O Castelo

O Castelo Franz Kafka

Resenhas - O Castelo

Eduardo.Breziniski 08/10/2021

Vale a pena cada palavra
Um livro que cria um mundo muito rico em nossa cabeça, as falas e muito mais que elas, as intenções, o silêncio, o desespero, tudo que fica nas entrelinhas enche essa leitura que a todo instante nos mostra quem é Kafka

Mr. Brownstone 05/10/2021

É um livro bem arrastado e difícil, tanto que levei quase dois meses para ler. Apesar disso, gostei do livro, mas na minha opinião "O Processo" ainda consegue ser melhor.

Catarine Heiter 27/09/2021

Claustrofóbico, confuso, acelerado, enlouquecedor... tudo isso se aplica a esta brilhante obra!

Um texto que, mesmo inacabado, nos diz tanto sem dizer nada; no maior estilo Kafkiano de ser. Um castelo inatingível, uma aldeia repleta de segredos e regras implícitas; que, por sua vez, se contradizem o tempo todo. É neste cenário que o protagonista chega sem ter sido chamado e quer ficar sem ter sido aceito. O leitor sente o cansaço, a fome, o frio, o sono e toda a confusão a partir dos fatos estranhos que o cerca por toda a obra. É um livro crítico, filosófico e sensorial que me cativou; mas que está longe de ser uma leitura fácil.

Esta leitura foi motivada pelo Desafio DLL 2021, na categoria ‘Ganhei de presente’

Giovana456 03/09/2021

Pior livro que eu ja li kk
Não gosto da escrita do kafka e da forma dele de estruturar a narrativa. É uma leitura chata, maçante e que eu, particularmente, achei que não valeu nada a pena

Luiz.Antonio 08/08/2021

Kafka sempre
A obra poderia se chamar - tranquilamente - As Desventuras de K.

São tantas as situações em que nada da certo, são inúmeros e tortuosos caminhos que não levam a lugar algum.
Em uma palavra, Kafka sendo Kafka...
Magistralmente.

Adriana 25/07/2021

O Castelo
Antes de começar a resenha, preciso dizer que O Castelo foi uma obra muito difícil de concluir e que, sem dúvidas, farei uma releitura. Gosto muito dos livros do Kafka e este, em específico, merece ser lido com calma e após conhecer um pouco mais sobre o autor.
Outra ressalva importante é que o livro não tem fim, pois o autor faleceu, em decorrência da tuberculose, antes de concluir a obra. Considero este livro a obra-prima de Franz Kafka, o ponto máximo de sua literatura. Na verdade, a vontade de Kafka era que este livro fosse queimado após a sua morte, pedido que seu amigo Max Brod, felizmente, não atendeu.
O livro é narrado em terceira pessoa e conta a história de K. (não o mesmo de O Processo), agrimensor contratado por um conde para prestar serviços em uma vila. Ao chegar no local, K. é imerso em uma burocracia sem fim. Nossa, foi o livro mais burocrático que já li. Todos deixam claro que, hierarquicamente, o personagem é inferior a todos os habitantes do lugar. K. era simplesmente um estrangeiro.
Outra informação importante é que o personagem NUNCA consegue acessar o castelo e, nem mesmo, falar com o tal conde. O livro seguirá este ritmo: K. tentando de todas as maneiras imagináveis acessar o lugar e todos fazendo o possível para que isso não aconteça.
É um livro complexo, mas podemos tirar algumas conclusões devido ao excelente posfácio e tradução de Modesto Carone. Uma das interpretações possíveis é que o castelo representa o inconsciente de K. que nunca é acessado. Outros acreditam que tudo é um jogo da estrutura burocrática. Acredito que possa ser um pouco dos dois e até plausível de outras interpretações.
As obras de Franz Kafka sempre dão esta impressão de asfixia, submissão, burocracia, agonia e autoritarismo. Percebemos que no final da narrativa, o personagem já está cansado, menos resistente e mais acostumado com toda aquela realidade. Somos apresentados a personagens tão diversos e peculiares como o poderoso Klamm, importante funcionário do castelo e Frieda, a balconista de um albergue, ex amante de Klamm e companheira de K., dentre tantos outros.
Vale muito a pena conhecer a obra, mas com calma e a certeza de ótimas reflexões.

