O Malabarista

O Malabarista Alessandro Kruschewsky Pithon

Resenhas - O Malabarista

PGidi 21/08/2012

incrível
Muito bem. Prende a atenção de maneira inteligente. Muito prazeroso de ler, daqueles que não queremos que acabe..
Vera 21/08/2012minha estante
Ja li O Malabarista, gostei tanto que estou relendo, agora com mais calma e curtindo cada pagina do livro, que é muito bom, diverte, emociona, e nos leva a reflexões muito importantes sobre a vida, Parabéns Ale já sou sua fã.

Chris 21/08/2012minha estante
Um livro estraordinário que nos leva a reflexão...da vida, do amor, das relações, da nossa espiritualidade...me emocionei muito, minha experiência foi inesquecível!!!!
Obrigada Alessando por tanta sensibilidade!!!,

RATINHO 21/08/2012minha estante
O MALABARISTA PRENDE A NOSSA ATENÇÃO DO INICIO AO FIM. UMA BONITA ESTÓRIA CONTADA SOBRE A VIDA DE UMA PESSOA QUE CRESCE, CONHECE O AMOR DA SUA VIDA E FAZ DOS SEUS DIAS UM PRAZER DE VIVER.
ME EMOCIONEI NA PARTE FINAL DO LIVRO. PARABÉNS ALESSANDRO. UM BELO LIVRO

Jane 21/08/2012minha estante
Livro maravilhoso, tem boa estutura literaria, alem de ser uma delicia de ler, pois a gente viaja num mundo de ideias fantasticas onde cada personagem nos mostra um novo jeito de viver e de conviver diante de diversas situações.....Vale muito a pena ler. Eu recomendo.

Paulo Henrique 21/08/2012minha estante
MUITO BOM, EMOCIONANTE, RECOMENTO A TODOS QUE GOSTAM DE UMA LEITURA INTELIGENTE, EMOCIONANTE E DE MUITO BOM GOSTO. ESTOU ANSIOSO PELO PRÓXIMO TRABALHO DESTE TALENTOSO AUTOR.

aaaaa 21/08/2012minha estante
Um livro muito tocante, profundo, sensível. Eu amei O MALABARISTA e já espero vê-lo em filme. Me emocionei muitas vezes com os profundos diálogos enriquecedores. Um livro absolutamente lindo!

Ana Paula Kruschewsky

Patricia 22/08/2012minha estante
Uma história comovente, que nos prende do início ao fim. A vida de Heitor, o personagem-chave, é um exemplo de superação, desapego e aceitação criativa. Grandes ensinamentos nos dá o Alessandro Kruschewsky.

Fernanda 23/08/2012minha estante
Uma história repleta de emoção, de luta e desfios. Personagens densos desenrolam a trama. O livro prendeu a minha atenção. Ora ri, ora chorei... foram bons momentos ao lado dele.

Aline.Araujo 24/09/2021

Lindo, lindo, lindo!
Acho que todos deveriam ler esse livro. Eu amei! Começando pelo fato de que a história se passa na minha cidade, isso já me deixou bem empolgada. O livro é lindo, dentro da nossa realidade e é humanamente IMPOSSÍVEL não chorar lendo. Eu me emocionei inúmeras vezes. Recomendo muito.

malu 26/03/2023

Tive que ler pela escola e foi bom!! gostei do enredo e da historia (por mais que muitos diálogos e cenas fossem bem previsíveis) gostei do plot final (tinha ate comentado aqui que achava q era isso mas ai vi que n era e no final era, então de certa forma não esperava)

Ari 13/05/2021

incrível!!!!
super indico!!! simplesmente um dos melhores livros que já li na vida! conheci através do projeto literário da minha escola, o autor é baiano e ele foi na escola conversar com a gente, ele é uma pessoa ótima, foi muito bacana esse momento.
a escrita é muitoo boa e a história do livro é sensacional, me prendeu completamente do início ao fim! sabe aquela a sensação de apego à história depois que termina? pois então, eu fiquei completamente presa a esse livro por dias!
gostaria muito de ler novamente, pq é realmente sensacional, mas eu não tenho o exemplar (peguei emprestado da minha amiga)
tem ?continuação? no livro ?O Lavrador?, que ainda não li, mas pretendo em breve.

meumundinhodoslivr 17/02/2023

O que o acaso proporciona
| +14
| abuso, abandono, preconceitos

Uma chuva, dois conhecidos que apenas se cumprimentavam, um abrigo, só isso foi necessário para que Heitor e o nosso autor se aproximassem e contassem uma das histórias que mais vou guardar.

