O Silêncio dos Inocentes

O Silêncio dos Inocentes Thomas Harris

Resenhas - O Silêncio dos Inocentes

Laura Finesso 21/07/2020

?Mas o rosto sobre o travesseiro, rosado pela luz da lareira, era certamente o de Clarice Starling, e ela dormia profundamente, no silêncio dos inocentes.?

Continuação de Dragão Vermelho, O Silêncio dos Inocentes é um thriller onde cinco mulheres são assassinadas em diferentes locais no EUA pelo assassino apelidado de Buffalo Bill - tal qual deixa casulos de mariposas nas gargantas das vítimas. Para conseguir encontrar esse assassino a jovem agente do FBI Clarice Starling é chamada, com o objetivo de entrevistar o Dr. Hannibal Lecter para lhe pedir ajuda. Ao seguir as pistas dadas pelo Dr. Lecter, Clarice se envolve cada vez mais na mente doentia do canibal.

Outrora descrevi Dragão Vermelho como ?frenético e hipnotizante?, porém O Silêncio dos Inocentes é mais que isso: é uma dança macabra e mortífera, em que você se envolve sem perceber e não sabe se sairá vivo. Com a maior participação do Hannibal nesse livro, somos tragados pela aura misteriosa e intrigante que ele tem; é um dos melhores antagonistas que já tive o prazer de ler em um thriller, sem sombra de dúvidas. Além dele, a Clarice é uma peça chave na narrativa: sendo a única mulher na linha de frente do caso, ela tem uma visão diferente e única de todos os aspectos. Como há também o ponto de vista do Buffalo Bill, conhecemos todo o seu passado perturbador e a sua relação estranha com os corpos femininos e com o seu próprio, o que acabou por resultar na série de assassinatos.

Estava receosa de ler esse livro, pois com Dragão Vermelho a leitura não fluiu como imaginava. Porém O Silêncio dos Inocentes fez jus ao título de obra-prima do Thomas Harris: sua escrita parece amadurecida, a narrativa flui facilmente, além de ser impossível não se jogar de cabeça na história. Definitivamente se tornou um dos meus favoritos.

Instagram de resenhas: @livrosecappuccinos

Beamaced0 28/07/2020

Leitura arrastada.
A minha expectativa era muito alta. Talvez por isso eu não tenha aproveitado a leitura como deveria, ou talvez eu já tenha lido livros muito pesados por aí, e essa temática já não me impressiona tanto. No início, demorei pra entrar no ritmo da leitura e no final parecia que tava no início rsrs.

Carolina 01/08/2020

APAIXONADA
ESTOU IMPACTADA COM ESSE LIVRO! Apesar de não ser uma leitura fácil, você se vê totalmente envolvido com a história.
Clarice tornou uma de minhas personagens favoritas. A escrita é tão boa que o autor consegue passar a sedução que os psicopatas possuem através do texto, me vi totalmente fascinada pelo Dr. Lecter.
Livro excepcional para quem gosta de investigação criminal.

Silvana.Pereira 02/08/2020

Cinco jovens mulheres são brutalmente assassinadas e para se chegar ao assassino a jovem agente do FBI Clarice Starling é convocada para entrevistar um perigoso psicopata, o Dr Hannibal Lecter. O Dr Lecter vai fornecendo uma série de pistas sobre o assassino que faz com que Clarice se envolva em uma trama surpreendente e assustadora, agora ela precisa correr contra o relógio e encontrar o assassino antes que ele cometa um novo homicídio.

Deca 03/08/2020

TAG 50% 2020
Falei sobre a leitura dessa série de livros no video TAG 50% de 2020.

site: https://youtu.be/vW30mAuQsFg

Victoria.Salvini 05/08/2020

Esperava mais
Não sei se o fato de eu já ter visto o filme anos atrás influenciou na minha experiência com a leitura, mas a questão é que eu esperava muito mais desse livro e principalmente dos personagens. Não consegui me conectar com a escrita (talvez a versão que eu tenha lido não tivesse uma tradução tão boa e atual), haviam momentos e capítulos extremamente tediosos (como as conversas entre Clarice e Crawford e alguns momentos da investigação) e tive zero empatia pela Clarice, achei uma personagem totalmente sem personalidade, sentia como se ela fosse mais uma boneca do que realmente alguém de carne e osso com pensamento próprio.

