O Massacre de Katyn

O Massacre de Katyn Sérgio Oliveira

Resenhas - O Massacre de Katyn

Krisley 12/09/2015

Com uma narrativa fluida e objetiva o autor joga luz ao massacre de Katyn com um livro rápido e completo, prendendo a atenção do leitor do início ao fim.

O background político e militar é construído de forma primorosa, fazendo um resumo das relações entre as nações europeias e o início da Segunda Guerra Mundial.

Citando várias fontes o autor mostra como foi a descoberta dos corpos dos oficiais poloneses, as investigações realizadas para descobrir a autoria do massacre, e o papel que Katyn teve no Julgamento de Nuremberg – incluindo importantes transcrições do julgamento. Também é descrito como acredita-se que o massacre foi cometido e seus motivos.

Livro excelente, sobre um assunto que normalmente é citado em livros, mas que nunca é aprofundado. Recomendadíssimo para quem gosta de ler sobre a Segunda Guerra Mundial.
Albert 13/09/2015minha estante
Excelente resenha Krisley. Realmente como citou, mesmo na literatura ocidental da Segunda Guerra, pelo menos ao meu conhecimento, esse massacre não é desmistificado na forma como o brasileiro fez.

Albert 12/09/2015

Trabalho primoroso
Excelente trabalho escrito por um brasileiro, o finado Sérgio Oliveira. Apesar de poucas páginas, surpreendeu pelas informações relevantes e esclarecedoras.

A obra inicia com a aliança entre Alemanha e URSS (necessária para compreender os desdobramentos dos eventos), mencionando também planos da divisão da Polônia destruída. A partir daí o livro desenrola nas investidas que os alemães empreenderam no leste contra os russos. Nesse momento, na minha opinião, temos a impressão que é dada excessiva atenção às operações em detrimento ao evento do massacre, visto que o livro possui poucas páginas.

A espera é recompensada quando viramos as primeiras páginas do massacre, fatos como quem descobriu e como ocorreram, detalhes do local e o que foi feito logo após a descoberta. O leitor é premiado com dados relevante e em detalhes, bem como a repercussão que o fato gerou na época.

O clímax atinge o leitor no julgamento de Nuremberg. Oliveira desdobra a ação que levou o tribunal a julgar o caso, inclusive com interrogatórios, depoimentos, provas e evidências do massacre. Os alemães acusados pelos russos tentam se defender no tribunal, e o autor mostra os pormenores do julgamento, inclusive com trechos de depoimentos interessantíssimos.

No final, Oliveira vai além, busca com base em possíveis evidências o que levaram os soviéticos a assassinarem friamente os poloneses. Os motivos são convincentes com base no que os russos temiam.

Excelente livro para se inteirar do massacre, e para os fãs da Segunda Guerra Mundial, uma obra indispensável para compreender este triste episódio.