O Batalhão das Letras

O Batalhão das Letras Mario Quintana

Resenhas - O batalhão das letras

paola 25/08/2022

É um bom livro pra auxiliar na alfabetização. Imagens bonitas e didáticas. Não tem muito diferencial, mas é o básico que funciona mesmo.

@esselivrotemhistoria (ig) 26/12/2021

O poeta Mario Quintana (1906-1994) é um dos grandes nomes da poesia Brasileira.
Em 1948, publicou sua primeira obra voltada para o publico infantil :

?O batalhão das letras
?@companhiadasletrinhas
?Marilia Pirillo

Um poema divertido, cada estrofe uma letra.
E uma provocação na primeira estrofe:

"Aqui vão todas as letras,
desde o A até  o Z,
pra você fazer com elas
o que esperam de você..."

Aprender? Ou se divertir, com a palavra rimada, e os elementos do universo infantil dentro da poesia?

"Quem disse que ama a POESIA
e não  a sabe fazer
é apenas um poeta inédito
que se esqueceu de escrever..."

Pela escolinha das meninas @colegioinfa

#alfabeto #poesia #marioquintana #batalhaodssletras #poema

oariellucas 19/12/2021

...
Achei um bom livro pra alfabetização de crianças. Mas é bom de ler e a diagramação dele torna ele muito bonito, as ilustrações também

Nina 22/10/2021

Lindo
Livro infantil em forma de poesia, lindo e emocionante. Ele é um ótimo escritor e seus livros são ótimos também ! Recomendo para qualquer pai/mãe ler para seus filhos.

Maria Clara 17/04/2021

Aquela leitura leve e prazerosa, um clássico do Mario Quintana que é ainda tão atual e excelente para trabalhar a alfabetização!

Nana 30/12/2020

Excelente leitura para incrementar o trabalho com atividades de alfabetização.

PublishNews 30/04/2009

Cada letra, uma estrofe
“O batalhão das letras” (Globo, 32 pp., R$ 19,80), do poeta gaúcho Mario Quintana, é um livro infantil para adulto nenhum botar defeito. A partir da clássica fórmula do “bê de bola”, o escritor usa todos seus recursos de linguagem para desenvolver versos que alfabetizam enquanto encantam. O volume tem ilustrações de Rosinha, e o texto segue as novas normas da reforma ortográfica. Cada letra é objeto de uma quadra rimada em ABAB, cujos versos, se não metrificados com exatidão acadêmica, giram sempre muito perto da redondilha maior, o tradicional verso português de sete sílabas, usado em cantigas de roda, canções de ninar e provérbios. Em resumo, cada letra se torna uma estrofe. E nessa estrofe, a letra em questão é apresentada e em seguida usada mais de uma vez, num pequeno e mnemônico exemplário.
Denize 20/03/2012minha estante
De fato não li, ainda mais vou ler. É um livro sensacional, pois alfabetiza-se de forma lúdica e rimada.