Paulo Sousa 12/07/2021

Leitura 13/2021 - #lista1001?
O Castelo [publicado postumamente em 1926]
Orig. Das Schloss
Franz Kafka (Rep. Tcheca, 1883-1924)
Cia das Letras, 2009, 368p.
Trad. Modesto Carone
_____________________________
?Mas o que é o senhor, que nos solicita aqui com tanta humildade permissão para se casar? O senhor não é do castelo, o senhor não é da aldeia, o senhor não é nada. Infelizmente porém o senhor é alguma coisa, ou seja, um estranho, alguém que está sobrando e fica no meio do caminho, alguém que sempre causa aborrecimento? (Posição Kindle 978).
A narrativa de ?O Castelo?, último livro escrito - e incompleto - pelo escritor tcheco Franz, se resume à chegada do agrimensor ?K? a uma aldeia fictícia que envolve um castelo. Logo de cara, o leitor percebe que o estranho não é bem quisto, atitude que ganha ainda mais envergadura quando o agrimensor externa sua intenção de falar pessoalmente com o senhor do Castelo, Klamm.
É a partir daí que o absurdo toma conta da narrativa, que vai sendo desenvolvida com uma estranha mistura de suspense em crescendo, enigmas nunca desvendados e a hostilidade exacerbada pelos moradores locais que de tudo fazem para impedir que ?K? acesse o Castelo. Eles não se cansam de lembrar-lhe que sua estada ali não é bem-vinda e que tal atitude inflexível é motivo para desconfortos vários tanto para as classes mais baixas quanto entre os altos funcionários do feudo.
Sim, Kafka consegue misturar a este caldeirão de perenes inquietudes uma estrutura burocrática sem igual, beirando à insanidade e o real, quando é quase possível acreditar que os personagens do romance estão, na verdade, encenando uma peça teatral repleta de matizes indigestos. É nesse sistema hermético que nosso protagonista tem de se imiscuir e onde busca meios de pedir a tal autorização para exercer sua profissão como agrimensor que, ainda seria dificultada pela neve que constantemente cai na aldeia. Mas ?K? é intransigente, não percebe que o sistema está justamente ali para lhe dificultar os intentos; ele como um herói solitário que ousa enfrentar o sistema, encontra tantas adversidades, tantos obstáculos, sua teimosia o leva a viver vários dissabores, seja nas tavernas onde busca algum refúgio do frio insolente que castiga o povoado, seja no estranho amor de Frieda, uma ex-amante de Klamm, em quem ?K? vê uma possibilidade de saber mais sobre o enigmático e recluso fidalgo.
Faz um bom par de anos desde que li ?A metamorfose?, o estranhíssimo relato da transformação de Gregor Sansa numa barata gigante. Recordo que saí do romance confuso e assustado, tamanho o grau de impossibilidade criado pelo escritor. Não foi diferente agora, quando termino este romance nada convencional: mesmo durante os longos diálogos entre ?K? e alguns interlocutores como Olga e Frieda, que confesso terem sido maçantes e cansativos, ?O Castelo? é sim um livro interessante, que faz jus à série A da literatura contemporânea tamanha sua importância. É uma pena que o autor tenha morrido sem completar o livro, o que o torna ainda mais enigmático e, por isso mesmo, tão marcante.

iguteixeira 03/06/2021

Minha opinião sobre a obra talvez seja tao indefinível quanto o próprio desenrolar do enredo, sinceramente, um grande labirinto. No entanto, acredito que a leitura valeu, curto Kafka e certamente esse romance (???) ou não-romance (???) foi o mais complicado de ler.

Larissa.Guimaraes 13/05/2021

Agrimensor?
Mais um livro cheio de críticas à burocracia absurda em sistemas essenciais, aos quais todos deveríamos compreender. Kafka retrata a confusão, exageros burocráticos e cargos sem sentido através da própria escrita e estrutura do texto, parágrafos de várias páginas, conversas desconexas e até mesmo a intensidade em níveis de formalidade.
A leitura acaba se tornando um pouco cansativa mais perto do fim, mas é uma excelente reflexão.

Claro 29/04/2021

Cansativo e fantástico
O enredo em si, engana muito, confunde, alimenta esperança e surpreende. Tudo em um ciclo vicioso.
As passagens tem um formato bastante parecido. Conversas dilemas, etc.
Tratando especificamente da história, assim como eu esperava o realismo fantástico descrevendo a realidade de maneira tão real que nem parece ficção.
Labirintos burocráticos, violências e ataques verbais aleatório, alem da escrita MUITO PROCESSUAL!
Ao longo de todo o texto tive a sensação de estar lendo um processo judicial. Cada fala de determinado personagem soava como um argumento , seguido de uma réplica e por fim uma treplica.
Para não me prolongar muito, para quem gosta de finais INESPERADOS, SUPER RECOMENDO.

Raul 12/04/2021

O Conformismo Aliado à Burocracia
Kafka trás em sua obra "O Castelo" aspectos de frustração e conformismo, individualidade e choque de interesses. Um profissional agrimensor, chamado "K.", contratado para um serviço no castelo encontra barreiras físicas e de relações interpessoais em suas tentativas de realizar os trabalhos. Não se trata de difícil leitura, pois a trama, apesar de lenta, espelha a realidade - o estrangeiro, aquele que está fora do sistema, não se encaixa e se comporta-se de modo alheio ao sistema, não é bem quisto por quem se prende ao conformismo. A burocracia na obra incute em frustração, por ser o objeto principal, O Castelo, quase inalcançável, enquanto todos os que ali residem são conformados à mera ilusão de que tudo deve funcionar como sempre funcionou. Vale muito a leitura por seu valor literário e a proximidade da obra fictícia com a vida do autor, as decisões por impulso e as relações dificultosas.