Resident Evil

Resident Evil John Shirley

Resenhas - Resident Evil: Retribuição

auroras 24/04/2022

Meu nome é Alice...
"Trabalhei para a Umbrella Corporation em uma instalação de alta tecnologia secreta chamada Colméia. Era um laboratório, desenvolvia armas biológicas experimentais. Houve um acidente, um vírus escapou e todos morreram. O problema foi que... eles não continuaram mortos.
Esse foi o começo de um apocalipse que assolaria o mundo todo.
Alguns poucos sobreviventes procuraram segurança em um navio chamado Arcadia. Pensávamos ser um porto seguro.
Achávamos que estaríamos livres da infecção. Mas estávamos errados.
Mais uma vez, a Umbrella Corporation nos enganou. E mais uma vez meus amigos e eu nos vimos tendo que lutar para sobreviver.
Meu nome é Alice. E esta é a minha história...
... a história de como eu morri."

Quando Alice encontra um lugar seguro para ficar é capturada pela Umbrella Corporation. Assim que ela acorda está presa em um local que faz testes em diferentes cidades com clones. Mais uma vez ela se vê encurralada diante um cenário de terror.
Acho que muitos já viram o filme Resident Evil: Retribuição, caso não tenham visto não percam o seu tempo, é sério. Os filmes são bons até o terceiro, depois ficam péssimos. Voltando, o livro consegue ser mais interessante e completo do que o filme, como sempre. Me surpreendi com as histórias paralelas que compõem o livro, não fica somente focado na Alice. Um ponto que me desagrada na franquia é esse foco excessivo nessa personagem que nem ao menos existe nos jogos. O livro traz Jill Valentine, Leon S Kennedy e Ada Wong, mas mesmo assim a Alice tem o foco e esses personagens icônicos não! Isso é o que mais me deixa irritada. Mas eu ainda admiro a Alice, ela é uma personagem forte.
A leitura fluiu em alguns momentos, mas em outros dei umas travadas e demorei para finalizar. Recomendo para quem gosta muito da franquia.
masochistic lion 24/04/2022minha estante
Os filmes realmente não são bons, mas o livro parece entrar muito mais no mundo de RE do que as adaptações.
Suas resenhas são sempre incríveis e explicam o suficiente, sem dar nenhum spoiler. Dá até vontade de ler o livro! ??

masochistic lion 24/04/2022minha estante
Fã demais de RE.

auroras 24/04/2022minha estante
Muito fã das minhas resenhas. Fico feliz em saber que você lê e gosta delas. E acho que seria interessante você ler o livro. ??

Joao366 31/12/2022

Resident Evil: Retribuição
Foi uma leitura ok pra mim, não sei se foi por já conhecer a história e achar tudo muito previsível. A visão que eu tive foi de que os primeiros capítulos foram um resumão dos 4 primeiros filmes até chegar no 5º, e é basicamente o filme em palavras mesmo kkk nada muito extraordinário, nem ruim, por isso pra mim foi uma leitura ok.
A escrita é bem fluída e fácil de se ler, gostei bastante dessa parte, e como o livro é repleto de ação não dá pra ficar entediado.
Acho que se eu tivesse lido o livro antes de assistir o filme eu teria gostado bem mais...

Dan 28/09/2012

Resident Evil: Retribuição
Adorei Resident, sou fã dos filmes e não poderia deixar de conferir a novelização do filme que está nos cinemas (e ainda não assisti =/, mas pretendo!).
O prólogo do livro é como um resumo dos filmes, se você nunca assistiu algum, não terá problema em ler o livro, irá entender perfeitamente.
Ao ler o livro parece que você está vendo o filme, muito bem feito! Sem mais delongas vamos ao que interessa =D.

Lembram que no último filme, Alice encontra Arcadia? Que na verdade é uma armadilha, um navio cheio de cobaias, incluindo alguns amigos de Alice, se vocês bem lembram. Enfim, Alice liberta esses sobreviventes que estavam em um estágio de hibernação.

Alice olhou por sobre o ombro as pessoas que tinha libertado... e suspirou. Agora se sentia responsável por eles. De algum modo, ela sempre ficava com este papel. Tentou evitá-lo, vagando pelos desertos do Sudeste e foi atraída a isso de novo. Pág. 21.

