Tremendas Trivialidades G. K. Chesterton

Resenhas - Tremendas Trivialidades

Wini 29/03/2024

Originalmente publicadas em sua coluna diária no jornal, essas pequenas histórias mostram como algo que possa ser apenas trivialidade, só o são porque não as damos relativa importancia.

Michela Wakami 28/02/2024

Razoável
Só não foi pior, porque ele conseguiu tirar de mim, algumas poucas gargalhadas.
Fora isso, achei o tedioso.

Carla.Parreira 20/02/2024

Tremendas Trivialidades (Gilbert K. Chesterton). Melhores trechos: "...Enquanto estava sentado rabiscando essas tolas figuras em papel pardo, comecei a dar-me conta, para meu grande desgosto, que tinha esquecido um giz de um tipo excepcionalmente belo e essencial. Procurei em todos os meus bolsos, mas não consegui encontrar nenhum giz branco. Agora, todos aqueles que estão habituados a toda a filosofia (não, religião) simbolizada na arte de desenhar em papel pardo sabem que o branco é positivo e essencial. Não consigo evitar um comentário de sentido moral. Uma das sábias e terríveis verdades que essa arte do papel pardo revela é esta, a de que o branco é uma cor. Não é uma mera ausência de cor; é algo brilhante e afirmativo, tão ardente como o vermelho, tão definitivo quanto o preto. Quando, por assim dizer, seu lápis fica incandescente, ele desenha rosas; se ele se aquece até ficar branco, desenha estrelas... Para apreciar qualquer coisa, devemos sempre isolá-la, mesmo se a coisa em si simboliza algo diferente do isolamento. Se desejamos ver o que uma casa é, deve tratar-se de uma casa em alguma paisagem desabitada. Se quisermos representar o que um homem realmente é, devemos representar um homem sozinho em um deserto ou em alto-mar... Nunca se pode ter uma revolução para estabelecer uma democracia. É preciso haver uma democracia para haver uma revolução... A parte mais bela de todo quadro é a moldura... aristocracia é que é sempre grosseira e turbulenta: pois significa apelar às pessoas autoconfiantes. Democracia significa apelar às pessoas diferentes. Democracia quer dizer conseguir que votem aquelas pessoas que nunca teriam coragem de governar: e (de acordo com a ética cristã) as pessoas que deveriam governar são precisamente aquelas que não têm a coragem de o fazer... Não costumo concordar com aqueles que acham a chuva deprimente. Um banho de chuveiro não é deprimente; é bastante estimulante. E se é empolgante que um homem jogue em você um balde d’água, por que não seria quando os deuses jogam vários baldes?... Isso é o que torna a vida ao mesmo tempo tão esplêndida e tão estranha. Estamos no mundo errado..."

Regina Coelli 10/10/2023

Viagem pela Inglaterra e outros lugares
Eu não sei como começar a resenha. Esse livro para mim foi um misto de -não estou entendendo nada- , para -comecei a entender e estou amando- até -não aguento mais, quero terminar-. É um livro bom, bem escrito, recheado de referências (deve ser por isso que não consegue imergir direito no livro, são -coisas triviais-que não são do meu conhecimento, da minha realidade), não seria atoa, foi escrito por ninguém mais do que Chesterton. Mas talvez não tenha sido um livro para mim, poderia ser que em outro momento eu pudesse aproveitar mais dessa leitura. Porém tive alguns insights e fiz diversas marcações em partes que foram importantes enquanto eu lia. Vale a pena a leitura, pretendo ler outros livros escritos por ele.

Monique 27/09/2023

Tremendas Trivialidades
O livro é composto por 39 crônicas, onde o autor, G. K. Chesterton nos leva a refletir sobre a grandiosa maravilha existente em pequenos acontecimentos que geralmente passam despercebidos no nosso dia.

EduardoCDias 22/07/2023

Às vezes incompreensível
Para primeiro livro de Chesterton, foi uma experiência mediana. Crônicas/contos às vezes divertidas, às vezes reais e às vezes incompreensíveis. Gostei menos do que achei que gostaria.

Lorenna 26/06/2023

Muito divertido
Adorei ter conhecido esse livro. Durante um mês, pegava ele e lia de um a três contos antes de dormir (são 39) e eles sempre traziam um frescor pra minha mente, tanto por causa do jeito do Chesterton de ver o mundo quanto à forma dele se expressar sobre elas.

Pegando o gancho sobre a escrita, achei ela muito inusitada e diferente, sendo uma mistura de poesia, piadinhas e linhas de pensamentos que sempre me surpreendiam. Ele me fez pensar em várias coisas sob um aspecto diferente. Não sei explicar direito.

Mas, infelizmente, achei que tiveram muitos contos sobre política ou falando muito especificamente sobre uma cidade europeia. Se não tivesse isso, acho que daria 5 estrelas pra esse livro. Assim, não que eu não ache que eles se comunicam com a ideia do livro como um todo, até porque acho muito coerente, mas como eu não sou nem europeia, nem britânica, nem francesa, não pude me conectar.

Achei que foi uma experiência de leitura muito prazerosa, feita com muitas risadas e muito carinho.

