Nightfall

Nightfall L. J. Smith

Resenhas - The Return: Nightfall

Lady 13/11/2010

O livro é o melhor de toda a série em muitos quesitos: desde a história, que é muito mais complexa e cheia de reviravoltas que as tramas dos livros anteriores, às cenas de ação que dominam todas as páginas.
O único problema é que ele longa e terrivelmente cansativo. A autora L.J. Smith precisou de praticamente 600 páginas pra desenrolar a história de Nightfall, quando, na realidade, poderia ter feito muito bem o serviço com, digamos, 400 páginas. O excesso de detalhes da narrativa e os parágrafos intermináveis sobre pensamentos dos personagens e momentos agoniantes nas cenas de desespero tornam uma história super legal um tremendo desafio de se ler. Tenho que confessar que num determinado ponto eu comecei a pular vários parágrafos pra conseguir avançar com o livro, porque simplesmente não chegava a lugar nenhum! É o único detalhe que estraga um livro extremamente bem construído. Mas recomendo pra todo mundo que já conhece a série e leu os quatro anteriores.

Umapluma 10/09/2010

"Dorgas", pra que te quero.
Se eu fosse fazer um top 5 dos piores livros que já li, Nightfall estaria em primeirão com louvor. Os livros de Vampire Diaries tem uma qualidade inferior à série de tv na minha opinião, o desenvolvimento vai do bom ao regular, mas esse primeiro volume da saga Return foi um tiro no pé em alto e bom som.
Desta vez LJ Smith resolveu brincar um pouco introduzido elementos de mitologias diferentes e fazendo referências aqui e acolá, especialmente à cultura japonesa. O problema é que ela não soube dosar e o livro acabou virando uma gororoba quase intragável. Se você pessoa que se dignou a ler essa resenha, acha que estou exagerando, acompanhe a dissecação(peguem seus bisturis crianças). >=D *risada maligna*

O livro começa mostrando uma Elena que regrediu ao estado similar a de um recém nascido e não sabe mais fazer nada sozinha, exceto voar pelo quarto de Stefan o dia todo. Mais à frente é revelado que ela virou um tipo de anjo vampiro(sim, ela tem asinhas emplumadas e mais brilhantes que Edward Cullen tá.), apesar de usar magia branca e ser inocente de uma maneira que nunca havia sido antes(a não ser talvez quando criança), ela é louca por uns bons goles de sangue. Falando nisso, o dela se tornou um tônico para vampiros, qualquer um que beba fica poderosão e sai quebrando tudo que vê na frente.Que o diga Damon, que descobriu isso da pior maneira possível.
Mas isso não é nada, a coisa fede mesmo é quando LJ resolve transformar Elena em uma pseudo Sailor Moon e não estou tentando fazer piada.Elena chega ao cúmulo de soltar magias que lembram muito os golpes das magical girls de animes, fora os efeitos(asas coloridas e cintilantes pra cada poder que ela usa). Ler a descrição de cenas em que ela entoa coisas como "Asas da Redenção", "Asas-sei-lá-do-que", é como assistir Sailor Moon dando seu golpe de misericódia no inimigo, só faltou a pose pra completar o quadro. MUITO TENSO. O_O

Aproveitando a onda, Stefan é praticamente o alter-ego do Tuxedo Mask: sempre alvejado, espancado e sequestrado pelo vilão, dependendo de Elena pra salvar o próprio couro. Não que tenha sido diferente nos outros volumes, mas dessa vez parece que isso ficou 200% mais evidente. Sem falar na chatisse dele, e olha que eu gostava dele nos outros livros.

Já o outro irmão Salvatore foi a melhor coisa desse volume, embora não tenha escapado da maré de lama em que LJ afundou a história. Pelo menos ela teve a decência de mostrar mais o lado humano de Damon, sem perder aquele jeitinho sacana que todo mundo já conhece. xD
As cenas em que ele demonstra seus sentimentos, sem ser por Elena(isso nós já sabemos), ganharam destaque merecido e devem garantir uma fatia a mais de fãs em relação a Stefan.
O relacionamento dele com Bonnie parece caminhar para um desfecho de união, apesar da autora ter falhado em mostrar como e quando isso começou. Para mim foi insatisfatório apenas dizer que eles deram uns beijos na casa do falso professor. ¬¬

Os vilões da vez são um casal de irmãos Kitsune(literalmente "raposa", mas nesse caso se refere a uma criatura sobrenatural do folclore nipônico), que resolveram transformar Fell's Church em seu parque de diversões particular.
De início são mostrados apenas sintomas da atuação de demônios na cidade, aparentemente chamados por Caroline, que tem como novo hobbie espetar bonecas vudu seminua em seu quarto.Vários personagens são possuídos, a maioria meninas incluindo Caroline, mas Damon também entra pelo cano.