Mas a calmaria estava longe de chegar... Quando Alice menos espera, vários V-22 (helicópteros que são verdadeiras armas) preenchem o céu, lá se vem a Umbrella para perturbar a galera, rs.

Alice tenta lutar, mas acaba caindo no mar com um V-22, que explodiu, atrás dela. E a sensação de ter falhado a domina, até que ela perde a consciência afundando no mar.

Alice tem um sonho estranho... Ou não seria sonho?
Acorda em uma confortável cama de casal. Ao seu lado está um homem lindo, que parecia ser seu marido... Seu nome era... Todd, isso! Mas ela se lembrava de um navio, que estava lutando, um sonho, só podia ser... Essa realidade era bem melhor... Era tão real.

Alice está casada, loira, tem um marido lindo chamado Todd, e uma filha fofa, Becky, que tem problema de audição e se comunica por sinais.
Tudo parece perfeito, até um morto-vivo invadir a casa e atacar Todd. De alguma maneira Alice sabia o que era aquela coisa...
Alice foge com Becky, entram em uma casa e esconde a menina no armário. Mas outro morto-vivo está na casa, e Alice tem que proteger Becky, acaba lutando com o morto-vivo, que antes era um universitário, caem da escada, ele fica empalado no corrimão, mas ao se virar Alice dá de cara com os olhos vermelhos de outro morto-vivo, do Todd, quase teve esperança de ele deixá-la ir, mera esperança... Até que ele a ataca e assim Alice morre.

Mas na verdade Alice estava na sede da Umbrella, aquele fora um sonho. Digo que foi mais pura realidade. Mas aquelas lembranças não eram dela, e sim de um clone.

Como falei, Alice acorda em uma sala sem saída da Umbrella Corporation. É torturada quase até a morte, mas consegue fugir graças à ajuda de alguém de dentro.
E, quando sai do prédio está em o que parecia ser Tóquio, antes de tudo acontecer... Uma onda de contágio acontece ao seu redor, Alice começa a lutar, mas são muitos, acaba se refugiando em um prédio e descobrindo a identidade de quem a ajudara a escapar.
Ada Wong trabalhava para Umbrella, mas agora trabalha para Wesker. O cara que quase devorou Alice, que ela pensou ter matado, mas na verdade matara um clone. Ada e Wesker foram quem a ajudou a fugir, cômico para não dizer trágico.
Aparentemente Wesker estava querendo a ajuda de Alice, aparentemente estavam do mesmo lado.

E Tóquio? Bom, era uma recriação detalhada de alguma das cidades em que a Umbrella faz seus testes doentios.
A corporação construiu suas instalações sob a massa de gelo Ártico. Uma imensa base sobre o oceano.

Uma equipe, incluindo Luther, um amigo de Alice (aquele moreno lindo que jogava basquete, lembram?) estava indo resgatar Alice e Ada, mas a Umbrella Corporation não ia deixar barato, eles não iam sair assim tão fácil.
Deborah 01/11/2014minha estante
por onde vc leu o livro? foi o impresso ou na net? Pfv se tiver sido na net me manda o link, pq já procurei em vários lugares e ñ achei!!!

Carol 28/12/2014minha estante
Olá, Deborah. Você vai poder estar baixando o livro do "Resident Evil - Retribuição" no site 'casa dos pdf". O link é esse aqui: >> http://casadopdf.blogspot.com.br/2014/03/pdf-resident-evil-retribuicao-de-john.html

Espero ter ajudado ;)

Andrea 28/09/2012

Decepção com esse livro! Decepção com o filme! Decepção com Resident Evil esse ano. (Se bem que ainda não li o A Conspiração da Umbrella; a história, no original, é bem legal, mas dizem que a tradução deixou a desejar.)

O livro consegue ser pior que o filme, sério. Eu lia e pensava, WTF? Já no prólogo topei com um, "Mas... ela poderia viver como um ser humano normal outra vez? Com um amor, um filho... uma família?". PQP, vontade de estapear a autora e dizer: filha, isso é Resident Evil, não The Walking Dead!!! E não é só a Alice que ganha pensamentos bizarros, não. Mais pra frente, ficamos sabendo o que outros personagens pensam também. E sinceramente? Preferia não saber. Eu devo ter parado a leitura e revirado os olhos a cada vez que lia uma besteira dessas.

