Hannibal

Hannibal Thomas Harris

Resenhas - Hannibal

Lili Machado 06/04/2012

Lembra do Dr. Hannibal Lecter? Um cavalheiro..., um gênio..., um canibal.
Sete anos se passaram desde que o Dr. Lecter escapou da prisão. E por 7 anos ele tem estado livre para saborear os aromas e gostos de um mundo sem algemas.
Mas... alguns intrusos surgem em seu mundo, perseguindo sua nova identidade, sentindo o mal que o cerca.
Para um multimilionário, para um policial italiano corrupto, e para a agente do FBI Clarice Satrling, que já esteve frente a frente com Lecter e que nunca mais foi a mesma... - a caçada começou.
Todos, cada um a seu tempo e local, querem encontrar o Dr. Lecter E todos vão conseguir o que querem. Mas somente um viverá o bastante para saborear a recompensa...
Na trilogia de Thomas Harris, o primeiro livro: O Dragão vermelho (resenha no blog: http://houseofthrillers.wordpress.com/2012/03/24/o-dragao-vermelho-red-dragon-thomas-harris-serie-hannibal-lecter-2/), filmado como Manhunter, Hannibal ajuda o FBI a capturar um fascinante serial killer. No segundo livro: O silêncio dos inocentes (resenha no blog: http://houseofthrillers.wordpress.com/2011/02/12/o-silencio-dos-inocentes-thomas-harris/), ele serve de consultor para a agente do FBI, Clarice Sterling, e acaba por realizar uma fuga brilhante, apesar de sangrenta.
Anos depois, fazendo-se passar pelo acadêmico Dr. Fell, curador de arte, Hannibal vive uma vida de prazers em Florença, sem matar quase ninguém... só uns poucos para não perder o hábito e não chamar atenção.
A agente do FBI Clarice Sterling não tem a mesma sorte: ela sobrevive a um tiroteio mas é suspensa por comportamento policial truculento. É quando ela recebe uma carta de Lecter.
Quando Mason Verger era um adolescente que sequestrava e estuprava crianças, sua enorme fortuna o salvava sempre da cadeia. Tudo o que ele precisava era de sessões de psicoterapia... com o Dr. Hannibal Lecter.
Graças ao tratamento,Verger encontra-se, no momento, ligado a aparelhos respiratórios, paralizado quase que integralmente. Só lhe resta movimento numa única mão. Sua obssessão é lançar Lecter para seus animaizinhos de estimação o comerem vivo. E ele pagará qualquer coisa a qualquer um, para trazer Lecter vivo.
O conflito apresentado é entre dois monstros: um atraente (Lecter) e outro odioso (Verger), numa das mais irônicas tramas de Harris.
O policial que confronta Hannibal é um italiano chamado Pazzi, que está querendo receber a recomensa pela captura de Lecter. O que acontece quando o policial italiano, se vê sozinho com Lecter?
Como é que a relação de Clarice com Lecter, se torna cada vez pior?
Se você pensa que os fatos são terrivelmente macabros, você está certo – mas os horrores são descritos com bom gosto.
Descobrimos que o que o monstro quer é ordem, e não, o caos – Hannibal pode ser louco, mas aos olhos dos leitores, também é uma espécie de herói.
O livro é repleto de fatos interessantes sobre medicina, história, ciência forense, zoologia, literatura medieval, arte, gastronomia, música clássica, enologia, sobre a cidade de Florença e a lingua italiana – tudo apresentado com o toque de elegância de Thomas Harris.
A loucura de Hannibal começa a ter explicações – o que torna sua história menos misteriosa.
E depois de descobrirmos as razões do canibalismo de Lecter, quase nos sentimos próximos a ele, numa empatia por este homem descrito por todos como monstruoso. O trauma na infância de Lecter explica a preferência dele por carne humana.
O final do livro é controverso e surpreendente. É chocante e inesperado. Nem todos os leitores irão gostar. Mas todos irão pensar nele por muito, muito tempo – eu gostei de cada linha do texto...
Todos os personagens do livro podem ser definidos como da cor cinza – tanto maus quanto bons. Isso não te faz pensar em que cor você pode ser descrito?
Também, não podemos nos esquecer que autor Thomas Harris não precisava ter escrito este livro. Ele estava no auge de sua popularidade com o sucesso do filme “O silêncio dos inocentes”. Já tinha escrito 3 best-sellers sobre o personagem – todos adaptados para o cinema. E estava vivendo no bem-bom na Itália, sem nenhum problema financeiro por todo o resto de sua vida.
Este livro foi, portanto, um presente de Thomas Harris para seus leitores fiéis em todo o mundo.
Um presente que eu gostei muito de ganhar, diga-se de passagem...
Nilson Gomes 07/02/2013minha estante
GOSTEI DA SUA RESENHA, MAS FIQUEI INTRIGADO COM O TRECHO QUE INFORMA SOBRE AS RAZÕES DO CANIBALISMO DE LECTER.