Tiago 26/03/2023

A grandeza das pequenas coisas
Neste livro de contos Chesterton nos narra várias situações onde seu imaginário vai muito além do que aquilo que a maioria vê, onde ele consegue chegar a conclusões transcendentes sobre pequenas coisas que passam despercebido pela maioria. Este é meu primeiro livro de Chesterton, vim através de referências de pessoas que admiro pela conduta da vida. Foi um livro fácil? Logicamente que não, ele tem bastante referências de outras leituras, outros autores e etc. E como sou um novo leitor muitas vezes me senti meio perdido, fora tb ele cita muitos lugares da Inglaterra. Mas o que eu consegui captar, foi gigantesco tanto que esse pra mim foi só a porta de entrada pra conhecer mais sobre suas obras, e me atrai muito o interesse por ele ter essa visão cristã sobre as coisas, é o que eu sempre busco tb. Enfim se for pra fazer indicações pra ler Chesterton falaria: vai ser difícil, mas o que vc captar vai ser grandioso.

Ruan34 06/03/2023

Viver é um romance... quero dizer, um conto de fadas.
Fecho essas páginas de Tremendas Trivialidades e vejo que tudo tem valido a pena, a árdua pena da aventura e do mistério, do abismo moderno e do consolo do Céu.

Mostra-nos que o Amor e o Mistério se manifestam na pequenez do mundo, o sacramentando, ao passo que nos lembram que não pertencemos a ele.
A luz da luminária que escorre por cima desse livro e dessas letras negras, negras como o carvão prestes a queimar, mostra-nos quão sublime é a Luz em meio a escuridão. Mesmo que pequena- mesmo que esquecível ao olhar transitório do mundo que gira, literalmente, para trás como se o Céu estivesse escondido nas suas costas- na escuridão, ela é ofuscante e plena.
Essa Luz ordinária que atravessa a névoa que encobre a nossa trama é ela que nos conduz ao brilho, à essência, ao ser daquilo que é a nossa verdadeira Casa.
"A única forma de voltar é ir a algum outro lugar" diria Chesterton. Agora, para nos voltar para Casa, basta que olhemos a Luz que banha o olhar do ser que você ama e não precisa nem pegar algo tão distante assim, basta a cama em que está deitado, o vento que escorre em teu rosto, o ar que te invade e que lhe dá forças para ver que a vida é realmente repleta desse amor.

Eis um pouco do livro. É uma leitura impossível de se comentar sem atribuir a ele o ar fantástico que o próprio autor atribuiu em toda a sua vida. Na verdade, ele nos ensina a nos maravilhar com a nossa própria vida.

Francine 14/02/2023

Decidi começar a ler Chesterton por esse livro de crônicas. Uma delícia de livro.

Confesso que tive um pouco de dificuldade com sua linguagem no começo, mas depois que me familiarizei me deliciei com sua escrita.

Cheio de ironias, críticas e referências é um livro muito rico e continua atual mesmo um século depois.

Recomendo.

Flávia 06/10/2022

Muito bom!!
39 crônicas bem escritas, assuntos leves e do dia a dia.. autores e livros clássicos citados. Super recomendo!

Yngleb 12/09/2022

Tremendas Trivialidades
G. K. Chesterton. A leitura dos livros de Chesterton não são fáceis, isso porque quereremos sempre dar sentido a tudo ao nosso redor sem dar asas à imaginação. Ao meu ver, é o que propõe Chesterton em seus escritos; é fazer com que você saia do comodismo literário e tenha "sinapses neuronais".

Lendo pela primeira vez "Tremendas Trivialidades", parecia-me que chegava a entender, mas me escapava rapidamente o entendimento; era como estivesse perto mas não pudesse tocá-lo. Perguntava-me o que me faltava. Não era mais arcabouço de leituras sobre "Como ler livros", mas ao contrário; era por em prática o que já tivera e ao mesmo tempo deixar em suspenso o que adquiri com o passar do tempo (paradoxal, não!? É bem isso mesmo.), e lembrar: do entendimento de uma criança.

Mateus 18:3
e disse: ? Em verdade lhes digo: se vocês não se converterem e não se tornarem como crianças, de maneira nenhuma entrarão no Reino dos Céus.

Danilo 26/07/2022

Chesterton é muito divertido
Excelente leitura! Chesterton é um autor impar, consegue ser divertido e profundo em assuntos completamente aleatórios e simples. Indico muito os ensaios: tremendas trivialidades, a avó do Dragão, o taxista extraordinário e as vantagens de ter uma perna.

Thais 04/06/2022

Sempre que leio algo dele, as minhas expectativas aumentam ainda mais.
Gostei de muitos contos; sao reflexões que nos permitem analisar muitos conceitos atuais.

Mila 02/12/2021

Tremendas Trivialidades
Esse livro é composto de pequenas crônicas que Chesterton publicou em um jornal inglês. A leitura é bem leve, alguns são sobre pequenas coisas que não valorizamos no dia a dia, outros são contos de fantasia, ou episódios pelos quais o autor passou. São muito bons.