista, porque terá uma sequência lançada agora em 2013. Espero que a arqueiro lance logo.

Mais resenhas em http://www.carissavieira.com

Veneno 04/03/2013

Final paira no ar
Vc realmente não sabe oque acontece com a noviça no final, se ela vai pra outro convento, se fica com o bonitão que ela beijou, se fica de fato sendo como uma mãe aquelas crianças. Enfim, existem tantas possibilidades que vc fica pensando e fora que vc espera que tenha um fim lindo e quando acaba vc fica tipo: Só ? Oque houve com ela ?

ANA 28/01/2013

COMO ACONTECE EM MUITOS ROMANCES DE SUSPENSE HISTÓRICO, A AUTORA DESTE SE PERDE UM POUCO NOS DETALHES FICTÍCIOS DA ESTÓRIA E ACABA TORNANDO A MESMA UM POUCO ENFADONHA ATÉ A METADE DO ROMANCE. NO ENTANTO, A NARRAÇÃO GANHA FORÇA DEPOIS E NOS PRENDE BASTANTE, FINALIZANDO COM UM DESFECHO BEM SÓLIDO. O INTERESSANTE DA ESTÓRIA É PUDER IMAGINAR COMO AS QUESTÕES DO CASAMENTO DO REI HENRIQUE VIII OCASIONARAM O ROMPIMENTO COM A IGREJA CATÓLICA NO SEU REINADO E COMO ISSO DETERMINOU O FECHAMENTO DE MUITOS PRIORADOS.

Blog Vida de Le 13/01/2013

O livro se passa em 1537, período em que o rei inglês, Henrique VIII, iniciara a Reforma Protestante na Inglaterra, nomeando-se autoridade absoluta tanto de ordem política quanto de ordem religiosa e tirando completamente a força, riqueza e influência da Igreja Católica no país. Além disso algumas abadias estavam sendo fechadas e os religiosos que lá viviam foram expulsos. É nesse cenário que conheceremos a jovem noviça Joanna Stafford, filha de uma importante família da nobreza inglesa cujo poder havia sido tomado anos atrás por terem ligação com a primeira mulher de Henrique VIII, a rainha Catarina de Aragão.

A história começa com Joanna fugindo do Priorado de Dartford, onde vivia, para assistir a execução de sua prima, Margaret Bulmer, acusada de alta traição contra a coroa. Joanna pretendia dar um pouco de alento a sua prima que sofreria uma morte horrível na fogueira, mas ela não contava com a presença de seu pai na praça de execução e nem com a confusão que se seguiu fazendo com que os dois fossem presos e levados para Torre de Londres. Após meses encarcerada e sabendo que seu pai estava sendo torturado na prisão, Joanna não tem escolha a não ser aceitar a proposta da bispo de Winchester; ela teria que voltar ao Priorado de Dartford, e, em segredo, procuraria por uma antiga coroa que pertencera a um dos primeiros reis britânicos e que muitos acreditavam ter algum tipo de poder. Joanna volta ao Priorado acompanhada de dois monges e uma vez lá se verá envolvida em vários mistérios que cercam tanto a história da coroa como a de muitos dos habitantes de Dartford.

Eu demorei um pouco para finalizar esse livro, não porque a história não fosse boa, bem pelo contrário, a trama é muito bem amarrada e o embasamento histórico parece estar perfeito fazendo com que realmente nos sentíssemos dentro daquela época histórica. Mas a história demora um pouco para engrenar e o fato de ter muitas informações para explicar o contexto faz com que a leitura precise de certas pausas para assimilar todo esse conteúdo.

A autora não menciona se essa tal coroa e o rei que a possuiu eram reais ou foram criados para a trama, não cheguei a pesquisar sobre isso, mas as informações passadas no livro e as ligações com personalidades históricas posteriores parecem bem convincentes. A noviça Joanna, também é muito rica como personagem, uma mulher inteligente, esperta e que aparenta ser frágil mas que possui uma grande determinação e nobreza interior. Me vi torcendo por ela em todos os momentos do livro e da metade para o final da história não conseguia mais larga-lo querendo saber o final que a autora havia reservado para ela.

O único ponto negativo do livro, para mim, foi a diagramação. Não existe divisão de capítulos e o espaçamento não é dos melhores fazendo com que a leitura aparente não sair do lugar. Não sei se a diagramação original da obra é nesses moldes mas isso me cansou um pouco na leitura. De qualquer forma recomendo muito para aqueles que curtem tramas mais elaboradas, bem escritas e cheias de mistério.