Lili Machado 07/02/2013minha estante
Nilson - só lendo o livro para entender. hehehe

Nilson Gomes 29/03/2013minha estante
LILI MACHADO:
Opino o que foi relatado não aponta para as razões do 'canibalismo', seria preciso mais informações não esqueça que HANNIBAL LECTER é um especialista nato em guarda suas emoções,certamente que constantemente divagar em seu Palácio da Memória mas conjecturar que é um ato inconsciente é uma afirmação precipitada.

Mad Jr 07/05/2011

Após o banho de sangue que Hannibal causou ao fugir do presídio, ele consegue fugir primeiro para o Brasil, onde consegue bons documentos falsos e depois para a Itália, onde, com nova identidade e novo rosto, tenta começar uma vida nova, sendo o curador de um Museu. Mas o vício não o abandona tão facilmente...

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o FBI não desistiu de prendê-lo, usando a agora Agente Clarice Starling, que já tem um bom conhecimento sobre o caso e está em maus lençóis depois de uma operação policial mal feita.

Mas o maior problema de Hannibal não é a polícia! Acontece que uma de suas primeiras vítimas, o rico e inescrupuloso Mason Verger, que foi completamente desfigurado pelo Dr. Lecter, só pensa em vingança. Além de um parafuso a menos, ele sempre está um passo a frente do FBI e sabe que seu objetivo está mais próximo que nunca de se realizar, com uma vingança, que pode ser considerada no mínimo, surpreendente e bizarra!

Agora, parece que o Dr. Lecter, de caçador, passa a ser a caça. Vai ser preciso muito mais que seus dentes para se safar dessa rede.

Thomas Harris conseguiu fechar essa saga com chave de ouro. Brilhante, bizarro e absurdo, como descreveu o Publishers Weekly sobre o livro, é além de tudo, um aprofundamento na vida de Hannibal: seus gostos, sua infância, sua família...

Vale o sacrifício de ler as suas 443 páginas!!!
Andinho 10/12/2013minha estante
clássico!

Aline Maia 09/02/2011

Depois de ler 'O Silêncio dos Inocentes' queria ler a continuação, mas ainda não estava com vontade. Demorei um ano pra pegar esse livro e ler.

Gostei bastante do começo. Depois achei que o livro se perdeu em algumas partes. Não imaginava que a distância de um livro para o outro fosse grande e muito menos como estava Clarice Starling. No livro anterior encontramos Starling ainda nova indo se formar, e onde ela tem o momento de 'glória' com o caso do Buffalo Bill. Já em 'Hannibal' logo no começo da história vimos a carreira de Starling decaindo.

Algo que não gostei no livro foi o excesso de descrição. Têm capítulos que mostraam D. Lecter no teatro, ou fazendo algo em casa, sem contar que capítulos como mostrando Margot e Barney malhando são irrelevantes para a história. A segunda parte do livro eu li empurrada, pensei em abandoná-lo, mas ainda bem que continuei, pq o final desse livro é ÓTIMO.

Li imaginando sempre que capturando Lecter, Clarice ia restaurar sua carreira e tudo ia voltar aos seus eixos, até digo que queria que o final fosse esse. Mas me surpreendi muito como a história termina, realmente não esperava que Clarice ia ficar com Hannibal e que este ia permanecer solto. Mesmo preferindo outro final, nuunca que trocaria o final original. Pra mim foi o que salvou e deixou o livro bom!

O livro não tem muito suspense, por isso que tb acho que a leitura acaba sendo cansativa. Não é como 'O Silêncio dos Inocentes' que o leitor fica na espectativa querendo saber se irão encontrar Jame Gumb, se Catherine vai continuar viva e o que D. Lecter irá fazer na cadeia. Em 'Hannibal' é só Hannibal solto e quando que Mason vai encontrá-lo e se Clarice vai encontrá-lo antes.

