Um diálogo entre Einstein e Freud - Por que a guerra?

Um diálogo entre Einstein e Freud - Por que a guerra? Einstein...

Resenhas - Um diálogo entre Einstein e Freud - Por que a guerra?

Anny50 25/05/2023

Encontro de mente
Pelo fim do direito de fazer guerra, eles discutiam sobre ideia embrionária de uma coisa que viria a se tornar a UNO, elo diplomático interventor do caos. Decisão coletiva de manter a paz. O perigo real do extermínio mútuo devido o avanço da tecnologia. Dois fatores para acabar com a guerra segundo Freud: ajustamento cultural coletivo da humanidade e o temor bem fundado da humanidade sobre as futuras guerras e a promessa e extermínio total.
Freud não era otimista, diferente de Einstein, mas acreditava em uma solução para aquele período de horror em que a Europa se encontrava. Afirmou "tudo o que promove o desenvolvimento cultural trabalha a mesmo tempo contra a guerra". tudo o que estabelece laços trabalha contra a guerra, conhecimento de outras culturas, amor pelas artes, favorece isso.
Einstein questiona sobre o controle da pulsão da violencia humana, sobre a tendencia destrutiva do ser humano, Freud responde com um irmão da ira, Eros, o oponente ideal, ainda sendo passional, mas levando as inclinações humanas para um lado positivo.

As correspondências começaram com este questionamento de Einstein, cartas entre duas pessoas brilhantes que se encontraram. Einstein sempre um pacifista, Freud um ex patriota em relação às batalhas da primeira guerra mundial.

Primeiro, essas correspondências não nasceram de forma natural, forma mediadas por uma organização chamada "Instituto de Cooperação Intelectual" que tinha a intenção de fazer grandes mentes conversarem sobre diversos assuntos para deixar estes registros salvos para a posteridade, Einstein participava delas e, embora tinha dito divergencias significativas com a organização, rendeu estas cartas muito importantes. Einstein já respeitado e tendo um Nobel há 15 anos, escolheu Freud, que não era unanimidade na europa devido seus trabalhos sobre sexualidade. Nunca foram epistolas privadas, a ideia sempre foi que as cartas fossem abertas ao público com o tema escolhido por Einstein de "como livrar a humanidade da fatalidade das guerras?", Einstein não estava perguntando sobre soluções práticas, mas sim como educar a sociedade para evitar a pulsão de destruição, muito interessante essa discussão. Foi pública pela Ligas das Noções em 1933, bem na época da ocupação alemã e por isso foi prontamente proibida nos países de língua germânica e queimada em praça pública, teve uma pequena circulação apenas em inglês e francês (as cartas foram escritas originalmente em alemão), depois da década de 80 com o movimento pacifista, as cartas voltaram a serem lidas e discutidas.

Interessante ver o posicionamento dos intelectuais sobre a guerra, durante a guerra; buscas pela paz pela via da filosofia. Achei muito interessante, recomendo a leitura. Um otimista e um pessimista, um físico e um psicanalista, ambos têm muito a dizer sobre uma questão fundamental da humanidade.

.geo. 23/05/2023

Queria mais.
É muito louco pensar que esse dois gênios trocaram cartas, por mais que seja para um projeto.

Rosabel Poetry 27/10/2022

Poderia continuar
Meu único lamento em acompanhar o diálogo desses dois gênios é que suas cartas terminam cedo demais.

Gustavo.Fernandes 08/04/2022

Por que a Guerra?
Convidado pela Liga das Nações, Einstein escolheu S. Freud para lançar a seguinte pergunta: seria possível humanidade ser capaz de eliminar a guerra. A resposta de Freud seguirá sua teoria da dualidade pulsional entre Eros (Vida) e Tanatos (Morte), na qual todos estamos inseridos. Para Freud, a violência é biologicamente intrínseca ao comportamento humano.

Jung TFanny 03/03/2022

Psicanálise e a guerra
?Existe alguma forma de livrar a humanidade da ameaça de guerra??

O tema proposto por Einstein para debater com Freud é essencial não só pelo momento histórico, mas pelo caráter essencial de debatermos os horrores da guerra e a tendência humana pelo impulso a destruição. O livro é curto e fácil de ler mesmo para um leigo em psicanálise, graças ao caráter pedagógico de Freud que eu não canso de elogiar.
O texto é atemporal e trás a tona não uma solução aos conflitos (e quem poderia executar essa tarefa impossível?), mas levanta importantes questões sobre a motivação humana pelo conflito.
Recomendo o texto para qualquer um que se interesse pelo tema, principalmente para quem está percorrendo o caminho na psicanálise.

Victória 07/01/2022

por que a guerra?
Em 1932, Freud foi escolhido por Albert Einstein para responder essa questão. Einstein questionava se havia alguma forma de livrar a humanidade da ameaça da guerra e chegou a declarar que Freud, por ser o criador da teoria e estudioso da psicanálise, poderia sugerir métodos educacionais que demarcassem caminhos e ações que resolveriam o problema, a ponto de tornar impossível qualquer conflito armado. Ele desejava saber como seria possível chegar a paz mundial através do uso da psicanálise.
?uma fala de Freud:
?é possível controlar a evolução da mente do homem, de modo a torná-lo à prova das psicoses do ódio e da destrutividade??

Luiz.Alfredo 10/03/2021

Gênios conversando...
"Tudo que promove a evolução cultural também trabalha contra a guerra"

Então é por isso que não entramos ainda na terceira guerra mundial? Caras como Eisnten e Freud estavam preocupados como evitar novas guerras! A violência e agressão fazem parte do instinto humano, mas podem ser confrontados com Amor!
Boa carta.