Pra fechar com chave de latão, somos presenteados com algumas referências risíveis: A Floresta das Trevas foi convidada diretamente da Terra-Média pra fazer figuração e os ents vieram junto pra trabalharem como capangas das raposinhas mal. Antes do final, LJ homenageia os animes novamente usando aquela ceninha clichê dos shonens de porrada: os amigos do protagonista detonados se juntam numa única voz e rezam aquele mantra tenso, "confio em vc fulano", e o personagem principal, mesmo completamente ferrado ganha forças e vai à forra.
Tá bom ou quer mais?

Eu dispenso com a maior boa vontade. =.=*
Jullyane 24/12/2010minha estante
Onde é que assina???

O que o livro tem de melhor é Damon e Bonnie. O resto é inverossímel demais pra entrar em discussão. Além da tradução ser péssima: convenhamos, o livro tem horas que é uma confusão só, passa de um momento pro outro sem mto sentido. Além, é claro, de erros de - acreditem - digitação. Vários. Não sei a versão original, mas a tradução para o Brasil deixou mto a desejar e a série, que na minha opinião, já estava bem fraquinha, despencou de vez.

Ainda vou ler os próximos livros qdo lançarem no Brasil, pq, enfim, vou querer saber o final da história, mas por pura curiosidade. A série não vale tanto a pena assim, como achei qdo iniciei a lê-la. Enfim, decepcionada. Eu poderia falar milhares de coisas ruins no livro, mas, se vcs leram, creio que tbm viram e é tanta coisa que me dá preguiça de escrever. Além do que, a colega aqui já falou de toda a baboseira.

Viviane 16/09/2012minha estante
Já tava querendo parar de ler... Agora parei de vez! Cruzes que livro ruim... E é como vc diz nesse o Stefan se superou, Tá mais chato q nunca! Demon e Bonnie?! Fala serio! Tem horas que não entendo nada! Parece que pegaram o livro e botaram para o Google traduzir... Num merece nem ser avaliado é Zero mesmo, sem pena.

nataly 29/08/2010

uma bosta u_u' ele é como um bebe. caralho... ela beija as pessoas para 'reconhece-las' eu realmentte odiei... nem pareçe a mesma serie u-u'

Cristine 27/05/2010

“Porque as garotas amam transformar um pecador? Porque você não pode apenas beber delas sem que estejam pensando que já te reformarão?” Damon para Bonie

a única coisa que valeu nesse livro, o minusculos momentos que houveram entre a Bonie e o Damon.
Cris Paiva 28/05/2010minha estante
Ja reparou que mesmo quando o Damon dá uma de bonzinho tem uma maldade escondida? A-do-ro ele!!! Só o Damon salva! Kkkkkk

Carools 02/03/2011minha estante
Eu prefiro o Damon ao outro irmão Salvatore. Damon que deixa a coisa interessante ;D

Domi 23/05/2010

Eu gostei e não gostei desse livro. Eu não gostei do início, achei muito tedioso e tava quase a dormir. O Stefan tava ainda mais chato do que o normal, ainda mais dramático e meloso. O que mais salvou esse livro foi o Damon, pois pudemos descobrir mais sobre ele. Uma coisa que eu achei muito idiota foi que enquanto a Elena era uma "criança" mentalmente o Stefan ainda bebia sangue dela e dormia na mesma cama que ela, sendo que ele era super dramático só no fato de deixar ela ver os melhores amigos dela. Enfim, claramente dá para perceber que eu não sou nem um pouquinho fa de Stefan/Elena, e na minha opinião, as coisas só foram ficando boas mais ou menos no meio do livro, quando o Damon aparece, e depois eu comecei a realmente gostar do livro O final foi muito bom, e eu já vou começar a ler o 6º livro :)