Quando Heitor e o autor ficam presos em uma barraquinha para se protegerem da chuva, eles começam a conversar, e Heitor começa a contar a história de sua vida, como sua mae fugiu e o porquê, todos os desafios que a vida lhe proporcionou, os amores, as perdas?

Parece uma história de vida comum, afinal, toda vida tem seus altos e baixos, mas a história de superação que esse livro traz, misturada com trechos de aquecer o coração, e com partes que me fizeram rir muito mesmo, de soltar a risada, sem contar as partes que sai um pouco da realidade ao tentarmos entender como um malabarista aparecia sempre para Heitor.

Personagens incríveis, bem construídos, o livro é baseado em uma história real, e inclusive, parte dele (muito triste inclusive) se passa na ditadura.

Uma leitura que eu acho que devia ser obrigatória, foi um livro que mesmo que esteja muito difícil focar em um livro agora, eu gostei tanto e me apeguei tanto que li sem parar, porque precisava saber o final, e quando acabou, fiquei um tempão olhando pro nada, só absorvendo tudo que tinha acontecido, que eu tinha aprendido.

O início pode ser meio chato, principalmente enquanto Heitor não começou sua história, mas eu prometo que vale muito a pena!

?em minhas lágrimas estão contidas todas as palavras que deixei de dizer?? /- o malabarista

XOXO 27/03/2023

O Malabarista
Comecei a ler sem pretenção e, simplesmente, se tornou uma das minhas leituras favoritas.

O livro tem uma escrita leve e uma história muito marcante e pessoal. Os personagens são cativantes, bem estruturados, descritos e particulares.

A obra é a exposição de um mundo que não queremos enxergar, mas que vive ao nosso lado. É uma ?facada? para nós que tantas vezes somos e fomos alheios às pessoas pelas quais passamos na rua. Cada vida conta uma história e digo isso com a certeza de que você será tocado e emocionado pela narrativa caso leia.

*obs. Só nao é um 5 pq tem dois capítulos bem, na minha opinião, chatinhos e talvez até desnecessários.

Sophia499 23/02/2022

Deveria virar filme!!
Confesso que ao ver a capa subestimei um pouco o livro. Durante e após a leitura acabei fixando na minha mente que não devemos julgar um livro pela capa. Saber que toda a história é real me deixou ainda mais entusiasmada pela leitura, eu não tenho nem palavras pra descrever o quão renovada eu estou me sentindo, a vida de heitor com certeza será um modelo, um exemplo se humildade, coragem e resiliência na minha vida, apesar de todas as dificuldades, terá sempre em minha memória um malabarista dizendo-me para reagir! O livro também me deu a impressão de que sou super próxima da família, como se tivesse acontecido com uma tia minha. Vou agradecer eternamente pela oportunidade de ler lido esse livro, torcendo MUITO pra algum dia essa história virar uma filme.

Alexandre 24/08/2012

Comentários sobre o livro O MALABARISTA.
O livro O Malabarista conta a história de um ser humano comum, homem do povo, dotado de uma imensa espiritualidade que passa por experiências boas e ruins ao longo de sua jornada na Terra, mas que o fazem crescer a cada dia e mostrar o ser iluminado que é.
A história que para alguns a princípio pode parecer fantasiosa é uma história envolvente do ínicio ao fim do livro e tem um final surpreendente com relação aos personagens principais, mas plenamente possível como já acontecido na vida real.
O Malabarista tem passagens emocionantes, algumas cômicas, outras dramáticas mas, sempre com um tom ligado a espiritualidade.
A acrescentar diria apenas que falta no livro um índice, mas que em nada compromete o valor da obra literária.
Li, gostei e recomendo na minha modesta opinião.

