Auto do Busão do Inferno Álvaro Cardoso Gomes

Resenhas - Auto do Busão do Inferno

mafê 11/01/2024

Apesar de curto esse livro mostra assuntos extremamente importantes, como o divórcio quando se tem filhos, que o autor mostra de uma forma tão real que cheguei a pensar que o livro estivesse retratando meus problemas com o divórcio de meus pais, o serviço mal valorizado dos professores no Brasil, a forma como os adultos reagem com as "besteiras" feitas pelos adolescentes e a literatura brasileira.É um livro extremamente necessário em diversos aspectos. A escrita é simples, envolvente e rápida, os personagens são muito bem escritos no meu ver e na minha opinião o único defeito é o modo como é retratada as gírias adolescentes, meio infantil e estranho mas de resto é um livro realmente necessário que me faz ver como a literatura brasileira deveria ser mais valorizada.

Yasmin 10/08/2023

Lindo demais!
Que livro lindo de ler! Passa super rapidinho de tão fluído.
O Auto do Busão do Inferno é uma releitura do Auto da Barca do Inferno e tem uma história parecida. Ele conta a vida de uma professora de português e de Tato, um aluno problema.
A obra de Gil Vicente é complexa. Essa releitura, atinge os jovens. Lindo!

Luara40 16/10/2023

Confesso que foi uma leitura totalmente obrigatória, era um livro que estava na lista de livros da minha escola. Não tem muito o que dizer, mas foi uma leitura que não me interessou muito. Sinceramente se não estivesse na lista da escola não leria

marcilivros 29/09/2012

Peça teatral regenera auto-estima
Este livro surpreendeu-me positivamente em vários sentidos: tanto pela forma de escrita do autor, muito íntima com o leitor, quanto pela trama que traz, muito além de possibilitar-nos compreender a complexidade da peça de Gil Vicente. Apresenta-nos a professora Lola e sua inovação no modo de lecionar Literatura, os alunos do Colégio São Gonçalo, alguns professores daquele estabelecimento de ensino e o pai de um dos educandos, o senhor Jaime. O adolescente mais bagunceiro da sala é um dos protagonistas e chama-se Tato e boa parte dos educadores não consegue compreendê-lo, pois desconhecem o contexto em que está inserido e apenas o vêem como o líder negativo e arruaceiro. No entanto, Lola busca fazer uma outra leitura de seu comportamento e resolve acreditar e investir nas possibilidades do rapaz e aí vem a contribuição de Gil Vicente e sua ppeça. Cenas engraçadas e tristes colocam-nos ao lado destes adolescentes do primeiro ano A e quem convive com estes garotos e garotas encontrará personagens bem conhecidos: filhos, sobrinhos, irmãos, vizinhos.... e a diversão e a torcida para que tudo termine bem é garantida!

Me.f 03/12/2023

Odiei
Odiei, odiei e odiei
O livro parece mais um resumo que um livro, ele não mostra o que está acontecendo, só fala "e ele fez isso", e me irritou como tudo parecia raso demais.

Daphine 09/04/2023

Tuco e lolis??
Q livro fofo, cheguei a chorar em certas partes.
o jeito q a lola tratava os alunos é inspirador.
me identifiquei várias vezes com o poste

IfIsa 05/02/2024

Um livro de fácil leitura e bem prático.
Acho que é uma leitura boa para uma aula dinâmica.
O autor fala muito sobre o famoso escritor, Gil Vicente, e sua obra ?Auto da barca do inferno?

Helena172 14/02/2023

Esse livro conta a história de uma professora que é subestimada por sua aparência, mas que ao conseguir um novo emprego, surpreende a todos, sendo querida pela turma mais bagunceira da escola, e ajudando um aluno problemático a conseguir ser melhor.
O livro, além de contar sobre pessoas da atualidade fazem homenagem ao escritor Gil Vicente, e sua obra auto da barca do inferno.
É uma leitura leve, rápida, com apenas 170 páginas, ótimo para se destrair, adquirir conhecimento, nao só do escritor e sua obra mas também das críticas sociais feitas pelo autor do livro.

Kaellais 16/10/2022

Típico adolescente.
Gosto de pensar que essa leitura foi pensada em fazer de alguma maneira, o adolescente de sentir representado, adolescente sem pai presente e que é revoltado, e isso explica no livro o porque dessa revolta em torno da família, e dos problemas pessoais do adolescentes, posso dizer que é reconfortante.

Flávia 07/06/2022

Auto do Busão do Inferno
Digamos que a maioria das pessoas(alunos) tem aquele pré conceito com os livros de escola, e eu não fui diferente, tive a mesma preguiça. Mas como a nota tem que ser boa eu comecei a ler o Auto do busão do inferno com uma má vontade,mas conforme fui virando as páginas fui gostando e me inturmando com os personagens.

Arthemis4 17/05/2022

Livro paradidático
li esse livro por causa da escola, imaginei que seria mais um livro paradidático chato que eu teria que ler mas me surpreendi. Foi cativante como consegui encaixar a história no dia a dia, imaginando quais personagens seriam as pessoas do meu convívio, professores e alunos no geral. Foi uma experiência muito boa e terminei em menos de 1 hora pois é bem pequeno, mas queria muito uma continuação porque realmente amei esse livro.

BeThi.Freire 08/10/2019

Auto do Busão do Inferno
Li como paradidático para a minha turma do 9 ano. Mas foi uma grata surpresa... Leitura agradável que apresenta as dificuldades de Lola seu aluno problemático Tato. Ao final do livro, fiquei querendo mais...

João Pereira 11/03/2019

Que Paródia!!
Reli para me recordar seu conteúdo, que há época não foi tão impactante quanto desta vez! Um livro juvenil que me fez emergir em sua narrativa, pude sentir as emoções das personagens.
Os momentos em terceira pessoa creio que seja essencial para iniciantes, para explicar melhor e tornar menos cansativo.
Realmente não sei porque o havia esquecido. Ascendeu curiosidade ao Auto da Barca do Inferno.

Yas 30/01/2016

Tem que pagar?