Juliana 27/12/2012

Recomendo!
Adorei este livro, a Nancy escreve muito bem, criou uma atmosfera de tensão do começo ao fim do livro, alem dos fatos históricos muito bem trabalhados. Definitivamente recomendo!"

Swan 26/12/2012

Minha opinião? Uma leitura que começou um tanto quanto morna, mas que acabou mostrando-se bastante cativante e surpreendente. Cheia de intrincados mistérios e nebulosos segredos, a narrativa em primeira pessoa nos permite viajar pela Inglaterra com a irmã Joanna, conhecendo desde luxuosos castelos e sublimes centros religiosos até subúrbios, prisões e cômodos secretos em busca da misteriosa relíquia sagrada.
Realmente gostei da protagonista, uma mulher inteligente, forte e determinada que, apesar de sua origem nobre, não se deixa envaidecer e resigna-se com as dificuldades do estilo de vida que escolheu para si.
Ao todo, são 52 capítulos, distribuídos em 4 partes, com diagramação simples, parágrafos e letra num tamanho ideal, em páginas amarelas. A capa é bem chamativa e desperta a curiosidade. Não lembro ter encontrado erros. A linguagem é simples e direta proporcionando uma leitura fluida e rápida. Super recomendo!

Milla 18/12/2012

www.amorporclassico.com
Os mistérios da Coroa é o livro de estreia da autora norte americana Nancy Bilyeau, ambientado no século XVI, época em que Henrique VIII, segundo monarca da dinastia Tudor reinava a Inglaterra e sua nova igreja, a Anglicana, originada no rompimento com a igreja Católica, vinha para abalar estruturas sociais e morais.

É neste contexto que conhecemos Joanna Stafford, uma jovem noviça dominicana pertencente a uma família que já foi importante na nobreza, quando ela recebe a notícia que sua prima considerada como uma irmã está prestes a ser executada em público acusada de alta traição. E ela decide desrespeitar a clausura e partir para Londres a fim de assistir a acusação.
No momento em que sua prima está sendo executada, ela topa com seu pai e no meio de uma confusão, ambos são levados para a Torre de Londres e separados. Depois de ser insistentemente interrogada, Joanna consegue permissão para voltar ao seu priorado com a condição de encontrar uma relíquia sagrada supostamente lá escondida para o Bispo Gardiner, um homem traiçoeiro mas que garante estar disposto a impedir o fechamento de mais monastérios.

Confesso que o livro começou num ritmo lento e até determinado momento foi bem difícil compreender qual seria o foco principal da trama. Com o avançar da leitura, vi que Nancy Bilyeau foi bem em seu primeiro livro.

A autora transmite com muita segurança toda a situação político-religiosa da Inglaterra no século XVI e sobre a vida tensa nos monastérios prestes a serem fechados por Cromwell e sua equipe de nobres hereges.

Tramas paralelas são inseridas para aumentar o mistério acerca de uma relíquia sagrada que é capaz de gerar poder ou destruição dependendo das mãos que a tocam. Os personagens foram bem elaborados e é impossível não torcer pela Joanna ou não se contagiar com sua fé.
Todo enredo está envolto numa nebulosa busca por um objeto que ninguém sabe o que é, de onde veio e onde está guardado e estranhamente tudo parece estar conspirando contra a noviça. Ela não sabe quem são seus aliados ou em quem pode confiar. Paralelamente, ela precisa dedicar-se a sua vida religiosa, já que a mais nova prioresa não está nada feliz com seu comportamento.

As pesquisas que Joanna faz são inseridas de uma forma quase imperceptível, deixando o livro mais informativo sem ser cansativo. E é claro que eu fui conferir o que foi real e o que é invenção e esse é mais um tipo "aula de história", que são os livros que você aprende sem perceber.

Mas, chegando no final, eu senti falta de umas coisinhas e procurando mais informações descobri que esta é uma série. E o segundo tem previsão de lançamento para 2013. Agora é só aguardar!