No começo do livro, a autora diz que todos os diálogos do roteiro estão no livro e que alguns foram inventados. Também diz que há cenas e personagens - e uma trama paralela - que foram inventadas por ela, mas sempre se inspirando no roteiro. Sinceramente, de novo? Podia ter deixado a inspiração de lado, querida. Tudo que há de novo na história é completamente patético. Mas o pior, O PIOR, é QUE ELA TIROU DO LIVRO A CENA MAIS LEGAL DO FILME!!! Ela cortou. Simplesmente, cortou. E não tenho certeza, mas acho que encaixou algo nada a ver no lugar, porque não lembro daquele zumbi saindo do carro no filme.

Quanto à trama paralela, não. Por favor, não. Não acrescentou NADA à história. Só mais páginas. E a ilha? OMG, a ilha. HAHAHAHA, ridículo!

Outra cena que me confundiu foi quando a Alice lembra do Wesker morto no porão do navio, com o corpo crivado de balas. Ele não tentou fugir num helicóptero e morreu quando ele explodiu?

No final das contas, acabei dando duas estrelinhas, 1. porque li tudo, então o livro não pode ser tão horrível (mas é ruim, viu); 2. algumas cenas fazem sentido e me ajudaram a pensar no que levou à tal situação.

Não é um livro que eu recomendaria, nem como complemento do filme, porque não é. É chato, é arrastado, é confuso, a narrativa não é legal...

E ah, impressão minha ou o Leon do livro não tem a nada ver com o Leon do filme?
Gabriel Aguilar 24/03/2013minha estante
Autora? Quem escreveu a história foi o John Shirley, um autor.
Sem querer criticar - muito -, mas achei completamente normais os pensamentos da Alice, afinal, antes de ser a matadora super-poderosa de zumbis, ela também é humana.
Mas concordo quanto ao Leon, a personalidade dele no livro ficou realmente confusa.

Andrea 24/03/2013minha estante
Só pra constar: eu achei que era uma autora quando escrevi a resenha (acho que pelo sobrenome) e só beeem depois da resenha publicada foi que notei o fato, mas nem tive ânimo de mexer.

Gabriel Aguilar 24/03/2013minha estante
Ah sim hehehe, as vezes confunde mesmo,já aconteceu bastante isso comigo ;)

leosilva 06/01/2014minha estante
Esse livro é decepcionante ao cubo...

Vitor 05/06/2014minha estante
o Wesker não morre no helicóptero, ele foge e ajuda o Albert, tanto que no final do filme, quando Alice, Clary e Chris libertam saem, eles predem o Wesker na sala junto com o Albert (que estava sob efeito do T-Vírus). Enfim, dps de ler sua resenha não me empolguei em ler, mas vamos combinar, o filme é demais!

Richargood 30/08/2014minha estante
ISSO NÃO É UMA RESENHA OK? TO SÓ FALANDO SOBRE A SUA. ;-)

Ele (não "ela") baseou o livro no roteiro original do filme. Antes que fossem realizadas alguns cortes. E antes, não tinha a cena dos Axemen, e sim a Zombie Rain saindo do carro. Nos bônus do DVD, dá até pra ver a Michelle maquiada como zumbi para gravar essa cena. Uma cena bem interessante, uma pena não estar na versão final. Outras coisas também estão diferentes, como por exemplo a Red Queen, que nem é mencionada no livro.

Esse quinto filme foi bom, mas infelizmente toda a história (bem grande até) foi mostrada superficialmente. O próprio Paul disse que cortou muito do filme para que o mesmo fosse mais intenso, conclusão: muitas cenas de ação e pouca história. Ficou legal, mas... podia ser muito melhor. Eu torço para que no sexto filme todos os furos não respondidos (mas que podiam ter sido) nesse filme, e mais os que foram criados dentro dele, sejam resolvidos.

