O Silêncio dos Inocentes

O Silêncio dos Inocentes Thomas Harris

Resenhas - O Silêncio dos Inocentes

Marlonbsan 20/10/2020

O Silêncio dos Inocentes
Cinco mulheres são assassinadas em locais aleatórios dos Estados Unidos. Para descobrir o culpado, a jovem agente do FBI, Clarice Starling, é enviada para entrevistar o psiquiatra condenado por assassinato e canibalismo, Hannibal Lecter. Seguindo suas dicas, Clarice encontra um norte para tentar descobrir quem é o culpado.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos o que acontece, na maior parte com Clarice, um ou outro capítulo apenas que muda o foco. A linguagem é bastante simples, mas há trechos bem densos por conta dos detalhes descritivos, principalmente das ações.

Aqui temos um tipo de livro de investigação com foco muito maior nos detalhes, além de mostrar algo muito mais real na condução da investigação, processos burocráticos, com idas e vindas nos lugares atrás do que poderia ajudar a desvendar o crime, então para quem gosta de uma dinâmica maior e algo mais ágil, talvez não iria gostar tanto dessa leitura.

Os personagens e a trama são bem montados e o toque especial de Lecter contribui muito para o enredo, apesar dele não ser o foco, sempre quando ele surge melhora bastante a dinâmica do livro, além de trazer uma carga psicológica própria, a gente fica se perguntando sobre suas intenções e os motivos para agir de tal forma.

Quanto a investigação, foi muito bem conduzida, a temática bem própria e diferente com relação às motivações, o andamento das coletas de provas e os caminhos que as pistas os levavam. A interligação e as descobertas foram bem inteligentes e tudo faz sentido, assim como o desfecho também é satisfatório.

Havia assistido ao filme anos atrás, sem nem saber da existência do livro. O que posso dizer com relação aos dois é que são bem fiéis, mas, obviamente, o livro possui mais detalhes e informações.

Foto e resenha no meu IG @marlonbsan

Pam 12/04/2021

?Algumas de nossas estrelas são as mesmas, Clarice.?
Sim, eu sei que li em março, mas só agora decidi falar sobre...
Como esperava, o silêncio dos inocentes é um ÓTIMO suspense policial, é de longe o melhor livro que li do gênero. Em termos gerais a leitura foi bem dinâmica, mesmo quando o autor abordou assuntos mais técnicos durante a investigação.
Gostaria de dizer que o Hannibal é o pilar desse livro, não o assassino, não os investigadores, mas sim, o Hannibal Lecter. Sem sombra de dúvida os poucos trechos em que ocorrem os diálogos entre ele e a investigadora Clarice foram os pontos mais altos da leitura.
Gostei também do fato do livro expor como não somente na época em que foi escrito mas também nos dias atuais, as mulheres eram/são sexualizadas dentro de corporações marjoritariamente masculinas, sendo esse um dos assuntos que nos proporciona diversas reflexões durante a leitura.

P.S: O filme consegue ser tão bom quanto o livro!!!
Vinícius Alves 12/04/2021minha estante
Maravilhoso

Pam 12/04/2021minha estante
Sim

Gustavo Rodrigues 21/04/2021minha estante
É necessário ler Dragão Vermelho antes desse? Fico meio perdido quanto a ordem.

Pam 21/04/2021minha estante
Não se preocupe, ambos são livros ?independentes?, então não importa a ordem que você decidir ler não vai interferir na história

Pam 25/04/2021minha estante
Porém ainda estou pensando se leio dragão vermelho ou não

Gabi 25/01/2020

Esperava muito mais!!!
Apesar do sucesso desse livro, principalmente por sua adaptação, eu ainda não havia lido tampouco assisti ao filme. Só conhecia a fama, rs.

Durante toda a leitura eu precisava me lembrar que ele foi escrito na década de 80 e de lá pra cá muita coisa mudou. Isso influenciou também na minha nota, pois, se fosse uma obra recente, com certeza eu daria uma nota bem mais baixa.

Existe um alvoroço em torno da Clarice sem nenhum fundamento. Ela é uma mera estudante, com muito potencial sim, mas sem nenhuma experiência que caiu na graça de seu chefe e foi levada ao Hannibal como ultima alternativa pra faze-lo abrir a boca. O propósito da visita foi totalmente modificado intencionalmente... e não foi por ela.

O tal chefe, tão importante na história que eu nem lembro o nome, não fez diferença nenhuma em nada.

O único personagem inteligente, sagas e altamente maldoso é ele, o Hannibal. FODA! A leitura valeu a pena por ele (e que, infelizmente, aparece muito pouco).

