Revista Espírita - Ano I - 1858 - vol. 1

Revista Espírita - Ano I - 1858 - vol. 1 Allan Kardec

Resenhas - Revista Espírita - 1858 - vol. 1

viihast 13/05/2024

"Crede em Deus..."
Allan Kardec relata na introdução que a Revista Espírita constituiu-se em uma espécie de tribuna livre, na qual ele reportava a reação dos homens e a impressão dos espíritos acercar de determinados assuntos (hipotéticos ou ainda mal compreendidos), e ele realmente cumpre com essa "tribuna livre".

Kardec aborda fatos, dúvidas, curiosidades em relação ao Espiritismo e ao contato com o outro lado, discute artigos que foram publicados por outros jornais e revistas da época, nos quais são críticas ou elogios.

Nesses artigos, ele faz correções e aborda cada tópico com base no Espiritismo expondo o que os livros e os espíritos diziam.

Particularmente, fiquei encantada com essa primeira edição, cada mês uma história envolvendo ou um artigo muito interessante. É muito poderoso ler, não só as narrativas de Kardec, como dos médiuns que eram próximos dele. Sem falar de São Luís que em cada comunicação nos presenteava com algo novo.

Definitivamente a Revista Espírita se tornou um dos melhores livros que já li.

Andy 09/11/2023

Uma vez ouvi um palestrante espírita dizer que a Revista Espírita foi o grande laboratório de Kardec. A sensação é bem real! Experimentações e estudos e reflexões a respeito da Doutrina que acabava de nascer. Casos interessantes, leitura agradável, excelente para estudo. Amplia demais o entendimento espírita e espiritualista!

Rodrigo 14/08/2022

Primeiro ano da Revista Espírita
Coleção de todos os artigos que saíram no primeiro ano do periódico de 1858. Várias histórias interessantes e muito conhecimento também, é claro.

Danilo Barbosa 07/06/2022

Sensacional
Indispensável para quem estuda o Espiritismo, complementando as obras básicas e em muitos casos até superando (muitos assuntos foram conclusivos apenas em suas páginas). Lembrando que a coleção da Revista Espírita está distribuída em 12 volumes, abrangendo os anos de 1858 a 1869.

eduanton 18/04/2022

Excelente
Riquíssima fonte histórica de fenômenos, da filosofia e da ciência espírita . Muito bom!
Adorei ler. Leitura fácil e agradável, podendo-se notar como o eminente codificador da doutrina espírita recebeu e analisou respostas dos Espíritos.

jumorgensten 21/09/2021

O mesmo é um compilado do ano inteiro de publicações da revista na época, ou seja, começando por 1858 e só terminando em 1869, ano de desencarne do codificador espírita.

Ao todo, a obra possui 12 capítulos (sendo os 12 meses do ano) com vários subtópicos dentro, além da apresentação da Feb, notas do tradutor e depois as explicativas.

Inicia tendo uma introdução e depois começa a discorrer sobre os mais variados assuntos mediúnicas e da Doutrina em si como as diferentes naturezas de manifestações e os modos de comunicações, respostas dos espíritos, manifestações físicas, evocações particulares, os médiuns julgados, visões, história de Joana D´Arc, as diferentes ordens dos espíritos e suas escalas, espíritos errantes ou encarnados, conversas do além-túmulo, pluralidade dos mundos, Júpiter e alguns outros mundos, a fatalidade e os pressentimentos, magnetismo e espiritismo, o Espiritismo entre os druídas, teoria das manifestações físicas, o orgulho, metades eternas, Mozart, confissões e morte de Luis XI, teoria das manifestações físicas, a preguiça, conversas familiares de além túmulo, o suicida da Samaritana, os banquetes magnéticos, a descoberta fotográfica, o tambor de Beresina, a caridade, propagação do Espiritismo, os gritos da noite de São Bartolomeu, os talismãs, os problemas morais, obsediados e subjugados, o magnetismo e o sonanbulismo, questões de Espiritismo legal, fenômenos de aparição, polêmica espírita, médium pintor, independência sonambúlica, uma noite esquecida, aparições, o médium vidente Sr. Adrien, fenômeno da bicorporeidade, sensações dos espíritos, o papel da mulher, a bela cordoeira e monomania.

Assim como nas obras da codificação, Kardec vai misturando explicações dos estudos e descobertas em andamento com histórias de espíritos desencarnados. Tanto é que algumas edições de julho destacaram o surgimento das questões das fotografias, como diferenciá-las e se as mesmas eram de fatos reais ou não. Com o passar do tempo, as páginas também deram lugar a respostas de Kardec sobre o que se estava sendo comentado sobre o Espiritismo naqueles tempos. Literalmente um canal oficial de antigamente. Hoje em dia, Kardec criaria vídeos no Youtube e reels dando a sua visão e respostas sobre a opinião de alguém.

As histórias dos amigos espíritos desencarnados variam bastante e abordam pessoas conhecidas e totalmente desconhecidas, culturas diferentes e n estágios de entendimentos dos comunicantes. A narrativa que mais me chamou a atenção foi da viúva de Malabar denominada Fatimah, onde a mesma foi queimada em cima do corpo do marido na Índia e tinha perdido total a noção do tempo. É uma comunicação tão simples, singela e, ao mesmo, tão profunda e cheia de significados.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é densa, independente da sua intenção com a obra. É um ótimo livro para estudo somente dele ou complemento com algum outra da codificação.

site: http://hidratarvicia.com.br/2021/09/21/revista-espirita-1858-allan-kardec

Jhonatan108 17/09/2021

A o livro é o conjunto de revistas mensais do ano de 1858, apresenta como umas ótima é indispensável proposta para os estudantes da doutrina , apresenta diversos casos reais e observados nos mais diversos locais do mundo. Apresenta também comunicações fantásticas obtidas na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas .
O volume é um pouco grande o que as vezes pode causar uma certa fadiga , porém nada que seja de muita relevância.

Gui 07/03/2021

Impprtantíssimo
Revista Espírita é o documento mais completo sobre como foi feita a Doutrina Espírita.

Fe Sanches @literahealing 19/02/2021

Para aqueles que estão estudando o espiritismo como eu, as revistas espíritas são extremamente necessárias e agregadoras, com um modo de explicar muito mais informal do que os livros, o que causa um maior entendimento.

Lais 23/11/2020

A revista espirita se trata de um periódico mensal, com início no ano de 1858, publicado sob a responsabilidade direta de Allan Kardec, codificador da Foutrina Espirita. Ele desencarnou em 1969, o que não colocou fim a revista.

Poode ser considerada um complemento ás obras básicas e sua leitura se faz de suma importância, apesar de serem poucos os espiritas que a estuda. Em suas páginas podem ser encontrados diversos assuntos a luz do espiritismo, desde a fenomenologia mediúnica, dissertações cientificas/filosoficas, até descrições da vida no plano espiritual e em diversos outros planetas e muito mais, que sao tratados e discutidos por encarnados ou desencarnados.