Mas falando do livro, ele dá uma luz na história do filme. Tudo é melhor explicado, e num ritmo muito melhor (a não ser que você goste de uma tagarela que só serve pra que os cinco minutos entre uma cena de ação e outra não seja só silêncio). A história (quase) paralela que o autor criou, apesar de desnecessária (a história principal dava conta), é divertida, e é interessante saber que existem outras pessoas com problemas nesse universo.

Quanto a Alice pensar em ter uma vida normal, e outros personagens terem pensamentos não é bizarro, só significa que eles tem alma, e não são só uma "casca" que anda. Não é Resident Evil, é um filme de Apocalipse Zumbi baseado nos jogos Resident Evil. Humanos tem sentimentos, e todos tem um objetivo na vida. Alice não está onde está por que escolheu, assim como muitos subordinados da Umbrella. E num livro em terceira pessoa, é possível e necessário que a história se passe na perspectiva de diferentes personagens.

Eu ainda queria que os personagens fossem melhor desenvolvidos. Alguns nem tiveram falas, como no filme. Leon no livro é mais ativo, da até pra ver uma personalidade própria dele, mas continua tão chato quanto no filme. E nada de explicar como ele voltou dos mortos (quero ver no sexto filme isso ai).

Resumindo, eu gostei bastante.

Jéeh Nunes 23/09/2018minha estante
undefined

Well 15/06/2020

Simplesmente perfeito!
Esse livro me puxou para dentro dele, me fazendo sentir toda a ação. Pensando seriamente em reler. ?

Driely Meira 09/05/2013

Resident Evil
Resident Evil é um filme de ficção cientifica que foi criado em 2002, baseado em um jogo de vídeo-game, e que também acabou virando livro.

São 5 filmes até agora, e todos eles mostram o fim apocalíptico da humanidade, que foi transformada em mortos vivos burros e devoradores de carne.

Depois que um agente da Umbrella Corporation espalhou o T-vírus, o mundo todo foi contaminado, e as pessoas foram transformadas em zumbis.Qualquer mordida ou arranhão pode transformar uma pessoa, ou animal, em um ser morto...vivo.

A colmeia que é onde a maioria dos agentes ficam, e onde a Rainha Vermelha, um computador chefe lidera tudo, fica abaixo de uma cidadezinha chamada Racoon City, mais especificamente, abaixo da mansão onde Alice "mora".

Nessa colmeia acontecem todos os tipos de experimentos que se possa imaginar, e foi lá que criaram o T- vírus.Primeiro ele foi liberado dentro da colmeia e transformou todas as pessoas que lá trabalhavam em mortos vivos.

Alice era uma das agentes da Umbrella, mas depois que descobriu que eles estavam criando esse vírus e ele fora espalhado, se voltou contra todos os criadores do T- vírus.
A missão dela no primeiro filme era impedir que o vírus se espalhasse pelo mundo todo, mas graças a Umbrella Corporation e ao governo dos Estados Unidos, ele acabou se espalhando pelo país em semanas, e pelo mundo em meses.

Quem pensa que só existem uma colmeia, está muito enganado.Existem várias, e depois que a Rainha Vermelha foi destruída, Alice precisa chegar até as outras colmeias, e como sempre existem pessoas que acabam escapando, ela encontra pelo caminho vários outros sobreviventes, que acabam não durando muito.

Esse foi um dos poucos filmes de terror que conseguiram me segurar até o fim..Isso porque eu não assisto muito filmes de terror...rsrsrs..
Dos cinco filmes, na minha opinião, o terceiro foi o melhor de todos.

Esses filmes nos mostram mais uma forma da qual o nosso querido mundo pode acabar.Já tivemos filmes mostrando o mundo acabando em fogo, água, terra, ar, extraterrestres e tudo o mais que você possa imaginar.

Depois que vi esse filme, acredite, não sou muito medrosa, mas até sonhei com esses zumbis, e fico imaginando se de uma hora para a outra um deles não vai aparecer bem do meu lado.

Como sempre acontece nos filmes e séries que eu assisto, meus personagens favoritos não acabam felizes para sempre.Pode até ser que isso aconteça, mas no caso, seria o final feliz dentro de uma cova. ( sério, nenhum deles nunca sobrevive.)