Ana Luiza 07/12/2012

Resenha do blog Mademoiselle Love Books - http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br
Em 1527, Henrique VIII pediu ao Papa a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão, viúva de seu irmão Arthur. A Rainha não conseguia dar luz a filhos homens, o que somado a paixão do rei por Ana Bolena, dama-de-honra da Rainha Catarina, fez com que o divórcio fosse desejado. Entretanto, o Papa recusou o pedido porque temia a ira do sobrinho de Catarina, Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico.
Não satisfeito com a negação do Papa, Henrique VIII, aliado ao Primeiro-Ministro da época, Thomas Cromwell, deu continuidade a uma série de eventos que mais tarde ficariam conhecidos como a Reforma Inglesa ou Reforma anglicana. A reforma não foi causada por Henrique VIII, mas seu envolvimento foi decisivo para o movimento.

“Muitas vidas tinham sido destruídas pela busca de poder absoluto do rei: poder sobre suas esposas, sobre o seu povo, tantos nobres quanto plebeus, e agora sobre a Igreja. (...) A fila de mártires de Henrique VIII era bem comprida.” (Pág. 268)

Henrique rompeu com a autoridade do Papa e a Igreja Católica Romana e se nomeou Chefe Supremo da Igreja da Inglaterra, onde todos os participantes deviam ser fieis a autoridade dele e não de Roma. Com o rompimento, o rei conseguiu o divórcio e casou-se com Ana Bolena.
Mas a reforma teve consequências e inimigos. Monastérios foram fechados e saqueados, a população teve que abandonar parte de suas antigas crenças e se declarar fiel ao rei e não ao papa. Entretanto, muitas pessoas não desistiram sem lutar e, no universo de Os Mistérios da Coroa, uma delas foi Lady Margareth Bulmer, uma prima querida da noviça dominicana Joanna Stafford.

“- É a coroa ou a cruz – disse Geoffrey Scovill, com a voz baixa (...).
- Como disse?
- Todos nós temos de escolher o que vem primeiro, a quem devemos nossa maior lealdade – disse ele. – Os rebeldes do norte escolheram a cruz. (...) A senhorita viu como isso termina.” (Pág. 33)

Ao saber que sua prima seria queimada por “alta traição”, Joanna foge em segredo priorado onde vive com a missão de dar um enterro digno ao corpo de Margareth. Entretanto, na hora da execução, o pai de Joanna aparece e causa grande confusão, o que gera a prisão dos dois.
Joanna não vê mais o pai quando é encaminhada para a Torre de Londres, local onde permanece presa por mais alguns meses antes de receber a visita do bispo de Winchester. O bispo, após interrogar Joanna, dá uma perigosa missão a garota: ela teria que encontrar uma coroa antiga e dona de poderes misteriosos, ou seu pai sofreria as consequências.
Sem escolha, Joanna volta ao priorado onde vivia, lugar onde, supostamente, a coroa estaria escondida. Entretanto, a busca se mostra tão difícil quanto a garota imaginava. Sem qualquer pista sobre onde estaria a coroa, ou qual o seu poder, Joanna começa a maior aventura de sua vida que colocará em risco não só a vida de seu pai e a sua, mas também o trono da Inglaterra, já que a garota não é a única que está a procura da coroa.

“ Tudo me parecia irreal. Eu sabia que nosso priorado era baseado em regras (...). E as casas religiosas dependiam de estrita obediência a essas regras. Mas nós vivíamos em uma época em que seguir as regras não seria capaz de nos salvar da destruição.” (Pág. 228/229)

“Os Mistérios da Coroa” é um romance envolvente e fácil de ler. A mistura de fatos reais com a trama fictícia foi tão bem feita que não foi difícil imaginar a história do livro como uma história real. Billyeau soube construir uma trama coerente, além de envolvente, o livro me conquistou do inicio ao fim. A narração em primeira pessoa ficou perfeita, além de leve, ela fluiu com naturalidade.
Os personagens são tão envolventes quanto a trama, me vi torcendo pelos mocinhos diversas vezes. Joanna é uma protagonista cativante. Sua personalidade perspicaz e sua coragem e fé encantam o leitor e nem de longe lembra aquelas mocinhas bobinhas (mas que adoramos) de outros romances históricos. Determinada e inteligente, ela faz de tudo pela família. Entretanto, a autora também nos mostrou um lado mais real da personagem. Suas dúvidas quanto as suas próprias crenças e desejos são válidas, mas de maneira alguma a personagem se corrompe ou abandona aquilo que acredita, o que me fez gostar mais ainda dela.
A editora fez um trabalho incrível com “Os Mistérios da Coroa”. Não encontrei nenhum erro, tanto a tradução e a diagramação estão boas. As folhas amareladas e o tamanho e fonte das letras deixaram o livro confortável de ler. A capa é simplesmente divina e combina perfeitamente com a história.
“Os Mistérios da Coroa” é um romance histórico de primeira que recomendo para aqueles que, como eu, não perdem a oportunidade de ler o gênero. Ao ler esse livro, não pude deixar de me lembrar de “Anjos Das Sombras” (Karleen Koen), um romance histórico que, como “Os Mistérios da Coroa”, é cercado de mistérios e conflitos políticos que são desvendados por uma protagonista corajosa e inteligente.