Beatriz 28/08/2016

Incrível
um livro maravilhoso, que tocou a minha alma e foi como uma lição que eu ainda precisava. A cada página eu me sentia mais amiga das personagens, sentia suas dores e alegrias, que me levavam a lágrimas e sorrisos. A história nos traz simplicidade, espiritualidade, e fez-me enxergar o autor por traz de tudo, como seu dom de encantar as pessoas através da sua escrita. Eu me senti muito feliz após a leitura, com o desejo de que todos tivessem a oportunidade de ler essa obra tão incrível

site: @adivinaleitura

Leila 30/10/2017

Um livro que todo mundo deveria ler!♥
Antes de tudo, gostaria de dizer que esse é UM LIVRO QUE TODOS DEVERIAM LER, ESPECIALMENTE OS MAIS JOVENS! #ficaadica
Tive o prazer de conhecer o Alessandro Pithon num encontro promovido pela @taianurak com leitoras de um grupo do qual participo no whatsapp, o Leitoras Viciadas (Beijo, Meninas!). Nesse encontro, a conversa gerou em torno de cinema, leituras e, claro, “O Malabarista”. Foi uma noite de descontração e autógrafos. O Alessandro é um cara mega gente fina e seu livro é bom demais!
“O Malabarista” traz Heitor, baiano nascido em Salvador, homem incrível com uma história linda! O Heitor não é somente a personagem de um livro. Ele existiu! E foi um grande exemplo de vida, de caráter, de humanidade, de espiritualidade.
O livro mostra desde a sofrida trajetória da mãe do protagonista lá na região de Ilhéus até o fim da vida dele, em Salvador. Heitor nasceu e foi criado num quartinho no fundo da propriedade onde sua mãe, Maria, trabalhava. Ainda criança, conheceu na pele o preconceito, a discriminação e as privações por ser o filho da empregada. A patroa de sua mãe e seu filho mais velho foram pessoas cruéis com nosso pequeno Heitor, mas, em contrapartida, ele conviveu também com pessoas extraordinárias, como os outros empregados da casa, Dr. Alberto (o patrão) e Carol.
Apesar de ter passado por muitas coisas ruins, inclusive durante o Regime Militar, Heitor jamais se deixou corromper pelo mal, nem se permitiu baixar a cabeça diante das dificuldades. Ele sempre buscou seguir em frente e acabou por ser alguém que mudou inúmeras vidas, seja como amigo, companheiro ou professor. A leitura me trouxe muitas reflexões e um grande aprendizado.

Vinicius.Correa 15/02/2020

Mais do que um livro, O Malabarista é uma história de vida. A história de vida de Maria e de seu filho, Heitor. Uma linda história de uma menina que aos quinze anos de idade resolve fugir dos olhares maliciosos que seu pai lhe dava antes que eles progredissem para um provável assédio. Assim, a menina já com corpo de mulher deixa sua família no interior e foge para Salvador em busca de novas oportunidades. O caminho de uma cidade para outra não foi fácil, e ao chegar em Salvador, com muito esforço ela conseguiu o emprego de cozinheira em uma pensão, cuja dona virou sua segunda mãe, e a única pessoa a quem apoiar-se sentimentalmente naquela nova cidade, e ao falecer além de deixar Maria desemprega, deixou-a sem estruturas. Solitária e triste ela tenta seguir enfrente aceitando um emprego com uma patroa arrogante e tirana em uma mansão dos bairros nobres de Salvador.