O livro conta em dois capítulos a história de dois filmes...Me revoltei na hora em que comecei a ler.Tudo bem que o nome do livro é o nome do 5 filme, mas sei lá, pensei que Alice, a narradora, fosse contar tudo desde o começo.Acho que foi a primeira vez, em que o filme se mostrou melhor que o livro, pois normalmente o livro é mais legal.

LetAcia927 14/07/2023

Melhor que o filme
A história do filme, mas com partes de pensamentos e descrições que tornam a história melhor do que o filme. Mas ainda odeio o que fizeram com o Leon na história.

Mutante X 16/04/2023

Aventura empolgante, mas um pouco confusa.
Resident Evil é, originalmente, uma franquia de videogames que virou uma fraquia cinematográfica que, por sua vez, ganhou um livro com a novelização do roteiro da quinta aventura. Nessa lambança multimídia, com as devidas adaptações para cada veículo diferente, quem, como eu, nunca foi fã do game, acaba mais perdido do que cego em tiroteio. O filme, achei perfeitamente compreensível, porque, pela própria característica da mídia, fazem uma recapitulação e o espectador pega pelo contexto.
O livro também faz isso no início, mas talvez pelo fato de não vermos os rostos dos personagens, achei um tanto complicado associar os nomes às pessoas. A quantidade de nomes que vão surgindo ao longo da história acabaram me deixando meio perdido, porque eles aparecem do nada - exemplo disso é o Tio Chung, Jack e o casal gay Bim e Lony, que aparecem no final da história saídos sabe-se lá de onde.
A trama mostra Alice, a protagonista da série RE, sendo recapturada pela Umbrella Corporation e levada a combater a infestação de T-Vírus (que transforma a humanidade em zumbis) numa base na Antártida, mas que simula cidades-chave do mundo, como Tóquio, Moscou e Nova York, devido a um plano global da empresa de oferecer armas para os governos mundiais. Com a memória fragmentada, Alice vai reencontrando antigos aliados e inimigos e combatendo os zumbis com muito tiroteio e ação.
A trama é bem empolgante e prende bastante a atenção, mas acredito que seja muito mais proveitoso para quem é fã da franquia de cinema ou dos jogos do que para um leitor eventual que caiu de paraquedas no meio da história (esse é o capítulo 5!!) e nem sabe se existe a novelização dos outros capítulos, anteriores e posteriores. Rsrsrsrsrsrs...

site: http://mutantexis.wordpress.com

Sra. Star Wars 15/04/2023

Deviam tê-lo chamado pra escrever o filme
Com todo o respeito ao diretor do filme, mas tirando a Ada, os outros personagens do jogos no filme são literalmente ignorados pelo próprio roteiro por conta do protagonismo da Alice. Enquanto neste livro o autor ao menos traz mais diálogos para que tenhamos identificação com os personagens, e o meu destaque favorito foi a presença do Leon em que ele se parece mais com personagem do jogo RE4.

Gostei muito da narração, a forma como ele descreve detalhadamente os acontecimentos e faz ligações com os outros filmes ou até mesmo os jogos, juntamente com os adicionais criativos em sua maioria.

Das cenas adicionais que eu não curti muito foi a que a Alice é obrigada a fazer algo que ela não queria ainda antes dos acontecimentos do 1° filme, e aquela criança clone tem apesar de não ser uma história com muito sentido ainda tem seus momentos empolgantes.
A respeito da adição na história do arco da Alice, tem a ideia em si e a crítica de que infelizmente as mulheres acabam sendo sugeridas a fazer coisas que não queriam fazer, no seu local de trabalho interessante, mas NÃO tem nada a ver com resident evil! Foi como se deslocar da história por alguns minutos e voltar. Repito que a intensão do autor foi maravilhosa, mas ele não se encaixa de maneira alguma com um universo de zumbis e armas biológicas.

Outro fato que me chateou um pouco foi ele tirar o confronto da Alice e Ada vs Axeman, que uma das minhas cenas favoritas do filme. Mas de forma geral, esse dois detalhes não estragam de forma alguma a experiência do filme.
Sra. Star Wars 06/05/2023minha estante
*experiência do livro!!!

