A Lua de Joana

A Lua de Joana Maria Teresa Maia Gonzalez

Resenhas - A Lua de Joana

Mari_Myst06 07/04/2024

"Tempo, o eterno enigma que eu gostaria de desvendar..."
Li esse livro pela primeira no oitavo ano, por recomendação da minha mãe, e de todas as vezes que li e reli, acho que o final nunca bateu tanto como hoje...
No geral o livro tem uma proposta simples: Uma adolescente que perde a melhor amiga para uma overdose, começa a escrever cartas dirigidas à mesma na tentativa de perceber o que levou a tal desfecho. Parece simples não é? Mas está longe disso.
A cada carta mergulhamos mais nos pensamentos mais profundas de Joana, que sem se aperceber, rodeada de obstáculos e intrigas familiares, caminha a passos largos para o mesmo trilho que levou Marta.
Nunca deixa de ser um excelente livro para nos fazer pensar, ou até mesmo divagar sobre o tema da tóxicodependência, que mesmo hoje se mantém muito atual.

Pozo 22/10/2022

muito bomm, até hoje o único livro que me fez chorar, aborda o tema do uso de drogas na adolescência, overdose, luto.. achei o final um pouco confuso mas vi na internet a explicação, li por recomendação da minha professora de Português e amei, melhor do que esperava

Carolina332 02/10/2022

Esta história é contada através de cartas que Joana, a protagonista, escreve para a sua falecida amiga, Marta, que morreu depois de se ter perdido para as drogas.
Inicialmente podemos acompanhar o que se passa na sua vida nos meses seguintes ao sucedido e ao modo como este afetou a sua vida e a de muitos dos que a rodeiam. Acompanhamos o desenrolar da sua vida e como luta para ultrapassar o ocorrido e lidar com os novos desafios que surgem.

Esta é uma história sobre luto e sobre perda, sobre como podemos mudar e perder-nos se não tivermos força para lutar, como tudo pode desmoronar mais rápido do que alguma vez imaginaríamos...
É um livro de leitura fácil que mexe connosco e que sem dúvida nos faz pensar sobre as nossas escolhas e sobre o que realmente é importante na vida.

William 01/10/2022

??
Este livro é um diário que a Joana escrevia para sua melhor amiga que morreu.

De início és um tanto estranho, mas depois que se pega um ritmo ficas uma leitura bem envolvente. És um bom livro, pois apresenta problemas reais presentes na vida de muitos adolescentes. Eu amei os apelidos que ela dava para o irmãoKKKK O final foi um pouco estranho, não compreendi muito bem. Mas não queria q acabasse não. enfim, recomendo!

Tavares26 21/07/2022

o livro é muito bommmmm fala sobre overdose e vício é mesmo muito bom fiz os meus amigos lerem este livro é eles tbm gostaram

anyswalls 14/02/2022

teve várias falas no livro que me incomodaram, mas talvez seja pelo pensamento retrógrado da altura em que foi escrito.

achei um final muito vago e pouco desenvolvido e a maior parte do tempo senti que não acontecia nada na história.

o tema podia ser muito mais aprofundado e de forma reflectiva e educativa

Diana.Isabel 30/01/2022

Triste
Não estava a gostar nem um pouco do livro e também já sabia tudo o que ia acontecer mas apartir do meio o livro começou a ficar bom e o fim foi perfeito

natacha 30/04/2021

??fala sobre drogas??
tá eu n vou falar nada sobre o livro, só sobre o final . acho q o final foi muitoo vago para um livro único !! mas ns se amei ou odiei (?) tem mt gatilho e eu chorei no final, demorei um pouco a raciocina-lo mas consegui
n vou conseguir falar sobre este livro, tou um pouco em choque e queria q o romance tivesse sido mais desenvolvido mas né

Gabyh ;) 09/06/2020

A LUA DE JOANA
O livro A lua de Joana aborda um tema super atual. Trata-se de uma espécie de diário formado por cartas que a nossa portagonista a Joana escreve para a sua melhor amiga Marta que faleceu com uma overdose. Nas cartas Joana conta o seu dia a dia, a sua rotina e todos os seus problemas após a morte de Marta. Este livro consegue ser lido em um dia ou até mesmo uma tarde e super recomendo pois, ao lermos A lua de Joana, não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que é realmente importante na vida.
Iara.Nascimento 08/02/2021minha estante
Exatamente. Comentário muito bom ,não poderia definir melhor esta obra incrível

Silva 24/03/2021minha estante
Como faz para ler?

marta.ribeiro.7 12/12/2014

A lua de Joana
Joana, é uma adolescente cuja melhor amiga era a Marta que morreu devido ao consumo de drogas. Sentindo a sua falta, Joana resolve então começar a escrever cartas para ela, a sua amiga já falecida, nas quais relata o seu dia-a-dia, as suas tristezas, as suas alegrias e as suas angústias, como se fosse um diário.
A Joana vivia com a sua mãe, que passava a vida na loja onde trabalhava, o seu pai tinha um consultório pois era médico logo também estava muito pouco tempo em casa, e com o seu irmão a quem ela tratava por 'pré-histórico', devido as suas roupas e aos seus hábitos, e a quem mal falava, sentindo-se incompreendida não apenas pela família mas também pelo seu grupo de amigos.
Marta, tinha um irmão chamado Diogo, para quem foi muito difícil e custou muito a ultrapassar a morte da irmã. A Joana, como era muito sua amiga, acabou mesmo por se apaixonar por ele, sempre tentando ajuda-lo o mais possível, a certa altura, ela descobriu que o Diogo, tal como a irmã, também se deixou envolver com as drogas. Sentindo-se abandonada e incompreendida, e com a curiosidade de tentar saber o que Marta tinha sentido, Joana também quis experimentar. Contudo, e quase sem aperceber, Joana também acabou por entrar no mundo das drogas. Diogo ainda consegue tratar-se e decide ir viver com o pai, que já estava divorciado da sua mãe, mas Joana, não consegue resistir no mundo da droga, e acaba por morrer. A história termina com o pai de Joana a ler os relatos da filha, sentindo-se impotente e frustrado por não ter estado presente e por não ter evitado a sua morte.