Os Noivos

Alessandro Manzoni
Alessandro Manzoni

Resenhas - Os Noivos

Rafaela 03/08/2014

Uma verdadeira pérola de um dos maiores escritores italianos. Conta história de um humilde e jovem casal lombardo que é impedido de casar por interferência do rico tirano local, que é apaixonado pela moça. Os dois tentam levar à frente seus planos de matrimônio, mas são impedidos por incidentes de toda sorte. Não há espaço para monotonia na trama de "Os noivos". Essa obra entra facilmente na lista dos livros que são inexplicavelmente subestimados pelo público brasileiro.

Leonardo Rosa 05/11/2013

Formidável
Um dos melhores livros que li. Equilibrado, combina humor, drama, suspense, História e situações e formalidades do cotidiano numa Itália muito antes da unificação. Trata de política, moral e tem muito da realidade...daquela época, claro. Recomendo muito!
jota 23/11/2013minha estante
Poxa: finalmente surgiu mais alguém que soube apreciar devidamente este excelente livro. Parabéns!

Leonardo Rosa 24/11/2013minha estante
Jota, quando li sua resenha antes de ler o livro, fiquei com uma expectativa boa sobre ele e terminando de lê-lo concordei plenamente com a sua opinião! Recomendo muito!

jota 13/04/2012

Leitura obrigatória
Nas escolas italianas, é claro.
Mesmo assim os estudantes italianos devem apreciá-lo muito.
Os Noivos, de Alessandro Manzoni, é um romance histórico bastante interessante e movimentado, um dos pioneiros do gênero.
E merecia uma média melhor dos leitores do SKOOB, pois foi subvalorizado (melhor seria escrever desvalorizado, não?) aqui, nesta data.
Pode-se não se gostar dele, mas daí a considerá-lo apenas mediano vai uma grande distância.
Enquanto isso verdadeiras bombas ganham média 4,2, 4,5...

Escrevo agora em 2020 (o comentário acima é de 2012, quando li a obra) e vejo que a avaliação média está em 4,1. Precisa melhorar um pouco mais...
Luísa Coquemala 01/12/2015minha estante
Oi, Jota.
Eu também estou adorando o livro e acho que é uma leitura que vale muito a pena e que deveria ser mais recorrente no Brasil. O que eu acho que pode ser o problema é que a maioria das edições aqui no Brasil estão incompletas (a da Abril, por exemplo, que é mais acessível), com partes simplesmente cortadas. A melhor edição que conheço é a da Nova Fronteira. Mas acredito que nem todas as pessoas saibam disso.
Não estou discutindo a qualidade do livro (que para mim é clara), mas acho que este pequeno fator pode atrapalhar um pouco.

Luiz993 02/03/2022minha estante
A sinopse é atraente, vou ver se leio algum dia. Agora quanto à avaliação das pessoas, meu caro, eu parei de contestar simplesmente porque gosto é algo muito pessoal. Não posso detonar quem prefira Paulo Coelho a Guimarães Rosa, não posso sequer supor superioridade na apreciação ou no intelecto de ninguém por causa de seus gostos pessoais. Eu mesmo já amei um livro pequeno em sua estatura literária e deplorei obras primas,... e eu sabia bem de que se tratavam tais obras. No fim são apenas humanos com seus gostos e preferências que às vezes destoam bastante uns dos outros.

Tania 22/11/2022minha estante
Concordo!!!

Lucas1429 11/11/2023minha estante
Estou gostando bastante dá leitura. Já ouvi falar que há quem não goste porque há muitas digressões da história principal para explicar este ou aquele personagem, que a meu ver eu até gostei bastante.

Tania 11/11/2023minha estante
Edilza, tem uma edição maravilhosa da Editora Sétimo Selo. Tradução primorosa. Tem a história contada por Umberto Eco, um livrinho de cem páginas que é uma graça, lançado pela Record. Eu li esses dois e amei.