Nesta nova residência, Maria faz bastante amizade com Val e Deti, seus colegas de trabalho. Amizade essa a responsável por amenizar o desconforto e o stress provocados por D. Tereza, a patroa. D. Tereza é grossa e insensível, se importa apenas com salões de beleza, festas da alta sociedade... Enfim, ela gosta mesmo é do luxo. E maltrata mal aqueles que não vivem com o mesmo padrão de vida dela. Apesar disso tudo, Maria seguiu trabalhando naquela residência por muito tempo, afinal, ela era uma cozinheira de mão cheia e nunca deu motivo para desencadear a raiva de sua patroa. Até o dia em que Maria engravida, pouco depois do anuncio de gravidez de Tereza. Maria só não é demitida porque seu patrão não permitiu que sua esposa fizesse tal atitude tão desumana. Tereza sem opção permite que a empregada continue trabalhando ali, mas faz questão de deixar claro que não quer que seus filhos tenham contato com o "filho da empregada".

Heitor teve uma infância difícil, pois sempre via os filhos de D. Tereza brincando alegremente, nadando na piscina ou jogando futebol na quadra de esportes da mansão, e nunca podia se juntar a eles. Desde cedo ele aprendeu duramente que apesar de iguais fisicamente, ele e os filhos dos patrões de sua mãe, pertenciam à mundos diferentes. A única pessoa que não o tratava com indiferença era Carol, que com a mesma idade que a dele, sempre o tratou com respeito, o cumprimentando vez ou outra, e só não fazendo mais porque sua mãe não permitiria.

Gostei muito dessa parte da história, ela retrata muito bem uma realidade vivida por muitos brasileiros. A indiferença entre uns com outros é algo real e foi transmitida duramente nesta história que apesar de ser fictícia, poderia muito bem ser real. Este ponto da história me lembrou bastante do filme protagonizado pela Regina Casé intitulado "Que horas ela volta?" que aborda justamente essa temática, da convivência entre as domésticas e seus patrões, e que foi abordado de uma forma simples e extremamente angustiante, ao meu ver. Outro ponto que eu gostei bastante nesse livro, é que apesar de tudo isso, desse clima pesado entre funcionários e seus patrões, Maria, Heitor, Val e Deti, tinham seus momentos felizes. Eles viviam suas próprias aventuras e divertimentos, e isso foi algo emocionante de se ler; a humildade e simplicidade entre eles os faziam ser ainda mais felizes.

Mas a história não se prende só a isso, afinal, ela não é momentânea e sim, de uma vida inteira. Passamos a acompanhar o desenrolar da vida de Heitor, que iniciou a faculdade de direito e começou a namorar escondido com a filha de D. Tereza, Carol. Um ralacionamento secreto que durou muitos anos e que assim como muitos outros relacionamentos, teve seus altos e baixos. Mas o romance não é o foco da história, o foco, é a vida do filho de Maria, que teve muito mais acontecimentos e reviravoltas. Uma história de muitas surpresas, escolha e decisões.

O autor soube conduzir a história muito bem. Ele criou um livro incrivelmente emocionante, tanto até, que não foram raras as vezes que me peguei folheando as folhas com as lagrimas já invadindo os olhos. Os acontecimentos da obra são narrados tão bem que nos envolvemos bastante com a história, além disso, a leitura é tão impactante que as vezes eu fechava o livro, fechava os olhos e pensava: "O que foi isso?!", respirava um pouco, ficava uns minutos refletindo, e depois, voltava a ler. O final, então, dispensa comentários. Ao contrário da maioria, ele é um livro muito bem concluído. Sem deixar pontas soltas. Mas ainda assim possui um desfecho que nos faz ficar pensando por horas e horas nos acontecimentos da trama, e isso, não é todo mundo que é capaz de fazer. Com toda a certeza, O Malabarista, vai sempre ter um lugar especial na minha estante, ainda mais com essa capa maravilhosa... Aliás, descobrimos o porque de o livro se chamar O Malabarista, mais pro final dele, parte essa, que deixa a obra ainda mais emocionante e linda como um todo.

site: http://decidindose.blogspot.com/2016/07/resenha-o-malabarista-alessandro.html

Lara 22/08/2012

Surpreendente
O Malabarista é um livro que eu indico, pois a história nos fascina do inicio ao fim,além de nos ensinar muito e agregar valor ao nosso conhecimento.

Geo 13/08/2020

Uma leitura que pode não ser muito conhecida, mas quando li foi paixão pela primeira vez. Vai te prender do início ao fim, e emoção não falta