Sobrevivente

Sobrevivente Chuck Palahniuk

Resenhas - Sobrevivente

Dr. Danco 20/04/2024

Fanatismo é a melhor maneira de manipular pessoas
Difícil saber por onde começar nesse aqui, tal vez pela ideia genial dos capítulos e as páginas estarem em conta regressiva (afinal é a conta regressiva até o avião cair), mas agora sobre a história, 🤬 #$%!& Chuck da onde que o cara consegue pensar nesses personagens tão cativantes? Um membro de uma seita religiosa que sequestra um avião, me diz se isso não é suficiente pra você querer o livro então aqui vai mais, o livro explora o mundo do consumismo e o fanatismo, como o público é manipulado constantemente e muito do que a gente vê não é "real", mano isso aqui é gênio, amei, só fico com dó de não ter muita gente que conheça

Luis516 03/04/2024

Chuck Palaniuk fazendo o sabe fazer de melhor
Não irei me alongar se você gostou de Clube da Luta e no Sufoco, você ira gosta desse livro, tem as mesmas qualidades e os mesmos defeitos dos outros livros do escritor mas continuo achando esses 3 sua santa trindade

Erlen 18/03/2024

Uma ótima representação do cvv
O início é bastante interessante, mas do meio da história pra lá, vai ficando muito repetitivo e massante.

Juliana 29/02/2024

O sobrevivente
Livro muito interessante, foge do lugar comum e clichês e nos leva a acompanhar a vida de um homem invisível socialmente. Original e instigante.

Ariela 18/12/2023

Finalmente consegui acabar. eu não achei a leitura fluida, e a narrativa é maçante e conta com uma quantidade de repetições propositais do autor. eu gosto muito de umas sacadas que o chuck tem durante a narrativa mas principalmente o jeito irônico e satírico que ele utiliza durante a narração, ele escreve quase como se tivesse rindo da cara do personagem por cada decisão dele, e eu me pegava rindo do absurdo que tava sendo narrado. acho que teria aproveitado mais a história se tivesse feito uma leitura continua, mas acho que entendo um pouco a necessidade dessa narrativa repetitiva e um pouco entediante. minha nota na verdade é um 3.8.

Adriano 15/11/2023

Chuck Palahniuk tem tudo pra se firmar como um de meus autores favoritos, e acho inclusive que gostei mais de "Sobrevivente" do que de "Clube da Luta". Dito isso, não sei como poderia descrever esse livro. Há personagens odiosamente interessantes, e uma trama bem inesperada. Buscarei mais livros do autor, torcendo pra que toda essa maluquice seja constante em suas obras.

nataliafmachado 18/10/2023

Bom e incômodo
A narrativa é incrível e surpreendente, porém os personagens não cativam e sim são odiados (por mim). O livro conta uma história pesada, mas a leitura é fácil. É um ótimo contexto para discutir a filosofia de Rousseau: "o homem nasce bom e a sociedade o corrompe".

IsabeltMelo 17/10/2023

Esqueci completamente de logar esse livro, mas depois disso e clube da luta o chuck tem tudo ora se tornar meu autor favorito. eu adoro a temática satírica e gráfica que ele usa pra contar histórias e a construção de personagens horrorosos e ainda assim relatables

Jaquelline.S. 02/08/2023

Achei ruim. A leitura até que é fácil, mas a história achei ruim. Só me fez ficar com mais ranço de povo religioso. Mostra bem a grande mentira em que vivem, como são manipulados tão facilmente. Na sinopse fala de líder religioso e tal, mas não imaginei que citaria tanto a religião e versículos da bíblia, por isso não gostei. Não sei muito o que falar não. Os personagens são odiosos, a história é odiosa, é isso.

Jordão. 12/07/2023

Esperava mais
A narrativa é mista, às vezes narrada no passado mas a maioria narrada no presente, não gosto de livros narrados no presente, mas tudo bem, li mesmo assim, tem poucos personagens e apenas dois personagens com profundidade de história, nenhum personagem me cativou, são personagens problemáticos, mas humanos. Tem algumas informações sobre seitas que podem ser utilzadas como crítica social, mas tem uma personagem que prevê o futuro, então meio que enfraquece a crítica a superstição. Fiquei triste com o final.

Rafael1366 29/05/2023

SOBREVIVENTE
Esse livro foi meu primeiro contato com uma obra do Chuck Palahniuk, e considero ele um dos melhores livros que li.
A escrita te prende, faz você pensar como o narrador, e cada página é um infinito de coisas improváveis que você pode esperar; para mim a escrita de Chuck é impecável.
É o tipo de livro que eu daria tudo para estar na posição de lê-lo pela primeira vez novamente, apenas para poder ter todos os sentimentos de descoberta dessa história incrível, irônica, crítica e genial.

Flá 18/05/2023

Não sei oq eu esperava mas não era isso
A premissa é genial, desmascara líderes religiosos, políticos e todas as figuras de poder em si.
Chega a ser desconfortável de ler devido a escrita explícita, você vai ter ódio de todos os personagens do livro, mas vai desejar a redenção da mesma forma.
Ótimo para discutir se o homem nasce mal ou é moldado assim, se é possível se arrepender dos seus pecados e ser alguém melhor, se o destino é inevitável ou se temos alguma escolha sobre nossa própria vida.

Mari 06/04/2023

Uma grande viagem. Incômodo.
Assim como Clube da Luta, Sobrevivente traz mais uma loucura da mente do Chuck Palahniuk. Neste livro, acompanhamos os últimos momentos e a história de Tender Branson, o último membro da seita da Crendice.

O livro narra as reviravoltas de uma vida pacata e após uma virada de chave se torna atribulada e com valores completamente distorcidos, principalmente enquanto o personagem principal se torna um grande líder religioso.

O livro é narrado de trás para frente e o personagem conta como tudo começou e se desenvolveu de forma aleatória e pulsante antes que sua vida termine.

Uma leitura bem boa, ?viajada? e por vezes bem inquietante. Confesso que ao ler alguns absurdos que somente a mente de Chuck Palahniuk seria possível criar, tive que dar uma pausa para respirar.

O livro é de leitura rápida e fácil, mas não recomendo que seja feita em uma tacada só. O autor traz vários assuntos por uma abordagem que não deixa o leitor confortável e o força a pensar fora dos padrões já estabelecidos sobre assuntos como fama, religião e controle, por exemplo.

Li o livro em 6 dias aproximadamente, o que achei um bom ritmo para que não deixasse a leitura afetar tanto. Confesso que apanhei nas primeiras páginas, mas conforme a história vai se desenvolvendo, o personagem e suas loucuras vão prendendo o leitor. A cada nova página, é bom esperar uma nova aventura.

Emerson83 10/02/2023

Sobreviver não é fácil?
É uma obra que mistura muito da realidade atual com uma pitada ótima de ficção.

Eu separo o livro em duas partes, antes e depois de Fertility Hollis.

Tender Branson tenta a todo custo tomar o controle de sua própria vida, mas alguns estão fadados a serem somente passageiros das vontades do mundo.

Recomendo a leitura