Achei 'O Silêncio dos Inocentes' BEM melhor que a continuação, ele é GENIAL, lembro que quando li fiquei com saudades do livro. Me decepcionei um pouquinho com 'Hannibal', mas como disse antes, o final salva o livro! Surpreendente e perturbador.
Aninha 27/04/2011minha estante
concordo com você no que diz respeito a margot e Barney, mas se prestar-mos atenção a parte entre os dois fará sentido no decorrer da história,quando Margot faz a proposta de matar o irmão. antes de chegar a esse ponto também achei irrelevante, depois mudei de opinião. Amei o livro e olha que ainda não li o silêncio dos inocentes.

Nilson Gomes 07/02/2013minha estante

Gláucia 26/10/2010

Torcida pelo Mal.
Hannibal Lecter está solto e além do FBI há outro perseguidor, muito mais terrível: trata-se de uma vítima que sobreviveu ao ataque do canibal mas foi deformado e perdeu a capacidade de se mover. E que dará toda sua fortuna por uma vingança a altura.
Este sobrevivente é tão asqueroso e cruel que não há como não torcer pelo sofisticado e brilhante Hannibal Lecter, um dos mais sensacionais personagens já criados.

lucas 06/04/2010

Ótimo
Mantém o nível do Silencio dos Inocentes.

Aqui, encontramos um Lacter ainda mais maquiavélico e cruel, totalmente despido de sentimentos. E a manipulação continua sendo seu forte.

Lucas Muzel 09/07/2009

Ao contrário do livro anterior, o famoso psiquiatra está a solta, e enfrenta alguém tão perigoso quanto ele. A horrível trajetória de Clarice Starling também é mostrada em doses homeopáticas.

Andre.Crespo 02/06/2009

Ousado, Sanguinário e Perturbador
Ao ler "O Silênsio dos Inocentes", tive vontade de ler este pois era a continuação e também porque o Ridley Scott, diretor deste filme, disse que o final do livrro era infilmável. Fiquei curioso e quis saber que final era esse!
Bem, o livro é muito bom, mas não está a altura do outro. E por que não? Isso se deve ao fato de não haver mais aquela atmosfera de suspense, pois você esperava que o Hannibal pudesse fazer qualquer coisa, mesmo preso. Agora solto, você sabia que aí que ele podia fazer qualquer coisa mesmo!
Outro aspecto que não gostei muito do livro foram as sucessivas descrições. Teve um capítulo onde só houve descrições! Tudo bem que elas ajudam você a entender o ambiente em que se passa o filme, mas se demasiadas, elas as vezes atrapalham e fazem você meio que cansar um pouco. Ainda mais eu, que tinha que ler até as quatro da manhã, pois antes não tinha tempo pra ler!
Dizem que o filme é muito sanguinário. É sim, mas não como falam. O autor foi muito ousado em misturar romance com cenas nas quais pessoas "delicadas" não aguentariam ler!
Bem, sobre o final, não concordo que ele seja infilmável. Talvez pelo fato de que no primeiro filme a Clarice Starling ter sido tão durona que não fazia sentido ela se unir ao Hannibal e gostasse dele e vivesse com ele. Mas afinal das contas, o Ridley Scott soube muito bem adaptar o filme e o encurtou muito bem!

Wanderlei 13/03/2009

Posso dizer que O Dragão Vermelho é o melhor deles e marca a estréia de Hannibal Lecter.E tem ainda o sucesso de O Silêncio dos Inocentes no cinema que é quase tão bom quanto o livro.Depois disso tudo o autor levou 7 anos para escrever a continuação. Acabou se perdendo.Escreveu pensando no cinema e o resultado é quase um roteiro de filme B.

P. 05/03/2009

Virei fã do Hannibal Lacter, nesse livro temos tripas, sangue e ao final um banquete canibal!

Muito bom ver o futuro de Clarice e do Hannibal.

Claro que Hollywood teve que colocar as mãos no livro e sumir com um monte de coisa, e pior, mudar o final de maneira tão drastica!

Se você quer saber oque realmente acontece com nosso amado Hannibal Lecter, esse livro deve ser lido!
@julianapena.books 21/05/2012minha estante
Pois é, na minha humilde opinião, Hollywood estragou o final do filme. :O Prefiro a do livro.