DA ORIGEM E PROPAGAÇÃO DO CAFÉ

Resenhas - DA ORIGEM E PROPAGAÇÃO DO CAFÉ

Paulo Sousa 16/02/2017

Sobre a origem do café
Livro lido 5°/Fev//11°/2017

Título: Da origem e propagação do café
Título original: De l'origine et du progrez du café
Autor: Antoine Galland (França)
Editora: Octavo
Páginas: 112
Minha classificação: ??????

_____________________________________________________
Um dos prazeres que tenho como hábito, além de ler, é tomar café. Ou melhor, beber café, como se faziam os doutores da lei da antiga Constantinopla. Nada estranho que livros que falem sobre essa bebida tão amplamente consumida entre as pessoas tenha me chamado tanto a atenção.
O escritor francês Antoine Galland, autor desse pequeno e divertido relato, mais para epopéia, é especialista em orientalismo e versado no estudo de documentos antigos, além de profundo estudioso da Numismática (ciência que estuda as moedas). Atribui-se a ele (quantos predicados o sujeito tem!) a autoria dos contos das "Mil e uma noites", onde são relatadas várias epopeias que se tornaram famosas, etc.
Esse pequeno livro, em belíssima edição da Octavo (capa lindíssima, com motivos orientais) é um pequeno excerto das Mil e uma noites, em formato de carta onde Galland vai narrando a origem do café ainda na Pérsia, até meados do século XVI, quando a beberagem negra se difundiu pelo Velho Continente.
É um livro bastante curioso, divertido e curto (li numa sentada), onde o autor expõe as muitas razões porque o café teve seus dias de glória ofuscados pelo maciço e intolerante regime muçulmano.
Mas, em detrimento dos castigos atribuídos a quem sorvesse a bebida -- no dizer dos doutores da Lei, uma ofensa contra o próprio Alcorão, muitos continuaram consumindo o café, mesmo que de forma clandestina, para se ver que um prazer genuíno vale até mesmo um bom par de chibatadas...