“Ouvi dizer que as pessoas de fora acreditam que fizemos votos porque destemamos os homens e temos medo de ter filhos. Gostaria que fosse possível fazer os outros entenderem. Torna-se freira não tem nada a ver com medo ou com ódio. É justamente o contrário. Pensei nas palavras de Santa Catarina de Siena: “Tudo vem do amor”. Amor a Deus, amor ao próximo e devoção aos que nos precedem.” (Pág. 149)

Autora da resenha: La Mademoiselle

Saleitura 13/11/2012

Os Mistérios da Coroa por Marcelo Daltro

Para sua surpresa, Joanna reencontra o pai, que tinha ido até lá no intuito de ver Margaret. Mas pai e filha são acusados de interferir na justiça do rei e acabam presos e levados à Torre de Londres, local notório por seus episódios sangrentos.

Após dois meses sendo interrogada, a noviça recebe a visita do bispo de Winchester, que a chantageia. Para salvar o pai, ela aceita ser sua espiã e procurar no priorado por uma antiga relíquia – a poderosa coroa de um rei saxão.

Em meio à dissolução dos mosteiros ordenada pelo rei, a busca de Joanna se transforma numa perigosa jornada, que leva a jovem a se questionar até onde estaria disposta a ir para defender os antigos costumes que tanto valoriza e que dão sentido à sua vida.

Eu sempre gosto de iniciar uma resenha colocando o resumo que a editora utiliza como divulgação, mas às vezes o resumo conta quase toda a história do livro, como é o caso deste. Ficamos com a mesma sensação de assistir a um trailer, que conta tudo sobre o filme. E ao assistirmos ao filme, podemos perceber que contaram (ou mostraram) as melhores cenas no trailer. E ficará ao cargo do leitor descobrir se isto foi ou não realizado. Entretanto a base de uma resenha é a análise crítica do leitor / resenhista, E como diz a música dos Ramones: Hey ho, let’s go!

Ao ler o resumo, o leitor poderá se sentir atraído pelo tema, mas ficará sempre com aquela pergunta na mente, será que o livro é bom? Bem, se você gosta de romance que utiliza fontes históricas, tramas conspiratórias, relíquias sagradas e mistérios eclesiásticos, com um clima de O Nome da Rosa de Umberto Ecco e A Conspiração Franciscana de John Sack, com certeza você irá gostar! Senão, mesmo assim poderá dar uma chance a Nancy Bilyeau, em seu livro de estréia, que não irá se decepcionar.

Joanna é uma personagem intrigante e enquanto vamos lendo suas desventuras e descobertas, vamos aos poucos nos envolvendo na teia de intrigas que ela se encontra, e torcendo pela personagem que possui todas as qualidades de uma heroína romântica moderna. O que não compromete a fidelidade histórica, já que entre as poucas mulheres do período que poderiam ter acesso à educação, encontravam-se na nobreza e no clero, e Joanna pertence às duas.

A linguagem do livro é bem acessível e não torna a leitura um texto acadêmico como algumas obras com a mesma temática. Apesar de Henrique VIII ser um personagem emblemático na história mundial, o seu período pode não ser de total conhecimento do leitor, e uma pesquisada no período, não é algo obrigatório para o entendimento do livro, mas ressalta a qualidade da pesquisa histórica do período feita pela autora.

No fim, são revelados os mistérios principais e algumas surpresas são apresentadas que explicam a atitude de certos personagens, o que fornece uma coesão no texto.
Um bom livro, mesmo com o trailer mostrando as principais cenas você ainda pode surpreender-se com o final.

Link postagem na Saleta de Leitura