Lara 24/05/2010minha estante
Oi Domi! Esse livro é estranho mesmo... E aquelas raposas com mtos rabos... q foi aquilo?!! :P Também sou team Damon, e achei péssimo Elena toda bobona. Ela era legal por ser forte e independente, aí ela vira uma criança (oq só foi inventado pela autora depois, pq no fim de Dark Reunion ela tá normal, né?). Pelo menos no final Damon volta a ser oq ele era antes, e esquece toda essa baboseira, acho q salvou o livro :D. Bjos

FNEVES 18/03/2010

E que Retorno...
Antes de editar minha resenha deixem-me fazer um breve comentário sobre as diversas asas de Elena. Lá vai: “... Mas justo aqui e agora ela sentia que podia fazer qualquer coisa. Ela olhou rapidamente nas quatro direções do Velho Bosque ao redor e gritou “Asa da purificação!” e olhou como as grandes asas de borboleta branco gelo e iridescentes se estenderam altas e amplas, e então mais amplas, e então se estenderam mais.”
Elena sentiu que podia fazer qualquer coisa, mas pêra é vamos com calma com essas asas, Elena.

(Rs) Desculpe pela piadinha aqui.

Então sinceramente eu ainda consigo gostar muito dessa série, mas, em minha opinião, nossa amada L. J. Smith andou literalmente estragando tudo deixando a série de TV ficar mais legal que os livros. Isso é possível? Sim.

Não desanimem, pois o final ficou super bom e supera todo o resto.

Love Damon...
Caia na real amado Damon, Elena não te quer. Você consegue ser melhor que essa humana egocêntrica e egoísta da Elena.

Carolzita Color 08/03/2010

Sou mais da série 3...
Esse é melhor que os outros. Na parte final o livro dá uma engrenada. Não sei como será a série no desenrolar da história. Mas aida assim, sou mais fã da série..

Vaninha 13/02/2010

Eu li a coleção só pra não ficar na sensação de não ter terminado algo, mas esse livro é muito confuso e chato. Apenas os três primeiros valeram apena, ao menos tinha alguma trama, depois tudo desandou.

Chris 27/05/2010minha estante
Concordo plenamente! Eu tive uma decepção grande. Essa autora surtou de vez. Ela mata a coitada depois começava a inventar algo do tipo: O exorcista. Crêdo! Não terminei de ler e nem vou!

Júlia A. 27/07/2010minha estante
Concordo também, estou lendo pelo mesmo motivo. Eu acho a escrita confusa. E a história não tem objetivo.

LI 31/12/2009

Anoitecer...
Bom esse livro anoitecer he o 5ºda série the vampire diries

da autora lisa smith.

Esse livro é mto 10,e a continuação do 4ºlivro e recomendo pra

qm quiser ler,q leia a desde do 1ºlivro pq señ ñ vai entender

a história.Esse livro é totalmente diferente dos

outros pq,o Damonc mostra mais humano apesar de ser possuido

pelos Malach(são espécies de pequenos demônios q controlam a pessoa q possuem fazendo com q ela faça todas as suas vontades).

E tbm tem os Kitsune,q são 2 demõnios com alma de raposa q tem mil anos de idade e seu maior divertimento é destruir cidades e controlar as

pessoas para q façam coisas ruins com elas mesmas e com as outras

pessoas.Eles são irmãos gêmeos Misao e Shinichi.

Shinichi c encanta com Elena,e quer te la para si.

Elena desperta de sua vida de espirito e c torna humana novamente

ela recebe sua memória de volta e c torna Elena Gilbert novamente.

Stefan c torna mais forte,pq bebe o sangue de Elena,apesar de ser apanhado por shinichi numa armadilha e ficar prisioneiro num mundo paralelo.Matt continua sendo o amigo fiel de Elena como Bonnie e Meredith.

Caroline,c deixa possuir pelos Malach pq quer c vingar de Elena,assim ela inventa para os policiais da cidade q o seu estado é culpa de Matt e q foi ele q abusou dela,assim Matt c torna foragido da policia apesar de ser completamente inocente.

No final Elena segue com Damon e Matt a procura das 2 chaves q Misao e Shinichi possuem para libertar Stefan da prisão em que shinichi o enfiou.