Foco

Foco Arthur Miller

Resenhas - Foco

monique.gerke 21/06/2018

"O que o senhor vê que o deixa tão louco quando olha para mim?" (Pag. 208)
. .
A história se passa em New York, perto do fim da segunda guerra. O clima é extremamente hostil para os judeus, seja pela guerra (muitos os consideravam os causadores dela, logo, culpados), mas principalmente pelo preconceito formado. O personagem, Lawrence Newman, não é propriamente um antisemita, mas ignora o tratamento rude, hostil e violento que é destinado aos judeus no meio em que vive...isso, até ele precisar usar óculos, e acabar sendo confundido com um judeu, o que afeta sua vida de forma drástica.
O desenrolar da história até o clímax e consequente final, é muito bem amarrado e escrito. Eu achava que ia ser bem clichê, do tipo, "agora que ele recebe o tratamento igual dos judeus, percebe como tudo é injusto, e acaba se curando de seu preconceito"..mas, não, é muito mais complexo que isso! Arthur Miller deu um senso de realidade aos personagens, que fiquei me perguntando se não pode ter sido real, de tão bem pensado e escrito.
Esse tipo de história sempre me deixa uma impressão de distopia..pessoas se reunindo para incentivar ódio por outra pessoas, por causa da origem, cor...enfim, achando normal o uso da violência, isso sempre vai me parecer irreal. Que medo!