Sabe o que eu mais esperava e mais senti falta nesse livro? O elemento surpresa!!! Cade? Não teve... que decepção!

Talvez o filme seja melhor...
Alcione13 25/01/2020minha estante
Também tive a mesma sensação. Até abandonei Hannibal. A leitura não fluiu pra mim

Tati.Lima 25/01/2020minha estante
Já tentei começar a ler umas 3 vezes, mas sempre acabo desistindo, acho, sinceramente, um daqueles poucos casos onde o filme foi muuuuuuuuito melhor do q o livro, ainda está na minha lista de futuras leituras, massss...

letíciavmf_ 26/01/2020minha estante
também esperava bem mais!

calie 25/10/2020

aquele que me fez esperar que ficasse assustador, mas não aconteceu
ao invés de assistir o filme antes e abandonar a leitura pela metade, como fiz com Dragão Vermelho, li O Silêncio dos Inocentes sem parar para espiar a adaptação (uma grande evolução de controle, amigos). foi uma leitura decente. não achei a escrita do autor cativante a ponto de me entreter por horas seguidas, Harris definitivamente não é muito dos detalhes. em termos de emoção, o suspense e a tensão não funcionaram comigo e trouxeram pouquíssimo a minha imaginação. apenas um momento me deixou prendendo a respiração e graças a Hannibal Lecter, o mais fascinante, o único que ganhou vida para mim, o grande acerto do autor. quanto a todos os outros... que preguiça. muito chatos. não consegui me conectar com nenhum, não tinham profundidade suficiente para que eu me importasse. nem o vilão foi assustador ou interessante e até pulei alguns parágrafos da narrativa dele.

gostei do filme mais do que do livro. embora (enfim, a hipocrisia...) mesmo tendo acabado de reclamar, eu tenha preferido a Starling Chata do livro, que deu uma ideia melhor de quem ela era. tive a impressão de que o filme tirou um pouco do seu temperamento. por outro lado, sem o filme, não consegui sentir o terror que ela sentiu ao conhecer Lecter. e falando nele, Anthony Hopkins fez um trabalho INCRÍVEL. me deixa feliz que tenham tornado a obra um filme, combina mais com o cinema.

Júlia 05/04/2023

Livro incrível, edição horrível
AQUI ESTOU MAIS UMA VEZ PARA CRITICAR A EDIÇÃO BRASILEIRA DOS LIVROS DO THOMAS HARRIS.
cara, juro. não tem a MENOR condição existir uma edição comemorativa, impressa em 2020, mas sem uma nova tradução. a tradução é simplesmente PAVOROSA, com frases totalmente alteradas e que mudam muito o contexto e sentido da história. como eu disse na minha resenha de Dragão Vermelho, se puder ler em inglês, leia na edição original. a experiência de leitura é completamente diferente (veja bem, não é um POUCO DIFERENTE, é TOTALMENTE diferente).
dito isso, só tenho elogios à narrativa do autor e à essa trama tão bem construída. thomas harris é realmente um gênio e é p*taria o que ele faz com os personagens. quem adora suspense precisa ler essa série, porque é um prato cheio com tudo que há de melhor do gênero.
meu único problema com a leitura (e foi um problema literalmente meu mesmo, porque eu estava em um momento péssimo, tenebroso, horrível da minha vida) é que eu levei mais de 1 mês pra terminar esse livro, o que fez com que a história não ficasse tão marcada em mim. queria ter conseguido aproveitar mais a leitura, mas a vida tem dessas hehe de todo jeito, foi uma delícia conhecer a clarice e ter mais páginas do hannibal ?ajudando? a polícia. simplesmente tudo.

Lista de Livros 26/10/2014

Lista de Livros: O Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris
“ - E depois foi o próprio Raspail quem morreu... Por quê? perguntou Clarice Starling.
- Francamente, fiquei enjoado, farto dos seus lamentos. Afinal, foi a melhor coisa para ele. A terapia não levava a parte alguma. Creio que a maioria dos psiquiatras tem um paciente ou dois que gostaria de encaminhar para mim. Nunca discuti isso antes e agora estou ficando cansado de fazê-lo.
- E foi ele o seu jantar servido aos dirigentes da orquestra.
- Nunca lhe aconteceu receber hóspedes para comer e você não ter tempo de fazer compras? Aí tem que dar um jeito com o que há no congelador, Clarice.
Posso chamá-la de Clarice?”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2014/10/o-silencio-dos-inocentes-thomas-harris.html
Cris Paiva 05/02/2024minha estante
G-zuis!!!!

Priscila959 05/02/2024minha estante
Eita, que quote!