Briaah_Ferreira 09/09/2022

Uma leitura bem pesada, mas gostei. Vi tbm uns gatilhos, mas neh não esperava nenhum aviso. Gosto muito da série de jogos de resident evil, mas 🤬 #$%!& esses personagens não tem um minuto de paz pelamordeDeus

Maya B 05/02/2013

Quando soube do lançamento do livro pensei "Coisas novas vão aparecer, coisas que no filme não passou" e foi isso mesmo que aconteceu!
Eu sou viciada nos jogos e pelos filmes e para mim foi um ótimo livro onde conta muito mais coisas que nunca imaginaríamos, temos um pequeno flash back de Alice quando ainda era sua época de chefe de segurança da colmeia e me deixou totalmente chocada e até mesmo com mais esperança que Alice possa ter um final "feliz" já que sempre que ela pensa que derrotou a Umbrella eles novamente aparecem e acabam com suas esperanças. Espero que lancem um segundo livro sobre esse mundo da Alice e contem mais coisas que nós deixou pensando no filme "O que aconteceu?" ou "Onde estão seus companheiros?" (Como em Resident Evil 3: A Extinção).
Ótimo livro com ótimos personagens!

leosilva 27/07/2013

Retribuição enfadonha
Sou fã de longa data de Resident Evil - joguei praticamente todos os títulos - e quando o filme foi anunciado fiquei muito empolgado. Claro que o filme não agrada os fãs por fugir um pouco da história e por colocar a personagem inexistente Alice (fodona-marrenta-superpoderosa-power-ranger)como principal. Mesmo assim vi todos os filmes e agora li esse livro. Como profundo conhecedor da franquia posso dizer que é pura perda de tempo. John Shirley simplesmente não decola em sua narrativa superficial e pouco empolgante. É chato e repetitivo. A única coisa que o autor faz é ficar exaltando os poderes de Alice, como se somente ela fosse a responsável por salvar o mundo inteiro da destruição - ou o que sobrou dele. Quem gostou do filme provavelmente vai adorar o livro também. Não gostei de nenhum dos dois, e provavelmente a melhor parte do livro é a história paralela inventada por John, que não existe no filme.
Richargood 03/09/2014minha estante
kkkkkkkkkk Eu gostei do livro. Mas respeito outras opiniões. Dei like por ser até agora a única crítica negativa que tem algum fundamento, em vez de só falar mal.

leosilva 12/01/2017minha estante
Valeu Richargood.

Ferrari 06/02/2019minha estante
Eu te recomendo os livros dá S.D.perry ela fez 7 volumes baseados nos jogos, são excelentes os livros dela

leosilva 09/02/2019minha estante
Eu li todos! São realmente muito bons!

Álexx' 10/07/2015

Surpreendente e bem adaptado.
Eu não dava nada a uma novelização do filme, mas me surpreendi.
O autor consegue desenrolar a história com cenas bem descritas, alternando para outras de forma maravilhosa. Mesmo não achando algum parágrafo interessante, não conseguia largar o livro, pois a ansiedade de querer saber como ia terminar o capítulo/cena era grande.
Momentos tensos, com mortes memoráveis, o ambiente, o clima descrito, faz você sentir o filme na mente.
O autor consegue deixar sempre uma deixa no final de cada capítulo.
A escrita é boa, flui bem, com poucos termos técnicos.
Os personagens são poucos, mas bem desenvolvidos, cada um com sua devida atenção e com seu início/final.
Achei bem interessante o modo como o autor deu uma leve introdução à parte da Ilha, para que acontecesse determinada coisa depois. Achei criativo, pois as coisas acontecem, e o leitor já sabe onde é e outras coisas.
Apesar de ter enrolado de ler o livro, ele me deixou com vontade de ler mais sobre Resident Evil - zumbis que não sou acostumado a ler.

b-yond 21/08/2015

Todos odeiam Paul Anderson. (Menos eu)
A maioria dos fãs de Resident Evil odeiam a franquia de filmes,simplesmente porque inventaram uma personagem que não faz parte da franquia de games.
Claro que falo da Alice...sempre fui fã dos jogos,filmes e livros de RE.Acho Alice essencial,e sobre o livro,não há nada de diferente do filme.
Achei os dois perfeitos.