O que salvou o livro para mim - e motivo das minhas 3 estrelas - foi com certeza Dr. Lecter. Todas as situações e diálogos em que ele estava envolvido traziam uma ar de suspense e curiosidade enorme, tornando ele - de longe - o personagem mais interessante da trama. Acredito que todo o sucesso do livro se deva a ele. Esse é um dos poucos casos em que (para mim) o filme foi melhor sucedido do que o livro.

Douglas 06/08/2020

Vale a pena
Um livro com uma fama bem grande por conta do filme, porém a leitura se desenvolve um pouco mais devagar, porém mais detalhista e precisa. A tensão acompanha boa parte da leitura e o os detalhes sobre comunicação nos remetem aos anos 90.

Nati @leituras_danati 11/08/2020

O silêncio dos inocentes
Acredita- se que Bill precise despersonalizar suas vítimas, que precise vê-las como um objeto antes de matá-las. Alguns assassinos em série dão a entender isso em interrogatórios na prisão. Dizem que é como lidar com uma boneca. "
??
Cinco mulheres brutalmente assassinadas é um dos principais casos do FBI, para chegar ao assassino , a jovem agente , Clarice Starling , entrevista o ardiloso psiquiatra Hannibal Lecter , cuja mente psicopata é perigosamente voltada para o crime. E seguindo as pistas apontadas pelo Dr. Lecter , Clarice se ve em uma busca surpreendente e assustadora.
??
? O que mais gostei nessa leitura foi conhecer um pouco dos recursos utilizados pela Polícia em uma época que a tecnologia ainda não tinha ganhado muitos avanços, já que a história foi escrita e se passa na época de 1940, imaginar investigações sem o uso de tecnologias existentes hoje é muitas vezes quase impossível, mas me surpreendi.
??
? Mais um ponto forte dessa história é o papel de um assassino , psicopata e canibal ajudando na busca pelo assassino em série sem contar na inteligência desse personagem que chega até  nos conquistar e torcer por ele.
??
? Gostei muito dos personagens e da construção deles nessa história, que apesar de simplista é sem duvida complexa e nos deixa muito envolvidos. Clarice nos mostrou a força de uma mulher em uma profissão extremamente machista e sem dúvida foi essencial para o desfecho dessa história.

Scariot 14/08/2020

Melhor thriller que já li
O Silêncio Dos Inocentes - Thomas Harris
Não é o meu primeiro contato com Hannibal na literatura. Li Dragão Vermelho uns 3 anos atrás e sinceramente não gostei muito. Eu achava o filme muito legal, com uma bela atuação do Edward Norton, e por não ter gostado tanto assim do livro demorei para ler Silêncio, que é uma obra prima do cinema, acho que todos concordam com isso certo?
Essa semana vi ele na minha estante e ?why not??. E que livro. Meu pai amado. Não é à toa que ele é considerado por muitos como o melhor thriller da literatura mundial.
Nele temos a segunda parte de uma trilogia (que não precisa ser lida em ordem) sobre o Dr. Hannibal Lecter. Ele não é o vilão principal, mas é quem rouba a cena. é um vilão muito bem trabalhado, que faz você torcer por ele em certos pontos.
Na trama, o FBI está atrás de um criminoso chamado Buffalo Bill, um sanguinário assassino e, por meio da jovem agente Clarice Starling, pedem para que Hannibal os ajude a identificar quem poderia ser o assassino.
Ao contrário de Dragão Vermelho (sim, as comparações ficam) esse livro me prendeu do começo ao fim. As páginas se viravam praticamente sozinhas, mesmo eu conhecendo já a história por ter visto o filme algumas vezes.

Leila Oliveira 17/08/2020

Fique Comigo
Uma leitura surpreendente, que nos faz sair da nossa zona de conforto e nos faz enxergar a dura realidade de outras culturas. Têm muitos sentimentos envolvidos nesta leitura. Do amor ao ódio. Um pouco de tudo. Uma leitura rápida e fluída.