Victoria (Vic) 19/05/2020

Eu demorei muuuuito pra terminar esse livro porque eu tinha acabado de assistir ao filme (que é maravilhoso) e já sabia de toda a história... recomendo definitivamente ler o livro antes de assistir ao filme, pois é MUITO fiel à obra literária.

Porém, os capítulos são curtos e a história é envolvente. Apenas li no momento errado.

Jess 23/05/2022

Uma história que me prendeu do início ao fim, com todas as suas cenas de tirar o fôlego e uma investigação criminal intensa.

Realmente incrível.

Luly @projetocabeceira 18/04/2021

Um livro perfeito
Harris se mostrou nessa obra que ele é mais que um escritor, é um estudioso. Aqui ele da detalhes de medicina, criminologia, psicologia, entomologia, é impressionante como ele mergulha de cabeça como um especialista.

A protagonista, Clarice, é perfeita. Os antagonistas são perfeitos. Lecter nem é o principal do livro, faz parte do ?elenco de apoio?, mas é um personagem tão forte, uma espécie de entidade, que mesmo com aparições rápidas ele causa impacto e brilha.

É impossível parar de ler o livro. Merece cinco estrelas, assim como o filme que é irretocável e levou um Oscar merecido.
Alê | @alexandrejjr 19/04/2021minha estante
Luly, o filme é tão, mas tão bom que ganhou o "big five", que são as cinco principais premiações do Oscar. Não pretendo ler o livro, mas o filme é um dos meus favoritos!

Luly @projetocabeceira 22/04/2021minha estante
Tambem é um filme que tá entre os meus favoritos! Não lembrava que tinham sido 5, so lembrava dos prêmios de filme, atriz e ator.

Reccanello 21/11/2020

As ovelhas pararam de balir, Clarice?
Assassino, psicopata, erudito, educado, ambíguo... Mesmo não sendo o personagem principal do livro, do qual ele rouba completamente a cena, é impossível não se apaixonar por Hannibal Lecter e sua apavorante, mas atraente personalidade. Apesar da trama bem montada, dos personagens complexos e da dinâmica entre eles, é pelo Dr. Lecter que torcemos e, ao menos de minha parte, estou a espera de um amigo para jantar!

site: https://www.instagram.com/p/Cq1Pro9O2_S/
mpettrus 14/04/2023minha estante
Um dos melhores romances policiais/suspenses que li esse ano. Completamente hipnotizado por essa obra magistral do Thomas Harris!!!

Reccanello 14/04/2023minha estante
Sim, a relação do Hannibal com a Clarice é fantástica.

Nadia 15/08/2023

Esperava mais
Esperava muito mais dessa leitura, achei bem chato a parte da investigação pela visão dos detetives. Só me interessei mesmo pelo Dr. Lecter um personagem muito marcante, mas que apareceu pouco.
Vanderleia19 15/08/2023minha estante
Siiimm concordo com tudo,se tivessem se aprofundado ou o foco fosse no Lecter,nossa seria perfeito,o cara era um gênio

Andressa1296 23/05/2022

Vale a pena ler....
Esse livro é muito bom... passei o livro todo torcendo pela protagonista... uma mulher forte ... eu já tinha visto o filme mais não me lembra de nada... agora vou ter q ver o filme novamente...
Raimundo.Sales 28/05/2022minha estante
O titulo, por si só, já é muito convidativo!

Andressa1296 29/05/2022minha estante
Bah gostei muito da leitura ?... valeu a pena

DANILÃO1505 05/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Jane.Deus 30/08/2022

Maravilhoso
O livro faz juz a sua fama. Assim como o filme que foi premiadissimo, o livro é maravilhoso. Superou minhas expectativas. Fiquei com receio de ler pois tinha visto o filme a muitos anos e pensei que seria repetitivo. Foi uma grata surpresa.

Duda 06/05/2021

Gostei bastante
Uma leitura envolvente com uma personagem forte e outro que não imaginava admirar tanto por sua inteligência. Como esse homem pode pensar tão a frente? Hannibal pode ser uma pessoa odiosa por muitas coisas, mas não consigo deixar de admirar a inteligência dele!

A leitura é muito fluída, participei de uma leitura coletiva do mesmo e tinha que deixar pra ler os capítulos no último dia pq ENGOLIA o livro.

helesnar 07/05/2021

2.5?

sei la sinceramente achei meio chato e raso, tentando fazer umas criticas ai sobre machismo etc mas nao funcionou muito nao. e o final foi ridiculo

sinceramente as unicas partes interessantes foram as conversas com o hannibal
Aline.Rosa 07/05/2021minha estante
Huuumm, polêmica. Já quero vídeo! ?