Diego.Rates 24/08/2020

Hannibal, o Canibal
Um verdadeiro clássico de seu gênero. Não existem palavras melhores para descrevê-lo. Hannibal é o melhor personagem serial killer que já foi inventado.

Clarice é uma protagonista incrivelmente forte e é simplesmente fodona! Nunca havia visto nada relacionado a obra antes, como os filmes, então fiquei positivamente muito surpreso com os personagens e as reviravoltas.

Wania Cris 28/08/2020

Um salto de qualidade na sequência
Com um pequeno atraso de dois meses conclui essa leitura, porém, ainda com os acontecimentos de Dragão Vermelho na cabeça, o que me deixou confusa pois fiquei esperando pelo protagonista do primeiro livro e nada dele aparecer...

A sequência é estrelada por Clarice Starling, uma aluna da academia do FBI que é designada para interrogar Hannibal Lecter em busca de informações que ajudem a localizar um serial killer de mulheres.Achei uma personagem bem forçada. Nada contra personagens geniais, mas, Clarice era boa demais pra ser verdade é essa é uma crítica negativa pois ela é posta no mesmo nível de conhecimento que Lecter, que é um prodígio na área da psicologia. Não precisava de tanto. Em Dragão Vermelho os personagens estavam bem mais em situação de igualdade pois Will Graham é profundo conhecedor da mente humana.

Hanibal, sim, aparece bem mais nesse livro e é uma das coisas que o tornam tão mais atraente. O autor perde a mão ali por volta de 70% da leitura com divagações que tornam a leitura maçante e pende pra uma finalização fácil, rápida e preguiçosa, o que prejudicou a avaliação da obra.

O livro deixa um monte interessante para embarcar no terceiro volume, o reencontro com Hannibal Lecter o personagem que sustenta a saga.

Ana 01/09/2020

"- A maioria das pessoas gosta de borboletas e detesta mariposas - frisou Pilcher enquanto aguardavam o elevador. - Mas as mariposas são mais interessantes, mais atraentes.
- Elas são destruidoras.
- Algumas sim, uma porção delas, mas vivem de maneiras variadas. Da mesma forma que nós. - Desceram um andar em silêncio. - Existe uma mariposa, aliás, mais do que uma, que se alimenta só de lágrimas - explicou. - É só o que comem e bebem."
O silêncio dos inocentes é o segundo livro que faz parte de uma tetralogia que envolve a vida de Hannibal Lecter. Muitas pessoas só conhecem esse livro do autor, embora a ordem da história seja: O dragão vermelho, O silêncio dos inocentes, Hannibal e Hannibal, a Origem do Mal. Embora cada livro tenha seu arco de narrativa fechado, todos os livros tem informações que podem ser citadas em outros volumes... então acho importante ler todos eles (Eu só li 2 por enquanto)!
Neste livro somos apresentados a Clarice Starling, uma estagiária ainda do FBI, uma personagem forte que tem um passado traumático. Jack Crawford acredita que Clarice podem conseguir extrair informações de Hannibal que possam ajudar na identificação de um novo serial killer, Buffalo Bill. Este novo serial killer tem por característica esfolar as vítimas e deixar pistas como casulos de mariposas na boca das vítimas.
Eu acho a escrita do Thomas Harris muito boa, ela é fácil de acompanhar mas ao mesmo tempo informa bastante sobre a forma de investigação que o FBI utiliza para identificar serial Killers.
Uma das críticas dos leitores quanto a obra é que não existe um plot twist ou uma grande revelação quanto a identidade do assassino. Essa questão para mim faz parte do estilo de escrita do autor, como o objetivo dele é nos mostrar a personalidade e os distúrbios do assassino é compreensível que ele tenha que apresentar e dar detalhes sobre o personagem antes, o que para mim não negativa em nada a experiência com a obra.
Resumindo, eu achei a obra boa, a leitura é rápida pois a curiosidade bate forte (hehehe), os personagens são muito bem construídos, enfim, é um livro que aborda bastante questões psicológicas na formação humana.
Como não gostar do monstro Hannibal Lecter que transforma qualquer conversa em um momento interessantíssimo? Cada frase dele pode ser um puzzle!